galera olha como to azarado agora o receptor que é não liga

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Gyovane
membro
Mensagens: 700
Registrado em: Qua Fev 23, 2011 2:10 pm
Localização: Governador Valadares, Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Gyovane »

[quote:3a3ba71791="kaka diniz"]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6460__Hobbyking_SS_Series_25_30A_ESC.html

ou

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__6468__Turnigy_30A_BRUSHED_ESC.html[/quote:3a3ba71791]

O primeiro ESC funciona com seu motor, mas fica muito próximo do consumo máximo do motor que é de 22A, prefira ESC's a partir de 30A pra não ter surpresas.

O segundo ESC é para motores ESCOVADOS - "Brushed", não funciona com seu motor que é Brushless. São tipos de funcionamento totalmente diferentes.

Lembre-se, tem de ter BEC (3A para cima preferencialmente), ser Brushless e ter capacidade de corrente um pouco acima (mas não tão próxima) da exigida pelo motor.

Abs,

Gyovane
O maior medo de um aeromodelista é morrer e sua esposa vender seus aeros pelo preço que ele jurou que pagou.
braulio
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sáb Fev 26, 2011 6:10 pm
Localização: santo andre

Mensagem por braulio »

esses esc da hk de 25 a 30 sao na verdade de 25 a com picos de 30
ou seja se seu motor for um de 30 am ja vai te dar problema ...
vi na hk que o recomendado para este motor e um de 30 a mas ai que ta o segredo com helice 9 ,, o que isso quer dizer que se aumetar a helice vai gastar mais ou consumir mais e la vai seu novo esc esta no limite de novo ........
fiz um extra 300 de 1kilo ..com o 3530 e helice 10*7 ficou com um empuxo legal mas estava com um esc de 35 e acabei lenhando ,,, acredito que tenha resetado isso e so um exemplo esc no limite uma hora vai dar m*****


eu uso em outro aero 2215/20 com helice 10/47 sf ,,e 4 servos turnigy tg9e com esc http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9483__Mystery_30A_BEC_Brushless_Speed_Controller_Blue_Series_.html durou dois anos esse esc nessa configuracao,esta no limite , postei sobre esse esc pois sei que aguenta

como usei http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__14873__H_KING_50A_Fixed_Wing_Brushless_Speed_Controller_.html em zagi com motor 2223 e helice 4,1 *4,1 e vivia cortando o motor * causa maldito bec baixo
usei esse sem problemas http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16892__Hobby_King_60A_ESC_4A_UBEC.html * unico defeito dele seu peso muito pesado

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9482__Mystery_40A_Brushless_Speed_Controller_Blue_Series_.html pretendo comprar esse para testar com meu 3530 tb
BEC Output : 5.5V / 4A
*peso bom ,,por ter uma amperagem boa ,, um amp bom e por ter se saido bem em outro aero meu no limite

um esc que tenho ovido falar muito bem especialmente do pessoal que voa helis e o hobby wing tem fama de ser o melhor esc " made in china
tem ate gente que fala que e melhor que o align ... mas nao sei se voa em aeros
o que aprendi no aeromodelismo e que nao adianta vc ficar lendo as especificacoes todas desse monte de esc a maioria nao cumpre o que promete e te deixa na mao !!! o ideal e vc ir vendo as dicas do pessoal e escolher o seu !!!
quem sabe mesmo o que presta e o pessoal que pratica !!!
Crieoceam
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Seg Mar 30, 2009 3:19 pm
Localização: Praia Grande SP

