Eletrificando um Bird of Time - ARF

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
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caioect
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Eletrificando um Bird of Time - ARF

Mensagem por caioect »

Primeiramente, todas as peças do modelo foram pesadas.

Fuselagem: 596g
Asa: 744g
Profundor: 107g
Leme: 21g
Hardware: 202g
(parafusos, baioneta da asa, varetas, linkagem e etc...)

Total: 1670g

O kit ainda acompanha mais 50g de bolinhas de chumbo que não foram contabilizadas no peso acima.

Para efetuar as alterações segui alguma dicas postadas no rcgroups:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1188039

Para cortar o bico, montei um suporte em balsa com inclinação de 4 graus para baixo, 2 graus para a direita e capaz de permitir a passagem de 42 mm do bico da fuselagem. Coloquei um pedaço de fita crepe na regiao do corte e encaixei o o bico do modelo no suporte. Com uma caneta vermelha contornei a região do corte. Retirei o modelo do suporte e com uma serra cortei cuidadosamente o bico do modelo. O bico saiu facilmente revelando o chumbo colado na fuselagem.

Com uma parafusadeira elétrica e com um ponta em U, as bolinhas de chumbo foram sendo arrancadas aos poucos. Todo cuidado deve ser tomado quando for retirar as bolinhas que ficam próximas das paredes da fuselagem para não quebrar a fibra. Após retirar todas as bolinhas utilizei uma microretífica para lixar e dar acabamento na parte interna da fuselagem.

A fuselagem agora sem o bico e o chumbo ficou com apenas 349 g. Havia 247 g de chumbo colado no bico do modelo. Isso reduziu o peso total do modelo para 1423 g.

A parede de fogo oval foi construída com uma chapa de birch ply 3/32". Como a chapa era muito fina, colei uma na outra com epoxi o que resultou numa espessura de 5 mm. Recortei a chapa no formato oval ligeiramente maior que o vão da fuselagem. Lixei aos poucos até encaixar perfeitamente na fuselagem. O formato oval ficou com 46 mm de altura x 38 mm de largura.

Posteriormente fiz os furos para instalar o motor Turnigy Glider Drive 3850 3.5 1400kv (150 g) que será utilizado com um pack A123 3s 2300mAh (240g).

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... 400kv.html

Com os furos prontos, verifiquei se a furação instalando o motor na parede de fogo antes de colar. Após verificado, coloquei dois parafusos nos furos da parede de fogo para facilitar a colagem. Passei epoxi na parede de fogo e na parte interna da fuselagem. Com os parafusos ajustei a posição exata da parde de fogo na fuselagem. Após a secagem da cola retirei os parafusos.

Por hoje é somente.

Segue abaixo algumas fotos da instalação da parede de fogo.

Bons vôos,

Caio













































Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 04, 2015 12:17 am, em um total de 1 vez.
rene
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Mensagem por rene »

Acompanhando, parece que vai ficar muito legal!!
Parabens pelo projeto
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caioect
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Mensagem por caioect »

Valeu!

Antes de instalar o motor pesei a fuselagem, que passou para 355g com a parede de fogo instalada.

Apesar do tamanho do modelo, o espaço interno para instalação da eletrônica é bastante reduzido. Mas ainda é possível instalar a eletrônica sem a necessidade de remover a mesa de servo na região frontal da fuselagem. Um pack de 3s/4s LiPO poderia ser instalado facilmente em cima da mesa de servo.

Já um pack A123 3s 2300mAh precisa ser separado em dois packs, um de 2s e um outro de 1s conectados em série, para então ser instalado em cima da mesa de servo. Neste caso ainda sobra um espaço para o ESC de 40A.

Se bem otimizado, ainda é possível instalar um pack A123 4s 2300mAh também separado em dois packs A123 2s 2300mAh conectados em série.

Em ambos os casos a posição do servo do leme precisa ser deslocada para o meio da fuselagem na região logo abaixo da asa. Esta alteração é bastante simples. Para isso, serrei o tubo para passagem da vareta de comando do leme e montei a mesa servo com lite ply duplo (6mm) colados com epoxi, logo atras da caverna do bordo de ataque. O servo do leme será um Hitec HS82MG que é leve e forte o suficiente para comandar o leme.

Segue mais algumas fotos da montagem.

