P-51D Mustang Top Flite motor Gasolina DLE-20

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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Metz
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P-51D Mustang Top Flite motor Gasolina DLE-20

Mensagem por Metz »

Bom dia amigos do clube!

Depois de muita pesquisa e dicas de alguns membros, finalmente decidi que irei montar o P-51D 60" da Top Flite.

Neste tópico pretendo colocar todos os passos de montagem, assim como tudo que será necessário para deixar essa belezinha voando.

Vou colocar motor gasolina DLE-20 nele. Mesmo sabendo que este motor não é listado como "compatível" no manual, é possível sim sua adaptação.

Então chega de enrolação e vamos as peças:

1- P-51D Mustang 60" ARF Top Flite Gold Edition
[img:e01345ce5b]http://www.tjdmodels.com/images/products/topflite-p51d-w-retracts-60-size-artf4355.jpg[/img:e01345ce5b]

2- Motor DLE-20 gasolina 20cc
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/dle/dle-20.jpg[/img:e01345ce5b]

3- Compact Pitts Mufler para DLE-20
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/jtc/jtc-dl20wpc.jpg[/img:e01345ce5b]

4- (3x) Servo Hitec HS-625MG (Profundor e Flaps)
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/hrc/hrc32625s.jpg[/img:e01345ce5b]

5- (4x) Servo Futaba S3004BB (Acelerador, Ailerons e Leme)
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/fut/futs3004%20bulk.jpg[/img:e01345ce5b]

6- (1x) Servo Hitech Retrátil HS-75BB
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/hrc/hrc31075s.jpg[/img:e01345ce5b]

7- Extensão em "Y" com reversor de servo
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/exr/exra320.jpg[/img:e01345ce5b]

8- Extensões 24" e 6" para servos

9- Extensão em "Y" para Ailerons

10- Hélices 16x6 e 16x8

11- Receptor Spektrum AR6210 com Satellite
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/spm/spmar6210.jpg[/img:e01345ce5b]

12- Rádio Spektrum DX6i
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/spm/spm6610.jpg[/img:e01345ce5b]

13- Bateria LiFe 2100mAh 10C 6V (RX)
[img:e01345ce5b]http://www.dinizesteves.com.br/uploads/ic_produto_19788.jpg[/img:e01345ce5b]

14- Bateria JR NiMh 1500mAh (ignição)
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/jsp/jsp91030.jpg[/img:e01345ce5b]

15- Adaptador para prender o Spinner no DLE-20
[img:e01345ce5b]https://www.philshobbyshop.com/images/tru/tru0814a.jpg[/img:e01345ce5b]

16- Ball Link Sullivan de engate rápido para o acelerador
[img:e01345ce5b]http://www.gravesrc.com/v/vspfiles/photos/SUL590-2.jpg[/img:e01345ce5b]

Por enquanto é isso amigos!
Já está tudo encaminhado, e assim que tudo for chegando posto fotos com reviews.

Dicas, críticas, sugestões são muito bem vindas!

Abraço a todos!
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adrianoquirino
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Mensagem por adrianoquirino »

Por que não funcionaria?

http://www.youtube.com/watch?v=if-ibm3Eriw


Trem de pouso, vá de robart 652R e 652L, inclusive desse aero do video foi eu quem vendeu para ele o trem com amortecedor.


Abraço
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mkbuss
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Mensagem por mkbuss »

Funciona sim, pode ficar tranquilo... Apesar de o aero não ser feito no projeto para uso de motor gasolina, dá pra usar o DLE tranquilamente...
Só dá um reforçadinha na parede de fogo com epóxi diluída, e pronto... Sempre faço isso nos meus aeros (até mesmo nos glow)... Mas não tem erro não nesse setup aí, tem tudo pra ficar bom...
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Metz
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Mensagem por Metz »

Não quis dizer que nao funciona, até porque existem diversos videos e contruções desse aviao com DLE-20. O que eu quis dizer é que o fabricante nao diz que o aviao foi feito pra esse motor, mas funciona sim! Me expressei mal, vou dar uma editada no post hehehe

Gostei muito do vídeo Adriano! O ronco ficou demais! Está com Pitts né?

mkbuss com certeza farei o referido reforço, novamente obrigado pelas dicas!
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Caveira Special Paint
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Mensagem por Caveira Special Paint »

Acho que ja te falei isso no outro post, mas vou reforçar pois a probabilidade de dar merd* no seu avião é enorme:

Colocar 8 servos de força vai aumentar MUITO a chance de vc ter uma pane elétrica neste aviao! nesta configuração, vc vai precisar de um powerbox!