Mensagem por Crieoceam »

ou vc pode comprar um bec
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459203716-bec-turnigy-5a-8-26v-for-lipo-para-aero-auto-heli-futaba-_JM
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Você não anda azarado, você está fazendo as coisas com pressa sem aprender antes o que é e o que não pode ser.
Está comprando as coisas olhando só o que interessa e não o todo do produto.
Ahh, mas eu não sei inglês.
Não tem problema, tem muito tradutor on line que te ajudará a ler as coisas com mais facilidade.
Esses seus erros tem sido típicos de quem não lê as coisas antes de usar ou comprar.
Comece a se interessar mais em aprender as coisas antes de fazer, como por exemplo;
Em vez de perguntar que esc eu uso no meu aeromodelo, pergunte como saber escolher um esc para um aeromodelo.
Em vez de perguntar que motor eu uso, pergunte como faço para saber se um motor será bom ou não para um aeromodelo.
Note bem que foram dois tipos de perguntas bem diferentes para o mesmo assunto, sendo que uma delas é típica de quem não quer aprender nada, só resolver o problema, mas esquece que resolver esse problema, não ajudará a resolver todos os outros que virão adiante e terá que voltar a perguntar a mesma coisa.
Ahhh, mas eu não quero aprender, pergunto na hora e pronto.
Pois é, mas quando der um problema na pista, ficará lá, com cara de babaca olhando o aeromodelo sem saber o que fazer e terá que voltar para casa e criar mais um tópico perguntando; - Aconteceu isso com o meu aeromodelo, o que pode ser? O que faço?
Tudo isso por que não aprendeu nada e não conseguirá resolver nada em lugar nenhum, sempre dependerá dos outros para tudo.
Te dizer isso tudo não significa que não quero ajudar mais, mas sim te ajudar a aprender as coisas e não ficar dependendo dos outros e quando alguém precisar de ajuda, você também poderá ajudar, pois aprendeu a resolver esses problemas.
Perguntando como você tem feito, só obtém um monte de palpites que em sua maioria das vezes, são mais absurdos do que a sua pergunta, tudo por que fez a pergunta de forma errada.
A gente não pode dar palpites (salvo raras vezes onde se apresenta um problema desconhecido até o momento), pois palpites são dados por quem também não sabe e quer opinar algo e isso é ruim, principalmente em um fórum onde o cara entra para aprender e palpites não ensinam, pelo contrário, confundem mais ainda, pois são respostas aleatórias com diferentes significados ou objetivos que ao invés de informar, somente dificultam mais ainda a se chegar em um denominador comum.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Crieoceam
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Seg Mar 30, 2009 3:19 pm
Localização: Praia Grande SP

Mensagem por Crieoceam »

[quote:fdb68ef379="LaercioLMB"]Você não anda azarado, você está fazendo as coisas com pressa sem aprender antes o que é e o que não pode ser.
Está comprando as coisas olhando só o que interessa e não o todo do produto.
Ahh, mas eu não sei inglês.
Não tem problema, tem muito tradutor on line que te ajudará a ler as coisas com mais facilidade.
Esses seus erros tem sido típicos de quem não lê as coisas antes de usar ou comprar.
Comece a se interessar mais em aprender as coisas antes de fazer, como por exemplo;
Em vez de perguntar que esc eu uso no meu aeromodelo, pergunte como saber escolher um esc para um aeromodelo.
Em vez de perguntar que motor eu uso, pergunte como faço para saber se um motor será bom ou não para um aeromodelo.
Note bem que foram dois tipos de perguntas bem diferentes para o mesmo assunto, sendo que uma delas é típica de quem não quer aprender nada, só resolver o problema, mas esquece que resolver esse problema, não ajudará a resolver todos os outros que virão adiante e terá que voltar a perguntar a mesma coisa.
Ahhh, mas eu não quero aprender, pergunto na hora e pronto.
Pois é, mas quando der um problema na pista, ficará lá, com cara de babaca olhando o aeromodelo sem saber o que fazer e terá que voltar para casa e criar mais um tópico perguntando; - Aconteceu isso com o meu aeromodelo, o que pode ser? O que faço?
Tudo isso por que não aprendeu nada e não conseguirá resolver nada em lugar nenhum, sempre dependerá dos outros para tudo.
Te dizer isso tudo não significa que não quero ajudar mais, mas sim te ajudar a aprender as coisas e não ficar dependendo dos outros e quando alguém precisar de ajuda, você também poderá ajudar, pois aprendeu a resolver esses problemas.
Perguntando como você tem feito, só obtém um monte de palpites que em sua maioria das vezes, são mais absurdos do que a sua pergunta, tudo por que fez a pergunta de forma errada.
A gente não pode dar palpites (salvo raras vezes onde se apresenta um problema desconhecido até o momento), pois palpites são dados por quem também não sabe e quer opinar algo e isso é ruim, principalmente em um fórum onde o cara entra para aprender e palpites não ensinam, pelo contrário, confundem mais ainda, pois são respostas aleatórias com diferentes significados ou objetivos que ao invés de informar, somente dificultam mais ainda a se chegar em um denominador comum.[/quote:fdb68ef379]concordo plenamente com vc ,e tem a questão da segurança.
decolar é necessario ,pousar é luxo!!
kaka diniz
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 9:31 pm
Localização: São Luís-MA

