Radio Turnigy 9x p/ aeros com motor a gasolina é confiavel?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Não, o aero não era meu, o local era um parque em buenos aires onde há policiais fazendo a segurança, mas eu estava voando com o pessoal, mas o meu era um spectrum DX6i e não sofreu nada, só o do cara que caiu, ficamos sem entender o que aconteceu e deduzimos que só poderia ser interferencia do rádio, pois nem linha de alta tensão tinha nas proximidades.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Toda vez que se fala de rádios o assunto vira polêmica, o que eu posso te dizer, é o seguinte tenho 2 amigos voando dois aviões iguais: um Yak 54 da Seagull Models de 20cc com motor RCG 20, 6 servos HXT 12K, 2 baterias Life 2500mha e os dois com rádio turnigy 9X original, módulo original de 8canais. Já vi eles fazerem muitos voos, nenhum nunca deu nenhuma interferência ou perda de sinal. Eu estou montando um aero com motor 24cc, provavelmente será o mesmo aero que o deles, ou algo do mesmo tamanho, pois ainda não comprei o aero. Sabe qual rádio vou usar ? O único que eu tenho: Turnigy 9x com módulo original. A única diferença que tem o meu rádio do rádio deles, é que o meu está com o ER9X.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:9533ef47d1="Drzinho"]Amigo, vou te falar por experiencia...


Voei desde maio do ano passado com o t9x, em um planador, SÓ alegria,
Montei um Big tiger pol, com DLE 30cc. voei +- 6-7 meses, em média de 4 voos no sabado e 4 no domingo,
até que um dia, o radio reinicia chave DR ligada, ele não ligou ficou apitando, quando bati a chave, para ele ligar de fato, nada de ligar bati e desbati, e unica coisa que ouvi, foi o som do motor por uns 10segundos ateh sumir(motor a plena) sem estrondos sem nada, em direção a um mato fechado =D .


E até hoje esta la um avião com um DLE30cc, pendurado, ou seila aonde possa estar! hahahahah


Resumo, se tiver condiçoes compra outro radio! ele vai ser ótimo por muito tempo, mas quando tiver que dar prego, vai dar e a unica coisa que resta eh rir do que aconteceu. XD[/quote:9533ef47d1]

Neste ponto, se atualizar o software do T9x para o ER9X, vc pode optar por parar a inicialização quando as chaves estiverem fora de posição ou não.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:25cfd0768b="Raketrinike"]amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

um modelo a gasolina no minimo vai custar uns 1200 reais, um rádio tgy 9x custa em media 300, você arriscaria um aero de 1200 por causa de um radio de 300?

eu se fosse você investiria no radio agora, com este dinheiro que vai gastar nos gas, ai depois venderia os glow pra comprar o gas.

não arrisco nem um pastinha de 600 reais com um tgy imagina um gasolina..

a quem use mais eu particularmente não usaria.[/quote:25cfd0768b]

Eu concordo em parte com esta questão, pois se colocar na ponta do lapis a economia com combustível, compensa trocar o aero, porque o preço de um aero glow é quase o mesmo do gas. Claro que isto irá depender do quanto se voa, se voar pouco acho que dá para comprar um rádio, e ir esperando juntar grana para comprar o aero, mas se voar muito, acho que não compensa pq o glow está muito caro.
Acho que o que é mais viável de tudo hoje, seria comprar um T9X e instalar o ER9X ou um T9XR, qualquer um que seja com módulo FrSky + Telemetria, o preço não será absurdo e é muito confiável. Claro, abrir o rádio e dar uma olhada nas soldas seria muito bom também :P
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
lucianosoares
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Qua Jul 24, 2013 3:07 pm
Localização: Macaé-RJ

Mensagem por lucianosoares »

[quote:7256e7b325="alissongc2000"][quote:7256e7b325="Raketrinike"]amigo se você não tem dinheiro pra comprar um rádio que ira te dar mais segurança, e tem dinheiro pra migrar pra gasolina, deve ter algo de errado ai..

um modelo a gasolina no minimo vai custar uns 1200 reais, um rádio tgy 9x custa em media 300, você arriscaria um aero de 1200 por causa de um radio de 300?

eu se fosse você investiria no radio agora, com este dinheiro que vai gastar nos gas, ai depois venderia os glow pra comprar o gas.

não arrisco nem um pastinha de 600 reais com um tgy imagina um gasolina..

a quem use mais eu particularmente não usaria.[/quote:7256e7b325]

Eu concordo em parte com esta questão, pois se colocar na ponta do lapis a economia com combustível, compensa trocar o aero, porque o preço de um aero glow é quase o mesmo do gas. Claro que isto irá depender do quanto se voa, se voar pouco acho que dá para comprar um rádio, e ir esperando juntar grana para comprar o aero, mas se voar muito, acho que não compensa pq o glow está muito caro.
Acho que o que é mais viável de tudo hoje, seria comprar um T9X e instalar o ER9X ou um T9XR, qualquer um que seja com módulo FrSky + Telemetria, o preço não será absurdo e é muito confiável. Claro, abrir o rádio e dar uma olhada nas soldas seria muito bom também :P[/quote:7256e7b325]

oi alissongc2000 blz? amigo, o que seria ER9X? atualização de firmware? como se faz isso? valeu pelas dicas, realmente em se tratando de radio x aero gas dá muita discussão mesmo, mas o bom é que aprendemos muito com as experiencias de cada um. Quero aproveitar e já agradecer a todos que contribuiram com suas dicas e experiencias!
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

No Turnigy 9X tem que soldar um chicotinho dentro do radio, eu fiz o chicotinho em casa cortanto um cabo de computador e levei já pronto em eletrotecnico de confiança meu aqui ele me cobrou R$5,00 para soldar.

Parece que alguém me disse que tem o chicote para vender em lojas de componentes eletronicos, para mim é meio fora de mão eu tinha o material na mão (computador velho) resolvi fazer para não perder tempo.

Tem que ser feito com um ferrinho de solda de 20W pra baixo o ideal seria um ferrinho de 15W.

Com o chicote instalado no radio, basta ter um gravador, e os programas instalados no computador e pronto. Dá uma lida aqui neste tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=137369

Parece que o Alex andou fazendo isto pro pessoal, mas não sei se ele ainda está fazendo.

Outra coisa, na sessão de compra e venda e/ou mercado livre sempre tem gente vendendo este rádio já "preparado" com todas as modificações possíveis.
Responder