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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Reparem que o local para o trem de pouso ja esta preparado. inicialmente, ia usar retrateis mecanicos. Mas haviam surgido na HK retrateis servoless que pesavam a mesma coisa que os mecanicos sem os servos, por menos de 7 dolares. Nao tive duvida! Quando eles chegaram, deu p/ comprovar que valia a pena.

pela experiencia que tive com meu Alphajet da HK aqui na pista da Avon (um lugar onde venta muito) vi que talvez seja um bom negocio instalar o trem mais perto do CG. isto deve facilitar o pouso e a vida da bequilha. Foi o que Peter Michel e mais alguns fizeram em seus modelos grandes. Resta saber se em um aviao pequeno isto vai dar certo tb...
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Rinaldo
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Mensagem por Rinaldo »

Fabio,

onde conseguiu a folha de blue core?
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Tenho um amigo americano q morou aqui e me deu.
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fabiofleal
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Algo q eu nunca resisto...

Mensagem por fabiofleal »

... É colocar as peças cortadas juntas p/ ver como esta ficando
Anexos
Cortes.jpg
Cortes.jpg (21.02 KiB) Exibido 1139 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Bom... Como estava na hora com as 2 maos ocupadas, nao deu p/ tirar fotos do momento certo do teste de empuxo e vibração das EDFs. Mas o resultado foi aprox. 16A de pico p/ cada uma, no talo e acelerando do vez. Depois, estabiliza em torno de 14,8A cada. Isto confirma que ele, assim como o 727, voará com minhas Nanotech 1800 de 35C.

No teste de vibração, as EDFs foram tb, apesar dos quase 5 anos sem uso dos motores. Em nenhuma das faixas testadas (25%, 50%, 60%, 75% e 100%) houve vibração excessiva ( a ponto de causar barulhos diferentes), pás raspando, diferença aparente de rotação etc. Quando a asa ficar pronta, será preciso fazer um teste de bancada p/ a simetria de empuxo. caso ela ocorra, será preciso reprogramar os ESCs. Estou usando neste projeto, 2 ESCs Turnigy Plush de 30A, comprados juntos. Os motores sao GWS BLM0005A de 3900kv e as EDFs de 55mm tb da GWS (boas e baratas). O suporte da GWS, na epoca da construção do 727 (2008) havia me recomendado usar dissipadores de calor nesses motores, ja que sao inrunner e pequenos. O ruim é que pesam. Após usar eles no 727, o peso passou de 1195 p/ 1327g. Minha expectativa é que o A330 fique em torno de 1400g. Apesar de o conjunto ser o mesmo, ele vai render mais. Vou posicionar a bateria no CG e, como os motores ficam nas asas (perto da bateria), nao vou precisar daquela fiação toda que no 727 me custa uma queda de tensão de quase 2,5V, mesmo usando fio 8AWG. dentro do 727 vao 2m dele...
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fabiofleal
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Falando montagem "vamu ver como fica"...

Mensagem por fabiofleal »

... Vejamos como ficara o conjunto com as peças todas no lugar. Ainda nao colei nada nesta altura. Isto, porque o posicionamento das ancoragens das baionetas vai exigir calma e uma mente descansada... Vou usar epoxi de 5min p/ ter tempo de ir posicionando as peças enquanto pressiono as partes da asa uma contra a outra. Mas isto é mais p/ a frente.

Antes, há uma importante duvida a ser tirada: Será que a quantidade de isopor restante apos instalar o servo é suficiente p/ dar resistencia à asa ? Respota: Prototipo antes de cortar a peça.

Com uma medida bem proxima do que sera a distancia da fibra de vidro ao servo e ao BA da asa, bem como da fibra ao aileron, vamos instalar varetas usando o mesmo isopor, a mesma cola e instalar a fibra da mesma maneira. Se ficar resistente, temos o OK p/ seguir com a peça verdadeira.
Anexos
Passou no teste. Já sei que posso cortar o alojamento do servo e instalar a fibra sem maiores preocupações.
Passou no teste. Já sei que posso cortar o alojamento do servo e instalar a fibra sem maiores preocupações.
prototipo.jpg (25.86 KiB) Exibido 617 vezes
trem na asa com balsa e naceles.jpg
trem na asa com balsa e naceles.jpg (17.84 KiB) Exibido 618 vezes
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fabiofleal
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...

Mensagem por fabiofleal »

Hora de preparar os ajustes finais p/ posicionar e colar as peças... Em breve!
Anexos
Ajustes.jpg
Ajustes.jpg (37.86 KiB) Exibido 615 vezes
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Mensagem por fabiofleal »

Reaparem na marcação feita a caneta que a posicção da baioneta de FC seria outra. mas faltou espaço. Além disto, ia ser meio complicado fazr a abertura p/ a o tubo pasar pela balsa, em forma de elipse, caso fosse no mesmo angulo do enflechamento da asa. Pela simplicidade tb portanto, optei pela diração transversal ao eixo do aviao.
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fabiofleal
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Hora da cola

Mensagem por fabiofleal »

Hora de colar as baionetas e suas ancoragens. Usei cola epoxi, com o cuidado de pingar gotas de CA em volta dos furos no compensado antes de passar os tubos. Isto evita que com o tempo, os furos criem folgas. O bom da epoxi de 5 min é que dá p/ segurar na mao enquanto seca, controlando melhor o posicionamento das peças.
Anexos
Este tubo de FC e a baioneta, que fica fixa nesta secção da asa e encaixa na outra seção. baionetar a asa aqui e nao no meio reduz o stress na estrutura.
Este tubo de FC e a baioneta, que fica fixa nesta secção da asa e encaixa na outra seção. baionetar a asa aqui e nao no meio reduz o stress na estrutura.
cola2.jpg (23.79 KiB) Exibido 585 vezes
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testando

Mensagem por fabiofleal »

Apos a epoxi curar, é bom fazer alguns ensaios p/ eliminar algum travamento que o tubo possa a ter com o furo. Encaixei e desencaixei varias vezes, lixando com lixa 150 os locais do tubo que arranharam. Isto tb acomoda as peças entre si e deve facilitar o trabalho de montagem e desmontagem em campo.
Anexos
fibra.jpg
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