Mensagem por kaka diniz »

[quote:2238887453="LaercioLMB"]Você não anda azarado, você está fazendo as coisas com pressa sem aprender antes o que é e o que não pode ser.
Está comprando as coisas olhando só o que interessa e não o todo do produto.
Ahh, mas eu não sei inglês.
Não tem problema, tem muito tradutor on line que te ajudará a ler as coisas com mais facilidade.
Esses seus erros tem sido típicos de quem não lê as coisas antes de usar ou comprar.
Comece a se interessar mais em aprender as coisas antes de fazer, como por exemplo;
Em vez de perguntar que esc eu uso no meu aeromodelo, pergunte como saber escolher um esc para um aeromodelo.
Em vez de perguntar que motor eu uso, pergunte como faço para saber se um motor será bom ou não para um aeromodelo.
Note bem que foram dois tipos de perguntas bem diferentes para o mesmo assunto, sendo que uma delas é típica de quem não quer aprender nada, só resolver o problema, mas esquece que resolver esse problema, não ajudará a resolver todos os outros que virão adiante e terá que voltar a perguntar a mesma coisa.
Ahhh, mas eu não quero aprender, pergunto na hora e pronto.
Pois é, mas quando der um problema na pista, ficará lá, com cara de babaca olhando o aeromodelo sem saber o que fazer e terá que voltar para casa e criar mais um tópico perguntando; - Aconteceu isso com o meu aeromodelo, o que pode ser? O que faço?
Tudo isso por que não aprendeu nada e não conseguirá resolver nada em lugar nenhum, sempre dependerá dos outros para tudo.
Te dizer isso tudo não significa que não quero ajudar mais, mas sim te ajudar a aprender as coisas e não ficar dependendo dos outros e quando alguém precisar de ajuda, você também poderá ajudar, pois aprendeu a resolver esses problemas.
Perguntando como você tem feito, só obtém um monte de palpites que em sua maioria das vezes, são mais absurdos do que a sua pergunta, tudo por que fez a pergunta de forma errada.
A gente não pode dar palpites (salvo raras vezes onde se apresenta um problema desconhecido até o momento), pois palpites são dados por quem também não sabe e quer opinar algo e isso é ruim, principalmente em um fórum onde o cara entra para aprender e palpites não ensinam, pelo contrário, confundem mais ainda, pois são respostas aleatórias com diferentes significados ou objetivos que ao invés de informar, somente dificultam mais ainda a se chegar em um denominador comum.[/quote:2238887453]


