Novíssima asa trocentos de kevlar

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Rondoni »

Boa sorte nessa nova construção.

Estou acompanhando.

Abraços,

Rondoni
Avatar do usuário
Krizar
membro
Mensagens: 488
Registrado em: Ter Fev 28, 2012 7:37 pm
Localização: Santa Rita do Sapucaí / Campanha / Monsenhor Paulo, Minas Gerais

Mensagem por Krizar »

[quote:af9fb90982="Gilberto"]Pedro, asa voadora com flap? Quando acionar vai funcionar como profundor e picar a asa.
Qual seria a ideia?

Quanto a nova construção, é isso aí, aproveita os moldes porque a aerodinâmica está aprovada e já vai ganhar um tempão.
Simplificar é a palavra certa para esta hora.
Boa escolha de material! Já antevejo um grande sucesso.

Parabéns por ser um grande construtor!!![/quote:af9fb90982]

Também penso nisso, uma solução seria uma mixagem Butterfly(acho que é esse o nome mesmo) utilizada em planadores, pra isso teriam que ter duas superfícies de comando em cada lado. Com isso subiria as superfícies da ponta e abaixaria as do meio ou vice e versa. Não sei se funcionaria, mas é uma ideia.
- Maurício Gomes de Melo -
Voar, estudar, construir, estudar e projetar!
Dougluh
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Abr 26, 2012 12:17 am
Localização: Campinas

Mensagem por Dougluh »

Grande Pedro,

Espero que esse projeto da nova asa seja espetacular, assim como o primeiro, apesar de ficar triste de ter visto o primeiro projeto caindo, fico super feliz de poder acompanhar esse trabalho magnifico que você faz!

Parabéns!

Great times are coming!
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Estive fora ontem o dia todo e a noite também, então não pude responder, mas valeu ler agora todos posts encorajadores, legal, obrigado. Hoje de noite vamos desformar a primeira peça de Kevlar, que é a tampa, vou ver se faço um pequeno vídeo na hora.

O tecido do Kevlar é meio tinhoso, não sei se é o mesmo que é usado para fazer coletes a prova de balas e carros blindados, ele tem a mesma trama do de vidro e do de carbono, só é muito difícil de cortar, só achei uma tesoura que por acaso corta ele, é mesmo muito enjoado.

O caso dos flaps eu ainda acho que devem funcionar bem, mas são mesmo complicados por que eu quero fazer também os comando embutidos e isso complica mais ainda. Mas seria assim, a asa seria dividida em dois, talvez bem no meio, tudo estaria mixado junto, teria que ter um rádio bem poderoso em matéria de mixagens. Os quatro comandos funcionariam como Ailevon/flaperon/leme.... eu nem sei explicar escrevendo..... rsrsrsrs... quando você abaixar os dois centrais levantariam os da ponta proporcionalmente, de leve... em 3 posições para fazer o papel de flap, mas eles continuariam mexendo todos no sentido de aileron e elevador. E por fim teria o papel de leme onde eles abririam cada asa em separado para fazer o movimento "yaw" rotação sobre o eixo vertical.

Bem, eu jamais saberia mixar isso num rádio.... rsrsrsrsr, mas sempre aparece um entendido no assunto.......

Talvez no futuro poderíamos fazer uma outra asa mais maneira para poder testar e regular bem tranquilo este sistema, mas eu acho que deve funcionar bem sim.

Bem, vou agora atrás do isopor e da balsa para fazer ainda este fim de semana a parte de baixo da asa.

[URL=http://imageshack.com/i/0r1s0rj/][img:f15030e1d0]http://imageshack.com/scaled/large/27/1s0r.jpg[/img:f15030e1d0][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL][/img]
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

Pedro,

Boa sorte nesta nova asa, foi uma pena o ocorrido na versão carbono, mas faz parte do eterno aprendizado.

No quesito aerodinâmica não tem nem o que falar, decolou firme, só faltou a "célula" POD central de kevlar para não bloquear o sinal.

