Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Boa tarde pessoal,

Hoje iniciei com a ajuda de um amigo a aplicação do primer para encontrar TODOS os defeitos da asa e etc. Não pretendo dar o melhor acabamento do mundo pois como é um protótipo teste, não acho necessário perder tempo e paciência com este modelo.
Encontrei na China um clone do ardupilot pelo mesmo preço e frete GRATIS para o Brasil, e pelos comentários em geral funciona muito bem também.
Em breve comprarei ele para me divertir um pouco:
[url]http://www.aliexpress.com/item/2-Pieces-Per-Lot-APM-2-0-PURPLE-FULL-KIT-ASSEMBLED-APM-2-0-And-MTK/593222213.html[/url]

Segue a asa com primer:
[img:5a151d1179]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/2013-01-21_15-02-37_358-577x1024.jpg[/img:5a151d1179]
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Bom dia Pessoal,

Cheguei a conclusão de algo que já sabia, mas eu sou muito teimoso. Massa plastica ou poliéster não combinam com isopor. Haviam alguns furos na fibra que envolvia a asa devido ao acabamento. Inventei de preenche-los com massa plastica e a cada camada que passava novas rachaduras apareciam. Não teve jeito, olhem o tamanho do problemão que surgiu. Então resolvi atacar o problema com massa acrílica mesmo e depois irei dar o acabamento novamente. Espero que de certo.

[img:de7b13caab]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/01/2013-01-24_10-32-21_967-1024x577.jpg[/img:de7b13caab]
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Realmente chato isso Diego, mas deves corrigir sem grandes problemas.

Outra dica é engrossar o epoóxi com talco ou microesferas e passar aí. Depois de lixado fica o acabamento perfeito, sem falar que não solta mais.

To acompanhando a evolução do trabalho, que está ficando muito bom.

Quero aproveitar e aprender um pouco da eletrônica da coisa.

Abraço!
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Putz, cheguei atrasado !!!
Pô Diego, me chamou para quê, tá tudo decidido, e inclusive já feito !?!?
...
Olha eu aqui na área das coisa que roda no nariz, Marco Antoniooooooo !!
.....

Entao Diego, agradeço o convite para o post, porém sinto informar que talvez eu não diga coisas muito amenas.

Conceito plank :

Plank não tem rabo, nem precisa de muito nariz, ela acelera muito rapido, pois tem menor "área molhada".

BENEFÍCIOS : Compacto, pequeno, rápido, simples de construir.
PONTOS FRACOS : Ela não tem uma boa estabilidade horizontal, não tem precisão neste eixo, e também tem menor razão de planeio que um planador convencional.

Portanto, olhando o seu projeto, me pergunto : Já que tem aquele rabão, porque não colocar um profundor alí ? Vc só tem a ganhar !

O que eu não encontrei no seu post :
- Qual é afinal o perfil que escolheu ?

Está correto em utilizar um com Cm>0, só e somente só este (não pode ser outro.)

Último comentário : Uma plank para fotografia, FPV e autopilot (isto é um piloto automático ?) deveria ser uma plank LARGONA, com muita área de asa (alongamento da ordem de 4:1, ou seja se a asa tem 1 metro, corda de 250mm), aí vc fica com um tanque de guerra, grande área, baixa carga, estável e indestrutível (esqueci deste ponto forte da plank).

Se você nunca trimou nem voou uma plank larga, o negócio fica exponencialmente mais chato (não é complicado, só é chato) numa asa de alto alongamento como esta sua. Começe com CG em 20% da corda média, e profundor com 30% de comando, para sua sanidade mental.

Sobre a carga alar, lembre-se que uma parte da asa de uma plank é usada de estabilizador, portanto ao calcular a área da asa, tire uns 20% do resultado que obteve ( a área útíl é uns 20% menor que a área calculada).


Espero ter colaborado.

