FY31AP - Primeiras impressões

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

Olá Alexcmag.....show de bola ....vou deixar fixo...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Reli o manual e descobri que o giro para a direita em modo de estabilização é porque não "zerei" os giroscópios.

O mais incrível é que mesmo assim os modos de círculo e RTH funcionaram perfeitamente. Agora zerei os giros e calibrei os acelerômetros com o modelo na horizontal e vou retestar no camping.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

Oi Alex,

Estava procurando um sistema de estabilização e RTH pra mim e seu tópico veio na hora certa.
Me diz uma coisa, não consegui encontrar uma informação concreta sobre isso, mas você pode me informar se o FY31AP tem OSD integrado? Pergunto isso porque ví dois combos dele para venda, um com FY31AP + GPS e outro com FY31AP + GPS + Hornet OSD.

Abraços
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O FY31AP sozinho faz estabilização, e só.

O combo com GPS permite habilitar RTH (essencial para FPV) e voo automático em círculos.

O Hornet OSD pode ser ligado a ele, ele tem uma saída que, de acordo com o manual, reenvia o sinal do GPS mais as informações de atitude para o Hornet OSD.

No meu caso já tinha um OSD, o Apache, e achei desnecessário comprar o OSD apesar de que o Hornet é mais integrado, portanto para voar FPV recomendo pegar o combo com o Hornet junto.

Ainda não terminei de testar o Apache com ele, minha missão para hoje é fazer um Y para mandar o sinal do OSD do FY-31AP para o ApacheOSD e ver se funciona. Obviamente não terei o horizonte artificial na tela do OSD pois o Apache nem sabe o que é este sinal, mas como tenho RTH e estabilização o horizonte não é tão essencial, se perdê-lo basta soltar os comandos que o FY cuidará disto para mim.
Avatar do usuário
Italo Serafin
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Out 14, 2006 12:09 am
Localização: Arujá SP

Mensagem por Italo Serafin »

Ok, porem preciso configuras RTH Fail Sefe etc... Consigo configurar tudo sem conecta-lo a algum pc?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Quando se liga o FY31AP o GPS fica apagado, quando ele começa a piscar é porque pegou sinal dos satélites necessários e sabe onde está. Este ponto define o RTH, é para ali que ele voltará se perder o sinal.

Failsafe é configurado no receptor (se tiver), aí depende do rádio, não do FY31AP. No meu caso uso FrSky então posso definir o failsafe tanto pelo receptor (apertando o botão com ele ligado) quanto pelo transmissor (dando um toque no botão).

O que precisa de PC é para configurar waypoints (se quiser voar por uma rota pré-estabelecida) ou alterar defaults. Por exemplo, o círculo padrão é de 80 metros (não lembro se de raio ou diâmetro), se quiser alterar precisa ligar no PC.

Em tempo, o Y do GPS ficou pronto só ontem, funcionou direitinho, meu OSD entendeu o sinal do GPS do FY31AP e portanto não precisarei de dois GPSs no aero (o que seria ridículo obviamente...).
Avatar do usuário
Italo Serafin
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Out 14, 2006 12:09 am
Localização: Arujá SP

Mensagem por Italo Serafin »

Caro Alex desculpe minha ignorância, eu sei que o Fail safe se grava no Rx, porem para isto preciso saber se o RTH esta abilitado ok? como saber se as chaves do rádio estão na posição certa abilitando tal configuração?
Quer dizer que eu não preciso configurar velocidade de cruzeiro, angulo de inclinação em uma curva etc? ja esta tudo em default?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O failsafe é habilitado no RX (ou TX dependendo do caso), e o manual recomenda ajustá-lo com:
- Meio motor (ou potência necessária para voo de cruzeiroy);
- Canal que aciona a chave SW2 enviando pulso entre 900us e 1200us

No meu caso, primeiro testei o comportamento do RTH com a chave RTH habilitada e andando com o modelo na mão que nem um bobo vendo se ele tentava fazer curva na direção em que foi ligado. Confirmando que o RTH estava ligado, coloquei meio motor e ajustei o failsafe do rádio.

Velocidade de cruzeiro não é configurada para isto, ele tem alguma autoridade sobre o acelerador mas o manual enfatiza que é bom deixar meio motor (ou motor na posição de voo de cruzeiro).

Ângulo de inclinação em uma curva fica no default. No modo estabilizador ele não se inclina mais que 40 graus, o RTH repetiu este comportamento (conforme se vê no video).

De qualquer forma o que RTH fez, pelo que testei, foi:
1) Colocar o nariz apontando para o horizonte para manter altitude;
2) Inclinar uns 30 a 40 graus na direção do ponto de partida e fazer uma curva;
3) Após ajustar a direção, nivelou e fez pequenos ajustes até alcançar o ponto de partida;
4) Após isto entrou em modo de círculo e ficou dando voltas inclinado uns 30 graus mantendo altitude até eu retomar o controle.
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Alex, já uso o FY31AP a mais de um ano e estou muito satisfeito. Ele já salvou meu SW duas vezes. Na primeira vez, estava usando um radio 72 mhz sem booster e a 1.8 km sai do alcance do rádio, o fail safe foi ativado e o Fy31 trouxe meu avião de volta até recuperar o sinal de contrôle. Só tive que apreciar o vôo até entrar, de novo, no alcance do rádio. Na segunda vêz, o cabo de video do óculos quebrou e me deixou sem o video a 2.8 km de distância. Neste caso, retirei o óculos, desliguei o rádio para ativar o fail safe que por sua vez acionou o RTH e acelerou o motor para 40%. Ai foi só esperar até o modelo aparecer no horizonte. Foi uma longa espera ! Quando o modelo entrou no visual, religuei o rádio, assumi o controle e pousei em 3ª pessoa. Um equipamento como o FY31 dá mais confiança para vôos de longa distância. Já cheguei a 10 km com meu SW depois que instalei o Dragon Link no rádio.

Nota: não gostei do funcionamento do canal do acelerador do FY31, por isso, uso o acelerador direto no receptor. Ajustei o fail safe para ativar o RTH e acelerar o motor para 40% em caso de perda de sinal do rádio. Com essa configuração, mesmo que o vento esteja forte, o avião volta para casa. Mas isso é uma decisão minha, posso estar errado.

Configuração:
Sky Walker 168
Radio Futaba 9C com Dragon Link
TX/RX Lawmate de 1.2Ghz e 1000mW
Câmera sony CCD, 1/3 com lente de 2.9mm
Antena patch de 8db no RX e antena original do Lawmate no TX
FY31AP com OSD Tiny II
Gravador PV700 da BevRC
02 baterias Zipy, 03 celulas, 5000mAh, 30 C, para radio, FY31, OSD e motor
01 bateria Zipy, 03 células, 1300mAh, 25 C para o sistema de video

Um abraço a todos
Lazaro
LINKO
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 1:06 am
Localização: vitoria da conquista bahia

Mensagem por LINKO »

Alex,

Não tenho conhecimento sobre o FY31AP mas estou interessado em comprar este equipamanto. Lendo as suas dicas eu tenho algumas dúvidas.

A principio estou querendo apenas a estabilização, o vôo em circulo e o RTH que é a volta para casa. Neste caso é necessário adquirir o modulo OSD HONET?

Este equipamento abaixo já é o suficiente para iniciar com a configuração que descreví?

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__24760__F_TEK_31AP_Fixed_Wing_Flight_Stabilization_Controller_w_Self_Leveling_.html

Grato,

Linko
Responder