Novíssima asa trocentos de kevlar
- Pedro Prado
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Ontem laminamos a parte de cima da asa.
Não foi possível filmar, foi uma trabalho danado, começamos as 18:00 e acabamos a meia noite. Como estava só nós dois ficou muito difícil de filmar, ou até fotografar. Com as mão sujas de resina, cortando o Kevlar, laminando... enfim deu para tirar algumas fotos só.
Vou passar o passo a passo:
1- Posicionamos a tampa da asa e travamos ela com pesos.
[URL=http://imageshack.com/i/0l3fiej/][img:9111cd59b9]http://imageshack.com/scaled/large/21/3fie.jpg[/img:9111cd59b9][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL]
2- Passamos uma camada de cera para garantir e aplicamos uma de desmoldante líquido PVA.
[URL=http://imageshack.com/i/b5vkqgj/][img:9111cd59b9]http://imageshack.com/scaled/large/401/vkqg.jpg[/img:9111cd59b9][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL]
3- Depois de seco aplicamos com um bom pincel de seda largo uma leve camada de resina epóxi cristal bem viscosa.
4- depois de já ter secado ao toque, quase uma hora depois, passamos mais uma camada, desta vez já a resina mais líquida própria para laminação, Maxepoxi 1564 e logo em seguida com ela molhada aplicamos o primeiro tecido de Kevlar. Laminamos e logo foi o segundo, mas só na parte central que servirá para reforçar o centro da asa. E por fim alguns pedaços bem no centro traseiro e dianteiro.
[URL=http://imageshack.com/i/g4vv0lj/][img:9111cd59b9]http://imageshack.com/scaled/large/580/vv0l.jpg[/img:9111cd59b9][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL]
5- Já tínhamos moldado as placas de isopor previamente, ajustado e tudo mais. O Hernane deu o "shape"na mão mesmo, ficaram perfeitas com o apoio exato. Os ailevons também tinham sido cortados em balsa previamente e lixados o ângulo em cunha deles.
6- Ainda na sequencia, passamos uma leve camada de resina, também 1564 tanto no isopor quanto nos ailevons e em seguida colocamos eles no exato lugar. Fizemos uma série de pesos que acabei não fotografando, com tijolos, blocos de concreto e pisos cerâmicos. Ficou tudo muito bem achatado e deu para notar que estava com a quantidade de cola na medida certa, por que muito pouco escorreu para fora com a aplicação dos pesos.
Achamos que esta asa vai ficar muito leve, ficou com menos camadas de tecidos e muito mais seca de resina. Provavelmente ela vá ficar meio transparente onde tem a divisa de um para dois tecidos. O Kevlar é mesmo transparente, mas aí eu pretendo fazer uma pintura com um tipo de faixa para esconder.... é não tem jeito. No ailevon nós pintamos de branco para ver se fica com o mesmo tom do isopor, bem vamos ver no que vai dar.
Não foi possível filmar, foi uma trabalho danado, começamos as 18:00 e acabamos a meia noite. Como estava só nós dois ficou muito difícil de filmar, ou até fotografar. Com as mão sujas de resina, cortando o Kevlar, laminando... enfim deu para tirar algumas fotos só.
Vou passar o passo a passo:
1- Posicionamos a tampa da asa e travamos ela com pesos.
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2- Passamos uma camada de cera para garantir e aplicamos uma de desmoldante líquido PVA.
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3- Depois de seco aplicamos com um bom pincel de seda largo uma leve camada de resina epóxi cristal bem viscosa.
4- depois de já ter secado ao toque, quase uma hora depois, passamos mais uma camada, desta vez já a resina mais líquida própria para laminação, Maxepoxi 1564 e logo em seguida com ela molhada aplicamos o primeiro tecido de Kevlar. Laminamos e logo foi o segundo, mas só na parte central que servirá para reforçar o centro da asa. E por fim alguns pedaços bem no centro traseiro e dianteiro.
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5- Já tínhamos moldado as placas de isopor previamente, ajustado e tudo mais. O Hernane deu o "shape"na mão mesmo, ficaram perfeitas com o apoio exato. Os ailevons também tinham sido cortados em balsa previamente e lixados o ângulo em cunha deles.
