Diminuir Mufla do asp .52 - posso ?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:aaec7cbe9c="JeffersonCrazypilot"]Cara, o meu ta sem esse abafador ai, só mantive o abafador no escape do JBA, no do ASP fica sem nada mesmo, por isso que da uma mudada na regulagem, essa peça ela só encaixa na parte que vc vai desprezar com a conversão.[/quote:aaec7cbe9c]

OK, blz! Vou tentar fazer depois posto os resultados...
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

E ai moçada, fiz a mudança na mufla ficou blz, consegui manter aquele abafador no interior da mufla sem problemas, e agora estou apanhando um pouco na regulagem do motor...

Ele está assim.. quando acelero de soquinho ele vai até o final blz e ai afoga se acelero rapido ou bem devagarinho, tanto faz, quando chega nos 50% ele afoga. Estou achando que está com falta na agulha de lenta, mas como nunca fiz este tipo de regulagem, estou apanhando aqui, se alguem tiver alguma dica eu agradeço...
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Consegui regular o motor, tive que abrir a baixa um pouco mais de 1/4 de volta (partindo da regulagem de fabrica) e a agulha de alta tive que fechar mais um pouco o que estava, cerca de 1/8 de volta. Agora ficou bom, mas não ficou ótimo, pois quando fica na marcha lenta por uns 30segundos (após 20segundos nota-se que a lenta cai mais um pouco.. não sei se isto é normal) e depois quando acelera-se de tudo ele dá um soquinho e vai... (percebe-se também uma certa lentidão bem leve após o soquinho/engasgadinha) acho que agora teria que fechar uma reladinha a agulha de baixa, mas vou deixar assim que pra mim ficou bom, vou voar assim e ver se faço mais algum ajuste depois de alguns voos, já que o motor somente gastou 3 tanques de amaciamento até agora.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Mágico
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 3:07 pm
Localização: Petrópolis/Niterói - RJ

Mensagem por Mágico »

O meu asp 52 tá exatamente igual ao seu. Na marcha lenta da uma diminuída na rotação e na transição para alta dá esse "soquinho" e vai. Peguei ele já com a mufla reduzida...Tentei regular de tudo que é jeito, mas se fecho um pouco a agulha de baixa, já fica perigoso, podendo apagar o motor. O mesmo acontece com a alta, se não deixar ele rodar gordo, ele apaga. Deixei assim mesmo, o que ainda não testei foi colocar uma vela nova. O motor está me servindo assim, então acho que vou deixar desse jeito e quando a vela não estiver prestando mais, troco e vejo se realmente é isso.
dasf2008
membro
Mensagens: 154
Registrado em: Dom Mar 06, 2011 9:31 am
Localização: Brasília

Mensagem por dasf2008 »

Gente,

Isso que vocês estão relatando é normal. Se você deixa o motor na lenta por algum tempo, ele vai esfriando devido à lubrificação e por isso quando vocês aceleram no tapa, ele dá esta engasopada.

Existem algumas soluções. Não deixar o motor ficar na lenta por muito tempo, dando umas aceleradas. Ou colocar um glow driver, que acende a vela quando o motor está em marca lenta, evitando que a vela esfrie.

É isso.
Demétrio
Mágico
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Qua Nov 30, 2005 3:07 pm
Localização: Petrópolis/Niterói - RJ

Mensagem por Mágico »

Na lenta eu concordo que a rotação diminui mesmo, mas a transição para alta está muito ruim ainda. Ele demora muito na retomada e como falei, se fechar a agulha de baixa, o motor apaga.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Nossa fui fazer o voo lá no campo, chegou lá.. demorei uma cara para conseguir ajustar tudo denovo pq não ficou bom não, desligava o aquecedor a rotação caia, acelerava ele apagava..

Coloquei uma chavinha allen de 1,5 presa na agulha de alta para facilitar a visualização e fui tentando até que consegui acelerar ele a 100%, e fui girando ela de um lado para outro e ouvindo o barulho,
rodei para um lado caiu a rotação, fui rodando para o outro (abrindo) ele afinou e depois começou a cair novamente a rotação, voltei ao ponto que afinou, e abri mais 1/8. pronto deixei assim.

Apaguei o motor, fui na baixa e fechei 1/2 volta.. (já tinha mexido mais um pouco tentando abrir mais para ver se resolvia o problema de afogar); resolvi partir de um ponto mais fechado e ir abrindo, sempre apagava o motor antes de tentar novamente, e girava ele ao contrário para fazer voltar o combustivel para o tanque... No começo pegava e já apagava.. ai fui abrindo metade de 1/8 de volta (ou até menos) até que uma hora pegou mais firme.. taxiei corri de um lado para outro, tudo blz.. fiz diversos testes de acelerar bruscamente tudo ok.

Abasteci novamente, pq fazia tempo que eu estava mexendo no motor, bati a partida, pegou taxiei mais um pouquinho (pq fiz um filminho do aero antes de voar - primeiro voo), posicionei hora que acelerei para decolar e o stick chegou na metade o motor apagou, sorte que ainda não havia saido do chão...

Fui lá na agulha de baixa dei mais uma reladinha abrindo ela, testei tudo denovo, aparentemente ficou bom, acelerei e fiz o voo... ai ficou blz.. mas demorou mais de hora para fazer tudo isto!

Somente percebi um detalhe.. quando fiquei com o motor acelerado mais de 3/4 por um tempo, enquanto fazia todas as trimagens, ele começou a cair a rotação.. ai baixei a aceleração para menos da metade, e ele voltou a ficar bom.. Não sei se é pq o motor está pouco amaciado ainda ou se é pq está aquecendo (devido ao cowl) ou se é alguma coisa da regulagem!
Se alguém souber alguma coisa fica a vontade para me dar uma dica :D

Mas voei uns 4 minutos belezinha ai pousei pq já estava ficando noite.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Demorou, mas agora acho que consegui regular esta porcaria rsrs....

É o seguinte, sempre a mesma ladainda, regulava regulava regulava, parecia esta bom, hora de decolar, ia acelerando quando chegava quase no meio da aceleração e ia mandar ver para subir apagava o motor... li muito e resolvi trocar a vela e colocar uma vela QUENTE (HK #3). Resolveu o problema, com a vela quente, regulei a alta. Que praticamente não mudou muita coisa, mas a agulha de baixa tive que fechar 1/4 de volta ou mais (que eu havia aberto anteriormente). Agora sim, parece que ficou bom, estou fazendo uns ajustes no aero, e assim que ficar pronto vou testar em voo...

Ah quanto a regulagem, da agulha de baixa, descobri um macetinho que usei achei bem interessante para ajudar no ajuste:
-Vc prende o combustivel perto da entrada do carburador, se a aceleração aumentar é pq está muito rico, apaga o motor e fecha a agulha. Se prender e o motor já afogar, está pobre... se prender e ele ficar um pouquinho na rotação e depois afogar, tá bem próximo do ponto. Ai pode fazer os testes de deixar funcionando na lenta por 30segundos e depois acelerar tudo.... obs: sempre regule a agulha de baixa com o motor apagado.
LSO
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Set 17, 2012 8:23 am
Localização: sao paulo

Mensagem por LSO »

amigo, por favor, de que lado fica este abafador de dentro da mufla? no inico ou no final? pergunto pois desmontei e nao me lembro.

obrigado
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Fica no final, exatamente como mostra a imagem:

[img:892bdabbde]http://img189.imageshack.us/img189/5218/27082012554.jpg[/img:892bdabbde]
Responder