S.O.S Michelangelo!!!

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

S.O.S Michelangelo!!!

Mensagem por Dario »

Socorro> mestres da pintura!!!

Estou tomando um baile na pintura do meu f3b...

Comecei extraindo toda a tinta velha que já estava descascando à-toa "umas 2 horas sacais de lixa d água", depois limpei bem e com luvas cirúrgicas o pendurei em um quartinho fechado dando a primeira demão de tinta spray esmalte branco "sob recomendação de um amigo não coloquei o primer", o resultado foi triste ficou áspero em alguns lugares e em outros um caminhos de taturana "como se tivesse andado por lá uma taturana" dando para ver a fibra mais escura neste ponto.
lixei um pouco sobre esta demão e dei mais duas em cima, e não resolveu.

Em suma ficou uma b***a, e tomale mais 2 horas de lixa d água para extrair toda a tinta outra vez.

Meu projeto para amanhã é pintar novamente porem antes usando o primer "foi como fiz com o canopi e ficou bom", mas confesso que estou com medo de errar mais uma vez.

Achei por bem entrar no fórum e pedir auxilio dos mais experientes em pintura.

Abraço.
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Esse F3B é moldado?
Você deve ter usado uma tinta cujo solvente "atacou" a pintura original.
Não sou expert em pintura, mas acho que você deve lixar tudo e aplicar Primer PU. Depois lixe com lixa 600 e pinte com tinta PU. Após a pintura é possível dar um polimento e deixar a superfície brilhante.
Edson
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Prezado Dário,

Já sofrí muito com pintura, a creio que posso ajudá-lo.
Faça o seguinte, após o que você já fez de lixar, pintar e lixar de novo...passe uma boa demão de thinner comum para limpeza e deixe secar bem ao sol ou em uma estufa improvisada em caixa de papelão com lâmpada comum na parte inferior.
Feito isto, retoque as imperfeições visíveis com adesivo plástico LUKSPLAST light que é leve bom e barato, compra-se em lojas de tintas automotiva.
Após seco, lixe bem e aplique o fundo(primer) BRANCO e não o cinza comum, que ele fecha bem melhor os poros e deixa liso mais facilmente, fora o detalhe que quando se usa branco, fica muito melhor por servir também de base para pinturas de cor clara...
Verifique novamente as imperfeições, pois o branco mostra absolutamente tudo de errrado...use a LUKSPLAST de novo caso precise, não use a massarápida, DESGRUDA E NÃO PRESTA.Aplique nova mão de fundo branco na área.Deixe secar bem, use a estufa se possível novamente ou o sol se houver...
Agora, sem perder a calma, lixe tudo muito bem, sem afundar em nenhuma parte, procure "sentir" o shape da fuselagem afim de não deformar a mesma.
Lixe com lixa dágua (com água) limpando constantemente a lixa para não entupir os poros, começe com 4oo e termine com 600, sem forçar, o que faz o trabalho é a lixa, não sua força!
Novamente seque bem ao sol ou estufa, deve ficar meio translúcido no final, porém não deixe aparecer o material original que ficará manchado, lembre do branco implacável...
Agora sim vamos ao que interessa, compre um litro de branco sintético automotivo de sua preferência leve um pedaço do vinil que vai entelar a asa e compare com o catálogo da loja, eles tem vários tons de branco ou faça como eu, mande fazer o cor pelo scanner da loja, fica perfeito!
Aplique antes da pintura um removedor de gordura, é barato e funciona bem.
Dilua a tinta conforme as instruções do fabricante, não invente e use thinner de boa qualidade para a tinta, aplique camadas finas e deixe secar alguns minutos entre as demãos, senão escorre com facilidade e tem que começar tudo de novo...
Dê quantas demãos achar nescessário, em geral 3 ou 4 são suficientes para um ótimo acabamento.
Após secar bem, aceita polimento e tem alto brilho sem a nescessidade de verniz bicomponente que é caro e precisa de pistola da alta pressão para ficar 100%.
Com um F3B não tem contato com glow, vai ficar perfeito e custar bem barato.
Detalhe:pintar com aquelas latinhas de spray de geladeira, só geladeira mesmo...
caso tenha idéia de gastar mais e ter melhor acabamento, me diga que te explico com materiais melhores.
Espero ter ajudado, caso precise estou ás ordens .

Boa pintura !

