Projeto e Construção: Plank Wing - mudança de planos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:ee5fbd2833="ze_mayer"]tá voando bem tranquilo mesmo! parece que não tem aquelas oscilações que de vez em quando vejo nos vídeos das zagis. se der, põe uma camera nele (nem que seja celular) e faz um vídeo onboard!

é só impressão minha, ou ele tem alguma tendência meio estranha de afundar pra dentro das curvas mais fechadas?[/quote:ee5fbd2833]

Fala Zé,

Ta voando bem sim, pelo que medi ta com 3% de margem estática.
Essa tendencia de afundar dentro das curvas é a instabilidade no modo espiral e a ausência de um comando de leme. As vezes uma simples mixagem no elevon resolve, pois nem mexi em nada no radio praticamente.
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

bom, tenta fazer a mixagem de diferencial mecanicamente (braços deslocados do centro no servo), a APM vai brigar com isso aí e o resultado pode não ser bom!

um aero meu voava perfeitamente, mas a velocidade de stall era muito próxima à de cruzeiro. com a apm, ele tinha uma tendencia a entrar em parafuso nas curvas fechadas, e só saía assumindo em modo manual e deixando estabilizar sozinho. os gyros tentavam manter voo nivelado, e só pioravam o parafuso.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:90175f226a="ze_mayer"]bom, tenta fazer a mixagem de diferencial mecanicamente (braços deslocados do centro no servo), a APM vai brigar com isso aí e o resultado pode não ser bom!

um aero meu voava perfeitamente, mas a velocidade de stall era muito próxima à de cruzeiro. com a apm, ele tinha uma tendencia a entrar em parafuso nas curvas fechadas, e só saía assumindo em modo manual e deixando estabilizar sozinho. os gyros tentavam manter voo nivelado, e só pioravam o parafuso.[/quote:90175f226a]

Ai tem que tomar cuidado com o envelope de voo. Esse meu projeto vai sofrer algumas modificações que vou postar em Breve. A Ideia é abaixar a velocidade de stol e tbm tentar aumentar a velocidade de cruzeiro. Usando o mesmo motor e diminuindo o diametro da Helice, aumentando um S na bateria e aumentando a area de asa. hehehe, me aguarde!!!
agressiva
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 9:22 pm
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por agressiva »

Ola Diego,
estou trabalhando em projetos parecidos com os seus a 2 anos.

Muito legal e bem feitos os seus airframes.
É o primeiro projeto com esse nivel de detalhe que vejo.

Atualmente estou trabalhando em um aviao de 2.6m e uso algumas asas zagi de 1.4m, 2.2m e 2.6m para os meus trabalhos.

Atualmente minha asa de 2.6m voa 1.20h usando 15amp de bateria e chega a praticamente 2h com 20amp de bateria.

Isso carregando uma camera nex7 e um gimbal.

Consegui esse resultado depois de 1 ano de testes.
Minha asa é um tento pesada pois ela é muito resistente a pancadas.
Prefiro perder um pouco de autonomia e ganhar na resistencia e seguranca.

Meus vant sao para uso próprio e faço eles para trabalharem de acordo com o local onde faço os serviços.

Tenho meu proprio piloto automatico funcionando a um bom tempo.
Comecei a 3 anos desenvolvendo multirotores e acabei migrando para asa fixa.

Vou acompanhar seus projetos e se precisar de algo de um grito.
Antes que eu esqueça, usar um ardupilot num projeto como o seu é uma blasfêmia.

Ele funciona mais eu nao gosto nada dele Acho ele um projeto para quem ai brincar de fpv e quer algo mais.

tenho a primeira versao do ardupilotmega jogada num canto a mais de 1 ano.
Voei com ele só uma vez e nao gostei de como ele faz as manobras.

Abração e bom progresso.
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:3a55e31187="agressiva"]Ola Diego,
estou trabalhando em projetos parecidos com os seus a 2 anos.

Muito legal e bem feitos os seus airframes.
É o primeiro projeto com esse nivel de detalhe que vejo.

Atualmente estou trabalhando em um aviao de 2.6m e uso algumas asas zagi de 1.4m, 2.2m e 2.6m para os meus trabalhos.

Atualmente minha asa de 2.6m voa 1.20h usando 15amp de bateria e chega a praticamente 2h com 20amp de bateria.

Isso carregando uma camera nex7 e um gimbal.

Consegui esse resultado depois de 1 ano de testes.
Minha asa é um tento pesada pois ela é muito resistente a pancadas.
Prefiro perder um pouco de autonomia e ganhar na resistencia e seguranca.

Meus vant sao para uso próprio e faço eles para trabalharem de acordo com o local onde faço os serviços.

Tenho meu proprio piloto automatico funcionando a um bom tempo.
Comecei a 3 anos desenvolvendo multirotores e acabei migrando para asa fixa.

Vou acompanhar seus projetos e se precisar de algo de um grito.
Antes que eu esqueça, usar um ardupilot num projeto como o seu é uma blasfêmia.

Ele funciona mais eu nao gosto nada dele Acho ele um projeto para quem ai brincar de fpv e quer algo mais.

tenho a primeira versao do ardupilotmega jogada num canto a mais de 1 ano.
Voei com ele só uma vez e nao gostei de como ele faz as manobras.

