Rádio Turnigy 6ch

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Rádio Turnigy 6ch

Mensagem por pablo BH »

Pessoal , comprei um rádio Turnigy de 6 canais á principio eu iria ligar ele em um Cessna feito em balsa, que tinha somente o leme e o profundor de cauda , então , com 3 canais funcionaria , porém eu desisti deste avião pois me deu muito trabalho , falta de experiencia e não soube lidar com o monokote, então resolvi abandoná lo e começar um Piper J3 em isopor , vi que a construção em isopor é muito mais fácil para uma pessoa menos experiente e que não tem muito tempo em casa para dedicar. Agora a dúvda , o receptor está escrito que tem 07 canais , e o rádio 6, no manual de instruções diz para eu ligar o canal 03 no motor , que é o que tem o acelerador porém só consigo utiliza lo no canal 1, e o controle de dirção do lado direito , que eu iria ligar os 2 servos dos aileron não consegui faze lo funcionar corretamente, o receptor diz ter 7 canais mas eu conecto a alimentação (+) (-) com um rabicho que eu mesmo fiz , o fio do meio positivo e o do lado direito negativo, o outrodeixei sem, o receptor funciona, mas vi que tem 6 encaixes , tirando este, será que o produto veio trocado ou eu é que não estou sabendo configurá - lo ?

foto do transmissor e do receptor:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24901__Turnigy_6X_FHSS_2_4ghz_Transmitter_and_Reciever_Mode_1_.html
Skype: pabloiglesias4
gmail: pabloiglesiasbh@gmail.com
Avatar do usuário
fabiorieger
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 3:03 pm

Mensagem por fabiorieger »

Eu tenho esse rádio, mas versão 6XS...vamos lá, o ESC você deve ligar no canal 03 do receptor. O profundor no canal 02, leme no canal 04, e o aileron no canal 01...simples!
Avatar do usuário
vitor hugo
membro
Mensagens: 903
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 11:30 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por vitor hugo »

Olá parceiro tudo bem?
Seja muito bem vindo ao hobby
Vamos lá , primeiramente ,normalmente os receptores que usamos no aeromodelismo , são projetados para uma tensão de no máximo 5V , mais que isso você irá danifica-lo ou queimá-lo , por isso usamos (no caso dos planadores) uma peça chamada BEC ou UBEC que diminui a tensão da bateria para 5V
Se sua bateria tiver mais que 5V nunca ligue diretamente no receptor se não já era...
Você disse que ligou um "rabicho" , o que seria isso?
Para ligação dos componentes no receptor essa é a configuração básica que geralmente usamos na America (MODE 2 ou seja acelerador no lado esquerdo do rádio ) :
Canal 1 - Aileron
Canal 2 - Profundor
Canal 3 - Motor (esc)
Canal 4 - Leme

Claro lembrando de sempre conferir se o plug está na posição correta !
Se quiser me adiciona no msn que eu te passo algumas dicas
Abração
Vitor Hugo
Jatinho E-jet V1 , E-jet v2 , E-jet v3 ,Shark acrobatico, zagi 1.20
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

Eu montei esse rabicho com um plug igual o do receptor , um de 03 vias porque vi numa loja de aeromodelismo um similar que custa R$ 28,00 e no manual do rádio estava escrito que posso ligar para alimentar o receptor utilizando de 1 a 3 Li-Po ou de 4 a 7 Ni-Mh , estou testando com um pack daqueles que vem nos helicópteros xing ling , de 7.2v , mas sendo que estva escrito que posso utilizar até 7 pilhas ni-mh seriam 8.4v. Na verdade eu queria ver um diagrama elétrico de conexões para saber como funciona , identificando as cores dos fios porém não encontrei nada semelhante no google.

Outra duvida é que vi no manual do transmissor , que serão 04 ni-mh , ou seja 4,8 v , se eu ligar ele com 4 pilhas alcalinas , seriam 6v , isso poderia queimá-lo ?
Avatar do usuário
fabiorieger
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 3:03 pm

Mensagem por fabiorieger »

Não estou te entendendo, qual o ESC que você está usando? Você quer alimentar o receptor com outra bateria, é isso?
Será que o ESC que você está usando não tem BEC embutido?
LAMA V4 - V911 - V922 - Asa Zagi - Schock flyer - YAK 54 - Kowalsky - Radjet - MX2 - Bixler 2 - Quad KK2.0
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

O ESC está certo , é de 30A e o motor e de 25A , so que o problema é que não consigo configurar de forma que o canal 3 fique no acelerador e não estou conseguindo utilizar o controle de direção da direita , não sei se o meu equipamento veio com defeito ou se eu é que não estou sabendo configurar
Avatar do usuário
fabiorieger
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 3:03 pm

Mensagem por fabiorieger »

Procure ser mais específico, qual o nome/modelo do ESC, o nome do motor, qual bateria está usando? Quando você conecta o ESC no canal 03, liga a bateria, acende alguma luz no receptor?
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

Eu tenho que conferir isso lá em casa, mas o receptor fica com a luz verde acesa o tempo todo , quando eu desligo o transmissor , ele acende vermelho e o motor acelera sozinho , o ESC é um modelo da hobby king , por volta das 21h , eu posto aqui o que está acontecendo mais detalhadamente, tiro fotos se precisar
obrigado.

o ESC é este :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460827666-esc-30a-brushless-robby-king-com-bec-_JM
Avatar do usuário
fabiorieger
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jun 04, 2012 3:03 pm

Mensagem por fabiorieger »

Bem, se fica luz verde fixa, então já bindou com o rádio. Agora uma coisa importante, NUNCA desligue o rádio e depois a bateria do ESC, vai se machucar, sempre o contrário. Bem, faça as conexões dos servos conforme foi colocado acima e depois coloque aqui a esposta que vocÊ vai obter.
pablo BH
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Jan 23, 2013 11:31 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por pablo BH »

agora o BEC eu não entendi como funciona
se o ESC tem o BEC , ent;ao eu posso ligar o fio positivo e o negativo do ESC na bateria e o conector de 3 fios no canal 3 do receptor , que ele já fica alimentado sem eu ter que ligar o + - da bareria ?
Responder