Bons vôos,

Caio













Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 04, 2015 12:19 am, em um total de 1 vez.
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Caio, tudo bem?
Onde vc conseguiu as especificações desse motor, ou foi você mesmo quem o testou com diversas hélices e bateria?
estou com um motoplanador de 3m esperando somente a definição de motor, para termina-lo.
Ele tem peso final 9sme eletronica, muito proximo ao seu.
Obrigado
Abraços.
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caioect
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Mensagem por caioect »

As especificações do motor Turnigy GliderDrive 3850 3.5 1400kv estão no site da HK:

Specs:
Turns: 8T
Voltage: 3~4S Lipoly
RPM/V: 1400kv
Motor Poles: 14
Internal resistance: 0.016 Ohm
Max Loading: 47A
Max Power: 680W
Shaft Diameter: 5mm
Shaft Length: 20mm
Mounting screw Spacing: 25mm (M3x4)
Connector: 3.5mm bullet
Weight: 142g

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__32817__Turnigy_GliderDrive_SK3_Competition_Series_3850_3_5_1400kv.html?aff=64701

Ainda não cheguei a testar esse motor. Pelo kv (1400kv) deve ficar bom com pack A123 3s 2300 mAh (8.4V) ou com LiPO 2s (7.4 V).

Se for usar LiPO 3s seria melhor utilizar um motor ~ 1000 kv como o TR GliderDrive 3850 3.5 de 960kv, 3858 4.6 1120kv ou 3858 4.6 840kv.

Para uma boa rampa de subida recomendo no mínimo 150W/kg que é o suficiente para chegar a 200m de altura ~ 1min. Com 200W/kg o tempo de subida cai para 30s.

O Bird of Time (eletrificado) deve ficar com ~ 2.0kg pronto para voar, o que requer entre 300W e 400W para uma boa rampa de subida. Todos os motores da série GliderDrive fornecem esta potência, basta apenas acertar a hélice.

Interessante é que estes motores TR GliderDrive possuem as mesmas especificações dos motores MVVS 25 3.5 3850 e 40 4.6 3858 porém com um preço muito mais baixo.

http://www.espritmodel.com/mvvs-sailplane-brushless-motors.aspx

Só estou aguardando o spinner com eixo de 5mm chegar para testar o motor.

Abs,

Caio
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Patetta-MG
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Mensagem por Patetta-MG »

Obrigado Caio... a minha dúvida é sobre a perfomance do motor mesmo.

pelas especificações, vai ficar no limite do meu planador em termos de tamanho.

O meu (RTF) deverá ficar entre 1,6 e 1,8kg... vou considerar 2kg... nesse caso, algo entre 300 e 400W me servirá então.

Sim, irei usar 3S - 2200mAh (nanotech). Os demais motores estão em backorder.

Quanto a helice, pelo que vi, aceita entre 8" (4s) e 10" (3s)... tenho aqui 10*6 e 9x5.

Com pack 2S sua intenção é usar helice maior?

Valew pela ajuda.

e por sinal... belo trabalho e estou seriamente pensando em ter um BOT eletrificado.

Abs,

Moisés
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caioect
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Mensagem por caioect »

Moisés, O TR 3.5 3850 1400kv possui kv um pouco alto para usar com LiPO 3s... o giro ficará muito alto (~13000 rpm), sendo necessário uma hélice pequena o que acaba prejudicando o empuxo.

Entretanto, como seu modelo é mais leve poderá usar o TR 3.5 3850 1400kv com LiPO 2s. O consumo deve ficar no mínimo em 40A para atingir os 300W. Se deixar no limite de consumo do motor terá 47A/350W! Deve atingir esta potência com hélices entre 11" e 13". Precisaria testar para escolher a hélice correta.

Abs,

Caio
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caioect
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Mensagem por caioect »

Continuando a montagem do BOT.

A fim de ganhar mais espaço, removi a mesa de servos com uma micro retifica. No local instalei um suporte mais adequado para fixação da bateria e do ESC.

O suporte foi construído em liteply de 150 x 30 x 3 mm e colado com epoxi sobre 3 calços na fuselagem (dois nas extremidades e um no meio do suporte). Desta forma, o suporte ficou com um vão por baixo que permite a utilização de cintas para fixação da bateria. Sobre o suporte colei um pedaço de velckro para evitar o escorregamento da bateria.

