Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Obrigado Fabrício pela dica!

Hoje encontrei numa loja de autopeças conectores em forma de T de plástico.

Enchi o molde de furos e colei os conectores pela parte de trás.

Na face do molde ficaram apenas os furos, que foram bem espaçados para sugar o ar de maneira uniforme.

Acho que assim vai ficar bem melhor. Pena que só vou ter tempo para fazer uma laminação e testar a melhoria na próxima semana, provavelmente na terça-feira.

Mas amanhã espero poder pelo menos fazer um teste para ver se ficou algum vazamento.
Anexos
P1010323.JPG
P1010323.JPG (35.1 KiB) Exibido 9664 vezes
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

Charles, nao sei quala sua intencao mas por ai voce so vai puxar a resina.
O correto de se fazer vacuo e com uma bolsa plastica por cima da laminacao, para que ele seja levada contra as paredes do molde.
Se sua vontade e simplismente laminacao a vacuo esta errado.
Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
Localização: Sooretama - ES

Mensagem por Gabrielghas »

Acho q o amigo quis dizer o que esta no vídeo..

[yt]AU36JkQyE3w[/yt]

Abraços
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:d0fa44833b="aerovetro"]Charles, nao sei quala sua intencao mas por ai voce so vai puxar a resina.
O correto de se fazer vacuo e com uma bolsa plastica por cima da laminacao, para que ele seja levada contra as paredes do molde.
Se sua vontade e simplismente laminacao a vacuo esta errado.[/quote:d0fa44833b]

Bom dia!

Não entendi a sua colocação. Talvez eu não tenha explicado direito.

Eu já fiz várias laminações a vácuo com esse molde, mas só com um ponto para sugar o ar, o que estava causando problemas.

Na página anterior do tópico tem fotos mostrando o processo, onde uso uma folha de plástico sobre a superfície do molde e uma massa de vedação.

Os furos que fiz estão a pelo menos uns 12mm da linha de emenda da peça e como vai ter papel para absorver a resina, não acho que ela estrará pelos furos.

E como faço a laminação fora do molde, as chances de ficar com excesso de resina são menores.

A intenção com esses furos é fazer o que o Cyber explicou lá no primeiro post dessa página, ou seja, evitar que o ar fique preso em alguma partes, deixando bolhas na laminação.

Obrigado!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Acabei de fazer o teste com a bomba de vácuo e gostei do resultado.

Usei só papel toalha para ser espremido. Semana que vem eu faço uma laminação de verdade.

Deu pra ver que o ar foi drenado de todos os pontos.

Para mim, foi aprovado. Agora vou fazer o mesmo na outra metade do molde.

Obrigado!
Anexos
P1010324.JPG
P1010324.JPG (36.49 KiB) Exibido 9569 vezes
P1010325.JPG
P1010325.JPG (35.64 KiB) Exibido 9569 vezes
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:05ad648728="charles_pereira"]Olá pessoal!

Acabei de fazer o teste com a bomba de vácuo e gostei do resultado.

Usei só papel toalha para ser espremido. Semana que vem eu faço uma laminação de verdade.

Deu pra ver que o ar foi drenado de todos os pontos.

Para mim, foi aprovado. Agora vou fazer o mesmo na outra metade do molde.

Obrigado![/quote:05ad648728]

Charles,

O que vc acha de abusar um pouco mais da estrutura?
La na Maxepoxi eles vendem uma fibra de vidro que custa caro de 23gr/m².
Eu comprei dessa fibra na Hobbyking e vou testar o laminado sanduíche igual vc está fazendo, mas vou usar o processo de infusão mesmo.
Acho que o peso do teu plane baixa pelo menos uns 150gr.
No seu plane eu continuaria usando a fibra de carbono, mas em menor quantidade.
Ao meu ver ele ainda está superdimensionado. Mas no fundo concordo com sua cautela. O Stoll do teu plane foi devido a velocidade. Como a naquela situação seu plane não tem muita aceleração, para trabalhar com a equação da sustentação, eu trabalharia com o parâmetro PESO. Vc como piloto manja disso. rs...
Sobre o seu molde, acho que está bom, você está desenvolvendo uma boa técnica. Se precisar de um help, fiz um curso TOP na ALMACO e consegui umas dicas boas para laminação. Boa sorte carinha e bons vôos
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Valeu Diego!