Você está colocando um motor V8 de 500cv num fusca pra andar dentro de cidade a 10km/h! é a mesma relação!

Vá de 3004 da Futaba. que é mais do que esse aviao precisa...


abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
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Metz
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Mensagem por Metz »

[quote:073073bf59="Caveira Special Paint"]Acho que ja te falei isso no outro post, mas vou reforçar pois a probabilidade de dar merd* no seu avião é enorme:

Colocar 8 servos de força vai aumentar MUITO a chance de vc ter uma pane elétrica neste aviao! nesta configuração, vc vai precisar de um powerbox!

Você está colocando um motor V8 de 500cv num fusca pra andar dentro de cidade a 10km/h! é a mesma relação!

Vá de 3004 da Futaba. que é mais do que esse aviao precisa...


abs[/quote:073073bf59]

Sim amigo, eu lembro bem do seu aviso, porém não é nada recomendado usar servos com engrenagens de plástico com motores gasolina. Em todos fóruns gringos que pesquisei, inclusive RCGroups e RCUniverse recomendam servos MG para motores gasolina. O Único que achei que não tivesse tanto torque e fosse MG foi este da Hitec =/
Estou pensando em usar estes servos Hitec com 4,8V para diminuir o consumo

Ou então trocar para o servo Hitec HS-625MG

Levando em conta que utilizarei bateria LiFe de 2100mAh e 10C de descarga, terei disponivel 21A, ou seja, isso dá mais ou menos 3A por servo. Sendo que servo de leme e o servo do acelerador serão pouco forçados em voo, e ainda levando em conta que os servos de flaps só vao ser utilizados em alguns pousos, teremos uma boa amperagem para utilizaçao dos servos. Ou estou calculando algo errado?
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Caveira Special Paint
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Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:a3019d34c2="Metz"][quote:a3019d34c2="Caveira Special Paint"]Acho que ja te falei isso no outro post, mas vou reforçar pois a probabilidade de dar merd* no seu avião é enorme:

Colocar 8 servos de força vai aumentar MUITO a chance de vc ter uma pane elétrica neste aviao! nesta configuração, vc vai precisar de um powerbox!

Você está colocando um motor V8 de 500cv num fusca pra andar dentro de cidade a 10km/h! é a mesma relação!

Vá de 3004 da Futaba. que é mais do que esse aviao precisa...


abs[/quote:a3019d34c2]

Sim amigo, eu lembro bem do seu aviso, porém não é nada recomendado usar servos com engrenagens de plástico com motores gasolina. Em todos fóruns gringos que pesquisei, inclusive RCGroups e RCUniverse recomendam servos MG para motores gasolina. O Único que achei que não tivesse tanto torque e fosse MG foi este da Hitec =/
Estou pensando em usar estes servos Hitec com 4,8V para diminuir o consumo

Ou então trocar para o servo Hitec HS-625MG

Levando em conta que utilizarei bateria LiFe de 2100mAh e 10C de descarga, terei disponivel 21A, ou seja, isso dá mais ou menos 3A por servo. Sendo que servo de leme e o servo do acelerador serão pouco forçados em voo, e ainda levando em conta que os servos de flaps só vao ser utilizados em alguns pousos, teremos uma boa amperagem para utilizaçao dos servos. Ou estou calculando algo errado?[/quote:a3019d34c2]


Metz,
exceder o recomendado não necessariamente é mais seguro.
ainda mais qdo se está sobrecarregando o sistema, vc está colocando seu equpamento em risco desnecessario...

1 - A questão das engrenagens de metal está mais ligada à força do servo do que a vibração... tenho 4 avioes giant gasolina, todos com a maioria dos servos de nylon... alguns deles com micro servo de $1,99 no acelerador e retratil... motores hoje os gasolas evoluiram muito e nao vibram quase nada...
se vc rodar um glow com a helice dsbalanceada, garanto que vibra mais do que qq um dos meus motores gasola.

