14-bis Em deprom!! Novos Videos na Ultima Página!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: 14-bis Em deprom de 1m de envergadura!

Mensagem por gustabmo »

Parabens pela iniciativa!

[quote:3c7f1325f3="scooth"]Falta por o aileron[/quote:3c7f1325f3]
Aileron num 14-bis ?!?!?!?! :shock:
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
tatoo
membro
Mensagens: 167
Registrado em: Dom Mai 02, 2004 4:54 pm
Localização: Cotia - SP

14 bis

Mensagem por tatoo »

Gustavo,

O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional, mas parece que na planta este detalhe não é visivel.

Este trecho é de uma página sobre o voo do 14 bis postada aqui um tempo atrás.

"Uma vez em vôo, era preciso controlar o avião para que não saísse para a esquerda ou para a direita. Dumont girava uma rodinha tirada de uma máquina de costura (com eixo de bicicleta), instalada junto da cestinha. Assim comandava cabos de aço para obrigar o caixão vazado a mover-se - agora para um lado ou para o outro. Com isso, mantinha o avião em linha reta.

[b:47dce49e3f]Mas o avião em vôo poderia baixar uma asa, ou outra. Santos Dumont criou um comando para controlar esses movimentos, mas tinha um problema. Faltavam-lhe mãos. A mão direita controlava o manche e premia o acelerador a ela acoplado. A esquerda manejava a rodinha de máquina de costura.

O inventor criou então uma cruzeta, que ia costurada ao paletó. A cruzeta tinha elásticos ligados a cabos de aço. Estes faziam abrir ou fechar um painel (no padrão bambu e seda), instalado no fim das asas. O vento recebido no painel aberto corrigia a posição da asa.

E como Dumont acionava os elásticos presos às suas costas? Movendo o corpo. Inclinava o corpo à direita ou à esquerda, o elástico esticava, acionava o cabo de aço e fazia o painel abrir ou fechar na asa da esquerda ou da direita. [/b:47dce49e3f]"

Santos Dummont era realmente um gênio.

Abraços
Avatar do usuário
Davi_Grillo
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 6:42 pm
Localização: Campo Mourao - PR
Contato:

Mensagem por Davi_Grillo »

[quote:133f306cbe="scooth"][quote:133f306cbe="shift_light"]Cara eu não entendo muito de 14-bis mas ele não tem leme para fazer as curvas?[/quote:133f306cbe]

Ai esta o segredo da linkagem!
O cubo q fica na frente ele move pra cima , para baixo e para os lados!
Ele é Leme e profundor ao mesmo tempo!

Davi,

Esse é o prototipo!

Quando for fazer o proximo eu faco com chapa inteira! o duro é o preco, 15 pila aki!

falow[/quote:133f306cbe]

nossa
se vai fase de chapa??
onde tu vai compra?
eh ai im mga msm?
flw
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

Nem entendi

Mas ó seria possivel você fazer um video desse sistema em funcionamento?

Me interessei muito por isso e estou pensando em fazer algo assim futuramente..
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Re: 14 bis

Mensagem por gustabmo »

[quote:109d7b46cb="tatoo"]Gustavo,

O 14 bis possui ailerons sim, e eram acionados de uma maneira - digamos - nem um pouco convencional[/quote:109d7b46cb]
Interessante, nao sabia dessa informacao! Obrigado!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Aliás, ele inventou e deu nome aos ailerons da forma que são hoje.

Seus contemporâneos usavam dispositivos para empenar a asa toda.
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Davi! desculpe cara, mas gostaria de te pedir pra ler a regra 23 neste link aqui:
[url]http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=10250[/url]

fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".

abração!



[quote:ebd532595a="Davi_Grillo"]i aew rodrigo
blz??
nossa vei muito fileh teu 14 bis
achu q meu irmao falo q vc tava fasendu um
muuito massa
mais cara se tem q arranjah umas bandeja maior
pq essa dae marca muito o aviao
flw[/quote:ebd532595a]
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:a832bca040="-=|Novelli|=-"]
fica meio desconfortavel decifrar o "interneês".[/quote:a832bca040]

E acho que deve ser até difícil escrever "interneês". Português é mais fácil! :wink:

Sei que a réplica do 14 Bis feita em Goiânia, tem ailerons adaptado. Fica entre a asa de baixo e a asa de cima. Corrijam-me se eu estiver errado...

Abraços
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Mensagem por scooth »

Tenham Calma!
Se eu tiver tempo, eu coloco os ailerons hoje!
Quanto ao video de funcionamento, depois que eu colocar o aileron e linka-lo eu faco o video para tudos tirerem as duvidas!

Abracos
Avatar do usuário
Davi_Grillo
membro
Mensagens: 139
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 6:42 pm
Localização: Campo Mourao - PR
Contato:

Mensagem por Davi_Grillo »

disculpa pessoal
é que eu estou muito acustumado com essas ´girias´e não tinha lido as regras
desculpem
Responder