modo correto prolongar fio do esc

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Felipioliveira
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 1:26 pm
Localização: SAnto Andre SP

modo correto prolongar fio do esc

Mensagem por Felipioliveira »

Ola estou construindo um novo modelo mq-9 reaper e o motor fica atras e a bateria para da cg tem que ficar na frente,ai vem a duvida qual a maneira correta de prolongar os fios do esc ? terei problemas em aumentar os fios do esc na parte que é plugado na bateria ate la na frente?ou é melhor prolongar o 3 fios que sao conectados ao motor?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Nunca aumente os fios do motor, isso pode deixar o ESC maluco, pois ele usa os sinais do próprio motor para acertar os tempos internos.
Prolongue o fio da bateria, usando um fio de bitola igual ou superior ao original. Compre fio de uso automotivo em uma loja de autopeças ou auto-elétrica, pois a isolação desse tipo de fio é muito mais leve, já que ele é fabricado para trabalhar com baixas tensões. O fio "comum" é isolado para 1000V, e portanto a isolação é significativamente mais pesada.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2a2634a3bb="claudiorfernandes"]Nunca aumente os fios do motor, isso pode deixar o ESC maluco, pois ele usa os sinais do próprio motor para acertar os tempos internos.
Prolongue o fio da bateria, usando um fio de bitola igual ou superior ao original. Compre fio de uso automotivo em uma loja de autopeças ou auto-elétrica, pois a isolação desse tipo de fio é muito mais leve, já que ele é fabricado para trabalhar com baixas tensões. O fio "comum" é isolado para 1000V, e portanto a isolação é significativamente mais pesada.[/quote:2a2634a3bb]

Agora vem a incógnita.
Esse assunto foi discutido diversas vezes aqui no fórum e na maioria delas nos foi advertido para não aumentar os fios que vão para a bateria, pois os capacitores de entrada do ESC foi calculado para uma determinada impedância e que poderíamos, lógico que com limitações, aumentar os fios do motor.
Na HK hoje em dia, existem esses fios prontos com conectores para se prolongar os fios do motor, inclusive nas opções de 100 mm e de 200 mm.

Vai saber agora qual é o correto!!!!
Anexos
27061.jpg
27061.jpg (36.84 KiB) Exibido 5274 vezes
27060.jpg
27060.jpg (33.72 KiB) Exibido 5274 vezes
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se aumentar muito o fio do ESC para o motor acontece o que o Cláudio disse, o ESC mede incorretamente a informação e não troca de fase no momento correto.

Se aumentar muito o fio do ESC para a bateria a maior resistência dele sobrecarrega os capacitores devido à oscilação causada pelo acionamento do motor.

Colocar fios grossos o suficiente para não perder desempenho tem um bom peso (mesmo que use fios de alumínio com capa de silicone).

Da última vez que estendi bastante fios do ESC para o modelo foi num CL215 com 1,6m de envergadura. No começo eu usava uma bateria de 2100mAh no nariz e fios de alumínio grossos do nariz até a raiz da asa e até as naceles. Um bom peso em fios. Voava bem, mas os voos não eram muito longos, em torno de 6 a 10 minutos, mas isto parecia normal para o tamanho do modelo.

Um dia um colega de fórum estava montando um jato e pediu dica de dimensionamento de fios, aí parei para fazer as contas com uma tabela de bitola versus resistência interna para dar uma informação precisa a ele e concluí que meu CL215 estava perdendo mais de 0,5V nos fios em potência máxima.

Tirei a extensão e coloquei uma bateria de 1300mAh em cada nacele junto ao ESC, cujos fios foram inclusive encurtados. Voou muito melhor, com muito mais força e voando de 20 a 30 minutos com 2600mAh (2 x 1300mAh), mas um dia um dos ESCs cortou antes porque eu tinha exagerado em voo em faca (coisa que ele não fazia antes) e quase lenhei.

Após isto passei a incluir um fio um pouco mais fino interligando os ESCs, de forma a drenar as bateria mais ou menos por igual e evitar problemas, isto foi o ponto ideal para mim.

Claro que tive que colocar chumbo no nariz, mas o peso do chumbo foi equivalente ao peso em fios que usava antes e bem menor do que o peso em fios que eu precisaria para não perder muita energia neles.

Meu conselho é este, não tente colocar a bateria no nariz, vai ser pesado, caro e ineficiente. Deixe a bateria onde chegar, ou aumente só um pouco, concentre o que puder no nariz, e acerte o CG com chumbo.

