O CG é proporcionalmente ampliado na ampliação da planta?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

[quote:219fdb2f76="roberto.mazza"][quote:219fdb2f76="LaercioLMB"]O CG dependerá de como você construir o aeromodelo e distribuir o peso dele.
Um exemplo;
Se você fizer um aeromodelo e fazer reforços inúteis na cauda e essa ficar pesada, se a planta diz que o CG é a 30% da corda da asa, isso já foi para o brejo, pois você deixou a cauda pesada demais e não é por que a planta diz que o CG é a 30% que o seu assim será.
Por tanto, você pode construir dois aeromodelos exatamente iguais,[b:219fdb2f76] mas se a distribuição de peso deles for diferente, o CG será diferente em cada um deles[/b:219fdb2f76], pois nenhum dos dois tem a mesma distribuição de peso na construção.

[quote:219fdb2f76="roberto.mazza"]qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....[/quote:219fdb2f76]

Enquanto você ficar tentando intender as coisas, ficará sempre sem entender nada.[/quote:219fdb2f76]

Discordo com o que foi colocado, pois se os dois aeromodelos possuem a mesma medida, independente do peso acrescentado na cauda, a posição do CG deve ser a mesma para o vôo, a posição indicada na planta deve ser respeitada, independente do peso extra na cauda, deve-se acrescentar peso no nariz até chegar no ponto mostrado na planta.
A medida do CG não é feita baseada na construção, e sim o inverso, a construção deve ser feita baseada na indicação do CG na planta.[/quote:219fdb2f76]

Roberto, creio que não foi isso que o Laércio disse, a colocação é de que se dois modelos forem iguais e a "distribuição dos pesos" for diferente, então o CG ficará em lugar diferente, não que precise ficar diferente, ou seja, precisará ser ajustado.

O ideal é não se prender às medidas, mas sim à proporção, ou seja, ou 25%, ou 30%, ou o que for, pois se as proporções forem mantidas, não importa o tamanho, o CG sempre ficará no lugar certo.
O CG não depende do tamanho da fuselagem, mas é sempre medido no aerofólio.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:f067be6761="matheusbolivar"]Outro detalhe é que, apesar de que teoricamente você deveria seguir rigorosamente a posição do CG indicada no manual, independente da escala, muito vezes a planta ou até mesmo o manual de aviões de marca como a TWM vêm com a indicação incorreta do CG, ness caso é importante identificar o comportamento em voo e fazer os ajustes necessários.[/quote:f067be6761]

Quero lembrar, que o modelo foi construído clonado do modelo Easy Flite da AMB da medida 140, a planta fiz toda redesenhada no Corel, aí fica mais fácil de ampliar.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:8fc6f59408="Gilberto"][quote:8fc6f59408="roberto.mazza"][quote:8fc6f59408="LaercioLMB"]O CG dependerá de como você construir o aeromodelo e distribuir o peso dele.
Um exemplo;
Se você fizer um aeromodelo e fazer reforços inúteis na cauda e essa ficar pesada, se a planta diz que o CG é a 30% da corda da asa, isso já foi para o brejo, pois você deixou a cauda pesada demais e não é por que a planta diz que o CG é a 30% que o seu assim será.
Por tanto, você pode construir dois aeromodelos exatamente iguais,[b:8fc6f59408] mas se a distribuição de peso deles for diferente, o CG será diferente em cada um deles[/b:8fc6f59408], pois nenhum dos dois tem a mesma distribuição de peso na construção.

[quote:8fc6f59408="roberto.mazza"]qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....[/quote:8fc6f59408]

Enquanto você ficar tentando intender as coisas, ficará sempre sem entender nada.[/quote:8fc6f59408]

Discordo com o que foi colocado, pois se os dois aeromodelos possuem a mesma medida, independente do peso acrescentado na cauda, a posição do CG deve ser a mesma para o vôo, a posição indicada na planta deve ser respeitada, independente do peso extra na cauda, deve-se acrescentar peso no nariz até chegar no ponto mostrado na planta.
A medida do CG não é feita baseada na construção, e sim o inverso, a construção deve ser feita baseada na indicação do CG na planta.[/quote:8fc6f59408]

Roberto, creio que não foi isso que o Laércio disse, a colocação é de que se dois modelos forem iguais e a "distribuição dos pesos" for diferente, então o CG ficará em lugar diferente, não que precise ficar diferente, ou seja, [b:8fc6f59408]precisará ser ajustado[/b:8fc6f59408].

