Tutorial SkyWalker: montagem de um sistema de FPV completo

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
brunors17
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 8:33 pm
Localização: Timóteo/MG

Mensagem por brunors17 »

[quote:3e60c8e0d1="idogawa"]O pessoal que voa aqui, analisa o sentido do vento durante o voo:

Após se acostumar com o aero voce sabe a velocidade media dele sem vento correto?

Basta verificar se ao cortar o motor e estabilizar se a velocidade sobe, estabiliza ou diminui. com isso voce sabe como esta a corrente de ar no local de voo...

Acho improvavel ter o vento exatamente no mesmo sentido a 8 ou 10km de distancia. Aqui em SP notamos que o vento literalmente inverte no decorrer de alguns minutos...[/quote:3e60c8e0d1]

No local onde voo o vento sempre sopra na mesma direção praticamente todos os dias do ano. É muito raro o vento estar invertido. Mas mesmo assim pra quem usa o eagle tree, basta instalar o sensor de velocidade de vento (tubo de pitô). Aí é só comparar a velocidade GPS vs velocidade do vento. Eu por exemplo sempre pego 40 km/h em gps e 65 km/h no tubo quando estou voando contra o vento em dias normais. Quando estou à favor do vento, a velocidade é quase à mesma nos dois sensores.
Aurora 9 - T-Rex 700N 3G - T-Rex 700E V2 3GX - HK 450 GT PRO - Spot on 50 15cc - Aeropet 50 - P-51 - Yak 54 26cc
Avatar do usuário
job_veloso
membro
Mensagens: 1306
Registrado em: Sáb Fev 19, 2011 11:58 pm
Localização: São Luís - MA Brasil

Mensagem por job_veloso »

Rapaziada, comigo aqui é vento constante! Vento Nordeste o ano todo praticamente. Eu consigo voltar 06Km sem motor fácil, acreditem! É muito vento!

Por isso, Bruno, sempre voo contra o vento para voltar empurrado por ele a 60Km/h.
Avatar do usuário
ssamuka
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Sex Set 23, 2011 8:21 pm
Localização: Hortolândia SP.

Mensagem por ssamuka »

Bom dia Doutores.

meu material esta vindo da china , (acho que mandaram em cima de alguma tartaruga ) ta demorando , mas tudo bem, é só a ansiedade ^^

agora estou com um problema , estou querendomontar na minha ground um monitor que tenho aqui de 20' mas ele só tem a entrada db 25 de monitor , preciso de um amplificador ou gravador de video que tenha essa saida , alguma sujestão ?
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Comprei um conversor no ml que funciona legal. Entra Av. E sai rgb...
flbe
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Jul 10, 2012 11:20 am
Localização: Canoas,RS

Mensagem por flbe »

Boa tarde pessoal

Comprei o SW no FPVModel, chegando que até sexta, espero....Pretendo utilizar APM2.5 (GPS+Pitot, Telemetria 900mhz), Bateria 4S 5000mah, servos Emax metal gear, camera (possível Sony NEX) para fotografia, preciso de ajuda em algumas escolhas, por exemplo:

Motores Hyperion? são bons realmente? vale o custo? estava pensando nas séries ZS30, qual destes seria o mais aconselhável? http://media.hyperion.hk/dn/zs/ZS30propdata.pdf, lembrando que vou utilizar 4S

Qual ESC utilizar para este motor? Hyperion?

Outra dúvida seria com relação ao equipamento FPV, porém esta dúvida vou postar mais a frente, a princípio seria saber só a frequência melhor para utilizar juntamente com a Telemetria 900Mhz e Rádio 2.4Ghz...

Obrigado
Avatar do usuário
brunors17
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 8:33 pm
Localização: Timóteo/MG

Mensagem por brunors17 »

Olá Senhores

Fiz algumas modificações no meu setup e realizei alguns testes que podem ser úteis para alguns de vocês.

1 - Troquei a ommini de 3 dbi por uma Inverted V no VTX lawmate de 1W.
2 - Troquei o RTX padrão da lawmate por um RTX da própria lawmate que diz ser de alta sensibilidade. Externamente ele é idêntico ao RTX padrão.
3 - Adicionei filtros vendidos da readymade no RTX e no TX da dragonlink.
4 - Configurei o Antenna Tracker da eagle tree considerando o Norte Geográfico (22 graus à menos do norte magnético, para mim que moro no leste de Minas)

Resultado hoje:

1 - 12 Km LOS e 700 metros de altitude com imagem cristalina na ida e imagem péssima no início do retorno. Concluí que a antena V gera um maior ganho na parte traseira (instalei o V no bico do avião, voltada para frente). Estou certo JUVERTO?

2 - Dragonlink "abriu o bico" aos 12 Km fazendo com que o failsafe fosse ativado muito rapidamente.


Solução para o dragonlink não abrir o bico tão cedo.

