Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: 25 Dez 2004 18:24
Localização: São Paulo - SP

Mensagempor Cyberware » 02 Jun 2013 19:41

Charles,

Parabéns! Esta muito bom mesmo!

Quanto ao vácuo, coloque um conector T ou X na mangueira e acrescente no molde pontos de sucção, como na cauda e em cada ponta de asa.

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 02 Jun 2013 20:06

[quote:4904777d96="Cyberware"]Charles,

Parabéns! Esta muito bom mesmo!

Quanto ao vácuo, coloque um conector T ou X na mangueira e acrescente no molde pontos de sucção, como na cauda e em cada ponta de asa.[/quote:4904777d96]

Valeu Cyber!

Boa a dica dos pontos de sucção. Vou fazer isso.

Também já testei com uma tela de plástico para ajudar a escoar o ar e funcionou bem.com

Esse mê a escala de voos foi generosa e terei vários dias de folga seguidos e devo terminar o primeiro lote. Dai vou postando os resultados.

O objetivo na próxima laminação é deixar o corpo com a asa pesando menos de 300g.

Abraço

Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: 09 Ago 2007 11:56
Localização: Florianópolis - SC

Mensagempor DEVAL » 02 Jun 2013 20:28

O contramolde é feito com borracha de silicone e catalisador.
Na Comfibras em Campinas vende.
E, complementando a dica do grande Cyber, eu sugiro usar uma extensão de mangueira (furada em todo o seu comprimento)
acoplada na entrada do saco de vácuo. Pode ser uma única mangueira circundando todo o molde
ou vários pedaços espalhados dentro do saco. É um procedimento mais simples,
mas que tem o mesmo efeito de acrescentar mais pontos de sucção.

Consertou a bomba de vácuo ou tá usando o motor de geladeira?

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 02 Jun 2013 20:34

[quote:46663822e7="DEVAL"]O contramolde é feito com borracha de silicone e catalisador.
Na Comfibras em Campinas vende.
E, complementando a dica do grande Cyber, eu sugiro usar uma extensão de mangueira (furada em todo o seu comprimento)
acoplada na entrada do saco de vácuo. Pode ser uma única mangueira circundando todo o molde
ou vários pedaços espalhados dentro do saco. É um procedimento mais simples,
mas que tem o mesmo efeito de acrescentar mais pontos de sucção.

Consertou a bomba de vácuo ou tá usando o motor de geladeira?[/quote:46663822e7]

Consertei sim Deval.

Essa semana ela entra em ação.

O que estou procurando é uma chave liga/desliga com um temporizador.

Abraço

Avatar do usuário
FabrícioMC
membro
Mensagens: 552
Registrado em: 29 Jun 2006 17:48
Localização: Joinville, SC
Contato:

Timer...

Mensagempor FabrícioMC » 02 Jun 2013 20:59

Olá Charles!

Sobre a chave liga/desliga com temporizador, pode usar um timer como esse: http://serialonline.com.br/Produto-Timers-Timer-Eletronico-Programavel-Digital-versao-151-288.aspx
Deve encontrar na Milium, na Eletroparts ou na Orion, todas no bairro Campinas, em São José.

Abraços.

Fabrício

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 12 Jun 2013 22:23

Obrigado Fabrício pela dica!

Hoje encontrei numa loja de autopeças conectores em forma de T de plástico.

Enchi o molde de furos e colei os conectores pela parte de trás.

Na face do molde ficaram apenas os furos, que foram bem espaçados para sugar o ar de maneira uniforme.

Acho que assim vai ficar bem melhor. Pena que só vou ter tempo para fazer uma laminação e testar a melhoria na próxima semana, provavelmente na terça-feira.

Mas amanhã espero poder pelo menos fazer um teste para ver se ficou algum vazamento.
Anexos
P1010323.JPG
P1010323.JPG (35.1 KiB) Exibido 6896 vezes

Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: 22 Dez 2011 14:35
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor aerovetro » 12 Jun 2013 22:34

Charles, nao sei quala sua intencao mas por ai voce so vai puxar a resina.
O correto de se fazer vacuo e com uma bolsa plastica por cima da laminacao, para que ele seja levada contra as paredes do molde.
Se sua vontade e simplismente laminacao a vacuo esta errado.

Avatar do usuário
Gabrielghas
membro
Mensagens: 581
Registrado em: 08 Ago 2012 22:39
Localização: Sooretama - ES

Mensagempor Gabrielghas » 13 Jun 2013 08:18

Acho q o amigo quis dizer o que esta no vídeo..