Já estou vendo para comprar material profissional na Materiais de Alta Performance, que você sugeriu anteriormente.

Esse tecido da Maxepoxi eu já comprei, mas achei fino demais.

Comprei também o de 48g/m² na HK e gostei. Vou usar esse como tecido fino e o de 80g/m² como o mais grosso.

Qualquer dica sua sobre o curso eu agradeço.

Concordo que o modelo está superdimensionado.

Eu terminei agora de colocar os conectores na outra metade do molde. Amanhã é minha folga e vou pintar o molde e fazer uma laminação.

Obrigado!
Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: Qui Dez 22, 2011 2:35 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por aerovetro »

[quote:8b953a8a98="Gabrielghas"]Acho q o amigo quis dizer o que esta no vídeo..

[yt]AU36JkQyE3w[/yt]

Abraços[/quote:8b953a8a98]
Negativo Isso e infusao, Quero dizer Laminacao a vacuo !
Aeromodelo NÂO e aviãozinho
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:53a60b86fc="charles_pereira"]Valeu Diego!

Já estou vendo para comprar material profissional na Materiais de Alta Performance, que você sugeriu anteriormente.

Esse tecido da Maxepoxi eu já comprei, mas achei fino demais.

Comprei também o de 48g/m² na HK e gostei. Vou usar esse como tecido fino e o de 80g/m² como o mais grosso.

Qualquer dica sua sobre o curso eu agradeço.

Concordo que o modelo está superdimensionado.

Eu terminei agora de colocar os conectores na outra metade do molde. Amanhã é minha folga e vou pintar o molde e fazer uma laminação.

Obrigado![/quote:53a60b86fc]

Me tira uma duvida charles, sobre vc num gostar do tecido de 48gr, qual o motivo? acho mole?
Pretendo usar o de 20gr/m² mas pretendo usar uma estrutura de esqueleto laminada em fibra tbm e cortada a laser. Isso enrijece um pouco a estrutura, além de usar um pouco de fibra de carbono. Me conta o que não lhe agradou, pois estou fazendo uns testes tbm e queria evitar perder dinheiro no momento. rs... um grande abraço
Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Jun 05, 2012 1:39 pm
Localização: brusque - SC

Mensagem por rraulino »

[quote:b459b75ce2="Diego Monteiro"][quote:b459b75ce2="charles_pereira"]Valeu Diego!

Já estou vendo para comprar material profissional na Materiais de Alta Performance, que você sugeriu anteriormente.

Esse tecido da Maxepoxi eu já comprei, mas achei fino demais.

Comprei também o de 48g/m² na HK e gostei. Vou usar esse como tecido fino e o de 80g/m² como o mais grosso.

Qualquer dica sua sobre o curso eu agradeço.

Concordo que o modelo está superdimensionado.

Eu terminei agora de colocar os conectores na outra metade do molde. Amanhã é minha folga e vou pintar o molde e fazer uma laminação.

Obrigado![/quote:b459b75ce2]

Me tira uma duvida charles, sobre vc num gostar do tecido de 48gr, qual o motivo? acho mole?
Pretendo usar o de 20gr/m² mas pretendo usar uma estrutura de esqueleto laminada em fibra tbm e cortada a laser. Isso enrijece um pouco a estrutura, além de usar um pouco de fibra de carbono. Me conta o que não lhe agradou, pois estou fazendo uns testes tbm e queria evitar perder dinheiro no momento. rs... um grande abraço[/quote:b459b75ce2]

Acho que, o que o Charles quis dizer, é que não gostou do tecido de 20gr/m2, e não o de 48. Concordo com ele, na minha opinião, o tecido de 20gr tem fins somente estético ( já realizei diversos testes com o mesmo e não agradou ) já o de 48 está de bom tamanho, claro, dependendo da aplicação.
Responder