Super tucano 1,8m envergadura

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Douglas Ribas
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Set 20, 2012 1:53 pm
Localização: Sorocaba SP

Washout

Mensagem por Douglas Ribas »

Fala galera!


Dei mais uma adiantada no projeto do super tucano, segue os pontos que adiantei


- finalizei a asa, com a ajuda thiagobarreto e do Mac2 consegui definir um perfil pra ela, deixei ela num meio termo entre o que estava (seguindo as fotos e blueprints)e o perfil do tucano do Saratiel, não deixei totalmente igual ao do Saratiel por que quero manter bastante a aparência do super tucano. (detalhe visto na imagem tucano_001


- resolvi o problema em relação a espessura dos flaps e ailerons, vi que é normal a mudança de espessura de acordo com o decorrer da asa, então deixarei assim mesmo.

- finalizei a modelagem grosseira avião, (fuzelagem, asa, estabilizador ,etc..)




a partir de agora irei começar a estruturar o avião, e conto mais uma vez com vocês pra essa etapa, já que não tenho muita experiência.



Segue também mais uma dúvida:

os 2 graus que devo rotacionar a ponta a asa para o washout, é no sentido que está indicado na imagem tucano_001?, achei que fosse pois quando rotacionei, ficou bem parecido com asa do Saratiel.


Por enquanto é isso, ainda hoje acho q adianto mais alguma coisa.
Anexos
23-09-12 tucano 001.jpg
23-09-12 tucano 001.jpg (34.3 KiB) Exibido 7281 vezes
23-09-12 tucano 002.jpg
23-09-12 tucano 002.jpg (33.82 KiB) Exibido 14552 vezes
23-09-12 tucano 003.jpg
23-09-12 tucano 003.jpg (28.12 KiB) Exibido 14552 vezes
23-09-12 tucano 004.jpg
23-09-12 tucano 004.jpg (29.83 KiB) Exibido 14552 vezes
23-09-12 tucano 005.jpg
23-09-12 tucano 005.jpg (28.07 KiB) Exibido 14552 vezes
23-09-12 tucano 006.jpg
23-09-12 tucano 006.jpg (27.67 KiB) Exibido 14552 vezes
Douglas Ribas
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Set 20, 2012 1:53 pm
Localização: Sorocaba SP

Mais imagens

Mensagem por Douglas Ribas »

Mais imagens
Anexos
23-09-12 tucano 007.jpg
23-09-12 tucano 007.jpg (35.34 KiB) Exibido 7280 vezes
23-09-12 tucano 008.jpg
23-09-12 tucano 008.jpg (27.94 KiB) Exibido 14551 vezes
23-09-12 tucano 009.jpg
23-09-12 tucano 009.jpg (33.73 KiB) Exibido 7280 vezes
Avatar do usuário
Luiz_carllloz
membro
Mensagens: 519
Registrado em: Qui Set 10, 2009 10:00 am
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Contato:

Mensagem por Luiz_carllloz »

Agora que já passou o brainstorming, já definido o formato do avião, é hora de observas algumas regras para a construção de aeromodelos e uma das primeiras coisas é aumentar a área da asa para que o modelo não precise de muita velocidade para voar, quanto aos materiais, pelo que pude observar em algumas construções e conversando com amigos mais experientes, um modelo desse porte deve ter a fuselagem em compensado (liteply) e a asa em balsa.
Elétricos...Já! - StarCessna - Piper Cherokee - T-25 Universal - ME 109 - AeroIgor - Stearman PT-17
Douglas Ribas
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Set 20, 2012 1:53 pm
Localização: Sorocaba SP

Continuação do projeto

Mensagem por Douglas Ribas »

Dando continuidade ao projeto, segue abaixo uma conversa entre mim e o Mac2

(Mac2)
Olá Douglas,

Antes de mais nada, um Feliz Ano Novo para você e toda sua família.

E o projeto do EMB-314? Evoluiu com ele?

