Nieuport 17 - terminado / agora com vídeo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Bem Zoil!!! Já pode começar a bolar outro projeto WWI que este já esta consagrado.
RODRIGOCP15
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Qua Ago 11, 2010 4:57 pm
Localização: Campo Largo-PR

Mensagem por RODRIGOCP15 »

Gilberto,

Vi vc falando que vai entelar com vinil. Vc pretende fazer as nervuras nas asas?

Abraço
Rodrigo
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Vai depender da minha paciência na hora, a minha idéia é colar umas linhas com o verniz acrílico e depois passar o vinil por cima.
Mas, ainda não decidi se vou pintar ou entelar.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Tudo bem pessoal, eu entendo a cutucada como o interesse no modelo, encaro numa boa, só peço que compreendam a minha demora, além disso, esse modelo não merece ser feito rápido, é um desafio resolver alguns detalhes técnicos de forma a mantê-lo o mais fiel ao original que for possível (lógico que não será como o Benites).

Já levei um susto quando fui unir as asas superiores, quase as destruí, pois fui usar a cola epoxy da HK "Epoxy Steel", e não atentei que esse tipo tem um solvente que atacou o isopor e quase derreteu tudo, por sorte apliquei uma camada fina e o buraco parou depois do tempo da cura (4 min). Só salvei a asa porque apliquei uma boa camada de Epoxy normal que preencheu o buraco, foi por pouco! (O buraco ficou com quase 1 cm de largura).
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Uma pequena cooperação para quem quiser fazer dentro dos padrões da escala.
Peguei um desenho do modelo original, http://www.finemodelworks.com/arizona-models/reference/Thumbs/Aircraft/France/Nieuport/17/Nieuport_17.html e desenhei o corte da ponta da asa para facilitar.
Se servir para alguém, sirvam-se;
Anexos
Ponta da asa inferior
Ponta da asa inferior
Pontaasainf.jpg (13.71 KiB) Exibido 4818 vezes
Ponta da asa superior
Ponta da asa superior
Pontaasasup.jpg (19.51 KiB) Exibido 4818 vezes
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Você nem tem noção de quanto esse tipo de desenho me ajuda a fazer um aeromodelo escala, não somente pelas medidas, mas também pelos detalhes da mecânica toda que pode perfeitamente ser reproduzida em um modelo escala.
Acho que deu para você notar que tamanho de hélice esses aviões costumavam usar, pois devido aquele grande nariz, uma hélice pequena perde muito rendimento e o mesmo ocorre com aeromodelos.
Imagina um aeromodelo com algo em torno de 130 mm de nariz, usando uma hélice de 8 ou 9 polegadas, simplesmente é um absurdo, pois a hélice em condições normais, até pode gerar empuxo e velocidade necessária ao aeromodelo, mas aquele nariz logo atrás da hélice, já é o suficiente para que a maior parte do desempenho da hélice seja perdida.
Um bom exemplo disso, são os F4U Corsair, os T-6 Texan, os P-47, que até nem são tão velhos assim, mas que tem uma grande área de nariz, imagina então esses aviões mais antigos, de 1930 para menos que tinham grandes áreas de nariz.
De que adianta olhar as especificações de um motor e ver que ele tem empuxo de 1050g e o aeromodelo irá pesar só 980g e o motor usa uma hélice de 9 polegadas para isso, mas só o nariz do aeromodelo já tem quase essa medida.
Veja bem, uso uma hélice de 12 polegadas em um aeromodelo de 1200 mm de envergadura, enquanto a maioria usa em aeromodelos desse mesmo tamanho, com hélices de 8 e 9 polegadas.
Lógico que não são aeromodelos escala e que tem narizes pequenos, mas já vi aeromodelos T-6 dessas dimensões em que o cara queria usar uma hélice de 8 polegadas e o aeromodelo voava mal pra caramba e ninguém entendia por que, já que pelas especificações, o conjunto motor / hélice renderiam empuxo e velocidade mais do que necessários ao voo do modelo, mas ignoraram completamente o nariz do aeromodelo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Bem, o modelo do Zoil está com 11,5cm de área frontal na capota. Com certeza terei de usar uma hélice 9X5 porque utilizarei um 2822 nele.
Mas é fato que a área frontal faz muita diferença, por isso é tão importante que se faça uma adequação entre motor X hélice X peso. Outro ponto importante a considerar, é que a carenagem do motor (capota) deve ser arredondada conforme o modelo original, pois isso diminui o arrasto em pelo menos 25%, já vi muito modelo com a "cara quadrada", ou seja, com a carenagem sem nenhum arredondamento, isso degenera bastante o rendimento do motor devido ao arrasto.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O meu tem 132 mm de nariz e foi arredondado como no original e uso nele uma hélice de 12 polegadas com um motor TR 3530 1100, com bateria 3S 2200 mA 20C.
O aeromodelo tem só 1200 mm de envergadura e usa rodas de 3 1/2 polegadas feitas em casa com madeira balsa e anéis o'ring como pneu.
Não tinha a menor condição de eu usar uma hélice de 10 polegadas nele, pois sobrariam somente 61 mm de cada lado da hélice para fora do nariz e isso iria comprometer muito o rendimento do conjunto motor / hélice e o meu sendo um monoplano, está pesando 1120 g e voa perfeitamente bem, sendo assim, o seu sendo biplano, se ficar com esse peso, ainda está mais do que bom, pois são duas asas gerando sustentação e não apenas uma.

A metralhadora do meu é que está um fiasco e bem fora da escala, mas já estou providenciando fazer uma na escala, embora aquele link que você postou, tem a spandau na escala 1:8 para vender.
Anexos
S6300859.JPG
S6300859.JPG (31.58 KiB) Exibido 4818 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Este Nieuport deve pesar bem menos do que 1,12kg, e tem 1mt de envergadura, por isso não convém usar um motor muito grande para usar uma hélice maior, e também não quero usar uma bateria 2S (mesmo porque não tenho uma) para usar uma hélice SF (acho feia também).
Vamos ver no final.

PS.: O Hannibal vai ficar "animal" com uma metralhadora em escala!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:a340fce749="Gilberto"]Este Nieuport deve pesar bem menos do que 1,12kg, e tem 1mt de envergadura, por isso não convém usar um motor muito grande para usar uma hélice maior, e também não quero usar uma bateria 2S (mesmo porque não tenho uma) para usar uma hélice SF (acho feia também).
Vamos ver no final.

PS.: O Hannibal vai ficar "animal" com uma metralhadora em escala![/quote:a340fce749]

Eu uso bateria 3S e não 2S e a hélice que uso é uma 1260 HD e não SF, detesto hélices SF, pois não são para esse tipo de modelos, pois eles não tem voos tão lentos para se usar uma SF.


PS: Vai ficar mesmo, já comprei a antena telescópica para cortar e fazer o tubo de proteção do cano hehehehe. rodei a cidade toda atrás de uma antena telescópica com uma seção de 9 mm de diâmetro externo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder