14-bis Em deprom!! Novos Videos na Ultima Página!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

É um pouco off topic, mas já que estamos falando do famoso 14 bis...
Estive em Caldas Novas alguns dias atrás, e tive a oportunidade de ver de perto uma réplica do 14 bis. Mesmos materiais, e mesmo motor.

Conversei com o dono e construtor do avião, e ele disse que montou o motor peça por peça como o original, e tem 30 hp.

Ele disse que o avião é muito estável, apesar de ser canard, e que voou inclusive com vento .

O avião será levado para a França, e fará um vôo, relembrando o primeiro No centenário..
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

Desenterrei mais um tópico...

Antes que venha um puxão do orelha dos moderadores lembrem-se que este é o ano do centenário do primeiro voo (23 de Out de 2006) de um avião (claro.. entendemos por avião como sendo uma máquina capaz de decolar e pousar por meios próprios!).

Desenterrei também porque fiquei uma semana longe da internet e não vi esse tópico passar... e como bom brasileiro, apaixonado por aviação não poderia deixar passar em branco!

Aqui na Universidade Estadual de Maringá no dia do centenário pretendemos fazer um voo de um aeromodelo 14-bis (Esse mesmo que o Scooth está batalhando pra construir!). Vai ter apoio televisivo, e certamente passará na TV do Estado do PR !

Alguém mais pretende fazer algo desse tipo no dia do centenário? Pessoal.. não podemos deixar passar essa data em branco! Temos que mostrar ao mundo (entenda-se USA) quem foi o verdadeiro pai da aviação! :D

Scooth: Como vai os ailerons ?

Estava pensando em montar um réplica do avião dos Irmãos Wright para mostrar que não voa! Eheheheh. Claro.. o avião deles seria feio com CONCRETO e motor 400BR com bateria de NiCd ou Li-Ion ehehhe!

Em contrapartida o 14 bis é só material de primeira, com brushless e o mais leve deprom possível eheh! Podemos inovar e por até aqueles motores com passo reverso para o avião voar de ré eehhe!

Brincadeiras a parte...


Abraços..

Andre Ponzoni
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:21b4b9f2c9="alexcmag"]Aliás, ele inventou e deu nome aos ailerons da forma que são hoje.

Seus contemporâneos usavam dispositivos para empenar a asa toda.[/quote:21b4b9f2c9]

Há muito tempo atrás vi em um artigo da Scientific American, sobre o Flyer descrevendo justamente como era esta empenagem ... quem tiver acesso a uma biblioteca com Scientific American desde os anos 70 acho que vai encontrar este artigo. A única biblioteca que conheço que tem é a do Instituto de Física da USP. Infelizmente, eu tinha este artigo, mas acabei perdendo.
E, realmente tem um aileron, tanto que postei uma mensagem mostrando isto, tanto num artigo do Estado de São Paulo, como numa foto que fiz lá da Embraer onde tinha um modelo estático (?) com este aileron fielmente reproduzido. Como havia citado em um outro tópico, a maioria das réplicas, inexplicavelmente, esquecia deste detalhe, tal como esta planta.
Estava realmente pensando em fazer em depron também a minha réplica, com mais alguém fazendo deu mais ânimo para fazê-la. Parabéns está indo muito bem !
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
scooth
membro
Mensagens: 930
Registrado em: Dom Out 03, 2004 3:29 am
Localização: Maringá/PR

Mensagem por scooth »

Estou adaptando os ailerons!
Acho que hoje anoite eu consigo por umas fotos!

falow
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Sobre os ailerons ( que veio do Francês, que significa algo do tipo "pequena asa", segundo http://en.wikipedia.org/wiki/Aileron ) de que o Santos Dumont teria inventado, está cercado de controvérsia também, veja neste artigo:
http://akamatsu.sites.uol.com.br/DumontWright.pdf
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Controvérsias sempre existirão. Engraçado nem citarem nosso inventor nesse endereço né? Por acaso alguém tem uma foto de um aileron mais antigo que o que Santos Dumont tinha no 14 bis?

É igual discutir quem inventou a asa! Ela já existia a um tempão. nas máquinas xoxas que tentaram voar e não conseguiram....

Ela só merece esse nome no momento em que funcionar como tal. Assim como o velho e atual aileron.

Não adianta. Infelizmente até sobre a descoberta do avião tem muita gente ainda acha o assunto polêmico . Imagina então sobre assuntos menores ...
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

[quote:e4be27599f="sandro2"]Controvérsias sempre existirão. Engraçado nem citarem nosso inventor nesse endereço né? Por acaso alguém tem uma foto de um aileron mais antigo que o que Santos Dumont tinha no 14 bis?

É igual discutir quem inventou a asa! Ela já existia a um tempão. nas máquinas xoxas que tentaram voar e não conseguiram....

Ela só merece esse nome no momento em que funcionar como tal. Assim como o velho e atual aileron.

Não adianta. Infelizmente até sobre a descoberta do avião tem muita gente ainda acha o assunto polêmico . Imagina então sobre assuntos menores ...[/quote:e4be27599f]

Como o site da wikipedia é aberta pode ser editada por você, portanto, não é monopólio americano neste aspecto, é ver se tem alguém com coragem para colocar lá, inclusive o site correspondente em português que contém praticamente nada. O que pode ser feito é deixar evidências à mostra, e à medida que se descobre mais coisas vai se fechando o tema. Claro, isto tem que ser feito com critério e ser coerente no que fala, algo que alguns não conseguem ser ( Nacionalite ) de ambos os lados dos hemisférios sul e norte. Talvez algum dia mexa naquele vespeiro. :-).
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Avatar do usuário
sandro2
membro
Mensagens: 665
Registrado em: Qui Jul 28, 2005 4:44 am
Localização: Shenzhen, Guangdong

Mensagem por sandro2 »

Não sabia que os acessos eram abertos. O que piora bastante as discussões sobre quem inventou o quê.
Realmente é como você falou: é vespeiro mesmo! :lol:
Avatar do usuário
Fernando Angelieri
membro
Mensagens: 204
Registrado em: Sáb Fev 14, 2004 2:10 pm
Localização: São Paulo - ZN Sul
Contato:

Mensagem por Fernando Angelieri »

Bem, mexi no vespeiro de novo. Tá alterado o site. Mas acho que não vai levar mais que uma ou duas semanas para voltarem novamente.

Acho que criaram algum tipo de programa que reedita as páginas para manter o formato que o autor quer, automaticamente coloca a edição "original".

Eu modifiquei a frase.

Although the device first appeared on a monoplane, built by New Zealand inventor Richard Pearse in 1902, the first airplane that flew using a aileron was 14 Bis by Santos Dumont.
Avatar do usuário
Brucutu
membro
Mensagens: 827
Registrado em: Seg Ago 08, 2005 2:30 pm
Localização: Dois Vizinhos - PR

Mensagem por Brucutu »

BOA !!!!!
Responder