Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Valeu pessoal!

Não deu tempo de postar o vídeo antes.

Eu tive que fazer uma edição básica. O dia estava chuvoso e muito nublado e a filmagem não ficou muito legal. Foi feita pela minha esposa com uma câmera simples. Sem contar que ela não parava de falar e tive que fazer vários cortes no vídeo. :-)

Agradeço ao Rangel que me ajudou na estreia lá em Brusque/SC, dando dicas valiosas e arremessando o Vectus.

No final acabei deixando o avião cair, pois perdi a referência na curva, já que o céu estava muito cinza. Mas o avião voltou inteiro para casa. Só trincou a emenda na raíz da asa. Isso eu arrumo logo com epóxi. Ele caiu de nariz e acho que o motor estragou, mas preciso desmontar para ver. Isso mostra como ficou forte a construção dele.

De qualquer forma, o motor que usei foi apenas para testar com menos velocidade e me adaptar ao voo de um pylon. No próximo voo, ele já estará com o motor novo, de 3700Kv.

Vou tentar fazer outros vídeos daí e não derrubá-lo de novo. :-)

[yt]xRPepCohako[/yt]
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

Irmão muito show parabéns!!!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Obrigado pessoal!

Nesse primeiro voo eu usei uma hélice folding de 9 polegadas com um motor de baixo Kv.

Eu nunca tive um avião rápido, esse é o primeiro. Não tenho experiência em motorização, mas pelo que andei pesquisando, um pylon tem motor de alto Kv com hélice pequena.

Mas também existem os hotliners, que usam hélices grandes.

Alguém sabe dizer as vantagens de usar hélices folding maiores e se vale a pena num modelo como o Vectus, que tem 95cm de envergadura?

Obrigado!
Anexos
P1010172.JPG
P1010172.JPG (35.77 KiB) Exibido 9123 vezes
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

muito bom, charles!

acho que a idéia da hélice grande é para subir na vertical o mais rápido possível. bom, não conheço muita coisa do assunto, mas os hotliners usam hélice grande porque usam motores absurdos. outro dia tava vendo um de 2m, com motor de 1.700W! acho que usava uma hélice de 12". se for parar pra pensar, eu uso isso em motor de 400W...

sobre hélice também, vi um pylonzinho parecido com o seu com hélice pequena, tinha mais passo que diametro, acho que era uma 4x6, ou algo do tipo. mas não era folding. o dono disse que quebrava direto no pouso, mas a folding não aguentava. infelizmente não vi voando.
Avatar do usuário
Arthur S. de Almeida
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Ter Jul 05, 2011 11:37 pm
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por Arthur S. de Almeida »

Não saberia te responder, dei uma procurada e apareceu alguns resultados interessantes, veja se te ajuda:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1511438&page=2

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=50518
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Charles,

Para começar, use um motor com 3000kv, hélice 4.75x4.75 e 3S. Isso vai te dar uns 400W de potência e próximo de 230km/h.

Você pode partir para um HET 20-25 de 3500KV, com hélice 5x5 e 4S... Ai vai ficar bom; 1000W, e próximo dos 280km/h ou mais... :)
coronel
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Set 23, 2012 10:15 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por coronel »

[quote:8e11867d41="Cyberware"]Charles,

Para começar, use um motor com 3000kv, hélice 4.75x4.75 e 3S. Isso vai te dar uns 400W de potência e próximo de 230km/h.

Você pode partir para um HET 20-25 de 3500KV, com hélice 5x5 e 4S... Ai vai ficar bom; 1000W, e próximo dos 280km/h ou mais... :)[/quote:8e11867d41]

Concordo com o amigo acima e minha opinião é de um tunyng 3500 com hélice de 4,5 x 4.5 ficaria ótimo.
Parabens pelo trabalho.

Ah, uma boa bateria 3 s com boa descarga também é importante.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Show de bola heim? rolou até o CrashTest! heheh

o bom que agora ja sabe também onde reforçar caso seja o interesse! Parabéns!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Muito obrigado por todas as considerações!

Coloquei um motor de 3700Kv e uma hélice 4,75x4,75.

O barulho é assustador. :-)

Como disse, nunca tive um avião de alta velocidade.

Pena que o spinner que comprei não é muito legal. O parafuso que prende ele não encaixa na rosca, que está espanada. Coloquei um prendedor de hélice simples mesmo.

Ao meio-dia vou com o Fabrício Carniel tentar fazer um voo sem deixá-lo cair. :-)

Já passei cola nas emendas que descolaram no primeiro crash test.

Não tem uma só nuvem no céu aqui em Floripa agora. Se der certo, depois eu posto o vídeo dele.

Já comecei a comprar material para um lote inicial de 5 Vectus que vou construir, atendendo a alguns pedidos.

Não gostei muito do molde da cauda e vou fazer outro. Talvez eu melhore um pouco o canopy também.

De novo, obrigado pelos elogios e todas as dicas!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Ainda não consegui colocar o Vectus para voar com o motor mais rápido!

Hoje que é minha folga acabou chovendo.

Então comecei a trabalhar nos gabaritos para a produção do primeiro lote!

Foram feitos gabaritos para cortar os tecidos, madeira e nylon para a laminação.

Já cortei também as chapas de balsa e desfiei o carbono para fazer os reforços e longarinas.

Ainda falta muita coisa e vou postando aqui o andamento do processo!

Uma coisa que vou testar é usar depron de 2mm dentro das asas. Acho que vai ser mais rápido de fazer do que usar a madeira balsa, além de ser mais barato e muito mais fácil de achar.
Anexos
P1010209.JPG
P1010209.JPG (34.85 KiB) Exibido 8777 vezes
Responder