P-51D Mustang Top Flite motor Gasolina DLE-20

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:72416234e3="Paulinho"]Cara, não fique recomendando servos que a própria fabrica cansa em testar e dar as margens de segurança para seu uso, isso não é bom para nosso esporte independentemente se para você é comum.
Temos que avisar as fabricas então que suas recomendações e normas de segurança estão defasadas...
No Mundo inteiro se recomenda MG para a motorização alimentada por gasolina e devemos seguir o que o Bom Senso sugere.[/quote:72416234e3]

Paulinho, está havendo nesse momento uma super valorização de servos.

Ouço pessoas dizer que para voo 3D, precisa de servo forte e de metal .... está errado cara ... precisa de servo rápido e preciso .... 3D não faz quase esforço na superfície.

Voo veloz faz força na superfície .... talvez os preços baratos tenham muito haver com esse tipo de dica e principalmente utilização.

A 10 anos atrás, voltando pouco no tempo .... as pessoas voavam oquê estamos voando hoje com servos de 5 no máximo 6 kg .... a galera não tem nem ideia do que são 6kg de força em uma superfície ... é uma cavalice ..... e falam de 12kg .... 20kg .... como uma coisa normal ... e não é.

[b:72416234e3]Outra confusão é ... os fabricantes não recomendam servos de karbonite e em SUPERFÍCIES GRANDES, para motor a gasolina .... não falam nada sobre nylon.[/b:72416234e3]

Nunca vi um fabricante sequer dizer que um servo de nylon não é recomendado para gasolina .... até que alguém apareça aqui com um fabricante pedido para não ser usado em gás. [b:72416234e3]Nos servos karbonite sim ... esses vem escrito em negrito no manual do servo para não ser utilizado.[/b:72416234e3]

Concordo plenamente com o caveira ... a galera está passando total dos limites ... está havendo uma super preocupação com os servos e se esquecendo de que há outros limites mais importantes ... como receptor ... entre outros.

Vejo e pessoal ligando por exemplo .... bateria de life 6,6V direto em servos de 4,8v a 6v .... ai queima ... e o cara na maior cara de pau do mundo vem dizer que o motor a gasolina queimou o servo .... não senhor meu amigo ... sua bateria passou do limite do servo ... e durante um tempo ele funcionou mais queimou por sobre carga. E nisso ninguém tem preocupação .... isso o pessoal tá dizendo ai a torto e a direta que usa e ainda por cima recomenda.

Então, pensa com bom senso bicho ... lembre-se de que a 10 anos atrás ... e não muito tempo assim ... esses servos que hoje custam 35 a 40 dólares custavam 180 a 200 dólares e o pessoal não usava ... era quase que proibitivo .... usava-se os servos de nylon e todos eram felizes.

Nylon é altamente resistente ... não se engane achando que ele é frágil .... pesquise sobre a resistência dele e tenha uma ENORME surpresa.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

concordo... conheço tanto de gente que tem aero 3D com motor gasolina, F3A, entre outros, com servos Futaba com engrenagem de nylon e usando há anos, voando muito, e estão até hoje funcionando... claro, você pegar um aero de 30kg e colocar servos standard não condiz, mas um aero do tamanho do qual está sendo citado aqui no tópico, nao há necessidade alguma de se usar 7 servos que dão 9kg com 6v, engrenagem de metal e tudo mais...
como disse, tenho conhecidos que voam aeros escalas como esse, com motor Zenoah 20cc, a mais de 10 anos, e os servos Futabinha standard estão lá firmes e fortes até hoje!
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Já que os servos já foram comprados, passar pra 4,8V não ajudaria a reduzir o consumo deles?
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:80be8c4e05="Metz"]Já que os servos já foram comprados, passar pra 4,8V não ajudaria a reduzir o consumo deles?[/quote:80be8c4e05]

O consumo deles é constante ... e dependerá do seu uso .... ligados em 4,8v na verdade você terá menos velocidade e menos força ... só isso.

E se fosse você, usaria em 4,8V .... já será infinitamente mais que o suficiente.

