Nossa esquadrilha sem fumaça e elétrica

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Hermesed, entendi a idéia e até acho bacana...
Só ando descrente no pessoal do aeromodelismo, é cada lambança que a gente vê por aí que as vezes acho que o melhor negócio é limitar o acesso a informação e dificultar as compras.

Digo isso porque já fui atingido por um heli 450 de um camarada que se aventurou e se ferrou, ou melhor, me ferrou... levei alguns pontos na mão porque protegi o rosto!

Dá pra imaginar o que penso de 80 a 90% do pessoal dos aeromodelos?

No fim das contas, o que pega mesmo é o preço das coisas...
Conta-se nos dedos, ao menos aqui no E-voo, quem tem condição de separar 3 ou 4 mil reais pra montar um equipo top de linha pra entrar nessa idéia!

Por melhor que seja a intenção do colega, há coisas que precisam ser realmente pensadas antes de ser faladas, por exemplo, a idéia de jogar água por não ter capacidade ou boa vontade.

É mais ou menos isso...
Abraço
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

ficou show de bola kemp valeu por postar, se dois tem esse efeito imagina 6 tucanos

wildcat realmente voçê tem razão a equipe teria que ser formada por pessoas que tenham grana, tempo, e que sejam excelentes pilotos

exatamente o mesmo tipo de funil para ser piloto da fumaça, Contudo e para poucos muito poucos, mas não impossível
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Mensagem por vitor bastos »

O titulo diz: " Esquadrilha elétrica e sem fumaça" . Todos conhecem os preços relativamente baixos dos elétricos, creio que o preço não seria dos maiores problemas. Quanto a disponibilidade para fazer apresentações, o amigo Oswaldo deixou claro em seu primeiro post: "...porque os admiradadores e ótimos pilotos do Tucano não formam em cada estado..." Até entendo essa parte sei que os senhores precisam sustentar o vicio de alguma maneira, mas impossível de fazer não é, afinal é um hobby ou não é? A parte das apresentações, pode ser mais difícil, mas seria legal ao menos uns tucaninhos em formação para entreter os amigos de pista. Acho que o hobby ta ficando mais "mercenário (tudo tem que ter retorno financeiro)" e "individualista" e está deixando de ser uma diversão, reunião de amigos, companheirismo, etc.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:e9e629c724="vitor bastos"]O titulo diz: " Esquadrilha elétrica e sem fumaça" . Todos conhecem os preços relativamente baixos dos elétricos, creio que o preço não seria dos maiores problemas. Quanto a disponibilidade para fazer apresentações, o amigo Oswaldo deixou claro em seu primeiro post: "...porque os admiradadores e ótimos pilotos do Tucano não formam em cada estado..." Até entendo essa parte sei que os senhores precisam sustentar o vicio de alguma maneira, mas impossível de fazer não é, afinal é um hobby ou não é? A parte das apresentações, pode ser mais difícil, mas seria legal ao menos uns tucaninhos em formação para entreter os amigos de pista. Acho que o hobby ta ficando mais "mercenário (tudo tem que ter retorno financeiro)" e "individualista" e está deixando de ser uma diversão, reunião de amigos, companheirismo, etc.[/quote:e9e629c724]

Como eu já voei com pelo menos um aero idêntico em ala (dueto de Tucanos e Dueto de Eagle's) posso dar meu palpite.
É muito, mas muito difícil fazer uma pasagem rasante simples em ala.
Já fizemos dueto com os Christen Eagles aqui na pista e foi um desastre.
Não conseguimos nem passar rasante em ala.
Outro detalhe é o tamanho do avião. Quanto menor mais instável.
Fica difícil manter a formação com um avião instável e poucas referências visuais.
O ideal seria uns três modelos elétricos de pelo menos 1,60m de envergadura pra ficar um voo legal.
Usando FPV acho que ficaria bacana, mas um aero desse porte elétrico não fica tão baratinho.
Além disso, além do piloto com o FPV teria que haver um co-piloto para cada um pra ficar no visual do modelo e orientar o seu piloto.
É bastante mão de obra e aí não é só questão de grana.
Pra fazer uma esquadrilha meia boca é melhor esquecer a ideia.
Valeu.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