Abraço,

PS : me convide para primeiro vôo que vou com prazer, ajudo a trimar, e ponho esse treco no ar (isto se vc escolheu e construiu um perfil com Cm>0).
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:d9121f3ef2="Marcos Quito"]Putz, cheguei atrasado !!!
Pô Diego, me chamou para quê, tá tudo decidido, e inclusive já feito !?!?
...
Olha eu aqui na área das coisa que roda no nariz, Marco Antoniooooooo !!
.....

Entao Diego, agradeço o convite para o post, porém sinto informar que talvez eu não diga coisas muito amenas.

Conceito plank :

Plank não tem rabo, nem precisa de muito nariz, ela acelera muito rapido, pois tem menor "área molhada".

BENEFÍCIOS : Compacto, pequeno, rápido, simples de construir.
PONTOS FRACOS : Ela não tem uma boa estabilidade horizontal, não tem precisão neste eixo, e também tem menor razão de planeio que um planador convencional.

Portanto, olhando o seu projeto, me pergunto : Já que tem aquele rabão, porque não colocar um profundor alí ? Vc só tem a ganhar !

O que eu não encontrei no seu post :
- Qual é afinal o perfil que escolheu ?

Está correto em utilizar um com Cm>0, só e somente só este (não pode ser outro.)

Último comentário : Uma plank para fotografia, FPV e autopilot (isto é um piloto automático ?) deveria ser uma plank LARGONA, com muita área de asa (alongamento da ordem de 4:1, ou seja se a asa tem 1 metro, corda de 250mm), aí vc fica com um tanque de guerra, grande área, baixa carga, estável e indestrutível (esqueci deste ponto forte da plank).

Se você nunca trimou nem voou uma plank larga, o negócio fica exponencialmente mais chato (não é complicado, só é chato) numa asa de alto alongamento como esta sua. Começe com CG em 20% da corda média, e profundor com 30% de comando, para sua sanidade mental.

Sobre a carga alar, lembre-se que uma parte da asa de uma plank é usada de estabilizador, portanto ao calcular a área da asa, tire uns 20% do resultado que obteve ( a área útíl é uns 20% menor que a área calculada).


Espero ter colaborado.

Abraço,

PS : me convide para primeiro vôo que vou com prazer, ajudo a trimar, e ponho esse treco no ar (isto se vc escolheu e construiu um perfil com Cm>0).[/quote:d9121f3ef2]

Boa noite Mestre Marcos.

Eu nunca gostei de entregar muito o jogo, rs, mas vou entregar.

Eu estou usando um perfil alemão novo, um JWL-065, que tive que usar os pontos para compor um perfil para analise no software de analise aerodinâmica.

Eu pensei realmente em colocar uma cauda horizontal, porém eu queria um modelo que fosse fácil de montar em campo e a peça que mais atrapalha esse montagem é a porcaria do profundor.

Por isso busquei o conceito PLANK. Ja projetei cauda convencional, cauda em T, cauda em V, consequentemente por estes motivos acima, resolvi partir para um novo conceito. No meu caso esse nariz que "ëstraga" a PLANK foi necessário para colocar a uma bateria de 5800Mha, pois um dia pensei na tal da fotometria aérea ou até mesmo aplicações de cunho comercial e militar. Como toda área vertical e envergadura que vc coloca no plane influencia na tal da estabilidade direcional, fui obrigado a colocar esse estabilizador vertical. Parece um planadorzão. Até tenho um projeto maior que este, tipo um tanque de guerra, mas primeiro pensei em ir pelo mais barato. Se o pequeno voar, ai me segura, hehehe....

Um conceito que é o que pega é justamente o de estabilidade horizontal onde a sensibilidade do CG é relativo a porcentagem da corda média. Neste caso quanto menor minha corda média, tenho a consciência que 1 mm é coisa pra caramba. Pensei no primeiro vôo, criar um dispositivo (um carrinho) que segura a bateria por exemplo, com um servo linkado nele. Conforme se trima o plane, aciona-se este servo para que ele coloque esta bateria na posição de CG mais confortável de vôo.
Fiquei triste em saber que o desempenho dele é inferior ao de um planador convencional. Mas num custa testar esse cara aqui né?
Obrigado pelas dicas.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:40313857dc="Marcos Quito"]

Conceito plank :

Plank não tem rabo, nem precisa de muito nariz, ela acelera muito rapido, pois tem menor "área molhada".

