Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Diego e Rangel,

O tecido muito fino é realmente complicado de usar.

Por ser fino, a trama se desmancha facilmente e não agrega muita resistência.

O de 48g é bem melhor na minha opinião.

Tive contratempos essa semana e nao foi possível laminar as duas metades. Mas consegui fazer uma e o vacuo funcionou muito bem.

Amanha devo fazer a outra metade. Depois eu posto o resultado e as fotos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Demorei para conseguir fazer a outra metade, pois estou preparando a mudança de casa e isso virou prioridade.

Essa laminação ficou perfeita. Eu pintei o molde sobre o desmoldante PVA, apliquei resina com pincel e como tinha a fibra bem fina, de 18g, usei uma camada dela para evitar problemas com o acabamento. Depois usei as outras gramaturas como de costuma, além da balsa, Kevlar nas dobradiças e o carbono nos reforços.

Quando abri o molde, vi que ficou super liso o acabamento. Não ficou uma bolha sequer. Realmente, o problema do vácuo foi resolvido e agora os modelos poderão sair pintados do molde, sem gastar mais um dia em acabamento. Sem falar no peso. Dessa vez, o avião saiu com 287g do molde, ainda com rebarbas.

Eu usei pouca tinta dessa vez, pois tive que fazer com aerógrafo. Na próxima vez, usarei pistola e nem vão aparecer os fios de carbono.

Só que sempre tem um porém. Para resolver o problema do vácuo, eu fechei o buraco do canopy no molde com madeira e massa.

Mesmo usando desmoldante, o laminado acabou colando nesse reparo e tife que quebrá-lo para tirar. Por sorte não quebrei o molde.

A avião com a laminação perfeita acabou indo para o lixo e perdi dois dias de trabalho.

Às vezes dá vontade de desistir, mas tenho que terminar esse lote.

O bom é que em cada laminação, um problema está sendo resolvido e a qualidade está ficando melhor.

Laminando e aprendendo... :-)

Abraços!
Anexos
P1010329.JPG
P1010329.JPG (37.18 KiB) Exibido 8747 vezes
P1010330.JPG
P1010330.JPG (33.18 KiB) Exibido 8747 vezes
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

É isso aí, Charles.... laminando e aprendendo!
Tá muito bom! Não desiste não meu amigo!
Abs
Deval
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

E eu aquí babando sempre na tua evolução...depois que tu pegar o jeito, terei o prazerde comprar um para acelerar lá no GVRC meu amigo!

Abraço e parabéns pelo esforço, os resultados estão cada vez melhores !

Norton
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

Acompanhando e parabéns pelo progresso!

Algumas paginas atras, você reclamava muito das bolhas, agora como os americanos falam "silk smooth!"
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:024a37562a="NORTON"]E eu aquí babando sempre na tua evolução...depois que tu pegar o jeito, terei o prazerde comprar um para acelerar lá no GVRC meu amigo!

Abraço e parabéns pelo esforço, os resultados estão cada vez melhores !

Norton[/quote:024a37562a]

Valeu Norton!

Se me deixarem embarcar no avião com o Vectus, terei o prazer de te entregá-lo em mãos em Porto Alegre.

Laminei mais um e agora finalmente deu certo! :-)

Usei na parte de baixo da asa carbono e uma camada fina de fibra de vidro.

Na parte de cima foi um sanduíche de fibra de vidro e madeira balsa, com reforço de carbono no bordo de ataque.

No nariz uma fina camada de fibra de vidro e uma de Kevlar, com emenda de carbono.

No cone de cauda, uma camada de fibra de vidro de 18g e mais duas de 85g, com um reforço de carbono. A emenda feita com epóxi e aerosil.

Uma longarina de 50 cm de compensado.

Na altura da dobradiça dos ailerons, usei uma longarina de balsa de 35cm.

E uma novidade para mim foi que enchi os ailerons com 5g de espuma de poliuretano em cada um.

Como resultado, ficou bem forte, superfície perfeitamente lisa e o avião mais leve que fiz até agora nesses testes. Ficou pesando 272g.

Uma coisa que acho que vale a pena mudar é fazer a laminação sem rebarbas. É trabalhoso cortar o tecido no tamanho certo do molde, mas dá muito mais trabalho ter que lixar as rebarbas. Hoje fiquei uma hora lixando. Sem contar a sujeira e barulho que dá, além de que gera uma poeira bem venenosa. Por isso, quando eu laminar outro, vou investir um pouco mais de tempo na laminação para não ter nenhuma operação além da pintura final.

