Mínima tensão sem danificar lipo?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mínima tensão sem danificar lipo?

Mensagem por henderson »

Qual é?
Tenho uma 3S e voava no cronômetro. Sabia quanto tempo o voo durava pra na hora que descesse eu medisse 11V e esse era meu limite.

Agora com o sensor de tensão mínima, que tensão configuro? Não posso configurar 11V porque na hora que drena corrente a tensão cai, e aí fica apitando a todo momento.

Tem alguma tensão que eu configure e que seja segura?
Li tanta coisa aqui no fórum sobre LiPo que fico morrendo de medo de estragar elas! hehe.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

9.9 é a margem segura, porém se pode ir até 9 sem estragar a bateria.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

O ideal é você utilizar alguma coisa que monitore cada célula individualmente. Se uma delas começar a cair demais a tensão, ele apita, enquanto o monitoramento do pack não acusaria nada.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Essa telemetria Quanum faz esse monitoramento de células separadamente. Até então é o único sistema que conheço que faz isso!!! As 3 barras superiores no monitor mostram essa carga gráfica e numericamente de forma individual!



[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/15/gedc2826.jpg/][img:00830b96be]http://img15.imageshack.us/img15/5268/gedc2826.jpg[/img:00830b96be][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Mensagem por fmmlobo »

Meu alarme de tensão baixa é 10,5v no 3S.... é uma margem segura... consigo fazer dois toques e arremetidas sem problema nenhum... e quando pouso.. ele está com os mesmos 10,5v.. já que o apito vem quando estou com motor em aceleração máxima... que causa a queda da tensão...

Mas tudo depende do modelo... se vor uma chimbica de isopor que pode pousar de quakquer jeito.. dá pra jogar 10,2v sem problemas...

Menos que isso.. não vale a pena.. pois você corre o risco de danificar sua bateria pra voar 1 minuto a mais...
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

No esc da Align a proteção se dá em dois níveis diferentes. O primeiro é em 3,2v X 3 celulas = 9,6v e depois em 3.0v X 3 celulas = 9v.
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

eu nunca cheguei ao ponto de o esc cortar, acho que o meu corta nessa faixa tb.
e o modelo na verdade é um quadricóptero.

não irei investir em uma telemetria agora. vou jogar 10,5V no sensor, acho que é seguro. sempre carrego minha bateria balanceando, acho que não devo ter muito problema de uma célula cair mais que a outra de repente.
até hoje ela está bem homogênea, todas descem com praticamente a mesma tensão.
Crieoceam
membro
Mensagens: 196
Registrado em: Seg Mar 30, 2009 3:19 pm
Localização: Praia Grande SP

Re: Mínima tensão sem danificar lipo?

Mensagem por Crieoceam »

[quote:0b7b3340f9="henderson"]Qual é?
Tenho uma 3S e voava no cronômetro. Sabia quanto tempo o voo durava pra na hora que descesse eu medisse 11V e esse era meu limite.

Agora com o sensor de tensão mínima, que tensão configuro? Não posso configurar 11V porque na hora que drena corrente a tensão cai, e aí fica apitando a todo momento.

Tem alguma tensão que eu configure e que seja segura?
Li tanta coisa aqui no fórum sobre LiPo que fico morrendo de medo de estragar elas! hehe.[/quote:0b7b3340f9]tenho um desse no meu quadricoptero,com ele vc monitora as celulas individualmente e voce escolhe qual tensão o bip deve apitar.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18588__Hobbyking_2_8S_Cell_Checker_with_Low_Voltage_Alarm.html
decolar é necessario ,pousar é luxo!!
Avatar do usuário
fmmlobo
membro
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 7:52 pm
Localização: Araraquara-Sp

Re: Mínima tensão sem danificar lipo?

Mensagem por fmmlobo »

[quote:cdefd27599="Crieoceam"][quote:cdefd27599="henderson"]Qual é?
Tenho uma 3S e voava no cronômetro. Sabia quanto tempo o voo durava pra na hora que descesse eu medisse 11V e esse era meu limite.

Agora com o sensor de tensão mínima, que tensão configuro? Não posso configurar 11V porque na hora que drena corrente a tensão cai, e aí fica apitando a todo momento.

Tem alguma tensão que eu configure e que seja segura?
Li tanta coisa aqui no fórum sobre LiPo que fico morrendo de medo de estragar elas! hehe.[/quote:cdefd27599]tenho um desse no meu quadricoptero,com ele vc monitora as celulas individualmente e voce escolhe qual tensão o bip deve apitar.
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__18588__Hobbyking_2_8S_Cell_Checker_with_Low_Voltage_Alarm.html[/quote:cdefd27599]

Tenho muita vontade de abandonar a telemetria do Aurora e comprar um desses... mas voo ao lado de glow e gaser... então... a chance de eu não ouvir o apito é considerável...
Aurora 9 / Slick 360 HK / Tarot 450 Sport / Ugly Stick 1200mm Flying Circus (Em construção)
henderson
membro
Mensagens: 175
Registrado em: Sáb Dez 08, 2012 9:21 pm
Localização: santos, sp

Mensagem por henderson »

Caraca. Dificil esse negocio. Configurei o sensor da kk2.0 pra 9.9V e mesmo assim com qlqr acelerada forte ele bipava. Ficava bipando quase o tempo todo alias.
Quando nao aguentava mais e desci, ainda tava com 11.4V.
Responder