realmente fui apressado na escolha das coisas, mas dizer que não quero ou não tento aprender, você que está um tanto longe e um muito prepotente, não pode dizer. pois este esc comprei a quase um ano atrás e estava aqui a espera de um rádio. Na época li muito e aqui mesmo, vi tópicos em que diziam apenas que era só ligar o esc no canal 3 que ele ia distribuir a energia. lembro bem que ninguém citou em momento algum, pelo menos nos tópicos que eu li, que este esc necessitava de BEC a questão não é saber ler ou não em inglês, mas que me convenci que era só plugar o esc e pronto, pois nem imaginava outra coisa. e como imaginaria, se põe no meu lugar. Laerte ser um pouco gentil e menos carrancudo não faz mal a ninguém, cara não sai por ai falando de quem você não conhece, estou a concluir a leitura do meu primeiro livro sobre aeromodelos e não pretendo parar por ai. olha estou concluindo meu curso superior e preguiça de ler não entra nesta história, agora já que a onda é tirar conclusões precipitadas sobre as outras pessoas, vamos lá: toda mensagem sua em qualquer tópico tem um tom muito agressivo e hostil. assim você vai longe em..... tenha paz na sua mente e serenidade que vai ser bem melhor
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:f1ae8f6d0a="kaka diniz"]
realmente fui apressado na escolha das coisas, mas dizer que não quero ou não tento aprender, você que está um tanto longe e um muito prepotente, não pode dizer. pois este esc comprei a quase um ano atrás e estava aqui a espera de um rádio. Na época li muito e aqui mesmo, vi tópicos em que diziam apenas que era só ligar o esc no canal 3 que ele ia distribuir a energia. lembro bem que ninguém citou em momento algum, pelo menos nos tópicos que eu li, que este esc necessitava de BEC a questão não é saber ler ou não em inglês, mas que me convenci que era só plugar o esc e pronto, pois nem imaginava outra coisa. e como imaginaria, se põe no meu lugar. Laerte ser um pouco gentil e menos carrancudo não faz mal a ninguém, cara não sai por ai falando de quem você não conhece, estou a concluir a leitura do meu primeiro livro sobre aeromodelos e não pretendo parar por ai. olha estou concluindo meu curso superior e preguiça de ler não entra nesta história, agora já que a onda é tirar conclusões precipitadas sobre as outras pessoas, vamos lá: toda mensagem sua em qualquer tópico tem um tom muito agressivo e hostil. assim você vai longe em..... tenha paz na sua mente e serenidade que vai ser bem melhor[/quote:f1ae8f6d0a]

Primeiro, se lesse mesmo, teria visto que meu nome não é Laerte, isso prova que você não lê direito as coisas.
Segundo, o que falei, não foi de forma carrancuda, pois lhe faltou leitura e interpretação de texto, que pelo que vejo, é comum com você.
Se realmente tivesse lido muita coisa sobre ESC's, teria visto um assunto que é muito abordado, que é sobre as capacidades dos BEC's internos dos ESC's para saber se o BEC interno suporta ou não o conjunto todo.
Já foi dito aqui no fórum algumas vezes sobre ESC's sem BEC, em que o usuário teve o mesmo problema que o seu.
Sendo assim, está faltando ler melhor as coisas e uma prova disso é ter me chamado de Laerte, coisa que esse a quem você citou, não sou eu.
Um exemplo de especificação de um ESC.

Spec.
Weight: 63g
Size: 55x35x8mm
Cells: 12-24Ni MH ~ 4-8S Li Po
Max Current: 60A
Burst : 70A
[b:f1ae8f6d0a]No BEC [/b:f1ae8f6d0a]
Timing: 1/7/15/30 programmable
PWM: 8/16K

Se ler atentamente, além da capacidade máxima que o ESC diz suportar que é de 60A e 70A de pico, verá que fala NO BEC que traduzindo, significa SEM BEC interno.
E outra, aprendi as duras penas que gentileza não ensina nada a ninguém, pois de uns tempos para cá, ser gentil com alguém é o mesmo que não dizer nada e deixar o cara se estrepar. Só sendo um pouco carrancudo como você acha é que as pessoas prestam atenção, pois do contrário, é o mesmo que tentar ensinar inglês a uma pessoa, no meio de uma multidão falando alemão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
kaka diniz
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 9:31 pm
Localização: São Luís-MA

Mensagem por kaka diniz »

