Clone Easy-flite - agora sim VOOU!!!!!!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
skyrock
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 4:54 pm
Localização: Anápolis- GO

Clone Easy-flite - agora sim VOOU!!!!!!

Mensagem por skyrock »

Bom dia pessoal do e-voo,
enfim construí meu primeiro aeromodelo, mas para minha tristeza total ele não voa...
apesar de passar mais de um ano lendo e estudando sobre aeromodelismo, na hora de por em prática, não deu muito certo.

[b:cfd0275f57]Dados do projeto[/b:cfd0275f57]
A planta utilizada foi a do Easy-flite, disponibilizada pelo borokite no link abaixo:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=139420

fiz alguns complementos à planta pois faltavam algumas peças da montagem e a redimencionei para 120cm de envergadura e 18cm de corda.

[b:cfd0275f57]Dados do aeromodelo[/b:cfd0275f57]
Envergadura = 120 cm
Corda = 18 cm
Fuselagem = 87 cm
Peso aprox = 500 gr
Asa feita de caixa de isopor e fuselagem em depron 5mm

[b:cfd0275f57]Dados da Eletrônica[/b:cfd0275f57]
Motor = AX2308N - 1800Kv
Bateria = 1600 mah
servos = tg9 e hx
helice = 6x4

[b:cfd0275f57] O aeromodelo[/b:cfd0275f57]
[img:cfd0275f57]http://imageshack.us/a/img26/173/112xfx.jpg[/img:cfd0275f57]

[b:cfd0275f57]Vamos ao fatos[/b:cfd0275f57]
No primeiro vôo, fiz o check-list, acertei o CG dei potência no motor e lancei... ele voou como uma pedra... afundou de bico no chão causando alguns danos na fuselagem.
Que $@@%@$#*#&, fui tentar entender o que havia acontecido e ai percebi que cometi um erro grosseiro, mesmo sendo piloto virtual de FS há muitos anos, fanático por aviação, inverti os comandos de profundor, o que fez com que meu aeromodelo caísse ao chão com quase 90 graus de inclinação, literalmente enterrei-o no asfalto.

Fiz algumas manutenções, recolei algumas partes, corri algumas coisas e alguns dias depois (ontem) fui tentar mais uma vez meu tão esperado maiden flight,
fiz de verdade o check-list, verifiquei tudo com maior cuidado, testei todos os comandos e verifiquei o cg, dessa fez fui para um terreno com mato alto para caso ele afundasse de novo a grama o amortecesse
dei potencia no motor, puxei o stick do profundor lancei e...
numa parábola maior, novamente buscou o chão, mas não tão embicado.
verifiquei tudo de novo, coloquei no chão e acelerei, sem lança-lo para ver se decolava e o infeliz insiste em não voar, atrasei o cg, e mais uma vez não voou.

Me restou, então, procurar ajuda a quem sabe!
Que raios pode ser?
Entre as alternativas:
- excesso de peso?
- falta de potência do motor?
(mas acho que se fosse algum deles pelo menos um planeio de leve, uma tentativa de decolar aconteceria e no chão acelera muito)
- angulação do motor? (acho que a causa mais provável, o motor ta empurrando para baixo)
- hélice invertida em relação ao motor, mas igual em relação ao aeromodelo ou rotação do motor (alguém poderia me informar qual o jeito certo, ele esta com a hélice invertida e com a fiação do motor ligada normalmente) testei de outros jeitos alternando invertendo o motor e a hélice, ora vibrava muito, ora ia para trás, do jeito que tá foi o melhor resultado.


[b:cfd0275f57]Fotos angulo do motor[/b:cfd0275f57]
Angulo do motor em relação a fuselagem
[img:11]http://imageshack.us/a/img853/9203/latezn.jpg[/img:11]

Posição de hélice
[img:11]http://imageshack.us/a/img28/2367/dscf1566o.jpg[/img:11]

Grato a todos...
Editado pela última vez por skyrock em Sáb Nov 28, 2015 3:42 pm, em um total de 2 vezes.
leoheart
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Dez 17, 2012 11:11 pm
Localização: Caieiras, SP

