Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Finalmente larguei de preguiça e iniciei a construção.
A asa que preciso construir é de espessura muito fina. Portanto preciso me utilizar de técnicas construtivas um pouco elaboradas e ao mesmo tempo práticas.
Portanto irei fazer a construção da asa com um compósito de fibra de vidro e madeira de balsa 1mm. Para tal necessito fazer um molde que é derivado de um plug.
Pois bem. Iniciei a construção do plug da asa. Comecei pelo lado direito usando perfis de balsa cortado a laser, placas de PU e cola de madeira.

[img:f254bf14f4]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-26_10-48-37_833-577x1024.jpg[/img:f254bf14f4]

[img:f254bf14f4]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-27_23-24-05_131-577x1024.jpg[/img:f254bf14f4]
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

bacana, Diego. essa técnica de asas moldadas eu nunca usei, vou ficar de olho pra depois tentar fazer igual. uns dias atrás eu achei um depron 25mm, tô pra tentar fazer uma asa bagged. vamos ver o que sai!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Fala RIcardo ( Zé Mayer)
Cara, hoje passando o estilete no PU a asa soltou dos pezinhos, fiquei com medo de perder o alinhamento e tal, mas pelo que percebi ela só não está rígida quando a flexão. Ainda vou lixar bem até pegar o formato, dar um semi-acabamento neste PU e depois colocarei uma manta de fibra de vidro bem fina para não sair da dimensão desejada... Ai nessa eu ganho resistência mecânica à flexão. Vamos ver no que vai dar essa gororoba, rs...
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Boa tarde senhores,

Hoje terminei o preenchimento de PU do PLUG da asa esquerda que foi bem chatinho por sinal.
De brinde ainda fiz um corte no dedo, rs...
Depois de coladas todas as placas de PU, irei iniciar provavelmente neste FDS o acabamento com lixa desta peça. Pretendo usar massa plastica para auxiliar no acabamento e por ultimo irei passar um tecido de fibra de vidro de 20 gr/m² para que a estrutura não mecha durante a confecção do molde e ao mesmo tempo eu não tenha problemas com a deformação da asa.
Segue ai uma foto:


[img:2816159584]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-28_18-34-54_363-577x1024.jpg[/img:2816159584]
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá Diego!

Me permita uma dica para o acabamento da asa!

Você disse que vai usar tecido de fibra de vidro para dar resistência! Então a espuma não ficará à amostra.

Ao invés de usar massa plástica, acho que fica muito melhor usar massa de poliéster. É muito mais fácil de lixar e o acabamento fica muito bom. É uma pouco mais cara, mas vale a pena. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas.

Abraço!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:dfdf08de4d="charles_pereira"]Olá Diego!

Me permita uma dica para o acabamento da asa!

Você disse que vai usar tecido de fibra de vidro para dar resistência! Então a espuma não ficará à amostra.

Ao invés de usar massa plástica, acho que fica muito melhor usar massa de poliéster. É muito mais fácil de lixar e o acabamento fica muito bom. É uma pouco mais cara, mas vale a pena. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas.

Abraço![/quote:dfdf08de4d]

Charles, gostei da ideia, eu realmente não sei qual massa usar ainda, eu lixei o PU hoje pela manhã e o acabamento está bom, mas ainda grosseiro, preciso preencher os buracos das imperfeições. Depois disso que irei cobrir com tecido. O que vc acha? Parto pra massa poliéster mesmo? Conhece alguma loja dessa aqui pela região de santo amaro? segue fotos de como está no momento:

Extradorso lado esquerdo:
[img:dfdf08de4d]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-30_12-20-54_707-1024x577.jpg[/img:dfdf08de4d]

Intradorso lado esquerdo:
[img:dfdf08de4d]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2012/12/2012-12-30_12-21-09_53-1024x577.jpg[/img:dfdf08de4d]
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

Haja paciencia Brother, que trabalhao, hein? Acredito que todo o esforco vai valer a pena! Vou ficar acompanhando por aqui para aprender um pouco!
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

[quote:b8fb439509="charles_pereira"]Olá Diego!

Me permita uma dica para o acabamento da asa!

Você disse que vai usar tecido de fibra de vidro para dar resistência! Então a espuma não ficará à amostra.

Ao invés de usar massa plástica, acho que fica muito melhor usar massa de poliéster. É muito mais fácil de lixar e o acabamento fica muito bom. É uma pouco mais cara, mas vale a pena. Você encontra em qualquer loja de tintas automotivas.

Abraço![/quote:b8fb439509]

Deixa ver se entendi bem... : A ideia e aplicar a fibra para chegar a "dureza" necessária e depois aplicar a massa sobre a fibra para chegar no acabamento, correto? Charles poderia aplicar esta massa direto no isopor?

Vcs tem ideia de quantos milímetros a mais o modelo fica com este acabamento? Este desconto é feito na hora de projetar as nervuras?
Job Veloso
T-rex700E - 600E3GX- 500E - 450E Sport -
Planadores, Aviões e FPV (new)
Aurora 9 -Spectrum DX7/DX6i
São Luís_MA
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

diego, não rolava cortar o core de pu no fio quente?
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Respondendo à pergunta do Job Veloso, a massa ataca sim o isopor. O PU já não sei dizer, pois nunca usei esse material.

Quanto à espessura, na última asa que fiz, eu fiz as nervuras de compensado e depois fui recheando com balsa. Daí lixei a balsa que é mais mole usando o compensado como apoio. Claro que isso só funciona para fazer o plug para gerar o molde. Depois apliquei a fibra de vidro e o acabamento com massa de poliéster e fundo PU.
Responder