É mais barato e eficiente.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Concordo Alex, mas fios de alumínio, acredito ter sido uma péssima escolha, pois o alumínio oferece uma resistência maior do que o cobre e a economia de peso não ajuda, pois o consumo se torna maior devido a resistência maior dos fios de alumínio.
De fato, poderemos ter problemas no sincronismo do motor caso usemos fios muito longos, mas e se trocarmos o timing do motor?
Sabemos que os ESC's tem uma configuração de timing para os motores, tanto é que em um dos meus aeromodelos, eu uso o timing em low devido a hélice que uso no motor, pois se o motor ficar com o timing em mid ou high, irá queimar devido a dimensão da hélice ser superior ao que o motor suporta.
No caso aqui, é um motor Turnigy TR3530 1100 com uma hélice GWS 12X6 HD e sabemos que esse motor não é para hélices maiores do que 10 polegadas.
A hora que eu começar a ter tempo de novo em casa, pretendo começar a fazer testes de bancada com dimensões de fios, bitolas de fios, utilizando amperímetros e voltímetros e tudo testes de bancada, onde o esforço do motor é bem maior e obviamente, o consumo também.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Laércio,

O alumínio tem 30% da densidade do cobre, mas conduz 60% da eletricidade, por isto coloquei como hipótese para aliviar peso, pois mesmo aumentando 64% a bitola do alumínio para obter a mesma resistência no mesmo comprimento de fio o peso ainda é metade do cobre, e usando a mesma massa de alumínio tem-se o dobro da condutividade.

Mas mesmo assim cheguei a conclusão de que não valeria a pena.

Nos meus aeromodelos geralmente uso fios de cobre de baixa tensão como sugerido pelo Cláudio, pois o isolamento é mais leve, mas também não faço grandes extensões.

Em uma conta rápida, imagine um modelo de 1m de comprimento com motor na cauda, CG 30cm atrás do nariz, com motor de 70g e bateria de 2100mAh pesando 200g.

São 75cm adicionais para mandar a bateria para o nariz do modelo neste caso.

Para não perder muito desempenho, fiz as contas com fio de 2mm de diâmetro tem 0,0052 ohm/m, o que dá quase 8 miliohms de resistência adicional, dentro do aceitável já que é pouca coisa maior que a resistência do par de FETs em série que aciona as fases do motor.

Isto dá um peso adicional de uns 40g de condutores para este modelo, boa parte deste peso atrás do CG.

Se colocar a bateria o mais para a frente possível mas sem aumentar o fio e colocar chumbo no nariz provavelmente a diferença dá uns 100g a mais do que usar extensão, mas o desempenho fica melhor.

Se diminuir a bateria para manter o mesmo desempenho, a necessidade de chumbo no nariz também diminui.

Mas claro que cada caso é um caso, provavelmente vou fazer um modelo semelhante ao Reaper do nosso colega, mas neste caso vai ter tanta coisa à frente do CG (câmera, transmissor, etc.) que o peso do motor e da bateria na cauda influirão pouco, talvez não precise nem do lastro.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

[quote:294bfc1694="RicardoSilva"]Não consigo entender porque o ESC iria se perder se prolongar os fios até o motor. Resistência não atrasa tensão nem corrente, e aumentar 10m do fio não vai mudar significativamente a indutância ou a capacitância do cabo, quem dirá aumentar alguns cm...
Inversores industriais funcionam tranquilos com cabos de 50 a uns 100m do inversor pro motor...[/quote:294bfc1694]

Eu também pensava assim, até o dia em que fiz uma extensão de menos de 30cm entre o esc e bateria do meu Easy Star e o motor começou a faiscar.
Acrescentei capacitores ao final da extensão e o problema parou.

Teoricamente, fios só têm resistência. Mas no mundo real, fios possuem indutância e capacitância também.
Você tem de lembrar que está passando alguns tantos amperes sendo chaveados a alguns kHz e aí qualquer indutânciazinha conta, por menor que seja.

No caso dos cabos que vão para o motor, é pior ainda, pois o esc procura ler um sinalzinho mínimo para detectar o instante de chavear. Qualquer interferência que haja neste fio vai atrapalhar a leitura feita pelo esc. Aumentar este fio é aumentar a dificuldade do esc em "ler" o motor.

Lembre-se Ricardo, você NÃO está operando motores industriais onde certas perdas são aceitáveis e contornadas simplesmente aplicando mais potência, fios exageradamente grossos, unidades super dimensionadas, etc. O cenario é diferente, aqui tudo é feito no limite do desempenho e rendimento.
♪ Meu avião, sem direção, no poste ele vai lenhar... ♪
Oliver
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 702
Registrado em: Qui Jun 23, 2005 9:36 am
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Oliver »

Galera,

Primeiro temos que entender a problemática, falaram em aumentar fios para aumentar a distância entre a bateria e motor.
Primeiro temos que entender que ESC, bateria e motor são estes, alguns vem com fios longos outros com fios curtos.
Mas se não der distância mesmo vamos ver as opções:
Até 10 cm, pode aumentar o que quiser (minha opção é sempre pelo fio da bateria), nunca tive problemas com isso.
de 10 a 50cm, aumentei o fio da bateria utilizando um fio mais grosso (era 6S), funcionou muito bem.
mais do que 50 cm, recomendo utilizar isso:
http://www.asaseletricas.com.br/loja/product_info.php?cPath=9_74&products_id=3662
é justamente o back up dos capacitores do ESC.

Apesar de que outra coisa que deve ser levada em conta é o tipo de voo, se utilizar muito motor fios longos se tornam problema, mas se for aquele voo de 1/2 motor provavelmente não vai sentir problema nenhum.

Abraço

www.asaseletricas.com.br
Oliver
Asas Elétricas
www.asaseletricas.com.br
Responder