Calibragem do carregador Turnigy 400W V2

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Calibragem do carregador Turnigy 400W V2

Mensagem por andredal »

Bom dia pessoal!
Preciso de uma ajuda de vocês sobre esse carregador. Já mandei e-mail essa semana para o suporte da HK, mas até agora não responderam.
O problema é o seguinte. O carregador está muito descalibrado, chegando a 0,6V de diferença em relação a leitura pelo multimetro digital. As células ficam equalizadas, perfeitas, todas com 4,14V. Porém sempre com uma defasagem de 0,6V. O que é muito!

E como muitos sabem, para entrar no menu de calibragem desse, e de outros vários carregadores da HK, é só ligar ele segurando as teclas (-) e (ENTER). Pois bem, no meu, quando eu fazia isso, entrava em um menu muito doido, cheio de números, parecia um Debug e não um menu de calibragem. Tentei várias vezes e só caia nesse menu. Agora, mesmo segurando as teclas, não entra nele, e nem em outro menu de configuração. Ele liga normalmente, como se não tivesse apertando nada. Ah, os 3 bips continuam fazendo, mas não cai no menu de calibragem.

Vocês tem alguma dica? Será que não tem como resetar o firmware?
Obrigado e abraços!
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

André, parece que lá fora também a preocupação é essa. Até onde ví, parece não ter solução!!!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1477081
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Putz :(.
Bom, do jeito que está até da pra ir levando, até eu comprar um carregador descente. O importante é equalizar as células, se ficou em 4,14V, fazer o que...
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

A HK me respondeu o e-mail que enviei a eles. Não falaram nada, só pediram para enviar o carregador de volta a eles. :(

Não tem jeito, vou investir em um carregador de marca, mesmo que custe 2x mais. É o jeito. Se alguem um dia conseguir calibrar esse bixo, avisa ae!!!
Avatar do usuário
BeissoFloripa
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
Localização: Florianópolis / SC

Mensagem por BeissoFloripa »

Comprei o meu aqui no Brasil esta semana e testei. Equalizou perfeitamente as células. Lembrando que usei bateria Turnigy Nano Tech. Li em alguns posts que ele é para estas baterias mas entre ler e afirmar é bem diferente.

Para quem quiser saber do da fonte e alguns cálculos que fiz para chegar neste carregador para mim, segue link.

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=156957[/url]

Abraços
YAK 54 Elétrico 160cm | Super Cub Elétrico 180cm | Outros....
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Todas as minhas baterias são nano-techs, inclusive ultimamente tenho comprado somente as A-SPEC de 65C. O carregador é que não tem um QC que preste.

QC = Quality Control
Avatar do usuário
BeissoFloripa
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
Localização: Florianópolis / SC

Mensagem por BeissoFloripa »

Pode ser, mas de todo modo, ou dei sorte ou você deu azar, pois o meu e de outros 2 aqui que já li, carregam perfeitamente. Uma pena mesmo. De qualquer forma, ja tentou uma troca, derrepente pode vir um V2 atualizado tipo V2.1111 kkkkkkkkk

Abraço e torço pelo seu caso!
Avatar do usuário
BeissoFloripa
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
Localização: Florianópolis / SC

Mensagem por BeissoFloripa »

Tudo estranho

SOBRE A FONTE:
Testei a carga a 15A conforme havia previsto e bummmm, a fonte morria em 20 segundos e dava baixa tensão de entrada. Então testei a 13A e foi. Estarei entrando em contato com a empresa que fabrica a fonte para verificar o porque disso.

SOBRE O CARREGADOR:
Realmente no carregador dá uma voltagem bem diferente da exibida nos leitores de voltagem, PORÉM, eis o meu relato:

Até o fim da carga, estava tudo dentro da normalidade, subindo 0,1 a 0,1v perfeito, chegou a 25,2 em 20 minutos conforme previsto, perfeito, ai entrou o problema. De jeito algum balanceava, sempre ficavam 2 células trocando voltagem de 4,18 e 4,21 ou 4,2 ficava oscilando entre estas voltagens. Esperei 50 minutos e nada, a mesma coisa então resolvi cancelar o processo.

Ai passamos aos testes:
1) Pluguei o leitor de voltagem e me surpreendi ao ver que ele só leu 5 células .

2) Teste outro leitor, e apareceram 6 células porém cada uma com uma voltagem diferente que variava entre 4,16 a 4,2.

3) Testei então carregamento simples, sem balancear no mesmo carregador e para minha surpresa, em 30 segundos apitou carga full

4) Testei então ligar a bateria no outro carregador, o HK 5A padrão, e para minha maior surpresa ainda, TODAS AS CÉLULAS ESTAVAM EM 4,2v

5) Testei então neste mesmo carregador, balancear a 5A, está a mais de 30 minutos e fica brincando de baixar 1 célula a 4,19v ai quando ela vai para 4,2v desce outra e assim vai me tirando de otário.

6) Lembrei que carreguei e balanceei esta bateria no final de semana, no mesmo carreador, a 5A e no leitor de bateria fotas todas a 4,2v

Conclusão:
Não sei nem o que concluir!!!!! Ou parou de funcionar TUDO ou nem sei o que deu, o fato é que em comum de todos os testes, foi o uso da mesma bateria, então para uma amostragem melhor, vou proceder o mesmo com outra bateria IGUAL e uma 4S tbm. Postarei em breve.
Avatar do usuário
BeissoFloripa
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
Localização: Florianópolis / SC

Mensagem por BeissoFloripa »

Depois de 1 hora no carregador da Hk normal com 5A ele apitou, mas acho que foi por desistência pois o leitor continua doido!
Avatar do usuário
BeissoFloripa
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
Localização: Florianópolis / SC

Mensagem por BeissoFloripa »

Em resumo, testei tudo novamente, com várias baterias e os 2 carregadores e cheguei a uma única conclusão:

O problema são as porcarias dos carregadores da HK que para 2 e 3 células vai perfeitamente e acima disso, 4 e 6 células, o tempo que demora para chegar 4,2v da ultima para a primeira célula, neste intervalo eles não conseguem manter a carga, sendo assim, sempre vai haver uma pequena variação.

Vou manter balanceando e controlando a voltagem total enquanto der ou até comprar um carregador descente, desta vez procurando BEM MAIS informações.
Responder