Sensor de velocidade para telemetria FRSky????
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Sensor de velocidade para telemetria FRSky????
Qual desse mede a velocidade do aero?
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19972__FrSky_RPMS_01_Telemetry_RPM_Sensor.html
ou esse:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19971__FrSky_TAS_01_Telemetry_Triaxial_Acceleration_Sensor.html
?????????
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19972__FrSky_RPMS_01_Telemetry_RPM_Sensor.html
ou esse:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19971__FrSky_TAS_01_Telemetry_Triaxial_Acceleration_Sensor.html
?????????
- donato.jun
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- ricardovasc
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- donato.jun
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[quote:fd4f3426f8="ricardovasc"]Acredito que a FrSky não tem sensor de velocidade que funcione com tubo de pitô e coisa e tal.[/quote:fd4f3426f8]
Realmente não tem.
Mas nada impede fazer um com tubo pitô e ligar na porta A1 ou A2. Com firmware Open 9x é fácil calibrar e mostrar a velocidade em Km/h :D
Tem algum voluntário?
Realmente não tem.
Mas nada impede fazer um com tubo pitô e ligar na porta A1 ou A2. Com firmware Open 9x é fácil calibrar e mostrar a velocidade em Km/h :D
Tem algum voluntário?
FrSky Taranis OpenTX
Deviation no Devo 8S e 10
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- LaercioLMB
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Basta aprender a calcular a velocidade pelo passo da hélice.
Vamos dar um exemplo básico e rápido usando uma hélice de passo 6 polegadas.
Vamos supor que o motor esteja a 1000 rpm, com o passo 6, o aeromodelo estará em torno de 9,14 km/h
1500 rpm, 13,71 km/h.
2000 rpm, 18,28 km/h.
2500 rpm, 22,86 km/h.
3000 rpm, 27,43 km/h.
3500 rpm, 32 km/h.
5000 rpm, 45,72 km/h.
6000 rpm, 54,86 km/h.
10000 rpm, 91,44 km/h.
E por aí vai. É lógico que terá variações de acordo com a velocidade do vento e direção do vento.
A diferença geralmente é pouca, mas com o tubo pitô não seria diferente, pois voando contra o vento, teria uma leitura e voando a favor do vento, teria outra, o que deixaria a velocidade mostrada, não sendo a real.
Muitos pilotos de corrida se utilizavam do rpm mostrado no tacômetro do carro como auxiliar na velocidade, já que alguns carros só dispunham de tacômetro e não tinham velocímetro, mas o piloto sabia da velocidade em que estava somente pelo rpm do motor e da marcha utilizada, coisa que no aeromodelo é direto, pois utiliza o passo da hélice e do rpm em que a mesma se encontra no momento.
No início pode ser até complicado, mas depois que se pega a prática, se memoriza o rpm e a velocidade e conseguimos associar perfeitamente em que velocidade estamos só vendo o rpm do motor.
Vamos dar um exemplo básico e rápido usando uma hélice de passo 6 polegadas.
Vamos supor que o motor esteja a 1000 rpm, com o passo 6, o aeromodelo estará em torno de 9,14 km/h
1500 rpm, 13,71 km/h.
2000 rpm, 18,28 km/h.
2500 rpm, 22,86 km/h.
3000 rpm, 27,43 km/h.
3500 rpm, 32 km/h.
5000 rpm, 45,72 km/h.
6000 rpm, 54,86 km/h.
10000 rpm, 91,44 km/h.
E por aí vai. É lógico que terá variações de acordo com a velocidade do vento e direção do vento.
A diferença geralmente é pouca, mas com o tubo pitô não seria diferente, pois voando contra o vento, teria uma leitura e voando a favor do vento, teria outra, o que deixaria a velocidade mostrada, não sendo a real.
Muitos pilotos de corrida se utilizavam do rpm mostrado no tacômetro do carro como auxiliar na velocidade, já que alguns carros só dispunham de tacômetro e não tinham velocímetro, mas o piloto sabia da velocidade em que estava somente pelo rpm do motor e da marcha utilizada, coisa que no aeromodelo é direto, pois utiliza o passo da hélice e do rpm em que a mesma se encontra no momento.
No início pode ser até complicado, mas depois que se pega a prática, se memoriza o rpm e a velocidade e conseguimos associar perfeitamente em que velocidade estamos só vendo o rpm do motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
tá doido???eehhehe
que mundo perfeito é esse onde esse calculo correponde a velocidade real???
só de ventar já bagunça tudo... o cara terá que voar com um olho no anemômetro, outro no giro, e fazendo conta???
basta o modelo ter mais arrasto que bagunça isso tudo.
Para calcular a velocidade real existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!!
que mundo perfeito é esse onde esse calculo correponde a velocidade real???
só de ventar já bagunça tudo... o cara terá que voar com um olho no anemômetro, outro no giro, e fazendo conta???
basta o modelo ter mais arrasto que bagunça isso tudo.
Para calcular a velocidade real existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!!
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[quote:1aa3c726cc="Lambreta"]tá doido???eehhehe
que mundo perfeito é esse onde esse calculo correponde a velocidade real???
só de ventar já bagunça tudo... o cara terá que voar com um olho no anemômetro, outro no giro, e fazendo conta???
basta o modelo ter mais arrasto que bagunça isso tudo.
Para calcular a velocidade real existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!![/quote:1aa3c726cc]
Exatamente! Não é possível calcular a velocidade pela rotação e passo da hélice.
A quantidade de variáveis são muitas. Só de alterar a marca ou modelo da hélice muda tudo.
Lembrando que a utilidade de tubo de Pitot é medir a velocidade relativa do avião com o vento, que é a importante para evitar estol, por exemplo.
que mundo perfeito é esse onde esse calculo correponde a velocidade real???
só de ventar já bagunça tudo... o cara terá que voar com um olho no anemômetro, outro no giro, e fazendo conta???
basta o modelo ter mais arrasto que bagunça isso tudo.
Para calcular a velocidade real existem tantos fatores qualquer sugestão que não seja um pitot são alucinógenas!!!![/quote:1aa3c726cc]
Exatamente! Não é possível calcular a velocidade pela rotação e passo da hélice.
A quantidade de variáveis são muitas. Só de alterar a marca ou modelo da hélice muda tudo.
Lembrando que a utilidade de tubo de Pitot é medir a velocidade relativa do avião com o vento, que é a importante para evitar estol, por exemplo.
- ricardovasc
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Até onde sei se mede a velocidade dos aviões em relação ao vento.
Se você colocar um aero aproado contra um forte vento e for tirando motor vai ter uma hora que o aero terá velocidade próxima a zero em relação ao solo, mas a velocidade em relação ao vento ainda o mantém gerando sustentação. Aposto que muitos já passaram por isso voando aeros pequenos de isopor.
Se você colocar um aero aproado contra um forte vento e for tirando motor vai ter uma hora que o aero terá velocidade próxima a zero em relação ao solo, mas a velocidade em relação ao vento ainda o mantém gerando sustentação. Aposto que muitos já passaram por isso voando aeros pequenos de isopor.