modo correto prolongar fio do esc

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:e820ad4904="RicardoSilva"][quote:e820ad4904="MKazan"][quote:e820ad4904="RicardoSilva"]Não consigo entender porque o ESC iria se perder se prolongar os fios até o motor. Resistência não atrasa tensão nem corrente, e aumentar 10m do fio não vai mudar significativamente a indutância ou a capacitância do cabo, quem dirá aumentar alguns cm...
Inversores industriais funcionam tranquilos com cabos de 50 a uns 100m do inversor pro motor...[/quote:e820ad4904]

Eu também pensava assim, até o dia em que fiz uma extensão de menos de 30cm entre o esc e bateria do meu Easy Star e o motor começou a faiscar.
Acrescentei capacitores ao final da extensão e o problema parou.

Teoricamente, fios só têm resistência. Mas no mundo real, fios possuem indutância e capacitância também.
Você tem de lembrar que está passando alguns tantos amperes sendo chaveados a alguns kHz e aí qualquer indutânciazinha conta, por menor que seja.

No caso dos cabos que vão para o motor, é pior ainda, pois o esc procura ler um sinalzinho mínimo para detectar o instante de chavear. Qualquer interferência que haja neste fio vai atrapalhar a leitura feita pelo esc. Aumentar este fio é aumentar a dificuldade do esc em "ler" o motor.

Lembre-se Ricardo, você NÃO está operando motores industriais onde certas perdas são aceitáveis e contornadas simplesmente aplicando mais potência, fios exageradamente grossos, unidades super dimensionadas, etc. O cenario é diferente, aqui tudo é feito no limite do desempenho e rendimento.[/quote:e820ad4904]

Eu entendo que tem um abismo entre a eletrônica de um aeromodelo e a eletrônica industrial e concordo com você. Mas qual o indutância de um fio de 10cm e a de um fio de 50cm? Melhor, qual a diferença entre elas? Sinceramente nenhuma. Ainda mais na ordem dos KHz que o ESC trabalha.
Pra mim, o único problema é a resistência que causa quedas de tensão e essas sim, sendo da ordem de meio volt já fazem diferença em um aeromodelo. E é pra isso que esses capacitores sugeridos acima servem, pra filtrar os picos de corrente no chaveamento que geram "picos de perdas" e o afundamento da tensão é evitado pelos capacitores.

Mas o experts, como são chamados, já deram a opinião.. eu só estou expondo a minha.[/quote:e820ad4904]

Ricardo.

Além desses fatores na leitura do esc durante chaveamento uma pequena reatância acrecentada será colhida pelo esc na leitura dos ciclos.

E durante chaveamento a geração de harmonicos em um condutor prolongado também aumenta.

Uma saída seria instalar e manter os 3 condutores do esc afastados um do outro e paralelos, mas para um melhor equilíbrio do sistema a melhor saída é o equilíbrio com capacitores.

O circuito esc e motor é praticamente reatancia indutiva pura.

Existe na eletricidade industrial o fator de potencia que deve ser equilibrado para melhor performance dos motores com instalação de bancos de capacitores. e no esc qualquer desequilíbrio desse fator é sentido pelo circuito de leitura e retorno de chaveamento.

E se esses capacitores não forem colocados bem próximos aos motores ele terá pouca eficiencia no circuito e pouca eficiencia dos motores.

Não é só a queda de tensão dos condutores que influirão no circuito do esc e sim o aumento de harmonicos ao longo dos condutores com transientes de tensão e correntes envolvidas de 10, 20, 30, 40....100 amperes.

Isso se torna relevante no esc.

Vejo uma melhor saída aumentar os condutores que vai á bateria com condutores mais grossos.

Faça um teste e leia nos osciloscópio esses efeitos para ter uma opinião mais clara.

E considere também o circuito do esc.

Não há abismo nenhum entre eletronica industrial e do aeromodelismo, apenas no aeromodelismo a eficiencia tem que ser grande também.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:d7d35d0779="RicardoSilva"]
Eu entendo que tem um abismo entre a eletrônica de um aeromodelo e a eletrônica industrial e concordo com você. Mas qual o indutância de um fio de 10cm e a de um fio de 50cm? Melhor, qual a diferença entre elas? Sinceramente nenhuma. Ainda mais na ordem dos KHz que o ESC trabalha.
Pra mim, o único problema é a resistência que causa quedas de tensão e essas sim, sendo da ordem de meio volt já fazem diferença em um aeromodelo. E é pra isso que esses capacitores sugeridos acima servem, pra filtrar os picos de corrente no chaveamento que geram "picos de perdas" e o afundamento da tensão é evitado pelos capacitores.