O ideal é não se prender às medidas, mas sim à proporção, ou seja, ou 25%, ou 30%, ou o que for, pois se as proporções forem mantidas, não importa o tamanho, o CG sempre ficará no lugar certo.
O CG não depende do tamanho da fuselagem, mas é sempre medido no aerofólio.[/quote:8fc6f59408]
Até concordo que, pelo que conheço do Laércio, ele não faria uma colocação dessa, deve ter sido erro de escrita, não revisou e a informação ficou pela metade, mas da maneira que ele escreveu, a informação não ficou correta, poderia levar a um erro de interpretação.
Eu pelo menos não [b:8fc6f59408]intindi[/b:8fc6f59408] nadinha ... :lol:
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Borokite, dando palpite no seu aeromodelo, já coloquei no outro tópico que o problema poderia ser o servo com pouca força, mas se ele tem dificuldade em ganhar altura... qual o motor que você colocou? Parece mesmo que está estolando, pode ser motor com pouca força. Voce voa com motor a pleno o tempo todo? Verificou o planeio, se tem alguma tendencia a picar ou se fica "gangorrando", levantando o nariz e abaixando em seguida?
Fez o teste dinâmico do CG? Vou colocar abaixo, pode servir para mais alguém.

Sobre o servo, se os ailerons tiverem servos separados, acredito que um servo de 15 gr para cada aileron resolva.
Achei o link da figura:
http://eduardoyamin.blogspot.com.br/2012_01_01_archive.html
Anexos
retirado do site do Colega Eduardo Yamin, também contribuinte do e-voo
retirado do site do Colega Eduardo Yamin, também contribuinte do e-voo
DiveTest_port.jpg (38.57 KiB) Exibido 4523 vezes
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Mensagem por borokite »

[quote:8b71f9e133="roberto.mazza"]Borokite, dando palpite no seu aeromodelo, já coloquei no outro tópico que o problema poderia ser o servo com pouca força, mas se ele tem dificuldade em ganhar altura... qual o motor que você colocou? Parece mesmo que está estolando, pode ser motor com pouca força. Voce voa com motor a pleno o tempo todo? Verificou o planeio, se tem alguma tendencia a picar ou se fica "gangorrando", levantando o nariz e abaixando em seguida?[/quote:8b71f9e133]

Então o motor é um Turnigy 2632 Brushless Motor 1500kv que pela indicação da HK pode ser usado para aeros entre 1400 a 1800grs com hélice 10x5, estou usando uma 9x6 e estou achando que ele esta esquentando um pouco. Não estou acreditando muito neste motor pois ele é bem pequeno e para baterias 3S.
Quanto a gangorrar, esta acontecendo direto. Estou instalando os airelons para ver se melhora nas curvas e irei mexa-los com um pouco de leme como diz no site do fabricante do modelo original.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:e2a479ead0="borokite"][quote:e2a479ead0="roberto.mazza"]Borokite, dando palpite no seu aeromodelo, já coloquei no outro tópico que o problema poderia ser o servo com pouca força, mas se ele tem dificuldade em ganhar altura... qual o motor que você colocou? Parece mesmo que está estolando, pode ser motor com pouca força. Voce voa com motor a pleno o tempo todo? Verificou o planeio, se tem alguma tendencia a picar ou se fica "gangorrando", levantando o nariz e abaixando em seguida?[/quote:e2a479ead0]

Então o motor é um Turnigy 2632 Brushless Motor 1500kv que pela indicação da HK pode ser usado para aeros entre 1400 a 1800grs com hélice 10x5, estou usando uma 9x6 e estou achando que ele esta esquentando um pouco. Não estou acreditando muito neste motor pois ele é bem pequeno e para baterias 3S.
Quanto a gangorrar, esta acontecendo direto. Estou instalando os airelons para ver se melhora nas curvas e irei mexa-los com um pouco de leme como diz no site do fabricante do modelo original.[/quote:e2a479ead0]

Se está gangorrando, isso indica que está com muito peso de cauda.
Independente da posição do CG indicada na planta, acrescente peso ao nariz do modelo, isso deve resolver.
Faça o teste dinãmico como coloquei acima, aí você vai ter a certeza.

