Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje tive acesso ao compressor de ar e pude pintar os moldes com tinta PU.

Usei branco puro.

Vou pintar algumas faixas coloridas com tinta poliéster.

Ainda vou demorar uns dias até poder fazer a laminação. Espero que a resine grude bem na tinta. Vou limpar com thinner a tinta, assim deve ativá-la um pouco.

Estou fazendo a estufa com portas de um armário velho e um aquecedor.

Ainda esse mês devo ter a primeira laminação do Vectus.

Seguem as fotos!
Anexos
P1010118.JPG
P1010118.JPG (24.17 KiB) Exibido 10449 vezes
P1010117.JPG
P1010117.JPG (34.57 KiB) Exibido 10449 vezes
joseary
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 5:06 pm
Localização: lages santa catarina

Mensagem por joseary »

Simplesmente fantastico.
Estou acompanhando desde o início.
Agora só resta dar os parabens e requerer um lugar na fila dos compradores. (até furar a fila se possível. rsrsrsrs)

José Ary

PS. Sou um construtor compulsivo de aeromodelos há 40 anos, mas nunca me atrevi a tanto.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:b0cb6f303c="joseary"]Simplesmente fantastico.
Estou acompanhando desde o início.
Agora só resta dar os parabens e requerer um lugar na fila dos compradores. (até furar a fila se possível. rsrsrsrs)

José Ary

PS. Sou um construtor compulsivo de aeromodelos há 40 anos, mas nunca me atrevi a tanto.[/quote:b0cb6f303c]

Obrigado Sr. José!

Estive em Lages faz umas semanas! Minha vó mora lá e mais uns tios!

Também já morei lá quando criança.

Nessa quarta tenho folga e espero terminar a estufa e fazer gabaritos para as emendas

Nos próximos dias de começar logo a laminação.

Estou muito ansioso pelo resultado, mas não vou pular etapas para não comprometer a qualidade.

Na próxima vez que eu for a Lages, que levar o Vectus para voar.

Espero que possas me sugerir um local para voo.

Muito obrigado!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje comecei a laminação!

Deu muito mais trabalho que eu imaginava e foi uma sucessão de erros.

Laminei só uma metade. A outra vou ter que repintar, pois estava fazendo retoques na tinta e acabou soltando o PVA.

Acho que o maior erro que fiz na laminação foi ter cortado o tecido com um gabarito antes de colocar no molde. O problema é que a trama se mexe e fica impossível de alinhar com o molde.

A madeira balsa também foi cortada antes e ficou difícil de laminar sem ela se mexer.

Acho que terei que laminar um gabarito para cortar tanto a madeira como o tecido no tamanho correto. Mas só cartarei depois de fazer a laminação sobre um plástico. Daí usarei o gabarito para cortar e levar todo o laminado até o molde e posicioná-lo.

Dá trabalho, mas acho que é o único jeito de dar certo.

A metade que laminei hoje está na estufa. Apesar dos problemas, provavelmente ela vai servir para o primeiro protótipo.

Em cada laminação devo ir aprimorando o processo!
joseary
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Mai 30, 2011 5:06 pm
Localização: lages santa catarina

Mensagem por joseary »

Piloto, o clube de aeromodelismo de Lages, ficara engalanado com sua presença e de seu modelo, (que, diga-se de passágem, o Vectus viaja de 1a classe nas melhores companhias. hehehe).
Estamos voando nas proximidades do aeroporto, e hoje temos uma pista asfaltada com 150 metros e uma boa sombra para a confraternização.
Seja bem vindo

José Ary
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:a1be856ff8="joseary"]Piloto, o clube de aeromodelismo de Lages, ficara engalanado com sua presença e de seu modelo, (que, diga-se de passágem, o Vectus viaja de 1a classe nas melhores companhias. hehehe).
Estamos voando nas proximidades do aeroporto, e hoje temos uma pista asfaltada com 150 metros e uma boa sombra para a confraternização.
Seja bem vindo

José Ary[/quote:a1be856ff8]

Obrigado Sr. José!