Segundo o manual o canopy deve ser colado num suporte de madeira que se encaixa na fuselagem por elásticos a mesa de servo. Para simplificar e ganhar mais espaço não utilizei o suporte de madeira e instalei o canopy diretamente na fuselagem através de dois pequenos parafusos.

Segue abaixo mais fotos da montagem.

Bons vôos,

Caio












Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 04, 2015 12:22 am, em um total de 1 vez.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Montagem da asa.

A asa é dividida em 3 partes (3 painéis). A junção dos 3 painéis é feita por duas baionetas, uma em cada extremidade do painel central. A baioneta original que vem com o modelo é composta de duas chapas de alumínio e duas chapas de liteply que devem der unidas com epoxi. Cada baioneta possui nada menos que 60g. As duas baionetas totalizam 120g que não é nada leve (sem epoxi)!

Como o modelo não será lançado por Hi-Start, optei por substituir a baioneta por uma mais leve e com boa resistência. A nova baioneta é constituída por um sanwiche de duas chapas de birch ply de 1/8" e uma chapa de lite ply 1/8" unidas com epoxi. Utilizei a chapa de alumínio original como gabarito, para recortar as chapas. Após a secagem da cola, cada baioneta ficou com 23g. As duas totalizam 46g, 74g mais leve que a original.

Umas das baionetas ficou bem justa sem a necessidade de qualquer ajuste.

Já a outra tive que fazer correções em ambos os lados. Ficou folgada no painel central e justa demais no painel da ponta.

Para corrigir tive que colar uma chapa de balsa de 1/16" com epoxi na parte que ficou folgada. Depois lixei quase até a cola, deixando com ~0.5 mm de espessura maior, para ficar bem justa.

Na parte que ficou justa demais tive que lixar bastante. Ficou 0.5 mm mais fina que a original. Ficou bem justa na asa.

A ponta da asa se encaixa ao painel central pela baioneta e um pino de metal que impede a rolagem do painel. O manual recomenda apenas usar uma fita mágica para prender um painel no outro. Não gostei nenhum pouco dessa opção e pretendo instalar um sistema mais seguro que prenda os painéis de modo simples e prático.

Por enquanto as baionetas serão removíveis. Somente os pinos foram colados no painel da ponta da asa. Se necessário a baioneta também poderá ser colada no painel da ponta da asa conforme recomenda o manual.

Com um ferro de solda 40W removi o monokote no locais dos furos para instalação dos pinos e do suporte que prende a asa a fuselagem. Ambos foram colados com epoxi.

Após a secagem da cola, a asa montada totalizou 803g.

Segue algumas fotos da montagem da asa.

Bons vôos,

Caio

baioneta original (alumínio / lite-ply)


baioneta nova (birch-ply / lite ply - 21g)


baioneta nova (colada com epoxi - 23g)


baioneta nova instalada no painel central
















Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 04, 2015 12:25 am, em um total de 1 vez.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Montagem do Leme

Primeiramente recortei as dobradiças C.A. no tamanho indicado no manual 25 x 20 mm. Com uma broca 1.5 mm fiz alguns furos nas extremidades da dobradiça para garantir uma boa colagem. Coloquei o leme com as dobradiças na fuselagem e apliquei a cola C.A. fina em ambos os lados. Após a secagem verifiquei se o leme estava bem preso e retirei o excesso de cola com um pedaço de papel umedecido com debonder.

Com o leme instalado, procedi com linkagem da vareta para comandar o leme.

A posição do servo do leme foi alterada para dar espaço para o servo do profundor que será linkado com bell cranck.

Instalação do spinner

Ao instalar o spinner notei que o eixo do motor é um pouco longo, o que deixa um vão de 8 mm entre o spinner e a fuselagem. A fim de reduzir esse vão será pensei em instalar um espaçador de birch ply de ~5mm entre o motor e a parede de fogo. Outra possibilidade seria serrar o eixo do motor em 5mm.

Agora com o spinner em mãos poderei fazer os testes do motor. Divulgarei os testes assim que possível.

http://www.himodel.com/plane/D43xH38mm_ ... 01504.html

Segue algumas fotos da montagem.

Bons Vôos,

Caio















Editado pela última vez por caioect em Sáb Jul 04, 2015 12:31 am, em um total de 1 vez.
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