Se o fabricante indica um hélice de 10" e voce usa uma de 9", pode ter certeza de que ela não está dando empuxo suficiente. E pelo peso, você também está no limite do motor, com uma hélice menor, vai dificultar mais ainda.
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Avatar do usuário
hericktalles
membro
Mensagens: 218
Registrado em: Sáb Out 16, 2010 11:22 pm
Localização: Matins - RN

Mensagem por hericktalles »

[quote:37b366eae0="roberto.mazza"][quote:37b366eae0="Gilberto"][quote:37b366eae0="roberto.mazza"][quote:37b366eae0="LaercioLMB"]O CG dependerá de como você construir o aeromodelo e distribuir o peso dele.
Um exemplo;
Se você fizer um aeromodelo e fazer reforços inúteis na cauda e essa ficar pesada, se a planta diz que o CG é a 30% da corda da asa, isso já foi para o brejo, pois você deixou a cauda pesada demais e não é por que a planta diz que o CG é a 30% que o seu assim será.
Por tanto, você pode construir dois aeromodelos exatamente iguais,[b:37b366eae0] mas se a distribuição de peso deles for diferente, o CG será diferente em cada um deles[/b:37b366eae0], pois nenhum dos dois tem a mesma distribuição de peso na construção.

[quote:37b366eae0="roberto.mazza"]qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....[/quote:37b366eae0]

Enquanto você ficar tentando intender as coisas, ficará sempre sem entender nada.[/quote:37b366eae0]

Discordo com o que foi colocado, pois se os dois aeromodelos possuem a mesma medida, independente do peso acrescentado na cauda, a posição do CG deve ser a mesma para o vôo, a posição indicada na planta deve ser respeitada, independente do peso extra na cauda, deve-se acrescentar peso no nariz até chegar no ponto mostrado na planta.
A medida do CG não é feita baseada na construção, e sim o inverso, a construção deve ser feita baseada na indicação do CG na planta.[/quote:37b366eae0]

Roberto, creio que não foi isso que o Laércio disse, a colocação é de que se dois modelos forem iguais e a "distribuição dos pesos" for diferente, então o CG ficará em lugar diferente, não que precise ficar diferente, ou seja, [b:37b366eae0]precisará ser ajustado[/b:37b366eae0].

O ideal é não se prender às medidas, mas sim à proporção, ou seja, ou 25%, ou 30%, ou o que for, pois se as proporções forem mantidas, não importa o tamanho, o CG sempre ficará no lugar certo.
O CG não depende do tamanho da fuselagem, mas é sempre medido no aerofólio.[/quote:37b366eae0]
Até concordo que, pelo que conheço do Laércio, ele não faria uma colocação dessa, deve ter sido erro de escrita, não revisou e a informação ficou pela metade, mas da maneira que ele escreveu, a informação não ficou correta, poderia levar a um erro de interpretação.
Eu pelo menos não [b:37b366eae0]intindi[/b:37b366eae0] nadinha ... :lol:[/quote:37b366eae0]

Foi interessante o contorno que fizeram sobre o comentário do Laércio... se fosse outro tinham decido a lenha...kkk, mas enfim, concordo com os colegas acima, pois o cg é um local geométrico de consequência geométrica e aerodinâmica e não possui uma relação direta com o centro de massa da aeronave.. Antes que um idiota converse abrobrinha... quando me refiro ao centro de massa, não quero dizer que o cg esta no CM e sim que o mesmo não possui relação com a distribuição de massas na aeronave, assim o cg é o mesmo.. Agora se tratando de ajustagem.. é óbvio que um aero com a cauda ou o nariz pesando uma tonelada vai ser bem difícil acertar o cg corretamente... o que não necessariamente impeça-o de voar!!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:3b0e513b3f="roberto.mazza"][quote:3b0e513b3f="LaercioLMB"]O CG dependerá de como você construir o aeromodelo e distribuir o peso dele.
Um exemplo;
Se você fizer um aeromodelo e fazer reforços inúteis na cauda e essa ficar pesada, se a planta diz que o CG é a 30% da corda da asa, isso já foi para o brejo, pois você deixou a cauda pesada demais e não é por que a planta diz que o CG é a 30% que o seu assim será.
Por tanto, você pode construir dois aeromodelos exatamente iguais,[b:3b0e513b3f] mas se a distribuição de peso deles for diferente, o CG será diferente em cada um deles[/b:3b0e513b3f], pois nenhum dos dois tem a mesma distribuição de peso na construção.

