Extra 330L 165cm World Models - Radar - Elétrico

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
BeissoFloripa
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
Localização: Florianópolis / SC

Extra 330L 165cm World Models - Radar - Elétrico

Mensagem por BeissoFloripa »

Amigos,

Comprei ontem meu segundo aero para vôos 3D. Infelizmente o primeiro, um YAK 120 Seagull caiu por perda de sinal, lamentável mas já resolvido, bola para a frente.

[b:1677e05e46]Radio e receptor[/b:1677e05e46]: manterei meu Turnigy 9x, porém já comprei todo o equipamento da FrSky para EMBUTIR, isso mesmo EMBUTIR no próprio Turnigy 9x, com transmissor interno, telemetria na tela do próprio Turnigy, antena amplificada( no lugar da atual, ficando apenas 1 antena no radio), receptores com telemetria. Ganhos: além de uma melhor confiança de sinal ( longe dos 100% ) tem os alarmes de perda de sinal e voltagem da bateria, o que para o caso dos aeros deste porte para cima é bastante útil.

Como o mesmo aero não tinha mais a venda aqui no Brasil, e o dólar está cada dia mais maluco e caro, optei em comprar um aero com um custo benefício bom para o que desejo, treinar manobras iniciantes em 3D.

Compre feita aqui na Hobby Delivery.

O aeromodelo escolhido foi o [b:1677e05e46]EXTRA 330L ARF[/b:1677e05e46]
[b:1677e05e46]Fabricante:[/b:1677e05e46] THE WORLD MODELS - RADAR
[b:1677e05e46]Envergadura: [/b:1677e05e46]1650 mm
[b:1677e05e46]Comprimento:[/b:1677e05e46] 1420 mm
[b:1677e05e46]Peso total aproximado:[/b:1677e05e46] 3720 gr. ( Acredito que fique perto dos 4,2kg com meu setup)
[img:1677e05e46]http://www.hobbydelivery.com.br/2images/Gallery/A156SB.jpg[/img:1677e05e46]

Motor: Indicado para 91/120 a 4 tempos mas foi eletrificado com[b:1677e05e46] NTM Prop Drive 50-60 Series 380KV / 2665W [/b:1677e05e46]
Hélice: Primeiro voo 17x8
Este motor puxa até 7,5kg com esta hélice e pac de 8s. Com 6s leva 7kg fácil, então não terei problemas para pendurar o modelo com este motor.

[b:1677e05e46]Esc:[/b:1677e05e46] Hobbyking YEP 100A (2~6S) SBEC Brushless Speed Controller Programável
[b:1677e05e46]Bateria:[/b:1677e05e46] 01 Turnigy nano-tech 5000mah 6S 25~50C Lipo Pack + 01 reserva
[b:1677e05e46]Servos:[/b:1677e05e46] 05 Power HD Metal Gear Servo 56g/9.8kg/.14sec
Usarei 1 canal para cada servo e não usarei cabos "Y"

Dobradiças de nylon com pino de metal.

Bom é isso, o aero saiu de SP ontem a tarde, dia 26 e se tudo der certo, e to rezando para isso, chega sexta feira para mim e sábado terei estreia.

Assim que chegar postarei as fotos da montagem, que será baseada em uma eletrificação deste mesmo modelo jaz aqui no e-voo.
YAK 54 Elétrico 160cm | Super Cub Elétrico 180cm | Outros....
esantos4
membro
Mensagens: 97
Registrado em: Qua Out 06, 2010 7:53 pm
Localização: Boituva, SP

Mensagem por esantos4 »

Amigão, tenho 1 deste com DLE 20cc.. esta com dual rate e voa muito bem, na verdade ele eh execelente, mas fica 1 dica... coloca 20% de flaperon.. cara ajuda muito no pouso, porque ele vem rapido e estola facil!!!

fica a dica!!!

boa diversão.. por este aero eh capaz de proporcionar otimos dias de voo...
Avatar do usuário
BeissoFloripa
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
Localização: Florianópolis / SC

Mensagem por BeissoFloripa »

Opa, desculpem não postar sobre o aero, é que a decepção do kit foi tão grande que fiquei até meio triste em postar.

