Tucano Juniaer 120 - Qual Gas usar Saito fg14 , fg20 ou dle
motores saito gasolina precisam de regulagem eu descobri a regulagem certa dos FG20 trata-se de uma simples fecahada na folga do eletrodo da vela..... usar calibre de laminas igual ao davalvula esta e a folga correta. fica um relogio igual ao Glow e usa 4,8V sem problema.............foi criado um mito em cima destes motores que na verdade nao reflete a realidade....... op problema e somente o eletrodo da vela.... quem tem saito nao jogue fora facam isso e verao como fica abracos
Werner tudo bem ?
Me parece ser uma ótima notícia. Estou com meu Saito FG 20 instalado no tucano 120 Juniaer, tudo muito bonito e tal, porém assim como todos aqui disseram, eu consigo apenas da marcha lenta até 50% de aceleração redondinho. A partir da metade da acelaração, ao invés de aumentar rpm ele engasga e começa a "gaguejar". Tentei bateria de 6v, tentei aumentar proporção de gasolina para 27:1, sem sucesso.
Resultado, ainda não decolei, está apenas de enfeite... rsrs (infelizmente) :-(
Muito me interessou sua notícia !! hehehe
Como seria esse ajuste? Consegue detalhar por favor ? Tinha no seu motor o mesmo problema ?
Desde já, muito obrigado !
Imagens do danado:
[img:c7f9cfaec9]http://img819.imageshack.us/img819/7417/20121227145405.jpg[/img:c7f9cfaec9]
[img:c7f9cfaec9]http://img12.imageshack.us/img12/4250/20121227005935.jpg[/img:c7f9cfaec9]
Me parece ser uma ótima notícia. Estou com meu Saito FG 20 instalado no tucano 120 Juniaer, tudo muito bonito e tal, porém assim como todos aqui disseram, eu consigo apenas da marcha lenta até 50% de aceleração redondinho. A partir da metade da acelaração, ao invés de aumentar rpm ele engasga e começa a "gaguejar". Tentei bateria de 6v, tentei aumentar proporção de gasolina para 27:1, sem sucesso.
Resultado, ainda não decolei, está apenas de enfeite... rsrs (infelizmente) :-(
Muito me interessou sua notícia !! hehehe
Como seria esse ajuste? Consegue detalhar por favor ? Tinha no seu motor o mesmo problema ?
Desde já, muito obrigado !
Imagens do danado:
[img:c7f9cfaec9]http://img819.imageshack.us/img819/7417/20121227145405.jpg[/img:c7f9cfaec9]
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- Wellington_BH
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[quote:58b9053b8c="henmoraes"]Acho q vc está brincando... Huahuahua... mas blz.
O meu soh da regulagem na lenta e ate meia aceleração.acima disso ao invés de aumentar rpm, fica pipocando como se a mistura estivesse rica.
Detalhe: não coloquei filtro entre tanque e carburador. Faria diferença será?[/quote:58b9053b8c]
Hen, essa regulagem pipocando é no chão? Voando é isso mesmo que acontece com o FG-20, mas no chão você consegue a carburação certa, funciona bem da lenta até os rpm`s máximos, sem engasgar, parece que tem um funcionamento irreprovável. O filtro não faria diferença na regulagem, a menos que ele obstrua muito, nem aconselho colocar, a bomba já é fraca.
Provavelmente sua agulha de baixa não está bem sintonizada, a de alta é mais "fácil" ajustar... em outros motores, mas no FG-20 três clicks na de alta já é suficiente para sair de uma regulagem mais ou menos para péssima. Você consegue melhor isso aí ok? Depois tenta fazer o que o Werner falou, num sei se funciona não. Não o fiz porque o meu está precisando de peças para funcionar... então não tem jeito.
No manual fala que a agulha de baixa vem regulada de fábrica, vem nada, a minha veio quase toda fechada e motor não iniciava de jeito nenhum... foi uma manhã inteira batendo hélice. Só pegou quando fui alterando e o ajuste foi bem diferente do manual, descobri que depois teve um adedum aí falando sobre essa regulagem... os primeiros FG-20 foram um fiasco mesmo. Tomara que esse mais novo do Werner e o seu consigam voar...