Outra coisa, 700mah para bateria de ignição será muito pouco hein .... talvez uns 3 voos .... verifique ela após cada voo.

O legal em bateria da ignição é 4,8v sim ... para não queimar a ignição ... e no mínimo uns 1500mah ... eu uso 2300mah e depois de 3 voos uso 550 mah ...

Faça a conta ai certinho para não ficar sem motor em voo.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

é um exagero.. mas... o dinheiro é dele e ele sabe onde gastar..

eu pegaria este dinheiro compraria servos s3004, venderia o DX6 e com a diferença do preço dos servos compraria outro rádio ao invés de gastar dinheiro com servos mais caro e que não vai trazer beneficio nenhum. "este é meu ponto de vista"

eu me preocuparia mais com o rádio que com os servos,

uso este servos em pastinha tudo com s3004 nunca me deixou na mão.. e olha que os comandos de um pastinha principalmente ailerons são duros e o servo vira eles com muita facilidade.. sem falar nas quedas que já tive com eles que foi bem feias.. tem um que quebrou onde vai parafuso que prende na mesa de servo, e uso ele até hoje segurado só de um lado.. e olha que quebrou na queda.. não sofreu nada em sua estrutura..

agora em um modelo que vai ter mais 20cm de envergadura que o meu pastinha, e que vai usar 2 servos em cada aileron.. nossa vai ser uma moleza..

eu to pra falar que nylon absorve mais vibração que um de metal.. pois o de metal é rígido, e o nylon não..

mas se optar por estes servos de metal, use sim power box.

abs.
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:d1c3840062="Raketrinike"]é um exagero.. mas... o dinheiro é dele e ele sabe onde gastar..

eu pegaria este dinheiro compraria servos s3004, venderia o DX6 e com a diferença do preço dos servos compraria outro rádio ao invés de gastar dinheiro com servos mais caro e que não vai trazer beneficio nenhum. "este é meu ponto de vista"

eu me preocuparia mais com o rádio que com os servos,

uso este servos em pastinha tudo com s3004 nunca me deixou na mão.. e olha que os comandos de um pastinha principalmente ailerons são duros e o servo vira eles com muita facilidade.. sem falar nas quedas que já tive com eles que foi bem feias.. tem um que quebrou onde vai parafuso que prende na mesa de servo, e uso ele até hoje segurado só de um lado.. e olha que quebrou na queda.. não sofreu nada em sua estrutura..

agora em um modelo que vai ter mais 20cm de envergadura que o meu pastinha, e que vai usar 2 servos em cada aileron.. nossa vai ser uma moleza..

eu to pra falar que nylon absorve mais vibração que um de metal.. pois o de metal é rígido, e o nylon não..

mas se optar por estes servos de metal, use sim power box.

abs.[/quote:d1c3840062]

Amigo, me desculpa, mas não há motivo nenhum de preocupação com o rádio.

Ele até pode querer troca-lo para ter mais funções .... agora PREOCUPAÇÃO não ... ele não precisa perder um segundo de sono pelo rádio.

Ótimo rádio e confiável ... uso a 4 anos voando todo tipo de aero possível sem ter o menor problema com ele.

Basta ler o manual e saber que a bateria não pode abaixar da voltagem pedida, usar receptores originais e não terá problemas.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

