Materiais alternativos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
wesley p
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 5:09 pm
Localização: mauá-sp

Mensagem por wesley p »

peças de guarda-chuva serve para lincagem e trem de pouso
Jebera
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Jan 02, 2012 7:57 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por Jebera »

[quote="wesley p"]peças de guarda-chuva serve para lincagem e trem de pouso[/quote]


:shock: :shock: :shock:
"Você pode medir a inteligência da pessoa pelas coisas das quais ela dá risada"
Avatar do usuário
Cassio Lombardi
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Ter Set 11, 2012 11:20 am
Localização: Charqueadas -RS

Mensagem por Cassio Lombardi »

Eae pessoal, sou novo por aqui, e estou montando um stick pra entrar no hobby, e tenho uma duvida em questão a entelagem, posso usar papel contact no lugar da fita?
Aqui na minha cidade não tem essas fitas --'
Valeu ae, abraços!
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Ailerons em P3 ( no próprio BF da asa )

Mensagem por dbar1970 »

[quote:15a559951f="Marcos Quito"]Pessoal,
Uma grande dificuldade que encontramos uma solução boa foi para dar acabamento em isopor e evitar o uso do adesivo M77 :

- PAPEL KRAFT + COLA BRANCA.

Para aviões relativamente pesados - planadores de colina principalmente, asas voadoras - usamos esta técnica e fita por cima.
O papel Kraft é bastante resistente, porém é pesado (não mais que o adesivo M77).
Para park fliers a sugestão é usar o papel de "presente" mesmo, que é bem mais leve.

O resultado é que
1. Dá resistência;
2. Dá coloração. Vc pinta como quiser usando o papel de diversas cores, depois vem com uma fita baratinha (R$1,50) por cima, e ele fica com ótimo acabamento. E permite retoque a qualquer momento.

Custos : Folhas de papel a R$0,40, um tubo de cola branca de 500ml sai R$5,00, e dá prá fazer muito avião.

Detalhes : Melhor "rasgar" o papel ao invés de cortar com tesoura, pois o corte com tesoura gera degraus indesejáveis. Quando vc rasga, acaba criando uma borda que vai "afinando". Portanto o primeiro trabalho é rasgar toda a borda do papel que veio cortada.

Fizemos Zaggi para colina e PSS nesta técnica com muito sucesso.

É um material fácil de trabalhar, não faz sujeira, pode trabalhar em cima do sofá, vai colando os pedaços. Se a fuselagem tem curvas demais, use pedaços menores, eles se adaptam bem às curvas.

Para ajudar a secar pode usar o secador de cabelos na velocidade mais baixa.

CUIDADO : Houve um caso de empeno de asa quando usaram isopor de papelaria (P.0). O melhor é usar em isopor P3.
Mas também tem técnica para tirar o empeno : Basta molhar com água o lado "tensionado" e ele relaxa de novo.[/quote:15a559951f]

Andei pesquisando sobre esse assunto e encontrei essa dica.
Venho estudando a possibilidade de fazer os Ailerons utilizando o BF retirado da própria asa cortada em P3.
Fiz uns testes poraqui utilizando papel cartão. Fica super resistente, porém agrega muito peso ao modelo. O perfil que venho em que venho trabalhando é o PW 1211. As peças que desejo confeccionar são os elevons para uma Weasel, ou para outros modelos que possam aparecer, como a Alula ou uma Plank.

Agradeço por dicas que possam aparecer por parte dos amigos aeromodelistas

Daniel
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Teste confecção ailerons em P3

Mensagem por dbar1970 »

Bom dia pessoal:

Fiz uns testes aqui e estou gostando dos resultados. Apens uma ressalva é que não estou utilizando cola branca e sim adesivo PVA para madeira de secagem rápida.
Segue imagens:
Anexos
aileron4.jpg
aileron4.jpg (26.51 KiB) Exibido 22299 vezes
aileron3.jpg
aileron3.jpg (24.76 KiB) Exibido 22299 vezes
aileron2.jpg
aileron2.jpg (29.04 KiB) Exibido 22299 vezes
aileron1.jpg
aileron1.jpg (28.21 KiB) Exibido 22299 vezes
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
dbar1970
membro
Mensagens: 124
Registrado em: Seg Set 21, 2009 8:40 am
Localização: Jandaia do Sul/PR

Mensagem por dbar1970 »

Só para ilustrar o tópico...
http://www.youtube.com/watch?v=IDGgj7UehVI

http://www.youtube.com/watch?v=-sFrosARsR0&feature=BFa&list=UUplvMMDKsHfC4fw_nkyTA4Q
Mais vale um péssimo dia de voos que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Eu utilizo esta tecnica, um pouquinho diferente, estilo francês, ou seja, você corta o papel no formato desejado, mergulha em uma solução bem diluída de água com cola, espera escorrer, aplica-se cola diluída 50/50, passa uma espatula, assenta-se o papel. durante a secagem cuidado para não empenar

Quanto a cola, cola branca PVA e o papel eu utilizo um que é normalmente utilizado para o empapelamento de pintura automotiva.

Depois de seco, uma lixa bem fina 600 ou superior, um bom fundo, pode ser automotivo, e ai tinta

@braço a todos
Avatar do usuário
Pedroni
membro
Mensagens: 278
Registrado em: Dom Out 14, 2007 4:44 pm
Localização: Pinhais - Pr

Mensagem por Pedroni »

Vejam este link

http://haguemac.com/2012/01/15/entoilage-au-papier-kraft/
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

O papel kraft o Marcos Quito já usa há um tempão, vários modelos dele tem este papel cobrindo pelo menos a metade frontal da asa para adicionar resistência.
Avatar do usuário
MarcoSimiquel
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Sex Jul 01, 2011 8:18 pm
Localização: juiz de fora, minas gerais

Re: Teste confecção ailerons em P3

Mensagem por MarcoSimiquel »

[quote:f9f9d330f0="dbar1970"]Bom dia pessoal:

Fiz uns testes aqui e estou gostando dos resultados. Apens uma ressalva é que não estou utilizando cola branca e sim adesivo PVA para madeira de secagem rápida.
Segue imagens:[/quote:f9f9d330f0]

Também estou querendo reforçar um jogo de ailerons que estão bem finos e flexíveis. O que vc acho ? ficou melhor a resistência e o peso agregado?
Responder