Consumo em amperes hk450 em hover
Consumo em amperes hk450 em hover
Recentemente consertei um hk450 que lenhei, trocando main gear, eixo principal e até a bailarina(rolamento emperrando). Eixo de cauda em ordem, tubo de cauda empenou muito pouco e recuperei, e hélices intactas. Já está voando, mas notei que o motor está esquentando mais que antes, retirei-o e testei fora, aparentemente está ok. Esse motor descia morno, agora está com um pouco mais de 50 graus.
Medi a amperagem de consumo em hover, com um PowerLog 6S e passando o log para o aplicativo LogView, e vi que o consumo está entre 13 e 14 amperes. Vocês sabem dizer se o consumo médio é esse em hover? o motor é um turnigy 2215 e o esc é um hobbyking de 40A, um blue series desse:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11430__HobbyKing_40A_BlueSeries_Brushless_Speed_Controller.html.
Medi a amperagem de consumo em hover, com um PowerLog 6S e passando o log para o aplicativo LogView, e vi que o consumo está entre 13 e 14 amperes. Vocês sabem dizer se o consumo médio é esse em hover? o motor é um turnigy 2215 e o esc é um hobbyking de 40A, um blue series desse:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__11430__HobbyKing_40A_BlueSeries_Brushless_Speed_Controller.html.
- Lívio Cardoso
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André, vc está ficando muito técnico. Tô gostando de ver!!! Segundo o manual da Align, o T-rex 450 Pro com motor de 3400kv, pinhão 14T e main gear 150T, seu consumo aproximado é esse:
+5° de passo = 10,2A em hover c/ throttle a 0, 50, 65, 85, 100
0° de passo = 13,5A c/ throttle 100% flat - 3660 RPM
+9° de passo = 26,0A c/ throttle 100% flat - 3280 RPM
+11° de passo = 30,0A c/ throttle 100% flat - 3180 RPM
Com vc viu, aumentando o passo, dimnui a RPM e o consumo aumenta!
+5° de passo = 10,2A em hover c/ throttle a 0, 50, 65, 85, 100
0° de passo = 13,5A c/ throttle 100% flat - 3660 RPM
+9° de passo = 26,0A c/ throttle 100% flat - 3280 RPM
+11° de passo = 30,0A c/ throttle 100% flat - 3180 RPM
Com vc viu, aumentando o passo, dimnui a RPM e o consumo aumenta!
Lívio, à medida que se progride, a necessidade de avaliações mais profundas vão surgindo, né isso? :)
Então acho que o consumo em hover tá razoável, entre 12 e 15 amperes tá mais que bom. Medi a do meu belt, dá cerca de 10 amperes mas o bicho é mais leve que o hk450.
Agora há pouco fiz outro teste, em função de um problema que não estou conseguindo resolver em um hk450, que é a oscilação vertical da cauda. Pelo que dizem, tem a ver com a relação entre o passo das hélices e a rpm, já fiz de tudo, diminui o passo e aumentei a rpm, o consumo subiu pra cerca de 15 amperes(seria pra diminuir?), mas essa danada dessa oscilação vem e volta, e aumenta quando comando o cíclico durante o hover do heli. Em circuitos, nada acontece, só quando fico pairando o heli. Já pensei nas baterias, mas elas não fazem isso com um trex450 de um amigo e o belt cp v2, os servos do cíclico do hk são novos...
Esquisito... todos os eixos estão perfeitos(principal, transversal e de cauda), não sei mais o que pensar senão que seja algo com o frame do hk, sei lá.
Então acho que o consumo em hover tá razoável, entre 12 e 15 amperes tá mais que bom. Medi a do meu belt, dá cerca de 10 amperes mas o bicho é mais leve que o hk450.
Agora há pouco fiz outro teste, em função de um problema que não estou conseguindo resolver em um hk450, que é a oscilação vertical da cauda. Pelo que dizem, tem a ver com a relação entre o passo das hélices e a rpm, já fiz de tudo, diminui o passo e aumentei a rpm, o consumo subiu pra cerca de 15 amperes(seria pra diminuir?), mas essa danada dessa oscilação vem e volta, e aumenta quando comando o cíclico durante o hover do heli. Em circuitos, nada acontece, só quando fico pairando o heli. Já pensei nas baterias, mas elas não fazem isso com um trex450 de um amigo e o belt cp v2, os servos do cíclico do hk são novos...
Esquisito... todos os eixos estão perfeitos(principal, transversal e de cauda), não sei mais o que pensar senão que seja algo com o frame do hk, sei lá.
Com folga não. Empenado, não sei. Qual a melhor forma de se verificar esse empeno? O heli não vibraria mesmo durante a decolagem, nesse caso? isso não acontece, só quando está em voo, o HK praticamente não vibra durante a decolagem.
Pra tirar a dúvida, vou colocar o rotor de um trex no hk e fazer um teste. Se comprovar que é algo no rotor, vai ficar assim, num vou esquentar com esse hk nem a pau.
Pra tirar a dúvida, vou colocar o rotor de um trex no hk e fazer um teste. Se comprovar que é algo no rotor, vai ficar assim, num vou esquentar com esse hk nem a pau.
- Lívio Cardoso
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Vou te falar uma coisa. O esc (35P)do meu T-rex 450 fica dentro do frame, embaixo do suporte da bateria e junto com motor não esquenta nada. Tinha a telemetria Quanum montada nêle, que tirei, media a temperatura, não passava uns 2° acima da temperatura ambiente, acredita? Isso com esse motor novo de 3400 Kv. Termino de voar e ponho o dedo no esc e no motor, tá lá quase frio mesmo!!! Com o antigo de 3500 Kv a temperatura passava de 50° um pouco e o esc ficava do lado de fora no frame (era o 35X). Vai entender!!!
- Lívio Cardoso
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Oscilação horizontal da cauda pode estar relacionada a relação entre a rotação do motor, já que a eficiência do rotor de cauda cai em baixa rotação, mas esta oscilação vertical normalmente está relacionada com alguma vibração na estrutura. Como ela aparece pouco no solo, provavelmente está no eixo principal ou na cabeça de rotação, visto que problemas na cauda geram um momento maior e não consegue ser mascarado mesmo com os esquis no solo. Está com toda pinta de ser folga nos rolamentos do eixo principal, cabeça do rotor principal empenada.. coisas deste tipo. Eu colocaria o sistema para girar sem cauda e as pás, finalmente aplicaria comandos de cíclico para ver se a vibração surgiria.