Queimei o ESC, outro motor?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
danilonc
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 17, 2012 11:37 am
Localização: Uberaba

Queimei o ESC, outro motor?

Mensagem por danilonc »

Ola, sou novato no aeromodelismo... já vi um caso parecido com o meu aqui no fórum, mas gostaria de analisar melhor com o meu equipamento.

Comprei esses 3 itens:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=24562
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8932
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=12919

Bem, quando chegou os equipamentos, eu vi que esqueci de comprar os conectores, mas mesmo assim... não resisti e apenas para teste, fiz um Work Around (Gambiarra, ou Gambira.. rsss) para ver o motor funcionar... no começo ele ficava meio travando, como se quisesse iniciar, mas nada... apertei os fios melhor la estava ele, girando como nunca.. era como se antes ele estive com algum fio mal conectado...

Depois peguei os conectores e soldei no ESC... e o bobo aqui ja foi testar de novo... so que tinha um problema, o conector que eu comprei é bem maior que os que veio no motor, então eu tinha que refazer eles para encaixar sem folga... mas fiz outra gambira com fita isolante para deixar eles presos...e funcionou de novo.... só queeeeee... os conectores estão la já de qualquer forma, e eu não isolei eles!!!!! Minha namorada me liga e pergunta... E ai conseguiu montar? Eu disse: Sim, escuta o barulho dele!!!!!! uhahuahuauhahuahuahu

Liguei ele, e ele começou a travar de novo... fui mexer no fios do conector... dai do nada eu vejo uma fumaça no ESC, o que acho que aconteceu, foi que como os conectores não estavam isolados, se encostaram e aconteceu a tragédia. Depois disso entrei numa escalada irracional... huahuauauau comecei a fazer mais testes e foi só piorando... depois de acabar de fazer os conectores testei e novo... e resultado: O motor começou a girar bem lentamente e as vezes travando... quando eu apertava em um ponto do ESC ele girava bem devagar, quando não ele parava... dai abri o ESC pra ver o que tinha acontecido e tava todo queimado por dentro... o Capacitor tinha ate desemendado...

Existe alguma possibilidade de o motor não ter queimado, uma vez que ele ainda está girando?????? O motor não cheira queimado, só nao reparei na cor.
Thiago Martins
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Jul 05, 2007 3:15 pm
Localização: Piracicaba,SP

Mensagem por Thiago Martins »

Ohhh Minerin apressado sô!

Como voce deve ter visto no forum, não tem muito teste a ser feito...

São tres fios do esc no motor... dois na bateria... se o motor virar pro lado contrário.. se inverte um dos tres fios e "voilá" está tudo funcionando.

No seu caso, pelos seus relatos... o seu esc já foi pro brejo. Com um pouco de sorte o motor ainda está vivo.

Na próxima, procure SOLDAR os conectores e usar termo-retráteis como isolamento.

Não fique ligando o seu motor sem helice também!!!

Boa sorte da próxima vez!!
danilonc
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 17, 2012 11:37 am
Localização: Uberaba

Mensagem por danilonc »

[quote:b6c6e52db1="Thiago Martins"]No seu caso, pelos seus relatos... o seu esc já foi pro brejo. Com um pouco de sorte o motor ainda está vivo.[/quote:b6c6e52db1]

Eu comprei outro ESC, vamos ver o que vai virar, mas agora eu to mais com medo de ligar tudo... hehehehehe

Não comprei outro motor, to esperando o ESC novo chegar pra fazer o teste e ver se ele ta funcionando... tomara que sim, mas como disse, não tem nenhum sinal de queimado nele...

Os conectores do ESC com o Motor se estiver mal conectados, digo com mal contato, podem queimar o ESC, digo, causar pequenos curtos e queimar?
Thiago Martins
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Jul 05, 2007 3:15 pm
Localização: Piracicaba,SP

Mensagem por Thiago Martins »

Ja tive problemas com conectores do motor. No meu caso quando os motores partiam o motor fazia um barulho "seco" como se estive enroscado. Quando fui verificar a solda estava solda do conector. Se estiver mal conectado e ISOLADO não tem risco de queimar - a não ser é claro que voce fique acelerando o bicho por 10 min seguidos pra ver como funciona rsrsrs... antes de testar, procure soldar os fios e isolar os conectores.

Qualquer dúvida estamos ai.

Boa sorte.
danilonc
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Set 17, 2012 11:37 am
Localização: Uberaba

Mensagem por danilonc »

[quote:5bee2cba5d="Thiago Martins"]Ja tive problemas com conectores do motor. No meu caso quando os motores partiam o motor fazia um barulho "seco" como se estive enroscado. Quando fui verificar a solda estava solda do conector. Se estiver mal conectado e ISOLADO não tem risco de queimar - a não ser é claro que voce fique acelerando o bicho por 10 min seguidos pra ver como funciona rsrsrs... antes de testar, procure soldar os fios e isolar os conectores.

Qualquer dúvida estamos ai.

Boa sorte.[/quote:5bee2cba5d]


Mas com relação aos equipamentos que eu comprei... a Hélice, vai dar de boa? Tipo, tem tipos de hélices diferentes, já ouvi falar que tem S e HD... essa ai que eu comprei, eu nem sei o que é... só sei que a galera fala bem no site da HobbyKing... to montando um Bixler...

OBS: Comprei uma 7x4 e uma 7x5... ela é bem maior do a que veio no aero, que eu nem sei a medida... o fabricante recomenda o uso da 7x4
Responder