Mas o experts, como são chamados, já deram a opinião.. eu só estou expondo a minha.[/quote:d7d35d0779]

Olha, cada centímetro de fio e bitola dele, altera sim a indutância e a capacitância, embora não pareça e uma simples volta no fio ou apenas uma meia volta, já altera e muito a capacitância dele.
A eletricidade é muito mais complexa do que aparenta ser.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
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cfolly
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Mensagem por cfolly »

Procurando no internet o o mais convincente que encontrei foi o seguinte:

http://www.rcgroups.com/forums/showpost.php?p=2875378&postcount=14

Segundo foi dito em outro post o cara é fundador, CEO e gerente de design na Castle Creations, uma fabricante de esc entre outras coisas.

[quote:d6f54998b9]Ok, how about this for a good rule of thumb:

If you are running close to the cell count limits of the controller (absolute cell count limits -- not BEC cell count limits) then its easier on the controller to lengthen the motor wires and not the battery wires.

If you are not running close to the cell count limits of the controller, then it is easier on the controller to lengthen the battery wires and not the motor wires.

Try not to exceed 30" of wire on the battery side, or 16" of wire on the motor side, especially if you are running the controller near its limits.

The reason is this: Lengthening the battery wires increases the resistance between the controller and battery, which increases voltage ripple. When running near the controller voltage limits, this additional voltage ripple can break down the FETs, and eventually cause damage to the controller. Lengthening the motor wires increases the resistance between the controller and motor, which makes it more difficult for the controller to accurately commutate the motor, which increases current ripple, which is harder on the FETs. Longer motor wires also increases the amount of radiated noise in the system more than longer battery wires.

Try not to exceed 30" of wire on the battery side, or 16" of wire on the motor side, especially if you are running the controller near its limits. Also, using heavier gauge wire reduces the effect of longer wires. (for example, using 13ga wire in a 30 amp system with long wire runs would be better than the standard 16ga.)[/quote:d6f54998b9]



Abraços.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2ceb8fba01="RicardoSilva"][quote:2ceb8fba01="LaercioLMB"][quote:2ceb8fba01="RicardoSilva"]
Eu entendo que tem um abismo entre a eletrônica de um aeromodelo e a eletrônica industrial e concordo com você. Mas qual o indutância de um fio de 10cm e a de um fio de 50cm? Melhor, qual a diferença entre elas? Sinceramente nenhuma. Ainda mais na ordem dos KHz que o ESC trabalha.
Pra mim, o único problema é a resistência que causa quedas de tensão e essas sim, sendo da ordem de meio volt já fazem diferença em um aeromodelo. E é pra isso que esses capacitores sugeridos acima servem, pra filtrar os picos de corrente no chaveamento que geram "picos de perdas" e o afundamento da tensão é evitado pelos capacitores.

Mas o experts, como são chamados, já deram a opinião.. eu só estou expondo a minha.[/quote:2ceb8fba01]

Olha, cada centímetro de fio e bitola dele, altera sim a indutância e a capacitância, embora não pareça e uma simples volta no fio ou apenas uma meia volta, já altera e muito a capacitância dele.
A eletricidade é muito mais complexa do que aparenta ser.[/quote:2ceb8fba01]

Laércio, estamos considerando os fios esticados. Claro que uma bobina com 5cm de fio e uma com 1m de fio faz toda diferença![/quote:2ceb8fba01]

Entendo que na teoria são fios esticados, mas sabemos que muitos fazem fios com folga para ficar mais fácil a ligação e essa folga acaba fazendo o fio se curvar ou dobrar e isso já muda a capacitância dele.
Se em todos os aeromodelos, todos os fios ficassem em linha reta, muitos problemas não existiriam tanto em consumo, quanto em interferências, mas a realidade é outra bem diferente.
Um bom exemplo sobre a capacitância de um fio, é olhar as placas mãe de computador, onde se vê trilhas que fazem curvas que aparentemente não precisavam existir, mas existem pois são capacitores com núcleo de ar e inclusive existem algumas trilhas que formam espirais, justamente para isso, serem capacitores com núcleos de ar.
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CONDOR 2
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Mensagem por CONDOR 2 »

[quote:301f974412="Anonymous"]Numa linha de transmissão de 300Km, por ex., as fases nas torres são alternadas a cada 100Km pra não irem paralelas (o que é inevitável nesse caso) e sempre na mesma sequência (isso é evitável) do início até o fim.[/quote:301f974412]

Essa é velha.

Cortar antenas é crime, sem ter um medidor de intensidade de campo, um grid dip e um medidor de espectro.

Nunca mais aconselhe absurdos num forun desse porte.

Muito menos com uma caixa de papelão.
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