[yt]AU36JkQyE3w[/yt]

Abraços

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 13 Jun 2013 08:33

[quote:d0fa44833b="aerovetro"]Charles, nao sei quala sua intencao mas por ai voce so vai puxar a resina.
O correto de se fazer vacuo e com uma bolsa plastica por cima da laminacao, para que ele seja levada contra as paredes do molde.
Se sua vontade e simplismente laminacao a vacuo esta errado.[/quote:d0fa44833b]

Bom dia!

Não entendi a sua colocação. Talvez eu não tenha explicado direito.

Eu já fiz várias laminações a vácuo com esse molde, mas só com um ponto para sugar o ar, o que estava causando problemas.

Na página anterior do tópico tem fotos mostrando o processo, onde uso uma folha de plástico sobre a superfície do molde e uma massa de vedação.

Os furos que fiz estão a pelo menos uns 12mm da linha de emenda da peça e como vai ter papel para absorver a resina, não acho que ela estrará pelos furos.

E como faço a laminação fora do molde, as chances de ficar com excesso de resina são menores.

A intenção com esses furos é fazer o que o Cyber explicou lá no primeiro post dessa página, ou seja, evitar que o ar fique preso em alguma partes, deixando bolhas na laminação.

Obrigado!

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 13 Jun 2013 11:58

Olá pessoal!

Acabei de fazer o teste com a bomba de vácuo e gostei do resultado.

Usei só papel toalha para ser espremido. Semana que vem eu faço uma laminação de verdade.

Deu pra ver que o ar foi drenado de todos os pontos.

Para mim, foi aprovado. Agora vou fazer o mesmo na outra metade do molde.

Obrigado!
Anexos
P1010325.JPG
P1010325.JPG (35.64 KiB) Exibido 6801 vezes
P1010324.JPG
P1010324.JPG (36.49 KiB) Exibido 6801 vezes

Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: 22 Mai 2012 17:14
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagempor Diego Monteiro » 17 Jun 2013 13:00

[quote:05ad648728="charles_pereira"]Olá pessoal!

Acabei de fazer o teste com a bomba de vácuo e gostei do resultado.

Usei só papel toalha para ser espremido. Semana que vem eu faço uma laminação de verdade.

Deu pra ver que o ar foi drenado de todos os pontos.

Para mim, foi aprovado. Agora vou fazer o mesmo na outra metade do molde.

Obrigado![/quote:05ad648728]

Charles,

O que vc acha de abusar um pouco mais da estrutura?
La na Maxepoxi eles vendem uma fibra de vidro que custa caro de 23gr/m².
Eu comprei dessa fibra na Hobbyking e vou testar o laminado sanduíche igual vc está fazendo, mas vou usar o processo de infusão mesmo.
Acho que o peso do teu plane baixa pelo menos uns 150gr.
No seu plane eu continuaria usando a fibra de carbono, mas em menor quantidade.
Ao meu ver ele ainda está superdimensionado. Mas no fundo concordo com sua cautela. O Stoll do teu plane foi devido a velocidade. Como a naquela situação seu plane não tem muita aceleração, para trabalhar com a equação da sustentação, eu trabalharia com o parâmetro PESO. Vc como piloto manja disso. rs...
Sobre o seu molde, acho que está bom, você está desenvolvendo uma boa técnica. Se precisar de um help, fiz um curso TOP na ALMACO e consegui umas dicas boas para laminação. Boa sorte carinha e bons vôos

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 17 Jun 2013 20:56

Valeu Diego!

Já estou vendo para comprar material profissional na Materiais de Alta Performance, que você sugeriu anteriormente.

Esse tecido da Maxepoxi eu já comprei, mas achei fino demais.

Comprei também o de 48g/m² na HK e gostei. Vou usar esse como tecido fino e o de 80g/m² como o mais grosso.

Qualquer dica sua sobre o curso eu agradeço.

Concordo que o modelo está superdimensionado.

Eu terminei agora de colocar os conectores na outra metade do molde. Amanhã é minha folga e vou pintar o molde e fazer uma laminação.

Obrigado!

Avatar do usuário
aerovetro
membro
Mensagens: 216
Registrado em: 22 Dez 2011 14:35
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor aerovetro » 17 Jun 2013 23:16

[quote:8b953a8a98="Gabrielghas"]Acho q o amigo quis dizer o que esta no vídeo..