Norton

Poa/RS
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Harpia e Norton,
Muito obrigado pelas orientações de vcs...
Na verdade eu estou querendo obter o melhor resultado com spray "dentro do possível", o motivo é que alem de eu não ter pratica nenhuma com pintura "e já ouvi dizer que pintar com compressor e tinta não é para qualquer um, pois tem que saber diluir e calibrar pressão com perfeição", ainda por cima não estou equipado com compressor e pistola; Neste caso eu posso aplicar o mesmo método com o spray ou seria uma perda de tempo?

Mais uma vez obrigado a força de vcs.
Grande abraço.
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Ola Norton ,
Não sei quanto o Dario mas gostaria muito que você comentasse sobre o metodo o qual é possivel ter um acabamento melhor, pois estou projetando um ASW-28 escala com 2m de envergadura e estou buscado todo tipo de informação que possa trazer melhor resultado, também acredito que seria muito útil a todos do forum, afinal informação nunca é demais! :wink:
Vitinho
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

[quote:433ac7a7b5="Vitor Mano"]Ola Norton ,
Não sei quanto o Dario mas gostaria muito que você comentasse sobre o metodo o qual é possivel ter um acabamento melhor, pois estou projetando um ASW-28 escala com 2m de envergadura e estou buscado todo tipo de informação que possa trazer melhor resultado, também acredito que seria muito útil a todos do forum, afinal informação nunca é demais! :wink:
Vitinho[/quote:433ac7a7b5]

Vitinho

Por experiência própria e recomendo que você faça esse ASW com 3,5 m. Fica muito bom e voa melhor que os de 2 metros.
Edson
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Harpia,

Fiz a escolha por dois metros por dois motivos básicos, transporte e preço final, quanto a performace tenho certeza que um planador de 3,5m de envergadura seria muito melhor, mas como pretendo vede-lo seria muito caro, minha idéia é a de fazer algo que tenha um desempenho aceitável, que diga-se de passagem superou minhas espectativas em meus testes até então, e que seja acessível a todos. :wink:

Vitinho
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

PINTURA

Mensagem por NORTON »

Prezado Dário,

A alma da coisa é a preparação, não a pintura em sí, que na verdade só tem a função de colorir o se trabalho( e mostar impiedosamente onde errou...)

Faça o seguinte, primeiro tire o mito do difícil da cabeça, pintar é tranquilo, preparar é que é o bixo...

Se realmente só tem o spray, prepare do jeito que te sugeríe aplique o fundo branco bem diluído com uma bomba de "flit" caseira, cuidando para que fique bem homogêneo num todo.naõ se preocupe em tapar tudo na primeira demão e mantenha distância de uns 15 cm sempre, vai dar trabalho mas terá um fundo pelo menos..

O problema do spray comum é o que o harpia falou, muito solvente ou seja muito fino(demais...)sendo assim dê umas três demãos sutis para depois de bem seco lixar levemente com uma 600 erepita o processo até ficar como você quer, não esqueça que gordura e humidade são os principais defeitos da pintura, portanto siga aquela sugestão da limpeza antes da pintura com thinnner comum, sem esfregar demais e agora no inverno a estufa é condição basica, se estiver muito húmido não pinte, em dias frios aqueça na estufa o modelo antes da pintura por uma hora ou mais, até ficar com aspecto ressecado, pinte quente mesmo e entre cda demão coloque de novo na estufa, acho que assim vai ficar bem legal, é so ter calma.
Detalhe para emassar e aplicar o fundo até melhor estar frio e um pouco humido, retarda a secagem...facilitando seu tarbalho com a bomba manual!

Boa sorte, me nada uma foto depois pra eu ver como ficou.

Caro Vitinho,

Será um prazer tentar te ajudar me passe o material da fuselagem que te dou umas dicas, ok!

()s

Norton
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Avatar do usuário
Dario
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Dom Set 04, 2005 11:20 pm

Mensagem por Dario »

Norton,
Vc acha que tem como se fazer um trabalho razoável com o spray, se eu segui todas as outras recomendações feitas por vc?
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Norton,

O planador será inteiro de fibra de vidro moldado, fuselagem, asas e grupo de calda. A resina em questão será epoxi, própria para laminação. Não será usado gel coat por enfraquecer a estrutura sendo assim terei de pintar sobre a resina.

Vitinho
Responder