Lindo avião hein!
O meu soh da regulagem na lenta e ate meia aceleração.acima disso ao invés de aumentar rpm, fica pipocando como se a mistura estivesse rica.
Detalhe: não coloquei filtro entre tanque e carburador. Faria diferença será?[/quote:58b9053b8c]
Hen, essa regulagem pipocando é no chão? Voando é isso mesmo que acontece com o FG-20, mas no chão você consegue a carburação certa, funciona bem da lenta até os rpm`s máximos, sem engasgar, parece que tem um funcionamento irreprovável. O filtro não faria diferença na regulagem, a menos que ele obstrua muito, nem aconselho colocar, a bomba já é fraca.
Provavelmente sua agulha de baixa não está bem sintonizada, a de alta é mais "fácil" ajustar... em outros motores, mas no FG-20 três clicks na de alta já é suficiente para sair de uma regulagem mais ou menos para péssima. Você consegue melhor isso aí ok? Depois tenta fazer o que o Werner falou, num sei se funciona não. Não o fiz porque o meu está precisando de peças para funcionar... então não tem jeito.
No manual fala que a agulha de baixa vem regulada de fábrica, vem nada, a minha veio quase toda fechada e motor não iniciava de jeito nenhum... foi uma manhã inteira batendo hélice. Só pegou quando fui alterando e o ajuste foi bem diferente do manual, descobri que depois teve um adedum aí falando sobre essa regulagem... os primeiros FG-20 foram um fiasco mesmo. Tomara que esse mais novo do Werner e o seu consigam voar...
Lindo avião hein!
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
Albert Einstein
[quote:3372f88e33="Wellington_BH"][quote:3372f88e33="henmoraes"]Acho q vc está brincando... Huahuahua... mas blz.
O meu soh da regulagem na lenta e ate meia aceleração.acima disso ao invés de aumentar rpm, fica pipocando como se a mistura estivesse rica.
Detalhe: não coloquei filtro entre tanque e carburador. Faria diferença será?[/quote:3372f88e33]
Hen, essa regulagem pipocando é no chão? Voando é isso mesmo que acontece com o FG-20, mas no chão você consegue a carburação certa, funciona bem da lenta até os rpm`s máximos, sem engasgar, parece que tem um funcionamento irreprovável. O filtro não faria diferença na regulagem, a menos que ele obstrua muito, nem aconselho colocar, a bomba já é fraca.
Provavelmente sua agulha de baixa não está bem sintonizada, a de alta é mais "fácil" ajustar... em outros motores, mas no FG-20 três clicks na de alta já é suficiente para sair de uma regulagem mais ou menos para péssima. Você consegue melhor isso aí ok? Depois tenta fazer o que o Werner falou, num sei se funciona não. Não o fiz porque o meu está precisando de peças para funcionar... então não tem jeito.
No manual fala que a agulha de baixa vem regulada de fábrica, vem nada, a minha veio quase toda fechada e motor não iniciava de jeito nenhum... foi uma manhã inteira batendo hélice. Só pegou quando fui alterando e o ajuste foi bem diferente do manual, descobri que depois teve um adedum aí falando sobre essa regulagem... os primeiros FG-20 foram um fiasco mesmo. Tomara que esse mais novo do Werner e o seu consigam voar...
Lindo avião hein![/quote:3372f88e33]
Certo, entendi... Obrigado =D
Sim, essas tentativas são no chão...