NÃO QUERENDO JOGAR AREIA DE MANEIRA NENHUMA NA IDÉIA
até acho bacana , sou um dos poucos da velha guarda , iniciei em 1982 com UC
e em 1983 passei para o RC
Acredito que no Fórum não hajam 1000 desta época
Mas vocês vão concordar comigo em um ponto
Vocês já imaginaram a fama que vamos ganhar se algum dia por um grande aborto da natureza (que acontecem ) um aeromodelo destes elétricos em uma apresentação destas machuca alguém do público ? seja por falha de equipamento , mecânica ou Humana
a propaganda negativa nacional seria simplesmente imediata e hoje quem consegue voar em Parques e praças com certeza não o faria mais após um episódio assim ocorrido
Pensem nisso com carinho
Eu sou um grande privilegiado pois vôo em um clube homologado distante de tudo e com a maior área de escape que já ví , com mais de 1500 metros livres de qualquer obstáculos em toda a circunferência
Mas quem não o faz e consegue voar em um parque ou praça com certeza iria ter que abandonar essa área tão logo venha acontecer algo que macule o hobby nacionalmente falando .
Espero que entendam o nosso ponto de vista e nesse quesito apoio incondicionalmente o nosso amigo Marcelo .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Sancler, nas décadas de 80 e 90 eram comuns apresentações de aeromodelos em festivais aéreos, para chamar e entreter o público, de uma hora para outra foram rareando e por fim não existem mais apresentações de aeromodelismo em conjuto com os shows aéreos (ao menos no meu estado).
Avatar do usuário
Sales
membro
Mensagens: 525
Registrado em: Qua Dez 14, 2011 5:15 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Sales »

Não tem como construir 'um' aeromodelo com 4 modelos em formação diamante (um ligado no outro), mas apenas o Lider com motorização e comandos... Eu já vi uma foto de um modelo assim, não lembro onde...
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:80f111f79d="vitor bastos"]Todos conhecem os preços relativamente baixos dos elétricos, creio que o preço não seria dos maiores problemas.[/quote:80f111f79d]

E quem você acha que vai parar pra ver cacareco de isopor com eletrônica xing ling voando?!?!?!? Equipado com o moderníssimo sistema de rádio 2.4 ghz Turnigy de 9 canais?!?!?!?

Ou você leva um equipamento pra lá de profissional ou nem vai conseguir a atenção do pessoal que poderia te dar apoio... Já começou jogando a idéia no buraco...


:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

[quote:15bf7c9617="Kemp"][quote:15bf7c9617="vitor bastos"]O titulo diz: " Esquadrilha elétrica e sem fumaça" . Todos conhecem os preços relativamente baixos dos elétricos, creio que o preço não seria dos maiores problemas. Quanto a disponibilidade para fazer apresentações, o amigo Oswaldo deixou claro em seu primeiro post: "...porque os admiradadores e ótimos pilotos do Tucano não formam em cada estado..." Até entendo essa parte sei que os senhores precisam sustentar o vicio de alguma maneira, mas impossível de fazer não é, afinal é um hobby ou não é? A parte das apresentações, pode ser mais difícil, mas seria legal ao menos uns tucaninhos em formação para entreter os amigos de pista. Acho que o hobby ta ficando mais "mercenário (tudo tem que ter retorno financeiro)" e "individualista" e está deixando de ser uma diversão, reunião de amigos, companheirismo, etc.[/quote:15bf7c9617]

Como eu já voei com pelo menos um aero idêntico em ala (dueto de Tucanos e Dueto de Eagle's) posso dar meu palpite.
É muito, mas muito difícil fazer uma pasagem rasante simples em ala.
Já fizemos dueto com os Christen Eagles aqui na pista e foi um desastre.
Não conseguimos nem passar rasante em ala.
Outro detalhe é o tamanho do avião. Quanto menor mais instável.
Fica difícil manter a formação com um avião instável e poucas referências visuais.
O ideal seria uns três modelos elétricos de pelo menos 1,60m de envergadura pra ficar um voo legal.
Usando FPV acho que ficaria bacana, mas um aero desse porte elétrico não fica tão baratinho.
Além disso, além do piloto com o FPV teria que haver um co-piloto para cada um pra ficar no visual do modelo e orientar o seu piloto.
É bastante mão de obra e aí não é só questão de grana.
Pra fazer uma esquadrilha meia boca é melhor esquecer a ideia.
Valeu.[/quote:15bf7c9617]


Kemp, eu havia pensado nessa possibilidade do FPV, mas dá pra ter uma noção exata do que acontece do seu lado?

Imagino que o pessoal iria precisar voar com aquele sistema de giro de camera e cabeça....

Abs
"Se um revolver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica."
Avatar do usuário
vitor bastos
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 7:55 pm
Localização: São Gonçalo-RJ 20

Mensagem por vitor bastos »

Mas quem disse que precisa ser xing ling? Para um projeto desse nível tem que estar disposto a investir $$$ em todos os aspectos, por isso no meu comentario disse que daria meu apoio moral. Concordo que se é para fazer caixas de isopor voadoras é melhor nem tentar, mas creio que é possivel sim realizar o projeto com um custo relativamente baixo (falando em um nivel seguro de qualidade e confiabilidade).
Responder