[yt]AU36JkQyE3w[/yt]

Abraços[/quote:8b953a8a98]
Negativo Isso e infusao, Quero dizer Laminacao a vacuo !
Aeromodelo NÂO e aviãozinho

Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: 22 Mai 2012 17:14
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagempor Diego Monteiro » 20 Jun 2013 19:36

[quote:53a60b86fc="charles_pereira"]Valeu Diego!

Já estou vendo para comprar material profissional na Materiais de Alta Performance, que você sugeriu anteriormente.

Esse tecido da Maxepoxi eu já comprei, mas achei fino demais.

Comprei também o de 48g/m² na HK e gostei. Vou usar esse como tecido fino e o de 80g/m² como o mais grosso.

Qualquer dica sua sobre o curso eu agradeço.

Concordo que o modelo está superdimensionado.

Eu terminei agora de colocar os conectores na outra metade do molde. Amanhã é minha folga e vou pintar o molde e fazer uma laminação.

Obrigado![/quote:53a60b86fc]

Me tira uma duvida charles, sobre vc num gostar do tecido de 48gr, qual o motivo? acho mole?
Pretendo usar o de 20gr/m² mas pretendo usar uma estrutura de esqueleto laminada em fibra tbm e cortada a laser. Isso enrijece um pouco a estrutura, além de usar um pouco de fibra de carbono. Me conta o que não lhe agradou, pois estou fazendo uns testes tbm e queria evitar perder dinheiro no momento. rs... um grande abraço

Avatar do usuário
rraulino
membro
Mensagens: 9
Registrado em: 05 Jun 2012 13:39
Localização: brusque - SC

Mensagempor rraulino » 20 Jun 2013 21:04

[quote:b459b75ce2="Diego Monteiro"][quote:b459b75ce2="charles_pereira"]Valeu Diego!

Já estou vendo para comprar material profissional na Materiais de Alta Performance, que você sugeriu anteriormente.

Esse tecido da Maxepoxi eu já comprei, mas achei fino demais.

Comprei também o de 48g/m² na HK e gostei. Vou usar esse como tecido fino e o de 80g/m² como o mais grosso.

Qualquer dica sua sobre o curso eu agradeço.

Concordo que o modelo está superdimensionado.

Eu terminei agora de colocar os conectores na outra metade do molde. Amanhã é minha folga e vou pintar o molde e fazer uma laminação.

Obrigado![/quote:b459b75ce2]

Me tira uma duvida charles, sobre vc num gostar do tecido de 48gr, qual o motivo? acho mole?
Pretendo usar o de 20gr/m² mas pretendo usar uma estrutura de esqueleto laminada em fibra tbm e cortada a laser. Isso enrijece um pouco a estrutura, além de usar um pouco de fibra de carbono. Me conta o que não lhe agradou, pois estou fazendo uns testes tbm e queria evitar perder dinheiro no momento. rs... um grande abraço[/quote:b459b75ce2]

Acho que, o que o Charles quis dizer, é que não gostou do tecido de 20gr/m2, e não o de 48. Concordo com ele, na minha opinião, o tecido de 20gr tem fins somente estético ( já realizei diversos testes com o mesmo e não agradou ) já o de 48 está de bom tamanho, claro, dependendo da aplicação.

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 22 Jun 2013 10:53

Diego e Rangel,

O tecido muito fino é realmente complicado de usar.

Por ser fino, a trama se desmancha facilmente e não agrega muita resistência.

O de 48g é bem melhor na minha opinião.

Tive contratempos essa semana e nao foi possível laminar as duas metades. Mas consegui fazer uma e o vacuo funcionou muito bem.

Amanha devo fazer a outra metade. Depois eu posto o resultado e as fotos.

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 25 Jun 2013 18:14

Olá pessoal!

Demorei para conseguir fazer a outra metade, pois estou preparando a mudança de casa e isso virou prioridade.

Essa laminação ficou perfeita. Eu pintei o molde sobre o desmoldante PVA, apliquei resina com pincel e como tinha a fibra bem fina, de 18g, usei uma camada dela para evitar problemas com o acabamento. Depois usei as outras gramaturas como de costuma, além da balsa, Kevlar nas dobradiças e o carbono nos reforços.

Quando abri o molde, vi que ficou super liso o acabamento. Não ficou uma bolha sequer. Realmente, o problema do vácuo foi resolvido e agora os modelos poderão sair pintados do molde, sem gastar mais um dia em acabamento. Sem falar no peso. Dessa vez, o avião saiu com 287g do molde, ainda com rebarbas.

