Ajuda com material

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Ajuda com material

Mensagem por Lourenço Sales »

Oi pessoal!
Estou começando agora no voo livre, queria uma ajudinha de vcs se possivel

Queria saber, quais materias devo ter pra fazer aeromodelos de voo livre,
se algum material indispensavel, e aond posso achar isso na internet para comprar!

Abrs!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Olá Lourenço,

Pra saber o material que precisa na verdade é preciso saber que modelo irá construir :^)

Não sei se poderia dizer que há algum material "indispensável", pois no vôo livre dá pra improvisar muito. Que estilo de modelo/vôo você gosta/gostaria de iniciar? Planadores? Modelos à elástico? Modelos escala? Helicópteros (sim, há helicopteros de vôo livre)?
"Quero ir buscar quem fui onde ficou."
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

Olá Alex,

Tava querendo contruir o CT, e estou enteressado e modelos a elástico.
Queria saber como vcs conseguem entender akela planta do CT, muito complicada, Mais eu aprendo... E gostaria de saber tb qual medida de 1pol em cm, pois é muito complicado entender isso!

Lourenço, abrs!
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Lourenço,

No tópico do Desafio CLoud Tramp 2 minutos tem muitos posts tratando de detalhes da construção. Seguindo por ali vc deve ter uma bela ajuda. Na planta, só as pontas da asa e estabilizadores estão em tamanho natural (escala 1:1). O resto tá na metade do tamanho. Um pouquinho de inglês tbm ajuda, nem que for um dicionariozinho. No topico do desafio tem o link para instruções de construção em portugues.

Uma polegada é igual a 2,54 centimetros. Na maioria das trenas você tem as 2 medições (polegadas e centimetros).
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Lourenço,

Seja bem vindo. Não é necessário nada muito complicado para se fazer modelos de vôo livre.

Se você pretende construir no futuro modelos mais avançados visando maior performance, o ideal é começar logo de cara com modelos de balsa.
Recomendo que você inicie por um planador de catapulta, como o Quero-quero que foi desenhado para iniciantes.

Para construir o Quero-quro você vai precisar:
uma chapa de balsa de 1/8" bem leve para fazer a asa;
uma chapa de 1/8 mais dura para a fuselagem;
Uma chapa de 1/16 bem leve para o estabilizador e o leme.

Com a sobra de material vaai dar para fazer vários outro modelos.

Além disso você vai precisar somente de um estilete, lixas variando desde 180 (para massa ou madeira), até 400 (lixa d'agua usada seca), uma régua para fazer cortes retos. Uma lixadeira que pode ser feita com um pedaco de madeira com a lixa colada ajuda bastante também.

A cola ideal para planadores é a cola branca ( depois a gente te ensina como usa-la corretamente)

Resumindo: com menos de 20 Reais você já estará em condições de começar no vôo livre, o que além de ser barato é um grande barato também.

Se tiver dúvidas é só ir perguntando.

Enquanto eu estava escrevendo essa resposta o Alex já estava te dando o caminho.
O Cloud Tramp é uma ótima opção de modelo a elástico.
As ferramentas são as mesmas.
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

Omar, brigadão ai pela ajuda.

Agora não sei ond posso encontrar esse material em minha cidade, estou tentando me comunicar com o edyr, para ver se ele tem esse material.
Mais até agora não consegui. Alg sabe um telefone dele?

Esse quero-quero, ond posso encontrar a planta dele omar?

Abrs
Lourenço
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1994
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Lourenço,

Me mande o seu e-mail que eu te envio a planta do Quero-quero em PDF

Procure manter contato com outros aeromodelistas de Fortaleza para saber como eles fazem para obter balsa. Deve ter um jeito.

Use este Forum para isso, postando essa questão em papo de modelista.
Avatar do usuário
Lourenço Sales
membro
Mensagens: 1077
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 7:17 pm
Localização: Fortaleza/CE
Contato:

Mensagem por Lourenço Sales »

meu e-mail lourencoassis@hotmail.com


comprei hoje um kit elástico Spitfire MK-I, asa baixa!

Vou tentar montar ele, vem com balsa para montar...
Estou com dúvida em relação ao uso da cola, com que eu passo a cola na balsa? Com os dedos msm? e a pintura, qual seria a tinta necessária?

Vou postar fotos depois do kit!

brigadão pela ajuda!
lourenço
Avatar do usuário
alepacau
membro
Mensagens: 1154
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 9:07 am

Mensagem por alepacau »

Lourenço,

Começar por um kit de modelo escala é praticamente garantia de frustração... asa baixa então....! Não quero ser pessimista contigo, na verdade, a minha paixão no aeromodelismo sempre foi escala. Aliás, cometi o mesmo erro (acho que é o erro padrão do modelista) e comprei logo de cara kits escala pra começar. Nenhum deles voou, ficaram pesados, tortos e feios! Depois de perder algum dinheiro, e o mais importante, tempo e paciencia insistindo no erro, resolvi admitir que não sabia nada de vôo livre (apesar de já ser veterano em RC) e começei do zero, com modelnhos bem basicos, baratos, rapidos de construir e só depois de ganhar alguma experiencia e aprender o necessário com eles, pude começar a construir os modelos escala que tanto sonhei.

O modelo que vc comprou deve se um Guillow's, não é mesmo? São modelos conhecidos por sua balsa pesada. Não dá pra ter esperança de vôo sem excluir muita balsa do kit (eu sei porque tenho 2 kits desses aqui comigo que estou montando para meus filhos: um 190 e um P40). Mas o que excluir de balsa num kit não é tarefa fácil, portanto, sugestão de quem já passou por isso: guarda seu kit, siga o caminho das pedras indicado neste forum e em outros lugares, construa um modelo simples, como o quero-quero do OMar, o Cloud Tramp do Desafio, e muitos outros encontraveis na Internet... em menos tempo do que vc imagina já vai estar apto a construir e pricipalmente a voar um modelo escala.
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

quero -quero

Mensagem por NORTON »

Prezados,

Não pude deixar de ler este tópico pois já estou construindo um modelinho de vôo livre e pergunto ao mestre Omar se poderia também me fazer a gentileza de passar a planta do quero-quero, meu e-mail é urgecarhome@terra.com.br.

Aproveito para agardcer novamente o Alepacau que gentilmente me passou a planta do pahntom flash, um abraço !

Grato á todos,

Norton Ferrari
Realizei mais um sonho...ensinei meu filho á voar !
Responder