Abraço.

[quote:5d8e355a60="Krizar"][quote:5d8e355a60="Gilberto"]Pedro, asa voadora com flap? Quando acionar vai funcionar como profundor e picar a asa.
Qual seria a ideia?

Quanto a nova construção, é isso aí, aproveita os moldes porque a aerodinâmica está aprovada e já vai ganhar um tempão.
Simplificar é a palavra certa para esta hora.
Boa escolha de material! Já antevejo um grande sucesso.

Parabéns por ser um grande construtor!!![/quote:5d8e355a60]

Também penso nisso, uma solução seria uma mixagem Butterfly(acho que é esse o nome mesmo) utilizada em planadores, pra isso teriam que ter duas superfícies de comando em cada lado. Com isso subiria as superfícies da ponta e abaixaria as do meio ou vice e versa. Não sei se funcionaria, mas é uma ideia.[/quote:5d8e355a60]

O funcionamento é exatamente este. Área dos flaps menores que dos elevons + mixagem dos 4 servos, quando é acionada a chave de flap só fica os dois servos dos elevons controlando a asa.

Quando pesquisei no ano passado este recurso para instalar em uma asa de fpv que construí, só achei vídeos com as superfícies de flaps flexionados no talo (90 graus).

Deve ser muito complicado encontrar em voo a mixagem perfeita de compensação elevon + flap, para tirar o efeito de picar com a superfície de flap pouco flexionada.

Link de uma asa com flaps para não poluir o tópico, com incorporação de vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=PMhQ8TyYFOM
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
lowagite
membro
Mensagens: 250
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 10:35 pm
Localização: Campos Novos-SC

Mensagem por lowagite »

Parabéns Pedro, ainda vou aprender a ser assim, não desistir das coisas, eu desanimo muito fácil!!Boa Sorte!!
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

[quote:0537b97993="oswaldo pires"]muito legal nem sabia que o kevlar podia ser usado para isso, Vai ser muito interessante sucesso[/quote:0537b97993]

Fala Oswaldo...

O Kevlar é muito usado em planadores, eu mesmo tenho um DLG F3K que a asa é toda coberta em Kevlar com reforços em carbono.

Outro uso comum nos DLG´s é para confeccionar o Canopy...como o próprio pedro citou no outro tópico...resistente, moldável e não interfere no sinal...

Pedro, desculpe me intrometer no seu tópico hehehe parabéns mais uma vez pela iniciativa e insistência no projeto...exemplo este que admiro muito!!

abs!
"Arte nas mãos e sonhos nos ventos"
Avatar do usuário
biribico
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 4:05 pm
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Mensagem por biribico »

Pedro,

Por favor, dessa vez poste mais fotos do processo de laminação. Acho muito interessante esse tipo de trabalho e gostaria de aprender os detalhes.
Se tiver a paciência de fazer algo próximo de um tutorial acho que a grande maioria desse fórum iria ficar muito feliz!
Sorte na nova empreitada!
Abraço
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Vou ver se filmo alguma coisa da laminação.

Mas o que eu queria é que os flaps uma vez baixados eles continuassem funcionando como aileron, ou melhor, como flaperon. E fossem acionados por uma chave com posição 1, 2 e 3.

Então teríamos tudo interligado, ailevons, flaperons e leme, o leme seria cada asa abrindo os flaperons, quando abre uma a outra não abre.

Se alguém garantir que consegue mixar isso eu até faço uma asa de uns 1.40 m de isopor só para ver tudo funcionando. Mas tem que garantir que vai funcionar!!!! Rsrsrsrsrrs...... Um motorzinho médio, hélice comum, servinhos...... até que dá para encarar. Já até tenho o isopor.....
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

[color=blue:d63772fc73]só faltou a "célula" POD central de kevlar para não bloquear o sinal. [/color:d63772fc73]

Não ia adiantar!!! O sinal falhou porque ficou na sombra da própria asa, as antenas estavam para fora!!!!
Responder