Eu usei pouca tinta dessa vez, pois tive que fazer com aerógrafo. Na próxima vez, usarei pistola e nem vão aparecer os fios de carbono.

Só que sempre tem um porém. Para resolver o problema do vácuo, eu fechei o buraco do canopy no molde com madeira e massa.

Mesmo usando desmoldante, o laminado acabou colando nesse reparo e tife que quebrá-lo para tirar. Por sorte não quebrei o molde.

A avião com a laminação perfeita acabou indo para o lixo e perdi dois dias de trabalho.

Às vezes dá vontade de desistir, mas tenho que terminar esse lote.

O bom é que em cada laminação, um problema está sendo resolvido e a qualidade está ficando melhor.

Laminando e aprendendo... :-)

Abraços!
Anexos
P1010330.JPG
P1010330.JPG (33.18 KiB) Exibido 5963 vezes
P1010329.JPG
P1010329.JPG (37.18 KiB) Exibido 5963 vezes

Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: 09 Ago 2007 11:56
Localização: Florianópolis - SC

Mensagempor DEVAL » 26 Jun 2013 18:21

É isso aí, Charles.... laminando e aprendendo!
Tá muito bom! Não desiste não meu amigo!
Abs
Deval

Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: 18 Jun 2006 20:33
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagempor NORTON » 26 Jun 2013 22:37

E eu aquí babando sempre na tua evolução...depois que tu pegar o jeito, terei o prazerde comprar um para acelerar lá no GVRC meu amigo!

Abraço e parabéns pelo esforço, os resultados estão cada vez melhores !

Norton

Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: 15 Mai 2011 18:01
Localização: São Paulo

Mensagempor Neoconker » 27 Jun 2013 08:41

Acompanhando e parabéns pelo progresso!

Algumas paginas atras, você reclamava muito das bolhas, agora como os americanos falam "silk smooth!"

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 28 Jun 2013 13:44

[quote:024a37562a="NORTON"]E eu aquí babando sempre na tua evolução...depois que tu pegar o jeito, terei o prazerde comprar um para acelerar lá no GVRC meu amigo!

Abraço e parabéns pelo esforço, os resultados estão cada vez melhores !

Norton[/quote:024a37562a]

Valeu Norton!

Se me deixarem embarcar no avião com o Vectus, terei o prazer de te entregá-lo em mãos em Porto Alegre.

Laminei mais um e agora finalmente deu certo! :-)

Usei na parte de baixo da asa carbono e uma camada fina de fibra de vidro.

Na parte de cima foi um sanduíche de fibra de vidro e madeira balsa, com reforço de carbono no bordo de ataque.

No nariz uma fina camada de fibra de vidro e uma de Kevlar, com emenda de carbono.

No cone de cauda, uma camada de fibra de vidro de 18g e mais duas de 85g, com um reforço de carbono. A emenda feita com epóxi e aerosil.

Uma longarina de 50 cm de compensado.

Na altura da dobradiça dos ailerons, usei uma longarina de balsa de 35cm.

E uma novidade para mim foi que enchi os ailerons com 5g de espuma de poliuretano em cada um.

Como resultado, ficou bem forte, superfície perfeitamente lisa e o avião mais leve que fiz até agora nesses testes. Ficou pesando 272g.

Uma coisa que acho que vale a pena mudar é fazer a laminação sem rebarbas. É trabalhoso cortar o tecido no tamanho certo do molde, mas dá muito mais trabalho ter que lixar as rebarbas. Hoje fiquei uma hora lixando. Sem contar a sujeira e barulho que dá, além de que gera uma poeira bem venenosa. Por isso, quando eu laminar outro, vou investir um pouco mais de tempo na laminação para não ter nenhuma operação além da pintura final.

Nesse último modelo laminado, ainda falta dar uma lixada nas emendas e pintar. Uso uma pintura inicial no molde para cobrir as marcas da fibra. Como não gosto das emendas aparentes, faço uma pintura final depois.

Com todas as variações que usei até aqui, percebo que o melhor laminado é usar balsa na parte de cima e de baixo da asa, com reforços de carbono no bordo de ataque.

Só que minha balsa acabou e como nesse início de julho eu vou sair de um AP e ir para uma casa, não terei tempo de construir. No final de julho devo fazer uma cirurgia e ficar duas semanas em repouso. Então, por pelo menos um mês não farei muita coisa no Vectus.

