Micro modelo com hélice a elástico

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
sthefancws
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sáb Dez 24, 2005 9:28 pm
Localização: São vicente

Micro modelo com hélice a elástico

Mensagem por sthefancws »

Alguém sabe o esquema de como fazer um micro voar com uma hélice de palito de sorvete a elástico??
não consigo entener como o pessoal faz... como que a hélice vai ter força para girar uns 20 sec sem parar?
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Tenta fazer um parecido com esse aqui cara! Esse ai não me deu felicidades não... :x
Anexos
P forum 1.jpg
P forum 1.jpg (17.42 KiB) Exibido 7138 vezes
P forum.jpg
P forum.jpg (18.59 KiB) Exibido 7138 vezes
Thiago Aragão
Avatar do usuário
sthefancws
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Sáb Dez 24, 2005 9:28 pm
Localização: São vicente

Mensagem por sthefancws »

mais ele não voou bem?
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Não! CG e trimar... se vc souber fazer isso pode ser que faça umas graças ai na sala.

Flw
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu fiz uma tranqueirinha dessas (maior, contudo), sem projeto, sem ler nada, só no olhometro, para testar meu projeto de hélice PET monobloco (http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11859&highlight=pet+monobloco), e quando carreguei o elástico e soltei o bicho, o aviãozinho fez torque-roll.... Os colegas riram muito...hehehe.
Depois mudei tudo, fiz uma asa mais longa, acertei o CG... Acabei fazendo voar alguns metros. Só não consegui chegar a bom termo porque o elástico que usei era vagabundo demais, e acabou arrebentando durante os testes... Mas que voa, voa...
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

para você aprender a trimar um modelo, basta fazer como eu,

eu fiz um planador de vôo livre de 1m de envergadura, e comecei a mexer nele, trocando asa, perfil, etc... aprendi muito com aquele modelo...

depois comecei a fazer estes modelinhos catapultados, e foram ótimos!

agora, pra falar a verdade... nenhum modelinho á elastico que eu fiz ficou bom... vá tentando, garanto que com tempo e prática, você vai fazer belos modelinhos!

ha... só uma coisa... este tópico deveria estar na sessão de Vôo livre! ( isto não foi uma bronca, só uma dica!)

qualquer coisa é só perguntar!

abraço!
Felipão
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 7:24 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Felipão »

pensei em montar um modelo à elástico com rádio micro embarcado!
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

que radio vc ta querendo colocar?
Felipão
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 7:24 pm
Localização: BH - MG

Mensagem por Felipão »

se tiver falando de tx pode qualquer um!
mas eu tava pensando em embarcar 1 micro rx de 4 canais sum-p(gostei d+ do rx)
e 2 sub micro servos(comprados na raiden tech, lá fora)
e bateria de litium 1 célula de calular!
só isso abração
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Re: Micro modelo com hélice a elástico

Mensagem por alepacau »

[quote:b2f5a29316="sthefancws"]Alguém sabe o esquema de como fazer um micro voar com uma hélice de palito de sorvete a elástico??
não consigo entener como o pessoal faz... como que a hélice vai ter força para girar uns 20 sec sem parar?[/quote:b2f5a29316]

20 sec sem parar é o básico. Um vôo livre à elástico tem motor pra girar bem mais que isso. Nosso amigo Omar Grassetti já pôs um de seus modelos indoor pra voar mais de 25 minutos.

Pra entender sugiro que você acompanhe os tópicos da seção vôo livre. Lá tudo isso já foi ensinado e reensinado. Quem ainda não conseguiu é porque quis reinventar a roda e ficou batendo cabeça sozinho. Lá se tiver alguma dúvida, sempre terá alguém pra ajudar.

Atualmente há o Desafio Cloud Tramp 2 minutos, que dá prêmio pra quem fizer um Cloud Tramp voar 2 minutos. O detalhe é que tem tudo lá pra quem quiser tentar: plantas, instruções, dicas de como regular o vôo. Oficialmente já se conseguiu um vôo de 47 sec e não oficialmente 1 minuto e 5 sec.

Há também uma conpetição de vôo indoor que acontecerá dia 25 de julho no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo. Não será difícil você observar nesse dia vôos superiores a 5 minutos.
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Responder