Vectus Racer - Voou!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

Oi Charles tudo tudo bem? Estou abandonando os aeromodelos de isopor e depron, e estou me preparando em conhecimento e em materiais para breve iniciar minha primeira construção em fibra de vidro. Temos que sempre procurar nos aperfeiçoarmos naquilo que gostamos de fazer. Eu tenho uma pergunta para te fazer, eu vejo vídeos e tutoriais sobre construções de aeromodelo em fibra, e uns aeromodelistas desmoldam a fuselagem fechada, e outros desmoldam em duas metades para depois fecha-la, qual o modo certo, é desmoldar fechada, ou aberta ou vai do gosto de cada construtor?

com certeza acompanhado!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:8fc9a921fb="Alex- Recife"]Oi Charles tudo tudo bem? Estou abandonando os aeromodelos de isopor e depron, e estou me preparando em conhecimento e em materiais para breve iniciar minha primeira construção em fibra de vidro. Temos que sempre procurar nos aperfeiçoarmos naquilo que gostamos de fazer. Eu tenho uma pergunta para te fazer, eu vejo vídeos e tutoriais sobre construções de aeromodelo em fibra, e uns aeromodelistas desmoldam a fuselagem fechada, e outros desmoldam em duas metades para depois fecha-la, qual o modo certo, é desmoldar fechada, ou aberta ou vai do gosto de cada construtor?

com certeza acompanhado![/quote:8fc9a921fb]

Olá Alex!

Que bom que queres começar a trabalhar com materiais compostos. Se prepare, pois é um longo caminho :-)

Quanto à sua pergunta, acho que depende do formato da peça.

Mas baseado no que já vi e nos meus próprios projetos, é muito melhor fazer a junção das duas metades dentro dos moldes. Só assim você vai conseguir o alinhamento correto.

Hoje à tarde eu coloquei o motor e os links.

Também fiz as entradas de ar para refrigeração do motor. Nesse ponto cometi um erro. Como o nariz é feito de Kevlar, deu muito trabalho furar. Na próxima laminação, tenho que deixar esse espaço sem Kevlar.

Agora só está faltando a cauda. Mas preciso laminar ainda.

No momento, com toda a eletrônica e bateria, está pesando 730g.

Deve ficar com menos de 800g pronto para o voo. Esse era o peso do protótipo.

Coloquei um motor de 1200Kv e hélice folding 9x6, com um spinner de alumínio.

Já tenho outro motor de 2300Kv e hélices pequenas para depois de ter me acostumado com o voo dele, partir para uma velocidade maior.
Anexos
IMG_20130901_191704.jpg
IMG_20130901_191704.jpg (28.83 KiB) Exibido 8775 vezes
IMG_20130901_191859.jpg
IMG_20130901_191859.jpg (32.23 KiB) Exibido 8775 vezes
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

Show de bola seu projeto, nem parece ser feito artesanal...parece ser feito industrialmente em série. Charles, já que você desmolda a fuselagem já fechada, não fica ruim de você colocar as lincagens, a mesa de servos e alguns reforços não? E por que você não fez a deriva já no plug, tem alguma significância ou foi um descuido seu?
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:7d7a091300="Alex- Recife"]Show de bola seu projeto, nem parece ser feito artesanal...parece ser feito industrialmente em série. Charles, já que você desmolda a fuselagem já fechada, não fica ruim de você colocar as lincagens, a mesa de servos e alguns reforços não? E por que você não fez a deriva já no plug, tem alguma significância ou foi um descuido seu?[/quote:7d7a091300]

Obrigado Alex!

Na verdade, se tratando de construção com fibras, mesmo na indústria o processo é de certa forma artesanal.

A longarina eu instalo antes de fechar as duas metades. Seria ideal fazer o mesmo com os servos, mas como estou construindo uns para alguns amigos, eles escolherão os servos. Estou pensando em deixar uns prontos já com os servos instalados e todos os links.

Eu segui uns conselhos para fazer um molde separado para a cauda. O problema de fazer separado é que depois tem que usar uma gabarito para colar no corpo.