Abração e bom progresso.[/quote:3a55e31187]

Fala ai Agressiva,

Bom eu agora estou começando a dar os primeiros passos com os meu moldes. A principio este plane só vai ter a camera FPV. Mais para frente, pretendo colocar uma camera e um sonar no intradorso e um tubo de pitot na asa para maior aferição de dados do projeto.
Eu pretendo tentar chegar em 40min de vôo com uma bateria de 5800Mah. Eu simplesmente apelei para a aerodinâmica da coisa. Usei tudo que tinha de melhor neste projeto para diminuir o arrasto aerodinâmico. Meu motor no estático pode consumir até 21A e para o protótipo do vídeo estava consumindo em torno de 16A no estático. Em vôo talvez caia pela metade. Com o Ardupilot poderei ter acesso a esses dados e saberei se preciso de alguma otimização.
Tudo já chegou em casa segue a lista do que comprei:

-Ardupilot 2.5
-GPS Ublox LEA-6 (Está me dando dores de cabeça)
-MiniOSD
-Motor 2826
-ESC turnigy 25A
-Servos corona Digital
-RX optma 6
-Bateria motor Compact Zippy 5800Mah
-Bateria Camera FPV Zipyy 250Mah
-Antenas 5.8Ghz
-Antenas de Telemetria
-Sistema FPV FatShark Predator 2.0 com Camera (ANIMAL)

Ainda não trabalhei de verdade no ardupilot mas já testei alguns sensores.
A única coisa que está me dando dor de cabeça é o GPS que não está fixando os satélites. Deixei uma hora dentro do meu carro no estacionamento aberto do meu apartamento e nenhum satélite foi encontrado. Agora está a caminho a minha FTDI que vou usar para atualizar tanto meu OSD quanto o meu GPS, fazer uma verificação via computador mesmo.
Agora estou fazendo os plugs da asa e da fuselagem. Depois farei os moldes. Aos amigos que tiverem interesse posso fabricar o modelo para uso de aeromodelismo. mesmo. Esta Plank pode voar sem motor e se bobear voa bem até para vôos termais. Em breve atualizo mais coisas.

Segue uma foto do protótipo como vai ficar:

[img:3a55e31187]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/05/PLANK1-1024x724.jpg[/img:3a55e31187]
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Boa noite Senhores,

Conversei com meu amigo designer Rafael de Sá.
Ele iniciou a confecção do plug da fuselagem.
Apesar de não ser uma técnica muito convencional, estou confiando na precisão do meu amigo. Vamos ver o que dá. As mãos dele quase parecem uma CNC.
O negócio é ir testando e aprendendo, infelizmente algumas informações são muito bagunçadas por ai, e poucas técnicas de precisão são divulgadas. Mas para efeito de protótipo e pouco dinheiro em caixa, acho que vai ficar muito bom.

[img:80485fb42c]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/06/P1020205-768x1024.jpg[/img:80485fb42c]

[img:80485fb42c]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/06/P1020213-1024x768.jpg[/img:80485fb42c]

Nestas fotos ta tudo uma melequeira só, mas é só um material de preenchimento alternativo e barato. Em breve a coisa começa a ficar fina!!!

[img:80485fb42c]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/06/975730_257837531026092_620961665_n.jpg[/img:80485fb42c]

[img:80485fb42c]http://wordpress.viciorc.com/wp-content/uploads/2013/06/975940_257837077692804_611539487_n.jpg[/img:80485fb42c]
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Tirei uma foto dos equipamentos hoje mas ainda nao upei... em breve coloco aqui
vinibraun
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Qua Nov 16, 2011 7:52 pm
Localização: Bento Gonçalves RS

Mensagem por vinibraun »

Boa noite pessoal!!! Estou num projeto onde terei que desenvolver um plug para fibrar logo depois, porém não descubri uma tácnica fácil para desenvover o tal do molde. Estou com a intenção de esculpir em madeira, um dos motivos é que ele não se deteriora com produtos químicos como o esopor, porém o trabalho é no minimo 10 vezes maior. Então procurando aqui uma forma de fazer um plug me deparei com este post e a imagem do molde cendo fabricado. Se pudesse espliar com mais detalhes como começou como recortou todas as peças que material está usando para prencher os espaços, etc. Abraço e sucesso no projeto!!! Pretendo postar o meu projeto tb quando estiver mais adiantado assim posso postar mais fotos de uma vez.
ajudate que eu te ajudarei...
Avatar do usuário
Morellif1
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Mar 19, 2013 5:55 pm

Mensagem por Morellif1 »

meu amigo, a respeito do seu outro projeto de drone, talvez eu tenha uma utilidade comercial para o mesmo.
Me passe seu email.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:2be301dad4="Morellif1"]meu amigo, a respeito do seu outro projeto de drone, talvez eu tenha uma utilidade comercial para o mesmo.
Me passe seu email.[/quote:2be301dad4]

Infelizmente o outro modelo está parado por falta de dinheiro.
É um protótipo que exige uma plataforma de controle mais sofisticada.
Mas o projeto está aqui guardado. Esperando o Startup.

abraço
Responder