Então, comprei esse motor em 2011, estava na caixa ainda. Acabei de montar no avião há 2 semanas, coloquei combustível (20:1), dei partida com starter e pronto. Motor em funcionamento sem sofrimento, com marcha lenta aparentemente perfeita. Comecei acelerar e ele foi aumentando a rotação com um som sem ruídos até 50% do stick (50% carburador aberto). Continuei acelerando e aí ele começou a engasgar, mas tudo bem pois eu ainda não tinha alterado a agulha de alta (1 volta e 40 min). Com ele todo acelerado, comecei fechar a agulha. O som começou a melhorar, começou a engasgar menos. Fui fechando a agulha vagarosamente, e ele sempre engasgando, até que derepente quase morreu, foi quando eu abri 5 cliques de volta. Entendo que este seria o ponto excelente de alta. Porém ele fica falhando (e puxando com a mesma força que puxa quando está apenas 50% acelerado). Estou usando bateria de 4,8v mas parece não fazer diferença ao colocar uma de 6v. Ainda não toquei nas velas nem nas válvulas. Acho que vou ter que começar a mexer.
O meu soh da regulagem na lenta e ate meia aceleração.acima disso ao invés de aumentar rpm, fica pipocando como se a mistura estivesse rica.
Detalhe: não coloquei filtro entre tanque e carburador. Faria diferença será?[/quote:3372f88e33]
Hen, essa regulagem pipocando é no chão? Voando é isso mesmo que acontece com o FG-20, mas no chão você consegue a carburação certa, funciona bem da lenta até os rpm`s máximos, sem engasgar, parece que tem um funcionamento irreprovável. O filtro não faria diferença na regulagem, a menos que ele obstrua muito, nem aconselho colocar, a bomba já é fraca.
Provavelmente sua agulha de baixa não está bem sintonizada, a de alta é mais "fácil" ajustar... em outros motores, mas no FG-20 três clicks na de alta já é suficiente para sair de uma regulagem mais ou menos para péssima. Você consegue melhor isso aí ok? Depois tenta fazer o que o Werner falou, num sei se funciona não. Não o fiz porque o meu está precisando de peças para funcionar... então não tem jeito.
No manual fala que a agulha de baixa vem regulada de fábrica, vem nada, a minha veio quase toda fechada e motor não iniciava de jeito nenhum... foi uma manhã inteira batendo hélice. Só pegou quando fui alterando e o ajuste foi bem diferente do manual, descobri que depois teve um adedum aí falando sobre essa regulagem... os primeiros FG-20 foram um fiasco mesmo. Tomara que esse mais novo do Werner e o seu consigam voar...
Lindo avião hein![/quote:3372f88e33]
Certo, entendi... Obrigado =D
Sim, essas tentativas são no chão...
Então, comprei esse motor em 2011, estava na caixa ainda. Acabei de montar no avião há 2 semanas, coloquei combustível (20:1), dei partida com starter e pronto. Motor em funcionamento sem sofrimento, com marcha lenta aparentemente perfeita. Comecei acelerar e ele foi aumentando a rotação com um som sem ruídos até 50% do stick (50% carburador aberto). Continuei acelerando e aí ele começou a engasgar, mas tudo bem pois eu ainda não tinha alterado a agulha de alta (1 volta e 40 min). Com ele todo acelerado, comecei fechar a agulha. O som começou a melhorar, começou a engasgar menos. Fui fechando a agulha vagarosamente, e ele sempre engasgando, até que derepente quase morreu, foi quando eu abri 5 cliques de volta. Entendo que este seria o ponto excelente de alta. Porém ele fica falhando (e puxando com a mesma força que puxa quando está apenas 50% acelerado). Estou usando bateria de 4,8v mas parece não fazer diferença ao colocar uma de 6v. Ainda não toquei nas velas nem nas válvulas. Acho que vou ter que começar a mexer.
- Wellington_BH
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- Registrado em: Sex Jun 10, 2011 6:11 pm
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Não tá com cara de ser válvula não. Mas confere né, não custa nada. E o ajuste da alta é feito click a click sempre aguardando alguns segundos para estabilizar a nova regulagem. No meu, quando ele "apita", se fechar mais um click dá falta, se abrir mais que dois clicks já começa os engasgos, terrível essa sensibilidade.
A dica dos 6V acho legal, é até recomendação do fabricante...
A dica dos 6V acho legal, é até recomendação do fabricante...
"Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada."
Albert Einstein
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