[quote:19dab1f596="LaercioLMB"][quote:19dab1f596="kaka diniz"]
realmente fui apressado na escolha das coisas, mas dizer que não quero ou não tento aprender, você que está um tanto longe e um muito prepotente, não pode dizer. pois este esc comprei a quase um ano atrás e estava aqui a espera de um rádio. Na época li muito e aqui mesmo, vi tópicos em que diziam apenas que era só ligar o esc no canal 3 que ele ia distribuir a energia. lembro bem que ninguém citou em momento algum, pelo menos nos tópicos que eu li, que este esc necessitava de BEC a questão não é saber ler ou não em inglês, mas que me convenci que era só plugar o esc e pronto, pois nem imaginava outra coisa. e como imaginaria, se põe no meu lugar. Laerte ser um pouco gentil e menos carrancudo não faz mal a ninguém, cara não sai por ai falando de quem você não conhece, estou a concluir a leitura do meu primeiro livro sobre aeromodelos e não pretendo parar por ai. olha estou concluindo meu curso superior e preguiça de ler não entra nesta história, agora já que a onda é tirar conclusões precipitadas sobre as outras pessoas, vamos lá: toda mensagem sua em qualquer tópico tem um tom muito agressivo e hostil. assim você vai longe em..... tenha paz na sua mente e serenidade que vai ser bem melhor[/quote:19dab1f596]

Primeiro, se lesse mesmo, teria visto que meu nome não é Laerte, isso prova que você não lê direito as coisas.
Segundo, o que falei, não foi de forma carrancuda, pois lhe faltou leitura e interpretação de texto, que pelo que vejo, é comum com você.
Se realmente tivesse lido muita coisa sobre ESC's, teria visto um assunto que é muito abordado, que é sobre as capacidades dos BEC's internos dos ESC's para saber se o BEC interno suporta ou não o conjunto todo.
Já foi dito aqui no fórum algumas vezes sobre ESC's sem BEC, em que o usuário teve o mesmo problema que o seu.
Sendo assim, está faltando ler melhor as coisas e uma prova disso é ter me chamado de Laerte, coisa que esse a quem você citou, não sou eu.
Um exemplo de especificação de um ESC.

Spec.
Weight: 63g
Size: 55x35x8mm
Cells: 12-24Ni MH ~ 4-8S Li Po
Max Current: 60A
Burst : 70A
[b:19dab1f596]No BEC [/b:19dab1f596]
Timing: 1/7/15/30 programmable
PWM: 8/16K

Se ler atentamente, além da capacidade máxima que o ESC diz suportar que é de 60A e 70A de pico, verá que fala NO BEC que traduzindo, significa SEM BEC interno.
E outra, aprendi as duras penas que gentileza não ensina nada a ninguém, pois de uns tempos para cá, ser gentil com alguém é o mesmo que não dizer nada e deixar o cara se estrepar. Só sendo um pouco carrancudo como você acha é que as pessoas prestam atenção, pois do contrário, é o mesmo que tentar ensinar inglês a uma pessoa, no meio de uma multidão falando alemão.[/quote:19dab1f596]



seu nome é o que menos importa já que pra mim você não faz a minima diferença Laercio ou Laerte tanto faz pessoas como você não são e não serão importante para ninguém. quem é você para falar de interpretação de testo sabe o que significa carrancudo? procura voar sozinho falar sozinho e não ficar em um fórum que serve para tirar duvidas e compartilhar experiencias um forte abraço de alguém que você não conhece e que acha que sabe como é a personalidade e mesmo o QI dela falow MÃE DINÁ
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2e52edf0f0="kaka diniz"]
seu nome é o que menos importa já que pra mim você não faz a minima diferença Laercio ou Laerte tanto faz pessoas como você não são e não serão importante para ninguém. quem é você para falar de interpretação de testo sabe o que significa carrancudo? procura voar sozinho falar sozinho e não ficar em um fórum que serve para tirar duvidas e compartilhar experiencias um forte abraço de alguém que você não conhece e que acha que sabe como é a personalidade e mesmo o QI dela falow MÃE DINÁ[/quote:2e52edf0f0]



Cara, o objetivo aqui não é briga e se não gostou do que eu falei, é por que foi verdade.