Quando eu ia com os aviões do aeroclube de Blumenau para Lages cheguei a ver o pessoal voando lá do lado do aeroporto.

Assim que puder, irei lá.

Obrigado!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Emendas

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Não deu certo as emendas do Vectus. Fiz a colagem no molde ainda, mas eu não tinha como apertar as duas metades do molde e o espaço ficou muito grande. Os parafusaos que eu tinha aqui eram pequenos. Erro básico, mas na próxima vez resolvo isso.

O jeito foi colar as duas metades fora do molde mesmo.

Fiz isso hoje e as emendas estão curando. Usei a velha técnica de introduzir pelo nariz do avião ou pelo buraco do canopy uma tira de tecido de fibra de vidro com resina.

Não gosto dessa técnica, mas para o primeiro protótipo vai servir.

Não vou laminar outro enquanto eu não resolver como fazer emendas boas para serem usadas dentro do molde ainda.

Pensei em algumas soluções e por enquanto a que mais me pareceu promissora é fazer uma gabarito de MDF vazado com o formato do plug, só que uns 2mm menor em cada lado.

A imagem molde1 mostra a ideia. A parte vermelha representa o gabarito.

Como vou usar vácuo, o tecido vai se moldar fazendo a dobra. Não vai ficar um canto vivo na emenda, mas daí posso aproveitar esse espaço para encher de epóxi.

O que me deu mais trabalho na emenda foi tentar deixar o tecido bem na divisória do molde. Vi que isso não serve para mim. Dá muito trabalho e demanda muito tempo.

Com a ideia do gabarito, posso usar um tecido mais largo que o molde e o excesso ser facilmente cortado depois.

A pequena dobra além de servir para juntar as duas metades com a resina, tem também uma função estrutural. Server como uma longarina em torno de todo o modelo.

A imagem molde2 mostra como as metades seriam coladas.

Alguém já fez isso ou tem outra ideia?

Na quarta terei outra folga e espero dar acabamento nas emendas e postar fotos do primeiro Vectus laminado.

Abraços!
Anexos
molde1.jpg
molde1.jpg (6.48 KiB) Exibido 10001 vezes
molde2.jpg
molde2.jpg (9.2 KiB) Exibido 10001 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Nos últimos dias fiquei corrigindo as emendas e algumas bolhas de ar que ficaram na primeira laminação. O vácuo não ficou muito bom e o resultado não foi dos melhores.

A boa notícia é que está tudo corrigido e apesar do grande peso que tive que acrescentar, acho que não está tão pesado. Como está nas fotos, pesa 314g.

Está bem resistente!

Já fiz as entradas e saídas de ar e já coloquei a longarina, que é um sanduíche de balsa, carbono, Kevlar e fibra de vidro, tudo pressionado por duas madeiras apertadas com sargentas e curadas no forno. Ficou muito forte e leve.

Agora vou sair para trabalhar, mas tenho pernoite em casa e se amanhã der sol. vou fazer a pintura.

Espero que gostem!
Anexos
P1010129.JPG
P1010129.JPG (33.97 KiB) Exibido 9852 vezes
P1010130.JPG
P1010130.JPG (34.36 KiB) Exibido 9852 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Lindo dia de sol aqui em Floripa!

Perfeito para pintar o Vectus!

Ainda está curando a tinta.

Falta lixar para dar polimento e corrigir pequenos defeitos, que vão ser feitos com o aerógrafo. Mas não vou perder muito tempo com detalhes, pois esse é só o protótipo e vai ficar comigo. A função dele vai ser levar muito pau e servir para testes.

Ainda vou fazer uns detalhes coloridos com tinta poliéster para facilitar a visualização ao longe.

A tinta branca é PU.
Anexos
P1010131.JPG
P1010131.JPG (34.92 KiB) Exibido 9763 vezes
P1010133.JPG
P1010133.JPG (38.06 KiB) Exibido 9763 vezes
CBS Sistemas
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 10:06 pm
Localização: Goiania GO

Mensagem por CBS Sistemas »

Show, muito bonito.Parabéns!
Responder