Bateria LiPo estragada ou não?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Bateria LiPo estragada ou não?

Mensagem por FerreirAero »

Bom dia, pessoal. Tudo bom?

Ontem a noite aconteceu algo misterioso com minha Zippy 800mAh do FPV.

Eu tava experimentando o sistema FPV em casa e a tensão da bateria caiu bruscamente. Tava uns 10V e, do nada, a tela escureceu e no mostrador do OSD ficou aparecendo a tensão 9V, 8,4V...

Rapidamente eu desliguei e fui medir a tensão. Uma célula tava com 2,7V, outra com 2,78V e outra com 2,5V.

Logo pensei: poxa, perdi minha LiPo.

Hoje, quando acordei, fui medir mais uma vez a tensão. Tava 3,14V, 3.17V e 3,24V...!

Como isso???
Afinal.... A bateria tá estragada ou não tá?

Da pra usar ainda???
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Medir uma bateria sem carga, sempre terá leituras satisfatórias.
Bateria sem carga quer dizer que não está ligada em nada e não está alimentando nada.
Tem que fazer as leituras com a bateria ligada no equipamento e com o equipamento ligado, só assim terá leituras mais reais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

[quote:90c8ad2639="LaercioLMB"]Medir uma bateria sem carga, sempre terá leituras satisfatórias.
Bateria sem carga quer dizer que não está ligada em nada e não está alimentando nada.
Tem que fazer as leituras com a bateria ligada no equipamento e com o equipamento ligado, só assim terá leituras mais reais.[/quote:90c8ad2639]

Boa dica, Laercio.
FPV - O Futuro do Aeromodelismo
Avatar do usuário
FerreirAero
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Ago 06, 2010 3:25 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por FerreirAero »

Acho que vou tentar carregar no imaxB6 e usar novamente.
Vou ficar o tempo todo verificando a voltagem de cada célula pelo carregador.

Alguém mais tem alguma outra dica em relação a essa bateria minha???
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Pode ser que ainda tenha salvação. Faça diversos ciclos carga/descarga e confira se os valores de capacidade estão normais.
Se estiverem abaixo do normal, descarte a bateria....
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Se o uso da bateria solicita uma baixa taxa de descarga da mesma, é bem provável que você ainda consiga usá-la praticamente sem sentir queda de desempenho, mas uma coisa é certa no caso das LIPO, uma única vez que a tensão cai abaixo do ideal já prejudica a vida útil da mesma.

Agora o seu erro na verdade é achar que pode usá-la até os 10V, esse é um erro que muitos cometem de calcular o uso da LIPO somente pela tensão, quando o correto é verificar quantos mAh a bateria já forneceu, quando alimentamos cargas que solicitam baixa descarga de corrente, a queda de tensão na bateria é quase nula, então as células se mantem acima do limite de 3,3V mas na verdade já drenaram quase toda a sua carga e ocorre o que aconteceu com você. Nesses casos eu sugiro não passar da tensão nominal da bateria, ou seja, em uma 3S utilize somente até 11V ou 3,7V por célula, mas o ideal mesmo é você saber qual o consumo do seu equipamento e calcular quanto tempo de uso contínuo terá com uma determinada bateria, lembrando que o ideal é se utilizar 80% da capacidade da bateria.

Exemplo: Você disse que usa uma bateria de 800mAh, então a carga disponível que você terá dela é de 640mAh (80%) então basta saber o consumo do equipamento para prever o tempo de uso com segurança, se o seu equipamento consumir pro exemplo 600mAh você poderá alimentá-lo por uma hora contínua com esta bateria.

Abraços.
Responder