quando eu comecei no modelismo,e já fazem quase 25 anos, já tinha um camarada meio maluco lá em franco da rocha- e quem é da época e frequentava lá sabe bem o que eu to falando-voava um buecker grande pra caramba com um motor quadra com magneto-na época não existia esse negócio de CDI- que ele mesmo tinha feito COM CAIXA DE LARANJA que ele pegava na feira.
voava com servo standard da futaba, engrenagem de nylon nem roletado era o servo,rádio nem lembro mais, mas era AM ou no máximo FM.
o aero pesava uma tonelada voava bem pra caramba e nunca deu um problema, a não ser um dia que soltou a lincagem do acelerador e ficou mais de 90 minutos voando com motor a plena.
eu já voei aero 27% da midwest com servo standard roletado.
modelos da carl goldberg cansei de voar com S148 da futaba-2,4 kg de torque e voo até hoje tenho 2 sukhoy e 2 ultimate deles voando com esses servos feliz da vida.
eu já cansei de falar em post e em MP pra quem me pergunta que tá todo mundo maluco hoje. se o campeão de acrobacia da PQP usa o servo , o zé mané quer usar também só pra ter status.
na época que o encontro de piracicaba era a meca do modelismo no brasil-fesbraer nem sonhava em existir-o somenzini veio voar e deu show. os caras compraram o aero dele com rádio e tudo, achando que iam fazer a mesma coisa---kkkk dava até dó de ver... pessoal tem que aprender que equipamento só realca a qualidade do piloto. se você é um piloto ruim, não adianta ter tudo TOP porque não voa sozinho.
pega 4 sacos de arroz e pendura na cauda do teu modelo e vê o que acontece.... então pra que usar servo de 20 kg de torque, c*****!
então ,na moral, usa o que quiser, dinheiro é de cada um eu uso o que eu sempre usei e deu certo. E FIM.
abraços
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Bom, os servos na verdade vou conseguir no exterior, vão trazer pra mim por 30 dolar cada um, o que pra mim vai ser relativamente barato. O que mais me preocupa agora não é o valor que vou pagar por cada servo, mas sim pelo que relataram de o RX nao suportar a corrente. Este servo consome 350mAh em 4,8V e 450mAh em 6V sem movimento. Multimplicando esse valor por 4 servos (os mais usados no voo sao ailerons, profundor e acelerador) daria algo em torno de 1,8A de consumo sem carga. Com carga duvido que cada servo passe de 1,5A que daria 6A de carga.
Posso até ainda fazer mais um pedido com servos S3004 pagando 13 dolares por cada servo. Pegar 4 servos destes pra colocar em aileron (2), acelerador e leme, mantendo os HS-645MG em profundor e flaps (2). Isso creio q reduziria bem o consumo. Só teria q gastar mais 52 dolares nestes servos.
Avatar do usuário
mkbuss
membro
Mensagens: 1094
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por mkbuss »

estou revirando o site da Futaba aqui agora mesmo, não achei em nenhum lugar nada sobre uso exclusivo de MG para aeros gasolina... tanto na seção de servos digitais quanto de analógicos, as tabelas lá se referem tudo a aeros nitro, elétricos, planadores, helis, carros, barcos, etc., mas nadinha se referindo a uso exclusivo ou recomendado para aeros gasolina... realmente, só lembro de ter visto esse aviso em alguns servos com engrenagens de karbonite...
lembrando, a gente vê sim muito nos fóruns internacionais sobre "use sempre MG para aeros gasolina"...
mas comprar servos MG de alto torque pra eles lá é tão barato quanto seria para comprar um standard pra gente aqui... comprar receptor mais robusto ou uma power box pra eles lá é muito mais em conta que pra gente aqui... isso tudo facilita, e faz com que pra eles se torne comum (e passem a achar que seja necessário)...

já usei ou uso servos MG de alto torque em meus aeros? sim, mas sempre faço isso quando tenho certeza do alto consumo, e geralmente uso power box pra alimentar e não ter problemas...
Avatar do usuário
Metz
membro
Mensagens: 427
Registrado em: Qua Fev 08, 2012 10:28 am
Localização: Estrela - RS

Mensagem por Metz »

Bom eu igual ja tinha que fazer mais um pedido na loja pois tinha esquecido de comprar o adaptador pra poder prender o spinner no eixo do dle20. Entao vou pedir junto mais 4 servos s3004. Os outros 645MG que sobrarem coloco a venda depois.
Sobre o radio nao vejo porque trocar agora. Sempre usei ele e nunca me deu problema. O que eu penso é que mais pra frente eu queira flaps com 3 posiçoes ou colocar algumas "balacas" pra enfeite em algum outro aero dai penso em pegar algum radio 9ch. Mas nao agora.
Blade MCPX2 | Quad Scarab Reconn V3 | La Racer Glow .46 | Parkzone Radian Pro | P-51D Mustang DLE-20 | Escapade .61 DLE-20
Responder