Cessna 180 Casa Aerobrás - Conversão R/C Novos Vídeos

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

[quote:ce11c1566a="Marco Antonio"]Põe washout nessa asa com vapor que ele para de estolar.[/quote:ce11c1566a]

Então galera, retomei o tópico para informar algumas modificações no aero. Conforme escrevi acima, o aero estava estolando de ponta de asa na manobra de pouso. Conforme o Marco Antonio sugeriu teria que por washout, porém, como não encontrei um tópico que tratasse especificamente do assunto e nunca fiz esse procedimento, resolvi me basear num tópico de 2006 que fala sobre um tucano com o mesmo problema. Então, resolvi colocar um "Leading edge cuff" (Que eu acreditava ser SLAT ou até mesmo SLOT) e o resultado ficou muito bom, conforme vocês podem ver no vídeo que gravei ontem (19/01) na praia . O aeromodelo está voando muito bem, parou de estolar de ponta de asa, atualmente ele está branco, pois acabei rasgando a outra entelagem acidentalmente.

Link sugerido: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=8572 (Tucano estolando de ponta de asa)

Vídeo do Cessna

[yt]5nEcCJbWrXI[/yt]
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Atualmente o Cessna está conforme foto abaixo (Segunda foto).
Anexos
Detalhe do "leading edge cuff" na ponta da asa do Cessna
Detalhe do "leading edge cuff" na ponta da asa do Cessna
DSC03758.JPG (20.52 KiB) Exibido 6084 vezes
Tive que dar outra mão de dope no papel lá na praia, como estava muito úmido o Cessna ficou todo manchado. Terei que trocar novamente a entelagem.
Tive que dar outra mão de dope no papel lá na praia, como estava muito úmido o Cessna ficou todo manchado. Terei que trocar novamente a entelagem.
DSC03757.JPG (25.58 KiB) Exibido 6084 vezes
Detalhe do dispositivo ( Spincontrol airfoil extension) do Nexstar
Detalhe do dispositivo ( Spincontrol airfoil extension) do Nexstar
Nexstar Hobbico.JPG (30.38 KiB) Exibido 6084 vezes
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[img:3a4d4a916c]http://img259.imageshack.us/img259/4130/flightinsetairfoilextlg.jpg[/img:3a4d4a916c]

Esse "apêndice" não é chamado nem de slot e nem de slat. Trata-se de um "leading edge cuff" ( http://en.wikipedia.org/wiki/Leading_edge_cuff ), também conhecido como "leading edge droop" ( http://www.google.com.br/search?q=leading+edge+droop&hl=pt-BR&client=safari&tbo=u&rls=en&tbm=isch&source=univ&sa=X&ei=Ep38UOMxiajwBJ3pgbAM&ved=0CDQQsAQ&biw=1267&bih=601 ).

A própria Hobbico não usa os termos slat ou slot. Chama esse "apêndice" de "spin control extensions".
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Snag, valeu pelo esclarecimento. Fiz as correções nos textos acima para não ficar incorreto e passar informação errada. O que posso dizer é que esse "apêndice" funciona muito bem mesmo.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:a279eab6b5="rce001"]Snag, valeu pelo esclarecimento. Fiz as correções nos textos acima para não ficar incorreto e passar informação errada. O que posso dizer é que esse "apêndice" funciona muito bem mesmo.[/quote:a279eab6b5]

Ele tem o mesmo efeito do whashout...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Sim Marco, o inconveniente disso que fiz é que acrescenta peso. O ideal seria usar o vapor, como você mencionou. Mas como nunca fiz este procedimento fiquei preocupado em não conseguir o mesmo efeito para as duas pontas da asa
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Mais algumas fotos para encerrar o assunto.

Logo estarei postando as fotos com a nova entelagem do Cessna, espero que definitiva
Anexos
Detalhe em vermelho
Detalhe em vermelho
image4.jpg (25.66 KiB) Exibido 5968 vezes
Mais um
Mais um
IMG_6492.JPG (35.6 KiB) Exibido 5968 vezes
59cda5c9.jpg
59cda5c9.jpg (30.41 KiB) Exibido 5968 vezes
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Nova entelagem (Com papel celofane):
Anexos
Teste de resistência: Aprovado!
Teste de resistência: Aprovado!
Sem título.jpg (25.08 KiB) Exibido 5967 vezes
Entelagem terminada.  Papel Celofane.
Entelagem terminada. Papel Celofane.
DSC03769.JPG (26.81 KiB) Exibido 5967 vezes
DSC03765.JPG
DSC03765.JPG (25.9 KiB) Exibido 5967 vezes
DSC03763.JPG
DSC03763.JPG (26.71 KiB) Exibido 5967 vezes
Após retirar o papel anterior e lixar
Após retirar o papel anterior e lixar
DSC03762.JPG (26.02 KiB) Exibido 5967 vezes
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
Avatar do usuário
rce001
membro
Mensagens: 253
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 3:43 am
Localização: Ubá - MG / 38

Mensagem por rce001 »

Finalmente videos melhores.

Conforme prometido, finalmente consegui alguns videos melhores com o Cessna. Todas são do mesmo dia (08/02/2013)

[yt]sh0v3FMa4w8[/yt]


[yt]ht9K47bkjtk[/yt]

Melhor dos três, apesar de estar anoitecendo.

[yt]KrMdIOLPzh0[/yt]
P51D Mustang, Cessna 180, Piper J3, PT-19
Responder