"Limpeza" de Motor Glow

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

"Limpeza" de Motor Glow

Mensagem por Victor Stevan »

Pessoal, boa tarde.

A uns 2 anos atrás, adquiri um pastinha e um O.S 46 fxi usados. O motor estava com uma "craca" de óleo, toda preta e marrom... Nada que interferisse no funcionamento, o motor nunca deu problemas, pegava de primeira e etc...

A um tempo atrás, disseram que para tirar essa meleca do motor, eu podia desmontá-lo e colocá-lo para ferver com sabão em pó. Tomando o cuidado de secar bem, montar tudo certinho e lubrificar muito bem. Como não tenho experiência em desmontar motores, hoje fiz o teste somente com a mufla... E deu certo! Ficou "nova". Gostaria de saber se algo impede de eu fazer o mesmo com a parte que sai do cabeçote do motor. Tirar a vela e colocar só a "tampa" para ferver. Pergunto isso, pois tenho muito medo de perder o motor, rs.

Abraços.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
ricardosette
membro
Mensagens: 246
Registrado em: Qua Ago 29, 2012 3:23 pm
Localização: aguas da prata sao paulo

Mensagem por ricardosette »

Só a tampa pode, sem tirar a tampa pode até deixar a vela , ou por uma queimada e mergulhar ele de forma que não entre água pelo carburador ...
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Mensagem por Victor Stevan »

[quote:963bea2974="ricardosette"]Só a tampa pode, sem tirar a tampa pode até deixar a vela , ou por uma queimada e mergulhar ele de forma que não entre água pelo carburador ...[/quote:963bea2974]

Obrigado amigo, farei isso!
Na verdade me disseram que podia colocar o motor todo tendo o cuidado de montar e lubrificar tudo depois... Mas sei lá né... Dá medo de estragar algo, rs.
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d50085c1eb="claudiorfernandes"]Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...[/quote:d50085c1eb]

De fato, é literalmente arrancada.
Depois começam a virem as folgas de sede dos rolamentos, entrada de ar falsas pelo eixo do motor, saída de compressão na junta do cabeçote e por aí vai e ninguém sabe de onde veio tudo isso.
Quem inventou essa "manha", literalmente não sabe nada de química e se aventurou em algo que não tem a menor noção do prejuízo.
Em pouco tempo um motor se acaba fazendo isso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Rafael Diniz
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Abr 23, 2013 9:26 pm
Localização: Rio de Janeiro RJ

Mensagem por Rafael Diniz »

Faço a limpeza com jateamento de micro esfera de vidro, tem que ser de micro esfera de vidro... Desmonta todo o motor e leva a carcaça, o cabeçote e a mufla, em uma retifica para jatear, pois lava seca e monta tudo... Motor novinho.. Rrs
Victor Stevan
membro
Mensagens: 977
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 12:31 am
Localização: Osasco-SP

Mensagem por Victor Stevan »

[quote:50487e79c0="LaercioLMB"][quote:50487e79c0="claudiorfernandes"]Claro que ficou "nova"... o sabão em pó contém hidróxido de sódio (soda cáustica), que reage com o alumínio formando hidróxido de alumínio e desprendendo hidrogênio gasoso... ou seja : fica "novo" porque a superfície é literalmente ARRANCADA...
O motor perde metal fazendo essa "limpeza"...[/quote:50487e79c0]

De fato, é literalmente arrancada.
Depois começam a virem as folgas de sede dos rolamentos, entrada de ar falsas pelo eixo do motor, saída de compressão na junta do cabeçote e por aí vai e ninguém sabe de onde veio tudo isso.
Quem inventou essa "manha", literalmente não sabe nada de química e se aventurou em algo que não tem a menor noção do prejuízo.
Em pouco tempo um motor se acaba fazendo isso.[/quote:50487e79c0]

Bom, valeu pelo aviso pessoal.
Como eu disse antes, não colocaria todo o motor pelo fato de não ter muita experiência para montar tudo certinho, como foi só a mufla, creio que não terei problemas, não é mesmo? Até porque sabendo disso, não farei novamente.

Obrigado
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Victor, pode ler um pouco mais nesse site

[url]http://airfieldmodels.com/information_source/model_aircraft_engines/maintenance.htm[/url]

Eu uso o método da água fervendo com sabão, uso o sabão para máquina de lavar louça, que dá melhor resultado (provavelmente mais soda cáustica), mas precisa desmontar o motor e retirar as partes móveis, camisa e pistão, virabrequim, rolamentos e carburador não devem ser lavados.

Jà fiz o processo em vários motores, e é claro que arranca uma camada micrométrica do metal, mas na prática nunca inutilizou ou piorou nenhum motor.

Também não deve ser feito todo mês, eu só faço quando está muito sujo mesmo, ou preciso trocar rolamentos, as muflas são limpas com mais regularidade.

No site que te passei comenta esse método, que é o indicado pelo Clarence Lee, colunista, projetista e uma espécie de GURU dos motores glow. Quem lia a RCModeler e atualmente a Model Airplane News conhece a coluna dele. Se ele não souber nada sobre motores, também não sei quem pode saber.

Abraço.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:a96ea7a829="Rafael Diniz"]Faço a limpeza com jateamento de micro esfera de vidro, tem que ser de micro esfera de vidro... Desmonta todo o motor e leva a carcaça, o cabeçote e a mufla, em uma retifica para jatear, pois lava seca e monta tudo... Motor novinho.. Rrs[/quote:a96ea7a829]


Acho que é o ideal, parece ser o processo usado pelas fábricas. O problema ainda é encontrar quem faça.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Existe outro método, citado em fóruns e revistas americanas que é o de deixar as peças imersas em líquido para radiadores (anticongelante). Esse método não arranca o metal. Cheguei a tentar com duas marcas diferentes do produto mas não consegui um bom resultado.
Responder