1 - Trocar a antena padrão do TX nagoya por uma diamond.
2 - Fazer a calibração do receptor DL com o TX DL. Não me lembro de ter feito.
3 - Retirar o receptor de dentro do avião (ele está envolto por vários fios que podem estar gerando pequenos campos eletromagnéticos que interferem com o dragonlink). Pensei em colocar o receptor DL na calda do skywalker (onde atualmente está o GPS).
4 - Retirar o filtro externo do TX DL.
5 - Mudar a antena do Receptor DL de forma a instalá-la completamente na vertical. Atualmente uns 5 cm da parte final do polo negativo está solto não ficando totalmente na vertical.

Amanhã vou fazer o mesmo percurso, mantendo o receptor de alta sensibilidade e substituindo a antena V do VTX de volta para a Ommini de 3DBi. Não gostei de ser "engando" com imagem cristalina na ida e imagem péssima no início da volta.
Aurora 9 - T-Rex 700N 3G - T-Rex 700E V2 3GX - HK 450 GT PRO - Spot on 50 15cc - Aeropet 50 - P-51 - Yak 54 26cc
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Bruno, use um tubo de nylon de 1/8 para deixar a antena do dl reta...

Aproveitando, tentei de todas as formas recalibrar o DL sem sucesso.

Meu DL é o V1 com receptor V3... Não tem chave de potencia baixa e alta e não pisca até o led apagar quando seguro o botão de bind, logo fica impossivel realizar o procedimento postado paginas antes...
Avatar do usuário
idogawa
membro
Mensagens: 1146
Registrado em: Sáb Ago 15, 2009 8:54 pm
Localização: Interlagos - SP 33
Contato:

Mensagem por idogawa »

Para complementar achei isto no site do DL:
BINDING: No Change from previous procedure. Hold down binding button while turning your transmitter on for 3 seconds, then release. The LED will be FLASHING GREEN. If the LED does not FLASH GREEN, you did not hold down the button long enough, try again. Turn on your Receiver, let system run for at least 5 seconds. Turn off your Transmitter, then turn back on. The receiver should come to life.

CALIBRATION: It is advised to calibrate your receiver to your Dragon Link Transmitter when the system is new. This procedure must be done for EACH receiver you have, as the calibration information is stored in each receiver. With the antenna mounted on your Dragon Link transmitter ( Not dummy load ), Hold down the binding button while powering the transmitter on for 7 seconds, first the LED will be RED, hold it down a full 7 seconds until it turns GREEN. Release the button as soon as the LED turns GREEN, and if you have done it correctly, the LED will flash alternating RED and GEEN. Now, Jump the signal pins of Pins 5 and 6 of the Reciever with the antenna DISCONNECTED, and power it on. Let the system run like this for a full 10 minutes. Turn the Transmitter off, Then turn the Receiver off. Remove jumper on RX, it is now exactly calibrated to your transmitter. I recommending doing this procedure when the system is new, and once a year. This is NOT needed, and NOT recommended every time you fly.

CHANGE UNIT ID: Now you can always fly with anyone in the world, and if by small chance you have the same UNIT ID, you can easily change it at the field. Do the following: Hold Down the Binding Button on the Transmitter while powering on the unit. THe LED will first be RED, after 7 seconds it will turn GREEN, and after 12 seconds the LED will go OFF. Once the LED is off, the ID of your Dragon Link transmitter has changed, turn off your Dragon Link transmitter at this time. You will need to rebind all your receivers for them to work with your transmitters new UNIT ID. Recalibrating after this procedure has no advantage and is not needed.
eduardokenithi
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Dom Set 23, 2007 7:00 pm
Localização: Rio Branco - Acre

Mensagem por eduardokenithi »

Pessoal, acho que o FPV realmente não é pra mim.
Como ja falei anteriormente o antigo motor tinha fumaçado com o motor quase parado.
Essa semana chegou o motor novo e instalei ele. Hoje de manha fui dar um voo pra calibrar e depois de 20 segundos o motor parou, não respondia nada. Pousei e quando tava checando os comandos com ele no chão o motor começou a fumaçar de novo ( ele tava parado ), de repente o ESC pegou fogo que tomou conta de quase todo o avião, não foi so um foguinho não, saia umas labaredas mesmo do ESC. So deu tempo de desligar a bateria e tirar ela fora. Resultado: Metade do avião derretido, ESC e BEC tudo da Hyperion top de linha viraram carvão.
Lembrando que to usando o sistema Fy31AP + Hornet com EzUHF, tudo top. Estou pensando em vender tudo.
erikbsb
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Qua Jun 13, 2012 10:18 pm
Localização: brasilia

Mensagem por erikbsb »

Eduardo, não desiste não! Hoje mesmo, fui voar com meu lawmate, antena V pela primeira vez, depois de realizar teste bem sucedido em terra, mais de 1 km.
Resultado: Depois de 5min de voo, o avião ficou doido e caiu. depois de quase duas horas, achei o bicho. todo enjambrado e arrebentado. Cheguei em casa, coloquei o rebelde em cima da prateleira, as baterias em storage e pronto. daqui a uma semana, a cabeça esfria e eu começo a consertar o que dá e reponho o que foi pro saco.
PS: depois de diversas quedas, mudei o nome do meu avião de SKYWALKER para SCARWALKER.

Bola pra frente!
Responder