Avião que desliga 100% misteriosamente.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Avião que desliga 100% misteriosamente.

Mensagem por Mostarda »

Pessoal, na semana passada o meu avião desligou completamente em voo. Achei muito estranho porque tudo nele é de marcas consideradas boas Eletricfly e Futaba. O conjunto ESC / Motor é da Eletricfly : 25A Brushless Electronic Speed Control (GPMM1820) e motor RimFire 400, rádio e receptor Futaba 6EX. O ESC é o modelo recomendado para o motor e a helice também que é uma 9x6 SF. O avião desligou em pleno voo, depois de um tempo ele voltou a vida fiz vários testes para ver se algum cabo estava solto e coloquei para voar novamente e mais uma fez desligou tudo!!!!
Este avião ( Stick do Mauri) e todas as peças não tem mais do que 10 voos, as baterias estavam carregadas no momento da pane. Acredito que o problema esta no ESC, ainda não fiz um teste com outro ESC mas só pode ser. Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido e o que eu faço com o ESC? Eu paguei acho que quase USD50,00 nele não era para parar de funcionar tão rápido.

Muito obrigado pela ajuda.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Possibilidades mais comuns:

1) Mau contato na conexão da bateria para o ESC ou do ESC para o receptor;
2) Servos demais ou algum servo mau comportado, superaquecendo o BEC;
3) Defeito no BEC interno do ESC;
4) Receptor com defeito.
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mostarda »

Olá alexcmag

Obrigado pela resposta mas o que você faria no meu lugar? Todas os conectores foram revisados, o avião voou normalmente até a pane nenhum servo ( HTX900) teve comportamento estranho em voo. Um curto em um servo pode causar o desligamento do ESC para ele não queimar ? Um servo mesmo em curto funciona normalmente? É possível idenficar o possível servo com problema ? Pensei em colocar um outro ESC e ver o que acontece, se tudo voltar ao normal o problema provalvelmente está no BEC do ESC e neste caso é facil trocar o BEC?

Muito obrigado
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

Isso parece supor aquecimento, com é seu voo? as soldas dos plugs foram bem feitas?


Não ficou solda fria, soltando em voo?


Revisa o connector padrão do esc com receptor, possivelmente é ele, de tanto você puchar pelo fio =D
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mostarda »

Superaquecimento não é, esta tudo dentro das espeficicações, o motor aquenta uma 10x6 e estou com uma 9x6. Sempre que pouso verifico a temperatura e está sempre baixa...no manual fala que ele desliga 100% quando ultrapassa 110ºC, mas esta é a única situção que isso acontece nas demais só o motor e desligado e os comandos permanecem funcionando.
Vou fazer testes trocando o ESC, receptor e aeromodelo para identificar o que esta com problema, deve ser o ESC mesmo mas porque !

Muito obrigado pela ajuda de vocês!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já tive situação de um dos servos estar com problema e consumir demais, mas isto não era perceptível. Um ESC meu desarmou em voo (o BEC superaquece e desliga) e fiz um pouso de emergência.

Alguns dias depois troquei o ESC e estava testando na bancada quando aconteceu de novo. Continuei achando que era ESC ou algo assim.

Aí fiz um teste de usar dois receptores, um para os servos com uma NiCd e outro para o motor, não aconteceu nada.

Religuei tudo como estava e fui ligando servo por servo, até que quando cheguei no maledeto o modelo começou a ficar maluco depois de alguns minutos ligado mexendo os servos.

Troquei o servo e ficou tudo bem.

[quote:e7d8916c1f="Mostarda"]Tenho um 6EX a quase dois anos, foi o meu primeiro rádio e é o que eu uso até hoje.
Atende 100% as minha necessidades, dois 6 canais disponíveis até hoje eu só usei 4. Nunca perdeu o sinal, já vi muitas quedas atribuidas a problema de perda de sinal. Isso nunca aconteceu comigo todas as vezes que derrubei um avião o único culpado foi eu e a minha inesperiencia, o rádio nunca foi o culpado.[/quote:e7d8916c1f]


Uma coisa maluca que pode acontecer com seu rádio é potenciômetro com defeito, isto pode criar problemas também, o rádio gera sinal incoerente e o receptor os ignora.
Mostarda
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Sex Jun 10, 2011 3:34 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Mostarda »

Boa tarde pessoal

Finalmente conseguiu resolver o problema e para o tópico não terminar sem um final decidi escrever.
O problema estava no propeler saver...., antes de desligar o avião fazia um barulho estranho como já havia trocado tudo para tentar achar o problema só restou o prop saver. Troquei por um spiner fixo e o avião parou de fazer o barulho e de desligar. Sou iniciante e nunca iria pensar que o problema estava no prop saver desconfiei de todas as peças menos no prop. Acho que a helice estava saindo do eixo em alta rotação e a vibração estava desligando o motor e o esc por proteção. Não vou mais usar propeler saver até porque na maioria das vezes ele não salva a helice de nada ( pelo menos comigo ).

Obrigado pela ajuda de todos.
Avatar do usuário
rockbila
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Mai 05, 2009 10:35 pm

Mensagem por rockbila »

Boa tarde, galera!
Mostarda, o prop saver na maioria das vezes vejo ele mal instalado, onde a ponta do eixo fica passando a mais do cone que recebe a helice, assim quando o aero cai a helice faz uma alavanca da mesma forma o que acaba por quebrar a mesma, e em alguns casos, empenar o eixo que nunca volta ao normal, causando vibração.
Voltando a parte onde se tem uma pane no aero, ja vi casos onde a bateria tem alguma de suas celulas ruins, é sempre bom conferir as celulas das baterias, as de LiPo são mais faceis pelo cabo do balanceador e hoje temos por um preço bem barato voltimetros digitais que verificam cada celula, mas as de Ni-** uso um alfinete na ponta do multimetro para passar no pack e dar contato nos polos individuais. Flw!
Responder