2 ou mais tanques combustivel

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
agressiva
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 9:22 pm
Localização: Porto Alegre, RS

2 ou mais tanques combustivel

Mensagem por agressiva »

Amigos, comprei um airframe de vant profissional e ele veio com 4 tanques de combustivel de 1,5l cada.

Pelo que andei vendo oque o pessoal faz é ir ligando um tanque atraz do outro sendo que a saida do primeiro tanque vai para o motor e o respiro fica no ultimo.

Isso esta certo ?
MInha duvia principal é, o carburador do DLE60 vai conseguir puXar a gasolina ? ou vou ter que usar algum sistema auxiliar tipo pressurizar o tanque ou usar bomba eletrica ?

Alguem tem experiencia com 2 tanques para me ajudar ?

Abraços

:(
Fenzy90 - Copter X 450
2.6m zagi, 3.5m VANT
UAVP-NG /MK
PROPELLER AERIALS
The brasilian house of UAV.
brquad.blogspot.com
agressiva
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Qui Ago 21, 2008 9:22 pm
Localização: Porto Alegre, RS

Mensagem por agressiva »

Interesante é que ninguem sabe nada sobre sistemas mais complicados por aqui .
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:a436d7cff8="agressiva"]Interesante é que ninguem sabe nada sobre sistemas mais complicados por aqui .[/quote:a436d7cff8]

Com esse tipo de atitude é que você não vai conseguir respostas mesmo, além do mais durante a madrugada a maioria dorme e sábado de manhã a maioria trabalha, sabia? :lol:


Olha, falando sério, quando você cita coisas como "vant profissional" isso realmente não é comum no meio do hobby, se você detalhasse mais o seu projeto, colocasse umas fotos, etc, isso "atiçaria as lombrigas" do pessoal e você teria mais atenção, é assim que funciona em praticamente todos os fórums de discussão de assunto técnico que eu conheço.

Eu não tenho experiência com aeromodelos a combustão e em anos de hobby nunca vi ninguém usar dois tanques em série, então não posso te ajudar, mas na boa, a primeira coisa que me vem à cabeça é que isso é um ponto um tanto quanto simples para quem está montando um equipamento profissional, ok ninguém nasce sabendo, mas um simples teste de bancada irá revelar se o arranjo é funcional ou não.


Espero que tenha entendido meu ponto de vista e lhe desejo sorte, não se esqueça de nos mostrar o que está preparando por aí, afinal todos gostamos de ver novidades.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
afranca
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 10:47 pm

Mensagem por afranca »

Existem várias formas de se interligar diversos tanques de combustível em um aeromodelo. O caso é:
1º se é um Vant, em grande escala, você por conta da RBHA10 (se não me engano) precisa de autorização para operação, e isto requer documentação específica entre outros tramites.

2º o método de interligaçao depende da disposição dos tanques no avião, se couberem os 4 atras do motor sem prejudicar o cg lindo, senão você terá que utilizar sistemas mais sofisticados como bombas eletricas epressurizar a linha, utilizando válvula de retorno como é feito em aeronaves reais.

3º sugiro que estude um pouco os seguintes livros:

- Aeronaves e motores (Jorge m. Homa)
- sintesis of subsonic airplane design (Egbert Torenbeek)

eles tratam de passeio de CG e disposição de tanques, no mais basta estudar perda de carga em tubulação e hidráulica básica.

att.
"O impossível é só questão de opinião..." Charlie Brown Jr.
Avatar do usuário
afranca
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jan 25, 2011 10:47 pm

Mensagem por afranca »

http://www2.anac.gov.br/biblioteca/IS/2012/IS%2021-002A.pdf

dê uma olhada, talvez seu aeromodelo, devido as proporções se enquadre na lei de rpa.
Responder