6- Ainda na sequencia, passamos uma leve camada de resina, também 1564 tanto no isopor quanto nos ailevons e em seguida colocamos eles no exato lugar. Fizemos uma série de pesos que acabei não fotografando, com tijolos, blocos de concreto e pisos cerâmicos. Ficou tudo muito bem achatado e deu para notar que estava com a quantidade de cola na medida certa, por que muito pouco escorreu para fora com a aplicação dos pesos.
Achamos que esta asa vai ficar muito leve, ficou com menos camadas de tecidos e muito mais seca de resina. Provavelmente ela vá ficar meio transparente onde tem a divisa de um para dois tecidos. O Kevlar é mesmo transparente, mas aí eu pretendo fazer uma pintura com um tipo de faixa para esconder.... é não tem jeito. No ailevon nós pintamos de branco para ver se fica com o mesmo tom do isopor, bem vamos ver no que vai dar.
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- guto_bhz
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[quote:6c377fa499="Pedro Prado"]Oi Guto, tudo bem? Bem.... eu não sei o que é um estabilizador RTH, mas acho que não vai precisar, rsrsrsrrsr, foi só um problema de perda de sinal devido ao carbono e agora não teremos mais o carbono.
Está tudo sob controle...............eu acho..rsrsrsr[/quote:6c377fa499]
Pedro, RTH = Return to home, usado em FPV. Quando aciona a chave (ou quando perde o sinal) ele retorna ao ponto de origem e fica voando em 8 ou círculo.
Abraço.
Está tudo sob controle...............eu acho..rsrsrsr[/quote:6c377fa499]
Pedro, RTH = Return to home, usado em FPV. Quando aciona a chave (ou quando perde o sinal) ele retorna ao ponto de origem e fica voando em 8 ou círculo.
Abraço.
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
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- Pedro Prado
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- Pedro Prado
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Iniciamos a parte de baixo da asa. É mais simples porque não tem a tampa, da para fazê-la em apenas uma noite, de uma vez só, é puxado, mas nem seria bom parar, a resina epóxi não gruda bem se parar no meio e secar, então tem que ir direto.
Foi o mesmo sistema, cera, gel (resina cristal mais viscosa), tecido e depois por último as placas de isopor P3 já cortadas na forma de asa. Desta vez dominamos a engenharia dos pesos, blocos de concreto no centro e lajotas de cerâmicas de pé nas pontas.
O ideal é esperar 48 horas para desmoldar, assim temos certeza que já curou tranquilo.
[URL=http://imageshack.com/i/31b0k4j/][img:270d791b79]http://imageshack.com/scaled/large/109/b0k4.jpg[/img:270d791b79][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL]
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Foi o mesmo sistema, cera, gel (resina cristal mais viscosa), tecido e depois por último as placas de isopor P3 já cortadas na forma de asa. Desta vez dominamos a engenharia dos pesos, blocos de concreto no centro e lajotas de cerâmicas de pé nas pontas.
O ideal é esperar 48 horas para desmoldar, assim temos certeza que já curou tranquilo.
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- Pedro Prado
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Desmoldamos a asa, ficou legal, como agente imaginava, dá para ver onde o Kevlar se sobrepõem, do lado de cima eu tinha pintado os ailerons de branco para ficar igual ao isopor e realmente ficaram iguais. Do lado de baixo, na pressa, nó não pintamos, ficou na balsa, aí dá para ver a diferença, ficou mais escuro, mas não prejudica muito não, depois vão umas faixas, uns enfeites e some.
O que enche mesmo é cortar o Kevlar depois de laminado, fica os pelinhos e nunca vai dar um bom acabamento.
Agora o Hernane vai ajustar as bordas e o isopor para depois colar as duas partes.
[URL=http://imageshack.com/i/0vt2zlj/][img:af278e3f06]http://imageshack.com/scaled/large/31/t2zl.jpg[/img:af278e3f06][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL]
[URL=http://imageshack.com/i/2h686dj/][img:af278e3f06]http://imageshack.com/scaled/large/89/686d.jpg[/img:af278e3f06][/URL]Uploaded with [URL=http://imageshack.com]ImageShack.com[/URL]
O que enche mesmo é cortar o Kevlar depois de laminado, fica os pelinhos e nunca vai dar um bom acabamento.
Agora o Hernane vai ajustar as bordas e o isopor para depois colar as duas partes.
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