Veja o que diz no manual do seu ESC que eu fui no site da HK e peguei o link lá.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uploads/218653220X245481X1.pdf

Quanto a ser Diná ou não, não se precisa ser adivinho para saber que você não leu e é isso que estou tentando te dizer, mas a sua ira não permite que entenda.
Se dê ao trabalho de abrir o link que te enviei e veja o manual do seu ESC, coisa que todos nós devemos fazer sempre, ler os manuais das coisas que compramos e não é só você, eu também as vezes por não ler um mísero manual, acabo pagando mico.
se o que eu disse nada foi útil a você, simplesmente ignore e faça o que achar melhor, mas são por perguntas mal feitas que na maioria das vezes só se recebe palpites ao invés de coisas concretas e objetivas.
Sei que a minha ajuda não te fará falta, mas olhe dentro de você e reflita sobre seus erros antes de apontar os meus, pois eu faço o mesmo, olho os meus erros que me são apontados pelos outros e muita coisa útil se aproveita disso.

E quanto a voar sozinho, faço isso a muito tempo e olha, é um prazer inenarrável poder apreciar o voo do aeromodelo sem um monte de impertinente fazendo perguntas mais impertinentes ainda.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

[b:315be5ea9e]kaka diniz[/b:315be5ea9e], em alguns pontos você está certo, eu acredito que realmente você não tenha encontrado informações suficientes aqui e acabou descobrindo a duras penas porque se deve ter um BEC dentro ou fora do ESC. Eu mesmo assumo que descobri por acaso, vendo um [i:315be5ea9e]buddy code[/i:315be5ea9e] de um UBEC, acabei por pesquisar a serventia deste dispositivo e com isso (antes de comprar o meu ESC) acabei descobrindo que existem ESCs que já vêm com este dispositivo e existem os que nao vêm...
A partir desse ocorrido, quase tudo o que eu vou comprar eu procuro pesquisar antes sobre o produto (não só aqui, se necessário, uso [u:315be5ea9e]google[/u:315be5ea9e]; vejo comentários sobre o produto [u:315be5ea9e]na página do vendedor[/u:315be5ea9e]; leio o manual, se ele estiver disponível...), enfim, o e-voo é mais um complemento e não a única fonte de informação (apesar de em alguns casos ele ser a melhor fonte e acabar por sanar toda a dúvida, não necessitando de outros meios de pesquisa). Em seu caso eu também, como o Laercio, acredito que foi um pouco de falta de pesquisa sobre o produto.
Enfim, erros acontecem e agora o que você pode fazer é pegar um BEC em sua próxima compra e provavelmente um novo receptor, pois acho que este seu queimou. [b:315be5ea9e]EU ACHO![/b:315be5ea9e] Não tenho experiência para lhe dar tal diagnóstico.

Quanto ao [b:315be5ea9e]LaercioLMB[/b:315be5ea9e], eu não tenho o que dele reclamar. Por muitas vezes ele acaba passando por grosso, dando algumas respostas que muitos gostariam de dar mas não têm a mesma coragem, hehehe. Apesar do jeito peculiar dele, já aprendi muito com o que ele comenta em alguns tópicos e te digo que se tem alguém que você deve ignorar, esse alguém [u:315be5ea9e]não é[/u:315be5ea9e] o [b:315be5ea9e]LaercioLMB[/b:315be5ea9e], pois ele tem experiência de sobra, a qual se você souber aproveitar será muito útil! Até mesmo quando você deixar de ser um iniciante!
-----------------------------------------

Por favor, pessoal, vamos evitar esquentar o clima desse jeito, prejudica muito o "bem estar" do fórum... :wink:
Piada ruim do século:
- Porquê aeromodelos feitos com Balsa e Amor duram pela eternidade? - Porque eles são EMBALSAMADOS!!! kkkkkkkkk
Responder