2 - nao tem a ver com a bateria mas sim com seu receptor... sua bateria tem descarga, mas o RX nao aguenta a descarga e pode entrar em colapso. e ai é chão!
vc pode colocar um power box ou comprar um receptor powersafe que já é preparado pra isso. RX normal probabilidade é grande de dar pau...

esse é o meu P-51 giant top flite, 2 voos dele...
http://www.youtube.com/watch?v=u84Axbq3uBk
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=5JMkKrp0PvU&list=FLRYjDkh9eywmc65u3C-N-AA#t=149s

9 servos, sendo apenas 2 engrenagem de metal pro profundor. tenho 2 3004 ailerons, 2 3010 flaps e 1 micro servo corona no retratil.

veja se tem vibração, ou veja se na marcha lenta vc percebe o avião vibrando...
o problema é que tanto aqui no BR como nos fóruns dos EUA, tem muito pangaré falando sem ter conhecimento de causa...

alias, lá é pior que aqui, ja que é tudo mais acessivel e as bobagens são de nivel giant e jato pra cima... rsrsrs...

mas, é importante que vc tire suas conclusoes do equipamento!!

abraços
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

Cara, não fique recomendando servos que a própria fabrica cansa em testar e dar as margens de segurança para seu uso, isso não é bom para nosso esporte independentemente se para você é comum.
Temos que avisar as fabricas então que suas recomendações e normas de segurança estão defasadas...
No Mundo inteiro se recomenda MG para a motorização alimentada por gasolina e devemos seguir o que o Bom Senso sugere.
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Metz
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Mensagem por Metz »

[quote:84178c6098="Paulinho"]Cara, não fique recomendando servos que a própria fabrica cansa em testar e dar as margens de segurança para seu uso, isso não é bom para nosso esporte independentemente se para você é comum.
Temos que avisar as fabricas então que suas recomendações e normas de segurança estão defasadas...
No Mundo inteiro se recomenda MG para a motorização alimentada por gasolina e devemos seguir o que o Bom Senso sugere.[/quote:84178c6098]

Foi justamente o que eu também estava pensando Paulinho.
Caveira não quer dizer que não levei em conta sua dica, levei sim e até tinha ficado muito preocupado com isto. Mas se até os fabricantes recomendam, então porque não usar?

Outro ponto a ser pensado: nao utilizarei os 7 servos ao mesmo tempo com torque máximo. Para um voo escala pouco comando é utilizado e normalmente apenas os servos de profundor e ailerons.
Se temos um servo que tem alto torque e utilizamos pouco de sua capacidade, para mim fica evidente que o consumo do servo será menor do que se eu utilizasse um servo mais fraco que com o mesmo voo ficasse perto do seu limite de carga.

Nunca ouvi falar que o RX não aguenta carga, o que eu sei que faz "dar pau" é quando usamos um BEC com amperagem baixa demais para os servos. Aí o BEC desliga os reinicia (ou queima) perdendo os comandos. Como vou utilizar a bateria ligada diretamente no Switch On/Off e isso ligado ao RX, quem vai determinar o quanto de carga é suportado seria a bateria e sua descarga máxima. Ou estou equivocado?

De qualquer forma eu já tinha encomendado os servos HS-645MG antes da dica do caveira, então agora não há mais como trocar, e até prefiro mantê-los.
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mkbuss
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Mensagem por mkbuss »

Metz, então só pesquise melhor que vai ver que alto consumo leva SIM rx ao colapso... pode ou reiniciar o receptor (fazer com que ele desligue e ligue novamente, e aí até ele reconhecer o bind novamente, poucos segundos, pode ser o tempo do aero ir pro chão), ou dependendo do consumo exagerado, pode até torrar trilhas do receptor (ainda mas como no seu caso, que vai ser rádio 6 canais e vai usar Y pra servos de vários comandos)... lembre-se que os servos não consomem somente quando estão atuando, em repouso eles também tem consumo...
sinceramente, meu motor 20cc DLE vibrava muito menos do que os glows grandes que eu tive... sempre usei hélice balanceda, tudo conforme manda o figurino...
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