[quote:3b0e513b3f="roberto.mazza"]qual era a envergadura da asa original? pela sua conta, se voce passou de 4,5 para 5,8, sua asa original era de 1,42? se for isso, tá certa a conta. Agora, os 8,7 não intindi....[/quote:3b0e513b3f]

Enquanto você ficar tentando intender as coisas, ficará sempre sem entender nada.[/quote:3b0e513b3f]

Discordo com o que foi colocado, pois se os dois aeromodelos possuem a mesma medida, independente do peso acrescentado na cauda, a posição do CG deve ser a mesma para o vôo, a posição indicada na planta deve ser respeitada, independente do peso extra na cauda, deve-se acrescentar peso no nariz até chegar no ponto mostrado na planta.
A medida do CG não é feita baseada na construção, e sim o inverso, a construção deve ser feita baseada na indicação do CG na planta.[/quote:3b0e513b3f]

De fato, você está certo, me equivoquei nesse aspecto.
Se o cara simplesmente alterar a escala do aeromodelo, a posição do CG será a mesma, ou seja, se é a 30% em uma escala, ao alterar a escala, os 30% permanecem.
O que irá alterar é quando o cara faz o aeromodelo no zoiômetro e acha que a medida é aquela e pronto e ao fazer outro, muda a posição das asas em relação a fuselagem, nesse caso o CG do modelo não será o mesmo do anterior, pois a posição das asas foi alterada nem que seja somente 1cm, mas foi e isso já basta para que o CG se antes era em 33%, deixe de ser.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
borokite
membro
Mensagens: 1241
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 9:01 pm
Localização: Marília,SP

Voou

Mensagem por borokite »

Então pessoal, hoje acabei testando o aero com a instalação dos airelons, que não tinha. Eu estava achando estranho os problemas de vôo mediante ao CG, pois creio que o que estava acontecendo era muito além disso.
Bom, instalei os airelons, mesmo mal instalados, mas meu desanimo era tanto que eu pensei em colocar meio meia boca mesmo pela quase certeza de que continuaria a mesma coisa. Além disso, programei o rádio tirando 50% do movimento do profundor pois estava muito forte e do leme, e além disso mixei 100% de airelon para 20% de leme.
Bom, o vento tava rajado e forte pacas mas para mim, avião que é avião tem que voar seja no vento ou na brisa.... para minha surpresa, o vôo melhorou radilcamente, estável, sem a pendulação, curvas redondas para amos os lados, subidas rápidas e rendimento espetacular. Ainda senti que ele desce muito rápido quando desligo o motor e tive de trimar bem cabrado para ele voar mais reto, sendo assim, ainda vou jogar a bateria mais para trás para tirar mais peso do bico e também vou trocar a hélice 9x6 por uma 10x5 e voltar a angulação do motor para o original, que havia tirado pois achava que havia problemas, também vou acertar os airelons e fazer eles mais reforçados para garantir o vôo mais distânte sem surpresas.
Agradeço a ajuda e as dicas do pessoal, aprendi bastante nesta história toda e que sirva para o crescimento de todos.
FDS faço os vídeos e posto na constrção. Valeu.
Renato Boró... RC e Parapente
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Re: Voou

Mensagem por roberto.mazza »

[quote:73d7737026="borokite"]Então pessoal, hoje acabei testando o aero com a instalação dos airelons, que não tinha. Eu estava achando estranho os problemas de vôo mediante ao CG, pois creio que o que estava acontecendo era muito além disso.
Bom, instalei os airelons, mesmo mal instalados, mas meu desanimo era tanto que eu pensei em colocar meio meia boca mesmo pela quase certeza de que continuaria a mesma coisa. Além disso, programei o rádio tirando 50% do movimento do profundor pois estava muito forte e do leme, e além disso mixei 100% de airelon para 20% de leme.
Bom, o vento tava rajado e forte pacas mas para mim, avião que é avião tem que voar seja no vento ou na brisa.... para minha surpresa, o vôo melhorou radilcamente, estável, sem a pendulação, curvas redondas para amos os lados, subidas rápidas e rendimento espetacular. Ainda senti que ele desce muito rápido quando desligo o motor e tive de trimar bem cabrado para ele voar mais reto, sendo assim, ainda vou jogar a bateria mais para trás para tirar mais peso do bico e também vou trocar a hélice 9x6 por uma 10x5 e voltar a angulação do motor para o original, que havia tirado pois achava que havia problemas, também vou acertar os airelons e fazer eles mais reforçados para garantir o vôo mais distânte sem surpresas.
Agradeço a ajuda e as dicas do pessoal, aprendi bastante nesta história toda e que sirva para o crescimento de todos.
FDS faço os vídeos e posto na constrção. Valeu.[/quote:73d7737026]
Então o problema era falta de ailerons... aprendi mais uma.
Valeu pela persistência!!!! Fico aguardando o vídeo. :wink:
montar, voar, cair, quebrar, montar, voar, cair, quebrar, montar, voar... êita vida boa!!
ACCA - Sócio n° 05 - BRA 1141
Responder