Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Lenha do protótipo

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje fui tentar fazer um voo com o motor novo, de 3700Kv.

Minha mulher filmou e o Fabrício arremessou, além de dar todo o apoio moral, pois eu estava nervoso, hehehe.

Infelizmente, acabei destruindo o protótipo do Vectus.

Ele tinha voado bem com um motor de torque maior.

Não sei se faltou empuxo, ou se foi jogado num ângulo muito alto ou apenas erro de pilotagem mesmo.

O fato é que vou ter que fazer outro agora e vou fazer uma catapulta para arremessá-lo. Também vou usar um motor de torque maior com hélice folding. Foi assim no primeiro voo e deu certo.

Preciso me acostumar aos pouco com um modelo de alta velocidade.

Por favor, comentem o que vocês acham que deu errado.

Particularmente, acho que faltou empuxo e dedo para pilotar o bicho. :-)

Fiquei triste, mas para isso que servem os protótipos né. Que bom que ele voou muito bem com o outro motor. Pelo menos sei que não é um erro de projeto.

Segue o vídeo da lenha: http://youtu.be/0BK4RAJxB9E

Abraços!
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

Força irmão desanima não... logo logo você chega a uma conclusão da melhor eletrônica para ele....
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Foram os dois fatores e o lancamento ruim os motivos da queda.

Nao sei o peso do seu modelo, mas motor de 3000kv, helice 4.75 x 4.75 e 3s é receita certa de sucesso para começar na velocidade....

Mas agora é o momento de fazer o próximo melhor e mais leve...
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

não sei porque, mas as pessoas tem o costume de tentar correr pra lançar, e na hora de lançar sai tudo torto! a catapulta vai evitar isto, mas para facilitar o lançamento, pense em dar apenas um passo e depois arremessar, com mais equilíbrio e mais força no braço os lançamentos são bem melhores. não é um pylon, mas eu peguei a manha de lançar eu mesmo um avião meu de 1,7m e 1kg, e prefiro lançarsozinho e puxar a mão pro controle depois do que arriscar com alguém que não tem a prática.

do resto, siga os conselhos do cyber! estamos esperando os próximos modelos da linha de produção!
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

No meu pylon eu costumo jogar segurando pelo canopy e jogo forte e pro alto. Faço isso e pq ele ganha altitude suficiente para poder picar e ganhar velocidade e assim poder voar de boa. Faço isso pois não tenho uma catapulta para lança-lo e funciona bem.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:b4dcb95722="Cyberware"]Foram os dois fatores e o lancamento ruim os motivos da queda.

Nao sei o peso do seu modelo, mas motor de 3000kv, helice 4.75 x 4.75 e 3s é receita certa de sucesso para começar na velocidade....

Mas agora é o momento de fazer o próximo melhor e mais leve...[/quote:b4dcb95722]

Pessoal, obrigado pelos comentários!

Cyber, o peso dele estava em pouco menos de 800g. Se não me engano, 797g.

Acho que está bem leve, mas o próximo deve ficar mais leve ainda, pois esse protótipo foi a primeira laminação e estava com muito material em alguns pontos.

Como ando com pouco tempo livre, vou demorar mais de um mês para poder tentar de novo.

Obrigado!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Laminação

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Agora que o protótipo voou, vou mostrar os detalhes do processo de laminação.

Nas últimas semanas não postei nada aqui pois eu estava comprando material e fazendo melhorias no molde para facilitar a produção do primeiro lote.

A descrição do processo está nas fotos!

Obrigado!
Anexos
Viro o laminado e tiro a primeira camada de plástico. Encaixo no molde e removo a última camada de plástico.
Viro o laminado e tiro a primeira camada de plástico. Encaixo no molde e removo a última camada de plástico.
P1010269.JPG (35.49 KiB) Exibido 8253 vezes
Tiro o excesso de fibra e fica o laminado no formato exato da asa.
Tiro o excesso de fibra e fica o laminado no formato exato da asa.
P1010262.JPG (35.43 KiB) Exibido 8253 vezes
Cubro tudo com um plástico e usando um gabarito, corto com um bisturi todo o laminado.
Cubro tudo com um plástico e usando um gabarito, corto com um bisturi todo o laminado.
P1010261.JPG (35.34 KiB) Exibido 8253 vezes
Daí coloco a madeira balsa já cortada e a posiciono. Na raiz da asa, mais carbono para reforço.
Daí coloco a madeira balsa já cortada e a posiciono. Na raiz da asa, mais carbono para reforço.
P1010257.JPG (37.89 KiB) Exibido 8253 vezes
Sobre uma tábua, desenho com um gabarito o formato das asas.<br /><br />Então, estico um plástico para isolar a madeira. Por cima coloco o tecido de fibra de vidro e de carbono nas pontas.
Sobre uma tábua, desenho com um gabarito o formato das asas.

Então, estico um plástico para isolar a madeira. Por cima coloco o tecido de fibra de vidro e de carbono nas pontas.
P1010256.JPG (38.02 KiB) Exibido 8253 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Continuando...
Anexos
Essa foto mostra como ficou o laminado sob o vácuo. Depois foi para a estufa.
Essa foto mostra como ficou o laminado sob o vácuo. Depois foi para a estufa.
P1010286.JPG (35.22 KiB) Exibido 8240 vezes
Uso uma pistola com massa de vedação para isolar o molde para gerar o vácuo.
Uso uma pistola com massa de vedação para isolar o molde para gerar o vácuo.
P1010281.JPG (35.1 KiB) Exibido 8240 vezes
Uso um tecido de nylon para cobrir o laminado. Isso faz com que o excesso de resina atravesse o nylon e desmolda facilmente.
Uso um tecido de nylon para cobrir o laminado. Isso faz com que o excesso de resina atravesse o nylon e desmolda facilmente.
P1010277.JPG (34.78 KiB) Exibido 8240 vezes
Mostrando como fica fácil transportar para o molde o laminado.
Mostrando como fica fácil transportar para o molde o laminado.
P1010291.JPG (32.78 KiB) Exibido 4982 vezes
Avatar do usuário
sancler
membro
Mensagens: 3886
Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
Localização: Palhoça/SC
Contato:

Mensagem por sancler »

A culpa foi do Fabricio :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Hoje fiz a emenda das duas metades.

As melhorias que fiz no molde valeram a pena. Coloquei muitos parafusos para apertar bem as dua metades.

A longarina fiz de carbono, compensado na parte central e depron.

Para medir a espessura interna da asa, usei bolinhas de massa de calefação que foram apertadas quando fechei o molde.

A laminação ficou boa e muito forte. É impressionante! Dessa vez usei mais carbono e dá para segurar o modelo pela ponta da asa e ela não se dobra nem um pouco.

A asa ficou muito rígida. Pesou 370g. No próximo vou reduzir o peso, pois acho que exagerei no material. Não precisa ser tão forte como ficou.

O único problema que tive no resultado final foi no extradorso. A parte mais curva não encostou bem no molde. Acho que o vácuo não foi o suficiente. Como eu tinha pintado o molde, nesse ponto a tinta ficou solta.

Vou resolver isso fazendo um contramolde de silicone. Nunca usei essa técnica, mas deve funcionar bem.

Final de semana vou ter outra folga e vou laminar mais um, só que agora sem pintar o molde antes e vou comparar os resultados.

Abraço!
Anexos
Como a espessura interna foi medida :-)
Como a espessura interna foi medida :-)
P1010292.JPG (37.46 KiB) Exibido 8127 vezes
Responder