Nesse último modelo laminado, ainda falta dar uma lixada nas emendas e pintar. Uso uma pintura inicial no molde para cobrir as marcas da fibra. Como não gosto das emendas aparentes, faço uma pintura final depois.

Com todas as variações que usei até aqui, percebo que o melhor laminado é usar balsa na parte de cima e de baixo da asa, com reforços de carbono no bordo de ataque.

Só que minha balsa acabou e como nesse início de julho eu vou sair de um AP e ir para uma casa, não terei tempo de construir. No final de julho devo fazer uma cirurgia e ficar duas semanas em repouso. Então, por pelo menos um mês não farei muita coisa no Vectus.

Considero que a fase de protótipos acabou. Só preciso fazer um molde novo para a cauda, pois estraguei o primeiro. :-(

Acho que daqui uns 2 ou 3 meses, estarei com minha oficina pronta para produzir uns dois por mês.

Seguem as fotos de hoje e obrigado por acompanharem.
Anexos
P1010341.JPG
P1010341.JPG (34.13 KiB) Exibido 8376 vezes
P1010339.JPG
P1010339.JPG (21.17 KiB) Exibido 8376 vezes
P1010338.JPG
P1010338.JPG (20.92 KiB) Exibido 8376 vezes
P1010337.JPG
P1010337.JPG (37.91 KiB) Exibido 8376 vezes
full power
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sex Mai 24, 2013 7:51 pm
Localização: passos

Mensagem por full power »

Charles,
parabéns por todo o trabalho realizado até agora. Venho acompanhando até agora e é muito motivador.
Sobre colocar a fibra num tamanho que não precise aparar depois também acho muito legar e sempre penso qual seria a melhor forma de fazer a emenda. Pensei várias vezes que poderia ser usada fibra picada, aquela vendida na Maxiepoxi. Sobre encher o aileron com espuma, já pensou em encher a asa toda?
Abrs e bons voos, em ambos!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:feff7f2d07="charles_pereira"]Olá pessoal!

Demorei para conseguir fazer a outra metade, pois estou preparando a mudança de casa e isso virou prioridade.

Essa laminação ficou perfeita. Eu pintei o molde sobre o desmoldante PVA, apliquei resina com pincel e como tinha a fibra bem fina, de 18g, usei uma camada dela para evitar problemas com o acabamento. Depois usei as outras gramaturas como de costuma, além da balsa, Kevlar nas dobradiças e o carbono nos reforços.

Quando abri o molde, vi que ficou super liso o acabamento. Não ficou uma bolha sequer. Realmente, o problema do vácuo foi resolvido e agora os modelos poderão sair pintados do molde, sem gastar mais um dia em acabamento. Sem falar no peso. Dessa vez, o avião saiu com 287g do molde, ainda com rebarbas.

Eu usei pouca tinta dessa vez, pois tive que fazer com aerógrafo. Na próxima vez, usarei pistola e nem vão aparecer os fios de carbono.

Só que sempre tem um porém. Para resolver o problema do vácuo, eu fechei o buraco do canopy no molde com madeira e massa.

Mesmo usando desmoldante, o laminado acabou colando nesse reparo e tife que quebrá-lo para tirar. Por sorte não quebrei o molde.

A avião com a laminação perfeita acabou indo para o lixo e perdi dois dias de trabalho.

Às vezes dá vontade de desistir, mas tenho que terminar esse lote.

O bom é que em cada laminação, um problema está sendo resolvido e a qualidade está ficando melhor.

Laminando e aprendendo... :-)

Abraços![/quote:feff7f2d07]

Charles,

Eu estou aprendendo muito com vc, rs... Estou desenvolvendo minhas técnicas tbm, mas ainda estão um pouco na teoria e estou esperando o plug ficar pronto.
Mas te desafio a chegar em um avião de 200gr saindo do molde. Tive umas ideias aqui pra aliviar o peso do seu plane. Eu moro do lado de Santo Amaro, se quiser podemos trocar umas figurinhas. Abraço
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:dad1760f50="Diego Monteiro"]
Charles,

Eu estou aprendendo muito com vc, rs... Estou desenvolvendo minhas técnicas tbm, mas ainda estão um pouco na teoria e estou esperando o plug ficar pronto.
Mas te desafio a chegar em um avião de 200gr saindo do molde. Tive umas ideias aqui pra aliviar o peso do seu plane. Eu moro do lado de Santo Amaro, se quiser podemos trocar umas figurinhas. Abraço[/quote:dad1760f50]

Valeu Diego!