Considero que a fase de protótipos acabou. Só preciso fazer um molde novo para a cauda, pois estraguei o primeiro. :-(

Acho que daqui uns 2 ou 3 meses, estarei com minha oficina pronta para produzir uns dois por mês.

Seguem as fotos de hoje e obrigado por acompanharem.
Anexos
P1010337.JPG
P1010337.JPG (37.91 KiB) Exibido 5592 vezes
P1010338.JPG
P1010338.JPG (20.92 KiB) Exibido 5592 vezes
P1010339.JPG
P1010339.JPG (21.17 KiB) Exibido 5592 vezes
P1010341.JPG
P1010341.JPG (34.13 KiB) Exibido 5592 vezes

full power
membro
Mensagens: 90
Registrado em: 24 Mai 2013 19:51
Localização: passos

Mensagempor full power » 28 Jun 2013 14:22

Charles,
parabéns por todo o trabalho realizado até agora. Venho acompanhando até agora e é muito motivador.
Sobre colocar a fibra num tamanho que não precise aparar depois também acho muito legar e sempre penso qual seria a melhor forma de fazer a emenda. Pensei várias vezes que poderia ser usada fibra picada, aquela vendida na Maxiepoxi. Sobre encher o aileron com espuma, já pensou em encher a asa toda?
Abrs e bons voos, em ambos!

Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: 22 Mai 2012 17:14
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagempor Diego Monteiro » 28 Jun 2013 19:11

[quote:feff7f2d07="charles_pereira"]Olá pessoal!

Demorei para conseguir fazer a outra metade, pois estou preparando a mudança de casa e isso virou prioridade.

Essa laminação ficou perfeita. Eu pintei o molde sobre o desmoldante PVA, apliquei resina com pincel e como tinha a fibra bem fina, de 18g, usei uma camada dela para evitar problemas com o acabamento. Depois usei as outras gramaturas como de costuma, além da balsa, Kevlar nas dobradiças e o carbono nos reforços.

Quando abri o molde, vi que ficou super liso o acabamento. Não ficou uma bolha sequer. Realmente, o problema do vácuo foi resolvido e agora os modelos poderão sair pintados do molde, sem gastar mais um dia em acabamento. Sem falar no peso. Dessa vez, o avião saiu com 287g do molde, ainda com rebarbas.

Eu usei pouca tinta dessa vez, pois tive que fazer com aerógrafo. Na próxima vez, usarei pistola e nem vão aparecer os fios de carbono.

Só que sempre tem um porém. Para resolver o problema do vácuo, eu fechei o buraco do canopy no molde com madeira e massa.

Mesmo usando desmoldante, o laminado acabou colando nesse reparo e tife que quebrá-lo para tirar. Por sorte não quebrei o molde.

A avião com a laminação perfeita acabou indo para o lixo e perdi dois dias de trabalho.

Às vezes dá vontade de desistir, mas tenho que terminar esse lote.

O bom é que em cada laminação, um problema está sendo resolvido e a qualidade está ficando melhor.

Laminando e aprendendo... :-)

Abraços![/quote:feff7f2d07]

Charles,

Eu estou aprendendo muito com vc, rs... Estou desenvolvendo minhas técnicas tbm, mas ainda estão um pouco na teoria e estou esperando o plug ficar pronto.
Mas te desafio a chegar em um avião de 200gr saindo do molde. Tive umas ideias aqui pra aliviar o peso do seu plane. Eu moro do lado de Santo Amaro, se quiser podemos trocar umas figurinhas. Abraço

Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: 27 Nov 2006 23:58
Localização: Brasília
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 29 Jun 2013 14:01

[quote:dad1760f50="Diego Monteiro"]
Charles,

Eu estou aprendendo muito com vc, rs... Estou desenvolvendo minhas técnicas tbm, mas ainda estão um pouco na teoria e estou esperando o plug ficar pronto.
Mas te desafio a chegar em um avião de 200gr saindo do molde. Tive umas ideias aqui pra aliviar o peso do seu plane. Eu moro do lado de Santo Amaro, se quiser podemos trocar umas figurinhas. Abraço[/quote:dad1760f50]

Valeu Diego!

Não vou aceitar o seu desafio, pois só se pode entrar numa guerra com a certeza de poder ganhá-la :-)

Mas falando sério, ainda quero chegar em 250g, mas 200g é muito complicado. Não digo impossível, tenho certeza que dá para deixar nesse peso, mas a questão é: a que preço?

