bateria nanotech falhas!!

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
josé luciano jacinto
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 5:13 pm
Localização: campo bom ,RS

bateria nanotech falhas!!

Mensagem por josé luciano jacinto »

boa tarde pessoal, neste sabado voei uma de minhas baterias turnigy nanotech 5000 mah 6s 35/70C e de repente uma delas no vôo começou a dar umas falhadas no motor, não tive duvida, bati trotle hold e pousei em autorotação.
conferi o motor com as outras e tudo ok, conferi a voltagem desceu com 3,86 praticamente em todas.
carreguei de novo balanceando em 5A e tentei voar ,mas na decolagem do heli o motor falhava de novo...
o que pode ser? estou com medo dessa bateria agora... :shock:
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Dá uma conferida nas soldas dos conectores dela ( e do esc ), pode ser isso!!!
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Para ter certeza você teria que ligar um logger ou um wattimetro na bateria e tentar fazer um hover, provavelmente alguma das células está tendo queda de tensão sob carga, resultado de resistência interna alta, se for isso mesmo já era...
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Aproveitando o gancho do tópico. Hidden, qual é a resistência interna considerada normal pra uma bateria 3s 2200mah ?
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Dá para medir resistencia interna de uma bateria com um multimetro?
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Eu tenho um carregador que tem esse recurso, mas cada bateria tem um valor diferente!
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: bateria nanotech falhas!!

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:4c7d1f6fdc="josé luciano jacinto"]boa tarde pessoal, neste sabado voei uma de minhas baterias turnigy nanotech 5000 mah 6s 35/70C e de repente uma delas no vôo começou a dar umas falhadas no motor, não tive duvida, bati trotle hold e pousei em autorotação.
conferi o motor com as outras e tudo ok, conferi a voltagem desceu com 3,86 praticamente em todas.
carreguei de novo balanceando em 5A e tentei voar ,mas na decolagem do heli o motor falhava de novo...
o que pode ser? estou com medo dessa bateria agora... :shock:[/quote:4c7d1f6fdc]

Colega, depois de lenhar duas vezes por falha de uma célula, comecei a usar o sistema de monitoramento "on board" da quanum, mais precisamente este aqui:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__10343__Quanum_2_4Ghz_Telemetry_System_Volt_Amp_Temp_mAh_V3_0.html

agora eu voltei a voar elétricos "com confiânça", além de mostrar em tempo real a voltagem de cada célula, vc tem vários alarmes p programar...eu uso o de células, um programado p 3,70 e outro p 3,60...decolo numa boa com qualquer bateria...já cheguei inclusive a decolar com baterias que já tinham sido consideradas ruins ( o que realmente confirmou) sem medo...decolei, uma célula começou a ficar com a voltagem baixa, retornei, pousei sem "maiores sustos"...valhe cada centavo investido e lhe possibilita voar com baterias usadas, que podem pifar de um momento p outro sem NENHUM aviso prévio...comigo foi exatamente assim e tive duas lenhas que certamente teriam sido evitadas com o quanum.

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
josé luciano jacinto
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Sáb Jan 15, 2011 5:13 pm
Localização: campo bom ,RS

Mensagem por josé luciano jacinto »

boa tarde pessoal, desculpas pela demora, mas revisei as soldas e realmente a solda de um conector da bateria quebrou e refiz ,testei antes com carregador e hj finalmente testei em vôo e tudo ok.
obrigado a todos...
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

da proxima coloque um voltimetro direto nos fios pretos e vermelhos e comece a mexer na fiação para ver se a voltagem cai, se cair é porque tem alguma solda fria, mau contato etc. pane nas células não acredito pois não ficaria falhando e sim cairia a potencia progressivamente
Responder