Amaciamento e funcionamento motor DLE 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Drzinho
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Mensagem por Drzinho »

Sobre gasolina,
uso Shell Vpower! uma BELEZURA!
Sobre oleo, amaciar a 40:1?
tu sabes oque é 40:1 amigo?

o correto como ja foi falado é 30;1. ou 33ml por litro, para amaciamento.

Que historia eh essa dos 0.6mm? minhas velas foram colocadas, apertadas, e esta funcionando, nem na lenta tem pipoco!


Esse final de semana, tive o primeiro imprevisto de regulagem, bati o cachimbo de vela, final de semana passado, até eu descobrir, e trocar, achava que era regulagem, ai mexi em tudo, e no final das contas 1 hora depois tentando regular na pista, voltou a ser o mesmo motor de sempre, uma maravilha!
kmh299
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Mensagem por kmh299 »

[quote:b470e17dcd="alvaronit"]Quanto a regulagem, tenho feito desta forma e é assim que fazem as pessoas que conheço:

- Observe se a regulagem de fabrica está boa tanto na lenta quanto na transição de média para alta. O motor não deve morrer nem engasgar.

- Agulhas são sensiveis, abrir ou fechar 1/8 ou 1/10 de volta de cada vez.

- Cada vez que alterar as agulhas o resultado não é imediato, aguarde alguns segundos. O ideal é desligar o motor.

- Após 5 ou 6 vôos, checar a regulagem assim:

Com o auxilio de um tacometro, acelerar tudo e medir a RPM, ir fechando a agulha de alta até o giro cair em relação a medição anterior (ou seja, quando voce fecha demais e falta combustivel) - neste ponto voce abre a agulha um pouco deixando o motor com 200/300 rpm menor do que o pico de RPM atingido.

Feito isto partir para regular a lenta. Deixe o motor trabalhar na lenta por 30 segundos e acelere de repente, se o motor engazopar, ou seja, embolar e não morrer, feche um pouco a agulha de lenta até ter uma transição suave. Se ao contrário ele morrer, abra a agulha de lenta até ter uma transição suave.

O importante é ter o motor suave em todo o stick do acelerador. Não pense que voar muito gordo é bom, porque pode afogar/engasgar em vôo e consome muito combustivel, desgasta vela etc. O motor é feito para trabalhar REGULADO.


- A vela que vem é lixo, jogue fora. Há casos de vela que quebraram em vôo. Compre sempre a NGK original modelo CM6.

- A ignição aceita de 4.8 a 6.0v, não ligue packs de 6v nela, porque estes packs carregados dao 7.4 volts ou mais - e vai queimar a ignição. Eu mesmo só uso pack de 4.8 NI-MH. Maior voltagem nao vai melhorar a performance do motor.

- Lembre que os motores a gas tem muito torque, portanto em voo horizontal não usar toda aceleração. Nos meus aviões 90% do vôo é feito com menos de 50% de aceleração. Aconselho selar todas as superficies/dobradiças.

- Procure balancear a hélice - uma hélice balanceada vai diminuir a vibração do motor e consequentemente diminuir a vibração em cima do seu modelo, causando menos stress na estrutura. Um balanceador não é caro e compensa o investimento.[/quote:b470e17dcd]

Amigo gostaria de lhe parabenizar pela resposta, sou novo em aero a combustão estou montando o meu primeiro modelo agora, já chegou o motor DL30 e estou esperando chegar o aero, tenho muitas duvidas na verdade eu não tenho ninguém aqui na minha cidade para me instruir, portanto se você ou mais alguém puder me ajudar vou ficar muito grato, nem sei por onde começar, primeiro vou falar do motor DL30, devo trocar a vela como você tinha falado, devo usar gasolina podium ou comum? devo usar filtro de combustível no tanque ou somente na bomba? qual melhor óleo para este motor? O aero que eu comprei é um SLIK 540 3D 1870 mm de asa aproximadamente 4.5kg gostaria de usar hélice 19x10 ou 20x8, este motor suporta?
Sou novo em aero a combustão mais ja tenho quase 2 anos em aero 3D elétrico tenho aeros grandes elétricos mais não sei como um combustão se comporta, desculpe pela quantidade de pergunta, mais se você ou outra pessoa puder me ajudar vou ficar muito agradecido. Obrigado.
Lucinor Junior
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Mensagem por Lucinor Junior »

Fiquei com dúvidas em relação ao tipo de combustível a ser utilizado do meu dle30, pois teve um colega fez um comentário aqui que ele usa avgas!!!! Li o manual e ele recomenda gasolina de 86 octanos e recomenda um óleo sthil 100% sintético!!! Alguém pode me esclarecer essa dúvida??? Obrigado desde já!!!!
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Caveira Special Paint
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Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:8a6b5ffdf2="Lucinor Junior"]Fiquei com dúvidas em relação ao tipo de combustível a ser utilizado do meu dle30, pois teve um colega fez um comentário aqui que ele usa avgas!!!! Li o manual e ele recomenda gasolina de 86 octanos e recomenda um óleo sthil 100% sintético!!! Alguém pode me esclarecer essa dúvida??? Obrigado desde já!!!![/quote:8a6b5ffdf2]


Aqui vai ter 200 pessoas falando 200 coisas diferentes e todas funcionam!

gasolina comum tem por volta de 87 octanas.
Pódim - 93
Avigás - 104

Claro que com um combustivel mais "forte", o motor vai rodar mais, mas ja li em alguns fóruns que a durabilidade do motor cai drasticamente... logo logo o rendimento cai e o motor começa a ficar com menos força...


eu fico na Pódium com óleo de Jet Sky (envirude Johnson Xd30) e após tirar o combustivel do tanque, eu ligo o motor pra secar o carburador e a câmara! nunca fica com borra nem po branco!!

abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Lucinor Junior
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Mensagem por Lucinor Junior »

Mais octanagem do combustivel, ate onde eu estudei, tem haver com o poder de ante detonação e consequentemente despejando mais chumbo dentro da camara de explosão, sendo assim, vou seguir as recomendações do fabricante, que é de 86 octanos, mais valeu pela dica e o esclarecimento amigo.
kaffofo
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Mensagem por kaffofo »

boa Noite pessoal

Qual seria a melhor mistura para amaciamento de um motor DL 50 avg ou podium

óleo stihl então só devo usar o motum apos estar amaciado uns 5 galoes ?

Roberto C. Alves
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Kemp
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Mensagem por Kemp »

Motores a gasolina não são como os glows.
Deixe 10 min ligado em marcha lenta pra dar uma lubrificada, regula a alta e coloca pra voar.
Já testei várias misturas e e que deu melhor resultado e não me deu mais dor de cabeça foi a seguinte:
Gasolina comum + óleo Stihl na proporção 30:1
Não inventem e sejam felizes.
48 voos com o Sbach 300 55cc sem panes de regulagem ou de sujeira no carburador.
Foi a dica !
Bons voos.
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rngarcia
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Mensagem por rngarcia »

[quote:aa76d6fadf="Dumaia"]bom pessoal, ja tenho alguma certa experiência em motores a gasolina e o que posso falar e que nos meus motores queimo 01 tanque no chão com o motor no aero mesmo e as asas no lugar pra melhorar a vibração procure usar hélices 100% balanceadas isso vai ajudar bastante, depois de queimar o 1º tanque no chão ja boto logo pra voar faço uns 10 vôos sem passar de 50% e sem manobras , vc vai perceber que o motor vai se soltando a medida que ele for soltando vc vai regulando as agulhas, ha 02 ferramentas que acho fundamenteis sempre estou com elas quando vou voar (Aparelho pra verificar a temperatura e o tacômetro pode ser usado um que fique direto no aero da marca rc-exel).

bons voos!!![/quote:aa76d6fadf]

Ola Dumaia, vc falou em verificar a temperatura, qual seria a temperatura máxima? como vc procede para medir a temperatura?? Valeu.
"o sofrimento é passageiro....desistir é para sempre!!!"
diegopoke
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Mensagem por diegopoke »

ola amigos, acabei de comprar um dle 30cc pouco usado e um amigo da pista que voa a muito tempo gasolina disse que quando ele abre um motor usado com qualquer tipo de óleo está bem carbonizado e quando está com óleo motum ele está limpo por dentro, como se fosse novo sem carbonização....

eu tenho um óleo em casa Lubrax 2 tempos e tenho gasolina podium também, posso usar esse óleo para acabar com ele? e depois usar outro óleo de melhor qualidade..
posso fazer a mistura de 30:1?/

Obrigado galera.
Bom final de semana e Ótimos Voos
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alissongc2000
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Mensagem por alissongc2000 »

Vou te falar o que está escrito no manual, mas também tenho pouca experiência em motores GAS...
No manual diz que para amaciar usar uma óleo mineral na proporção 30:1 ou seja, 33ml de óleo para cada litro de GAS.
Fala que de preferência usar gasolina com 93 de octanas, mas que gasolina com 87 também irá funcionar.
Ai diz que depois de amaciado pode passar para um óleo sintetico.

Até onde entendi é que o óleo sintetico justamente queima melhor e sobra menos sujeira dentro do motor, e também parece que pode ser usado em uma proporção menor do que o óleo mineral.

Assim, acredito que se você usar nesta proporção o óleo mineral pode usar sim sem problemas.. depois passa para o sintético.
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