Na industrialização de um produto, o gráfico de qualidade versus custo é uma exponencial. É preciso investir muito para se ter um ganho pequeno.

E no caso do Vectus, o peso não é um grande problema. O protótipo voou bem e estava mais pesado que esse último que laminei.

Estou usando Kevlar de 205g/m² e carbono de 200g/m². Não conheço local para comprar esses material no Brasil com gramatura menor. Então a gente tem que se virar com o que tem.

Tenho algumas ideias para baixar o peso:

- Nas asas, usar menos material nas pontas, pois sofrem muito menos esforço e não tem problema se elas vergarem um pouco.

- Usar balsa de 1mm e não de 1,5mm. A função da balsa é manter o formato da asa, pois essa é oca. !,5mm deixa a asa muito forte e não precisa de tanta resistência.

- No cone de cauda, concentrar o material na junção com a asa. Na parte de trás pode ser usado menos material. Como a seção do cone é elíptica, na parte com menor raio é bem forte, pois tem-se o efeito de uma casca de ovo. O ponto fraco é bem na emenda, que tem o raio muito maior. Pretendo resolver isso colocando na altura da emenda uma tira de carbono que vai atuar como uma longarina.

- Reduzir a quantidade de resina para a emenda. Sò devo ter cuidado para não puxar uma metade na hora de desmoldar. Devo levantar as pontas da asa e ir empurrando a asa para fora. Fiz isso no último modelo usando pedaços de depron.

Por favor, compartilhe as suas ideias!

Esse mês devo ficar pouco em SP, mas podemos tentar conversar um dia.

Abraço!

Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: 22 Mai 2012 17:14
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagempor Diego Monteiro » 11 Jul 2013 02:00

[quote:423d734d7f="charles_pereira"][quote:423d734d7f="Diego Monteiro"]
Charles,

Eu estou aprendendo muito com vc, rs... Estou desenvolvendo minhas técnicas tbm, mas ainda estão um pouco na teoria e estou esperando o plug ficar pronto.
Mas te desafio a chegar em um avião de 200gr saindo do molde. Tive umas ideias aqui pra aliviar o peso do seu plane. Eu moro do lado de Santo Amaro, se quiser podemos trocar umas figurinhas. Abraço[/quote:423d734d7f]

Valeu Diego!

Não vou aceitar o seu desafio, pois só se pode entrar numa guerra com a certeza de poder ganhá-la :-)

Mas falando sério, ainda quero chegar em 250g, mas 200g é muito complicado. Não digo impossível, tenho certeza que dá para deixar nesse peso, mas a questão é: a que preço?

Na industrialização de um produto, o gráfico de qualidade versus custo é uma exponencial. É preciso investir muito para se ter um ganho pequeno.

E no caso do Vectus, o peso não é um grande problema. O protótipo voou bem e estava mais pesado que esse último que laminei.

Estou usando Kevlar de 205g/m² e carbono de 200g/m². Não conheço local para comprar esses material no Brasil com gramatura menor. Então a gente tem que se virar com o que tem.

Tenho algumas ideias para baixar o peso:

- Nas asas, usar menos material nas pontas, pois sofrem muito menos esforço e não tem problema se elas vergarem um pouco.

- Usar balsa de 1mm e não de 1,5mm. A função da balsa é manter o formato da asa, pois essa é oca. !,5mm deixa a asa muito forte e não precisa de tanta resistência.

- No cone de cauda, concentrar o material na junção com a asa. Na parte de trás pode ser usado menos material. Como a seção do cone é elíptica, na parte com menor raio é bem forte, pois tem-se o efeito de uma casca de ovo. O ponto fraco é bem na emenda, que tem o raio muito maior. Pretendo resolver isso colocando na altura da emenda uma tira de carbono que vai atuar como uma longarina.

- Reduzir a quantidade de resina para a emenda. Sò devo ter cuidado para não puxar uma metade na hora de desmoldar. Devo levantar as pontas da asa e ir empurrando a asa para fora. Fiz isso no último modelo usando pedaços de depron.

Por favor, compartilhe as suas ideias!

Esse mês devo ficar pouco em SP, mas podemos tentar conversar um dia.

Abraço![/quote:423d734d7f]

Charles, ainda quero entender como vc faz essa junção das metades. Estou fazendo um molde tbm, ainda to na duvida de como juntar as metades. abraço


Voltar para “Construções”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes