Sensor de velocidade para telemetria FRSky????

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Maxlog
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Sensor de velocidade para telemetria FRSky????

Mensagem por Maxlog »

Qual desse mede a velocidade do aero?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19972__FrSky_RPMS_01_Telemetry_RPM_Sensor.html

ou esse:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19971__FrSky_TAS_01_Telemetry_Triaxial_Acceleration_Sensor.html

?????????
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bugalaws
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Mensagem por bugalaws »

Amigo,

Salvo engano:

RPMS mede rotação do motor,

Triaxial Acceleration mede a força G dos 3 eixos.

Para medir a velocidade você irá precisar do GPS.
Maxlog
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Mensagem por Maxlog »

[quote:5a59e6c284="bugalaws"]Amigo,

Salvo engano:

RPMS mede rotação do motor,

Triaxial Acceleration mede a força G dos 3 eixos.

Para medir a velocidade você irá precisar do GPS.[/quote:5a59e6c284]

Ou seja esse: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19974__FrSky_GPS_01_Telemetry_GPS_Module.html
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donato.jun
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Mensagem por donato.jun »

Mas o GPS só mede a velocidade em relação ao solo: Logo se vc fizer um mergulho com o avião ele vai marcar velocidade 0
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ricardovasc
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Mensagem por ricardovasc »

[quote:0991506a17="donato.jun"]Mas o GPS só mede a velocidade em relação ao solo: Logo se vc fizer um mergulho com o avião ele vai marcar velocidade 0[/quote:0991506a17]

Acredito que a FrSky não tem sensor de velocidade que funcione com tubo de pitô e coisa e tal.
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donato.jun
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Mensagem por donato.jun »

[quote:fd4f3426f8="ricardovasc"]Acredito que a FrSky não tem sensor de velocidade que funcione com tubo de pitô e coisa e tal.[/quote:fd4f3426f8]

Realmente não tem.

Mas nada impede fazer um com tubo pitô e ligar na porta A1 ou A2. Com firmware Open 9x é fácil calibrar e mostrar a velocidade em Km/h :D

Tem algum voluntário?
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

Basta aprender a calcular a velocidade pelo passo da hélice.
Vamos dar um exemplo básico e rápido usando uma hélice de passo 6 polegadas.
Vamos supor que o motor esteja a 1000 rpm, com o passo 6, o aeromodelo estará em torno de 9,14 km/h
1500 rpm, 13,71 km/h.
2000 rpm, 18,28 km/h.
2500 rpm, 22,86 km/h.
3000 rpm, 27,43 km/h.
3500 rpm, 32 km/h.
5000 rpm, 45,72 km/h.
6000 rpm, 54,86 km/h.
10000 rpm, 91,44 km/h.
E por aí vai. É lógico que terá variações de acordo com a velocidade do vento e direção do vento.
A diferença geralmente é pouca, mas com o tubo pitô não seria diferente, pois voando contra o vento, teria uma leitura e voando a favor do vento, teria outra, o que deixaria a velocidade mostrada, não sendo a real.
Muitos pilotos de corrida se utilizavam do rpm mostrado no tacômetro do carro como auxiliar na velocidade, já que alguns carros só dispunham de tacômetro e não tinham velocímetro, mas o piloto sabia da velocidade em que estava somente pelo rpm do motor e da marcha utilizada, coisa que no aeromodelo é direto, pois utiliza o passo da hélice e do rpm em que a mesma se encontra no momento.
No início pode ser até complicado, mas depois que se pega a prática, se memoriza o rpm e a velocidade e conseguimos associar perfeitamente em que velocidade estamos só vendo o rpm do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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Lambreta
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Mensagem por Lambreta »

tá doido???eehhehe

que mundo perfeito é esse onde esse calculo correponde a velocidade real???

só de ventar já bagunça tudo... o cara terá que voar com um olho no anemômetro, outro no giro, e fazendo conta???

basta o modelo ter mais arrasto que bagunça isso tudo.

Para calcular a velocidade real existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!!
RGBA
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Mensagem por RGBA »

[quote:1aa3c726cc="Lambreta"]tá doido???eehhehe

que mundo perfeito é esse onde esse calculo correponde a velocidade real???

só de ventar já bagunça tudo... o cara terá que voar com um olho no anemômetro, outro no giro, e fazendo conta???

basta o modelo ter mais arrasto que bagunça isso tudo.

Para calcular a velocidade real existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!![/quote:1aa3c726cc]

Exatamente! Não é possível calcular a velocidade pela rotação e passo da hélice.
A quantidade de variáveis são muitas. Só de alterar a marca ou modelo da hélice muda tudo.
Lembrando que a utilidade de tubo de Pitot é medir a velocidade relativa do avião com o vento, que é a importante para evitar estol, por exemplo.
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ricardovasc
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Mensagem por ricardovasc »

Até onde sei se mede a velocidade dos aviões em relação ao vento.
Se você colocar um aero aproado contra um forte vento e for tirando motor vai ter uma hora que o aero terá velocidade próxima a zero em relação ao solo, mas a velocidade em relação ao vento ainda o mantém gerando sustentação. Aposto que muitos já passaram por isso voando aeros pequenos de isopor.
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