Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Continuando com a laminação, hoje resolvi fazer algumas alterações no modo de laminar para deixar o processo mais limpo, fácil e rápido.

Eu havia cortado pedaços de tecido e ia encaixando no molde, mas o tecido muda o seu formato muito facilmente e sempre fica desfiando.

Para resolver isso, cortei gabaritos de todas as partes do modelo, não só as asas.

Consegui dois pedaços grandes de vidro para servir de base para a laminação.

O vidro, por ser muito liso, facilita muito o corte com o bisturi.

Então, a laminação será feita esticando-se o tecido sobre o vidro. Os gabaritos serão posicionados de forma a evitar ao máximo a perda de tecido. Os reforços de KEvlar ficarão entre duas camadas de tecido de fibra de vidro, pois o Kevlar exposto é muito complicado de ser cortado ou lixado.

Não tive tempo ainda de fazer a laminação, mas agora com todo o material pronto, poderei fazer mais um Vectus na próxima folga. Daí postarei aqui todos os detalhes.
Anexos
P1010319.JPG
P1010319.JPG (29.11 KiB) Exibido 8001 vezes
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Como me deu insônia hoje, resolvi tirar do molde agora o terceiro Vectus!

Com certeza, essa foi a melhor laminação.

As fotos mostram ele como saiu, sem tirar as rebarbas.

Está pesando por enquanto 312g. Gostei bastante do peso, mas ainda dá para melhorar. Estou identificando uns pontos onde posso reduzir o material.

Esse foi o primeiro que laminei sem usar balsa no extradorso. A balsa estava incomodando pois eu não estava conseguindo empurrá-la com o saco de vácuo e estava ficando sem encostar no molde em alguns pontos. Então usei mais carbono na parte mais curva do extradorso e achei que ficou bom. A asa está muito rígida ainda e dá para reduzir o carbono.

Vejam que estou segurando o modelo bem na ponta da asa e ela não entorta nada.

Ainda não resolvi os problemas de vazamento com o saco de vácuo e ficaram umas pequenas bolhas de ar, que serão corrigidas na preparação para a pintura.

Semana que vem devo fazer outro e acredito que ele ficará mais leve.

O objetivo é deixar o modelo pronto para colocar a eletrônica com menos de 400g.

Gostei bastante do resultado do Kevlar no nariz. Deixou muito forte.

A longarina de carbono, compensado e depron ficou muito boa também. No próximo devo até reduzir um pouco a largura dela, pois não precisa de tanta resistência assim.

A cada laminação, estou cometendo novos erros e evitando repetir outros. Faz parte do processo de aprendizado. Logo terei a receita de um bom equilíbrio entre peso, resistência e facilidade de construção.

Enquanto isso, vou postando aqui os erros e acertos.

Agora vou tentar dormir um pouco. :-)
Anexos
P1010322.JPG
P1010322.JPG (37.73 KiB) Exibido 7705 vezes
P1010321.JPG
P1010321.JPG (31.75 KiB) Exibido 7705 vezes
P1010320.JPG
P1010320.JPG (31.19 KiB) Exibido 7705 vezes
Avatar do usuário
bugalaws
membro
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Jun 11, 2012 11:41 pm
Localização: Campo Grande / MS

Mensagem por bugalaws »

:shock: :shock: :shock: :shock:

Parabéns Irmão ta ficando muito bom einn?!?!?!?!
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

Malditas bolhas....é a maldição de quem trabalha com laminados, rsrs
Sempre procurando vencê-las...
Mas o resultado tá ficando cada vez melhor... e a cada construção menos erros são cometidos.
Tá usando o rolinho tira bolhas? Já experimentou usar um contramolde de silicone?
Para um molde como esse do Vectus não custa (muito?) tentar.
Abs
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:3c148bb79c="DEVAL"]Malditas bolhas....é a maldição de quem trabalha com laminados, rsrs
Sempre procurando vencê-las...
Mas o resultado tá ficando cada vez melhor... e a cada construção menos erros são cometidos.
Tá usando o rolinho tira bolhas? Já experimentou usar um contramolde de silicone?
Para um molde como esse do Vectus não custa (muito?) tentar.
Abs[/quote:3c148bb79c]

Olá Deval!

Como estou no Rio, não pude ir na estreia do seu avião ontem.

Sobre as bolhas, acho que o principal problema é o vácuo fraco.

Veja que no nariz ficou perfeito e é nesse ponto que sugo o ar.

Acho que o segredo é laminar bem sobre o vidro, apertando bem o tecido antes de colocar no molde.

Essa semana terei uma folga longa e vou fazer mais um e testar um jeito diferente de isolar o vácuo.

Eu quero poder laminar as duas metades ao mesmo tempo. Como você sugere usar o contra-molde de silicone?

E onde posso comprar em Florianópolis?

Abraço
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Charles,

Parabéns! Esta muito bom mesmo!

Quanto ao vácuo, coloque um conector T ou X na mangueira e acrescente no molde pontos de sucção, como na cauda e em cada ponta de asa.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:4904777d96="Cyberware"]Charles,

Parabéns! Esta muito bom mesmo!

Quanto ao vácuo, coloque um conector T ou X na mangueira e acrescente no molde pontos de sucção, como na cauda e em cada ponta de asa.[/quote:4904777d96]

Valeu Cyber!

Boa a dica dos pontos de sucção. Vou fazer isso.

Também já testei com uma tela de plástico para ajudar a escoar o ar e funcionou bem.com

Esse mê a escala de voos foi generosa e terei vários dias de folga seguidos e devo terminar o primeiro lote. Dai vou postando os resultados.

O objetivo na próxima laminação é deixar o corpo com a asa pesando menos de 300g.

Abraço
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

O contramolde é feito com borracha de silicone e catalisador.
Na Comfibras em Campinas vende.
E, complementando a dica do grande Cyber, eu sugiro usar uma extensão de mangueira (furada em todo o seu comprimento)
acoplada na entrada do saco de vácuo. Pode ser uma única mangueira circundando todo o molde
ou vários pedaços espalhados dentro do saco. É um procedimento mais simples,
mas que tem o mesmo efeito de acrescentar mais pontos de sucção.

Consertou a bomba de vácuo ou tá usando o motor de geladeira?
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:46663822e7="DEVAL"]O contramolde é feito com borracha de silicone e catalisador.
Na Comfibras em Campinas vende.
E, complementando a dica do grande Cyber, eu sugiro usar uma extensão de mangueira (furada em todo o seu comprimento)
acoplada na entrada do saco de vácuo. Pode ser uma única mangueira circundando todo o molde
ou vários pedaços espalhados dentro do saco. É um procedimento mais simples,
mas que tem o mesmo efeito de acrescentar mais pontos de sucção.

Consertou a bomba de vácuo ou tá usando o motor de geladeira?[/quote:46663822e7]

Consertei sim Deval.

Essa semana ela entra em ação.

O que estou procurando é uma chave liga/desliga com um temporizador.

Abraço
Avatar do usuário
FabrícioMC
membro
Mensagens: 552
Registrado em: Qui Jun 29, 2006 5:48 pm
Localização: Joinville, SC
Contato:

Timer...

Mensagem por FabrícioMC »

Olá Charles!

Sobre a chave liga/desliga com temporizador, pode usar um timer como esse: http://serialonline.com.br/Produto-Timers-Timer-Eletronico-Programavel-Digital-versao-151-288.aspx
Deve encontrar na Milium, na Eletroparts ou na Orion, todas no bairro Campinas, em São José.

Abraços.

Fabrício
Responder