BENEFÍCIOS : Compacto, pequeno, rápido, simples de construir.
PONTOS FRACOS : Ela não tem uma boa estabilidade horizontal, não tem precisão neste eixo, e também tem menor razão de planeio que um planador convencional.[/quote:40313857dc]

Marcos Quito,

Atendendo seu conselho, fiz uma pequena modificação.
Reduzi a cauda pela metade, de 60cm passou a ter 30cm desde o bordo de ataque da asa. Fiz analises prévias de estabilidade lateral e está tudo ok. O unico problema que tenho mesmo é com o espaço da parafernália que vai dentro, pois vou fazer um FPV mesclado com um piloto automático. Ainda tenho muitas dúvidas sobre a transmissão da imagem, a turma do FPV podia dar um Help.
Então segue uma imagem que mostra a diferença dos desenhos:

[img:40313857dc]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/02/Compara%C3%A7%C3%A3o-1024x898.jpg[/img:40313857dc]
Avatar do usuário
sgt.meirelles
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Seg Jan 22, 2007 4:46 pm
Localização: Boa Vista - RR

Mensagem por sgt.meirelles »

[quote:36ecb9671d="Diego Monteiro"]
Em breve comprarei ele para me divertir um pouco:
[url]http://www.aliexpress.com/item/2-Pieces-Per-Lot-APM-2-0-PURPLE-FULL-KIT-ASSEMBLED-APM-2-0-And-MTK/593222213.html[/url]
[/quote:36ecb9671d]

Diego, desculpe a pergunta, mas essa placa aqui http://www.rctimer.com/index.php?gOo=goods_details.dwt&goodsid=765 também roda o APM?
Achei ela mais barata... sei que vem sem o GPS, mas compensa o preço na sua opinião?
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

diego, sobre o equipamento de fpv, é bom ele ficar separado de tudo que for possível. eu aconselho ele em uma ponta de asa e a bateria dele na outra, ou isso tudo embutido no leme, com a antena (uma cloverleaf) pra cima do leme mesmo.

a fuselagem também deveria ser mais gorda, ou você vai precisar de um pod externo pra carregar as câmeras. e lembre-se que você vai precisar de algum mecanismo de proteção pra câmera/lente!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:73e6898bbf="ze_mayer"]diego, sobre o equipamento de fpv, é bom ele ficar separado de tudo que for possível. eu aconselho ele em uma ponta de asa e a bateria dele na outra, ou isso tudo embutido no leme, com a antena (uma cloverleaf) pra cima do leme mesmo.

a fuselagem também deveria ser mais gorda, ou você vai precisar de um pod externo pra carregar as câmeras. e lembre-se que você vai precisar de algum mecanismo de proteção pra câmera/lente![/quote:73e6898bbf]

Fala Zé,

estou pensando nisso, acho que rolava usar um NACA0009 no leme pra ter espaço para toda a tralha, o que acha?
Dentro da fuselagem tenho espaço de sobra pra uma bateria de 5800Mah 4S hehehehe....
Agora tenho uma duvida, a antena do Ardupilot é a mesma antena do Transmissor da imagem? Conversando com um amigo, ele disse que a antena do ardupilot é diferente da antena do transmissor mesmo usando o OSD!!!
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

não é necessário, mas é aconselhável ter a telemetria (3dradio / xbee) + video com osd. com o 3dradio ou xbee você tem a comunicação 2-way. a antena original do 3dradio é igual a uma de roteador/radio 2.4, e o alcance é bom.

para o vídeo eu aconselho a cloverleaf, é um pouco trambolhosa, mas muito boa. em 1.2ghz é meio grande, se for em 5.8ghz fica bem pequena.
Responder