Não vou aceitar o seu desafio, pois só se pode entrar numa guerra com a certeza de poder ganhá-la :-)

Mas falando sério, ainda quero chegar em 250g, mas 200g é muito complicado. Não digo impossível, tenho certeza que dá para deixar nesse peso, mas a questão é: a que preço?

Na industrialização de um produto, o gráfico de qualidade versus custo é uma exponencial. É preciso investir muito para se ter um ganho pequeno.

E no caso do Vectus, o peso não é um grande problema. O protótipo voou bem e estava mais pesado que esse último que laminei.

Estou usando Kevlar de 205g/m² e carbono de 200g/m². Não conheço local para comprar esses material no Brasil com gramatura menor. Então a gente tem que se virar com o que tem.

Tenho algumas ideias para baixar o peso:

- Nas asas, usar menos material nas pontas, pois sofrem muito menos esforço e não tem problema se elas vergarem um pouco.

- Usar balsa de 1mm e não de 1,5mm. A função da balsa é manter o formato da asa, pois essa é oca. !,5mm deixa a asa muito forte e não precisa de tanta resistência.

- No cone de cauda, concentrar o material na junção com a asa. Na parte de trás pode ser usado menos material. Como a seção do cone é elíptica, na parte com menor raio é bem forte, pois tem-se o efeito de uma casca de ovo. O ponto fraco é bem na emenda, que tem o raio muito maior. Pretendo resolver isso colocando na altura da emenda uma tira de carbono que vai atuar como uma longarina.

- Reduzir a quantidade de resina para a emenda. Sò devo ter cuidado para não puxar uma metade na hora de desmoldar. Devo levantar as pontas da asa e ir empurrando a asa para fora. Fiz isso no último modelo usando pedaços de depron.

Por favor, compartilhe as suas ideias!

Esse mês devo ficar pouco em SP, mas podemos tentar conversar um dia.

Abraço!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:423d734d7f="charles_pereira"][quote:423d734d7f="Diego Monteiro"]
Charles,

Eu estou aprendendo muito com vc, rs... Estou desenvolvendo minhas técnicas tbm, mas ainda estão um pouco na teoria e estou esperando o plug ficar pronto.
Mas te desafio a chegar em um avião de 200gr saindo do molde. Tive umas ideias aqui pra aliviar o peso do seu plane. Eu moro do lado de Santo Amaro, se quiser podemos trocar umas figurinhas. Abraço[/quote:423d734d7f]

Valeu Diego!

Não vou aceitar o seu desafio, pois só se pode entrar numa guerra com a certeza de poder ganhá-la :-)

Mas falando sério, ainda quero chegar em 250g, mas 200g é muito complicado. Não digo impossível, tenho certeza que dá para deixar nesse peso, mas a questão é: a que preço?

Na industrialização de um produto, o gráfico de qualidade versus custo é uma exponencial. É preciso investir muito para se ter um ganho pequeno.

E no caso do Vectus, o peso não é um grande problema. O protótipo voou bem e estava mais pesado que esse último que laminei.

Estou usando Kevlar de 205g/m² e carbono de 200g/m². Não conheço local para comprar esses material no Brasil com gramatura menor. Então a gente tem que se virar com o que tem.

Tenho algumas ideias para baixar o peso:

- Nas asas, usar menos material nas pontas, pois sofrem muito menos esforço e não tem problema se elas vergarem um pouco.

- Usar balsa de 1mm e não de 1,5mm. A função da balsa é manter o formato da asa, pois essa é oca. !,5mm deixa a asa muito forte e não precisa de tanta resistência.

- No cone de cauda, concentrar o material na junção com a asa. Na parte de trás pode ser usado menos material. Como a seção do cone é elíptica, na parte com menor raio é bem forte, pois tem-se o efeito de uma casca de ovo. O ponto fraco é bem na emenda, que tem o raio muito maior. Pretendo resolver isso colocando na altura da emenda uma tira de carbono que vai atuar como uma longarina.

- Reduzir a quantidade de resina para a emenda. Sò devo ter cuidado para não puxar uma metade na hora de desmoldar. Devo levantar as pontas da asa e ir empurrando a asa para fora. Fiz isso no último modelo usando pedaços de depron.

Por favor, compartilhe as suas ideias!

Esse mês devo ficar pouco em SP, mas podemos tentar conversar um dia.

Abraço![/quote:423d734d7f]

Charles, ainda quero entender como vc faz essa junção das metades. Estou fazendo um molde tbm, ainda to na duvida de como juntar as metades. abraço
Responder