Mas estou documentando em fotos os pontos fracos que achei do kit. Estou me baseando em um kit da seagull, do yak 20cc deles, que para mim deu um banho de qualidade, resistência, facilidade de montagem e regulagem, comparado a este kit da radar que na minha visão é Frágil de mais e péssimo para montar.

Vou postar fotos com detalhes em breve.

Porém, é um modelo bastante bonito e o lado bom da fragilidade toda é o peso, que basicamente fica uns 800g a menos que o YAK, mas qualquer toque ou segurada de mal jeito, "creck" já estrala, principalmente a parte de baixo que é composta por 3 travessas de varetas MUITO FRACAS.

Enfim, estou esperando para poder voar ele. Já esta montado e aguardando o final de semana. Estou pensando em usar 80% e 50% em rate e um exponencial para poder ter um voo mais calmo de início, até porque minha montagem ficou um pouco diferente de outra elétrica daqui do e-voo, pois para dar o CG a bateria teve que ficar um pouco mais para tras, acredito em virtude do motor 50-60.

E você "esantos4" está usando quanto de dual rate? e exponencial? E o CG do seu, é onde indica o manual mesmo, 12 cm a partir do bordo de ataque? Testei meu cg pela ponta da asa, de cabeça para cima mesmo, procede?

Abraço
YAK 54 Elétrico 160cm | Super Cub Elétrico 180cm | Outros....
Avatar do usuário
BeissoFloripa
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
Localização: Florianópolis / SC

Mensagem por BeissoFloripa »

Enfim, voou!

[img:d036577235]http://sphotos-f.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/1009736_363955170397654_1471404233_n.jpg[/img:d036577235]

Fiz este final de semana 2 vôos com o aero, então vamos as considerações:

1 - Para dar o CG, não deixei a bateria lá na frente, logo depois do montante do motor como outras montagens aqui no e-voo, tive que deixar exatamente no espaço do tanque, acredito que pelo peso do meu motor.

2 - Sobre o "xinacote" que veio nele, nem preciso dizer que logo no primeiro voo uma faixa da asa e parte de outra faixa no corpo soltaram!!!! Seguindo um conselho de um amigo na pista, vou passar o ferrinho em todo o aero para resolver, porém, alem disso irei colocar fita adesiva em alguns cantos, evitando que descole.

3 - Sobre o motor, ficou muito bom, sobrando bastante e subindo ao espaço com 70% a 90% do motor, ao dar 100% dava medo. Preciso rever algumas configurações no esc para ficar mais afinado com a necessidade do 3D mais nada que tenha influenciado.

4 - Sobre a bateria, fiz 2 voos com o aero, o primeiro com 6 minutos e o segundo com 7 minutos. Ao descer, testei a bateria e a voltagem por célula era de 3,90v e 3,83v ou seja, muito melhor que esperava, vou continuar testando por segurança, mas manterei 5 minutos de voo e 1 de pouso.

5 - Sobre as manobras posso dizer que ele se comportou um pouco estranho. O primeiro voo foi feito por um piloto mais experiente na questão 3D então após trimagem ele testou torque, torque roll, faca, parafuso chato e outras mais simples. De inicio ele sentiu uma certa falta de comando, mas como era voo inicial, para trimagem e principalmente para um iniciante em 3D, eu deixei ele assim e aos poucos vou dando mais comando. Sobre o torque, ele sentiu o aero um pouco bobão, tipo pipa, mas mesmo assim, saiu um torque roll bonito e no eixo. Já o parafuso chato, ficou meio estranho, por falta de comando mesmo, parecia um desgovernado sem rumo, srsrrsr e no resto, se comportou normal.
Em segundo voo, já comigo no radio, testei faca, dorso e algumas sequencias de rolls. Senti que tenho que treinar bastante ainda, mas nada impossível.

6 - Sobre os comandos, fiz o voo com 50% dos comandos e sem exponencial, o que me deu uma certa dificuldade em alguns momentos, mas nada que colocasse o voo em risco, apenas não fez aquele voo redondinho.

7 - Sobre o pouso, simplesmente muito fácil. Gostei muito, testei a aproximação com velocidade média e achei dócil então fiz mais uma aproximação com velocidade mais baixa, e quase sem motor e o planeio foi muito bom pousando com pouco espaço de pista.

É isso! Vou providenciar um vídeo do próximo voo e postar em breve, além dos detalhes da montagem.

Abraço
Responder