Mensagem por leoheart »

bom ah pontos a serem checados
um é o peso/motor, ver se o seu motor esta correto mesmo que pelo que voce me falou esse não gera empuxo nenhum
outro é verificar a rotação da helice e a posição pelo que eu vi ela esta invertida ou seja gerando o empuxo ao contrario por isso não vai pra frente
eu aposto mais na segunda dica...
Insanidade é esperar resultados diferentes com as mesmas atitudes
Avatar do usuário
skyrock
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 4:54 pm
Localização: Anápolis- GO

Mensagem por skyrock »

Leo, então essa é uma duvida que tenho eu li, li e reli e não cheguei a nenhuma conclusão, parece não ser unanime, então qual seria o jeito certo?
Avatar do usuário
skyrock
membro
Mensagens: 112
Registrado em: Sex Mar 16, 2012 4:54 pm
Localização: Anápolis- GO

Mensagem por skyrock »

Segue foto da posição da hélice em relação ao motor e aeromodelo

[img:0f1b1835d4]http://img259.imageshack.us/img259/6813/motorzm.jpg[/img:0f1b1835d4]

Mais dados retirados da HK

[quote:0f1b1835d4]
Hi,
Test with power analyser :

With 6*4 UH
ESC HXT 18A
lipo HXT 11.1V 860mah 15/20C
Thrust 470G @ 115W @ 10.2 A[/quote:0f1b1835d4]

Very good for parkjet and other plane in depron !


Acredito que para meu aeromodelo, esse thrust é suficiente, não?
Avatar do usuário
Makarraum
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Ter Jun 15, 2004 12:05 pm
Localização: Aracaju-SE

Mensagem por Makarraum »

Se o motor estiver girando no sentido anti-horário nessa posição da foto, tá certo.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Qual o perfil da asa?
Avatar do usuário
Pakito
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 6:16 pm
Localização: Americana-SP

Mensagem por Pakito »

Geralmente o lado certo da hélice é com os números da sua medida voltados para a frente do modelo...
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Putz... Fazer o primeiro modelo com essa asa é fogo... É que fica difícil de olhar alguns pontos da sua construção.
A foto da hélice não ajuda muito, teria uma foto segurando a hélice na mão, ou algum vídeo do motor funcionando?
Não desiste do modelinho, tá bem caprichado!
Abs
Emerson
leoheart
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Seg Dez 17, 2012 11:11 pm
Localização: Caieiras, SP

Mensagem por leoheart »

[quote:adf45ee6ae="skyrock"]Segue foto da posição da hélice em relação ao motor e aeromodelo

[img:adf45ee6ae]http://img259.imageshack.us/img259/6813/motorzm.jpg[/img:adf45ee6ae]

Mais dados retirados da HK

[quote:adf45ee6ae]
Hi,
Test with power analyser :

With 6*4 UH
ESC HXT 18A
lipo HXT 11.1V 860mah 15/20C
Thrust 470G @ 115W @ 10.2 A[/quote:adf45ee6ae]

Very good for parkjet and other plane in depron !


Acredito que para meu aeromodelo, esse thrust é suficiente, não?[/quote:adf45ee6ae]

cara de qualquer geito sua helice ta ao contrario seja qual for o lado do seu motor rodar
faz o seguinte inverte ele e faz seu motor rodar para o lado de tal forma que a helice jogue o ar para tras
outro ponto qual o peso do seu modelo?
voce terá que ver qual é o empuxo/peso o empuxo deve ser no minimo 70% do peso do modelo para ele voar tramquilo (cuidado com as informações da caixa do motor por que alguns colocam o peso do modelo e outros o peso do empuxo)
outra voce acerta o cg em 1/3 apartir do bordo de ataque certo?
Insanidade é esperar resultados diferentes com as mesmas atitudes
Avatar do usuário
Roberto Terra
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Dom Set 16, 2007 4:50 pm

Mensagem por Roberto Terra »

Olá e bom dia!
Não sei se estou vendo errado mais este perfil de asa é assim mesmo; Me parece que você fez em bloco sem perfil na realidade.
O certo não seria esculpir tanto a parte superior quanto inferior?
Pela foto também vejo um exagero no ângulo, é mesmo assim?
São apenas comentários, se pudesse mandar mais fotos talvez este seja o problema!
Abraços.
Responder