O molde principal está pesando 11Kg. É bem pesado e acho que se fizesse a cauda junto, correria o risco de quebrar. Mas hoje, se eu fosse fazer outro molde, com certeza faria umas melhorias e com a cauda junto. Iria poupar trabalho.

Se tiveres interesse, tenho um vídeo bem detalhado de como fiz o molde:

[yt]1wGJ12beOco[/yt]

Obrigado!
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

Você está de brincadeira? Claro que vou fazer downloads e vou salvar em meus videos!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Fantástico! Parabéns!

Sei que esta se acostumando com o modelo, mas pense em um futuro próximo colocar motor de 3500kv, 4s e hélice 4.1x4.1.

O meu Elétron estava com essa configuração e chegava próximo dos 300km/h...
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:7d01389540="Cyberware"]Fantástico! Parabéns!

Sei que esta se acostumando com o modelo, mas pense em um futuro próximo colocar motor de 3500kv, 4s e hélice 4.1x4.1.

O meu Elétron estava com essa configuração e chegava próximo dos 300km/h...[/quote:7d01389540]


Valeu Cyber!

Espero poder chegar um dia a 250km/h. Mais que isso acho que não vou conseguir pilotar :-)

Pelo voo que fiz com o protótipo, deu para ver que ele se comportou bem também em velocidade baixa. Por isso estou usando uma hélice folding e motor de baixo kv para ter bastante torque.

Aos poucos vou aumentando a rotação e reduzindo a hélice. Na verdade quero ter uns dois ou três modelos com configurações diferentes.

Abraços
Avatar do usuário
Alex- Recife
membro
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Ago 24, 2013 10:48 pm
Localização: Recife-PE.

Mensagem por Alex- Recife »

Charles, gostaria que você me tirasse algumas dúvidas.
- O correto é usar a cera + gelcoat (o leitoso) ou usar cera + PVA para desmoldar as peças, qual o melhor?
- O gel desmoldante, a cor influi? (vermelho, verde, laranja ou preto).
- Para aeromodelo asa de 1 metro de fuselagem, qual grama do tecido de fibra de vidro que devo usa, tanto para o molde como para a fuselagem sacada? Obrigado pela atenção e a paciência.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:6b15e46083="Alex- Recife"]Charles, gostaria que você me tirasse algumas dúvidas.
- O correto é usar a cera + gelcoat (o leitoso) ou usar cera + PVA para desmoldar as peças, qual o melhor?
- O gel desmoldante, a cor influi? (vermelho, verde, laranja ou preto).
- Para aeromodelo asa de 1 metro de fuselagem, qual grama do tecido de fibra de vidro que devo usa, tanto para o molde como para a fuselagem sacada? Obrigado pela atenção e a paciência.[/quote:6b15e46083]

Desculpe pela demora na resposta. Eu estava trabalhando e longe do computador.

O Vectus tem 95cm de envergadura. Então acho que podes usar o mesmo esquema que usei:

Asas e cauda:
PVA
Tinta PU branca
Duas camadas de tecido de fibra de vidro de 85g/m²
Balsa de 1,5mm
Fios de carbono para a longarina
Kevlar para as dobradiças
Reforços de carbono na raiz e bordos de ataque e fuga

Fuselagem:
PVA
Tinta PU branca
Tecido de fibra de vidro de 85g/m²
Kevlar de 205g/m²


Quanto à cor do gel, acho que é só um pigmento e não deve influir. Mas melhor ver isso com o fornecedor.

Eu nunca tive coragem de usar só a cera sem o PVA. Prefiro não arriscar.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Como quebrei o molde da cauda por acidente, tenho que fazer outro.

Aproveitei para fazer umas melhorias no plug. Deixei a cauda um pouco mais fina e corrigi algumas imperfeições.

Melhorei um pouco o encaixe dela na fuselagem também.

Já comecei a fazer uma plataforma para prender o plug e fazer o molde. Na próxima folga eu vou fazer isso.

Segue a foto de como ficou o plug!
Anexos
20130912_114036.jpg
20130912_114036.jpg (22.42 KiB) Exibido 8214 vezes
Responder