Estou começando a projetar um modelos destes, em balsa, para 1,6 mt de envergadura.

Abs

Marco Aurelio

_________________
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Douglas Ribas
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Set 20, 2012 1:53 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por Douglas Ribas »

(Douglas Ribas)
Faaala Marcos, tudo joia?

muito obrigado!, pra vc também, um feliz ano novo cheio de paz e alegria, pra todos neh!


Então, não evoluiu muito não hein!, eu pensei em primeiro adquirir um tucano top da juniaer pra ter uma referencia, eu já iria comprar um desses mesmo, então pensei em comprar antes de dar continuidade, outra coisa é q como já modelei ele todo em 3d, pensei em fazer uma impressão 3d dele pra usar como molde e construi-lo com fibra de vidro, igual ao da juniaer, dessa forma consigo construi-lo com grande perfeição e representar todos os detalhes do aeromodelo, já que terei controle disso no software 3d, mais estou estudando bastante ainda, nem se quer entrou no papel o projeto UEHAUHee!, mais devagar é pressa neh!

Já que você tem interesse no mesmo modelo de avião, podemos de certa forma "construí-lo juntos", não tenho muito conhecimento de construção, irei precisar de bastante ajuda! e você já é veterano no assunto!

Abração!
Douglas Ribas
Douglas Ribas
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Set 20, 2012 1:53 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por Douglas Ribas »

(Mac2)
Beleza Douglas!!!

O modelo TOP do A29 da Juniaer é para motores 46 não? Eu também pretendo comprar um aeromodelo TOP deles, mas somente quando lançarem o TOP do A29 90/120. Por enquanto deste tamanho somente o T27

Cara, o meu maior problema é projetar a fuselagem mesmo. As asas e a empenagem eu tiro de letra e o desenho está praticamente pronto. Pretendo projetar o modelo pronto para o corte a laser, assim faço uma parceria com o Marinho (usuário do forum) e conseguimos disponibilizar este kit a vários colegas do forum

Para projetar a fuselagem, eu precisaria dos cortes das cavernas, a exemplo da planta do Saratiel. Você conseguiria gerar estes cortes?

Abs

Marco Aurelio

_________________
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Douglas Ribas
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Set 20, 2012 1:53 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por Douglas Ribas »

(Douglas Ribas)
Ah sim, pra fazer os cortes do avião sem problemas! faço sim, ja vi aqui no 3DS MAX e ele exporta sim no formato IGS, ta assim na verdade:

IGES (*.IGS)

o unico problema é que eu formatei a máquina que está com os arquivos hoje, dai tenho que instalar tudo de novo (drivers, sofwares ,etc...) pra exportar o arquivo em IGS, mais acho que amanha ou depois ja te envio o arquivo.
Douglas Ribas
membro
Mensagens: 13
Registrado em: Qui Set 20, 2012 1:53 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por Douglas Ribas »

(Mac2)
Em tempo, se você conseguir exportar o desenho da fuselagem em 3D para o formato IGS, meu filho consegue importar para o ProEngineer que ele usa para os projetos de aerodesign da Unicamp (ele está se formando Engenheiro Mecânico e me ajuda muito com as plantas)

Abs

Marco Aurelio

_________________
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Somente corroborando com o amigo Douglas, a parceria neste projeto já está aceita e aberta a quem quiser e puder ajudar.

São poucas ou quase inexistentes as plantas deste modelo, que passa a equipar a EDA e esse fato torna este projeto um belo desafio para nós.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Alessandro Paz
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 12:32 am

Tucano TOP Juniaer

Mensagem por Alessandro Paz »

Parabens pela escolha, é um projeto desafiador, tbm tenhu na mente um projeto de fazer um T-27 de 2.20m de envergadura, e vou por um motor Romax 50cc eletrico, pois nao tenhu grana pra um turbohelice e o que mais se aproxima é o motor eletrico!!!

Acompanhando...
Responder